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Recife: Passageiros do Terminal do Barro sofrem com lotação nos ônibus e filas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A região metropolitana tem doze terminais de integração entre linhas de ônibus e com o metrô. Um deles é o do Barro, Zona Oeste do Recife, que fica ao lado da estação de metrô do bairro. Por ele passam 10 linhas de coletivos e 125 mil passageiros por dia – pessoas da prórpria Zona Oeste ou que vêm de município da Região Metropolitana, como Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.Esse passageiros sofrem com a superlotação nos ônibus e nos pontos de espera dos coletivos. Em algumas das áreas de embarque, as filas foram substituídas por aglomerados de gente e muito tumulto para subir no veículo quando ele chega.De tão cheio, alguns passageiros ficam na escadaria dos ônibus e a porta não consegue fechar. Um deles é a estudante Josiane Cícera da Silva. “Tenho que ir, senão chego atrasada no colégio. É um risco de vida que a gente corre, mas tem que ser”, diz.O Grande Recife Consórcio de Transporte reconhece que o Terminal do Barro não dá conta da quantidade de passageiros que passam pelo local todos os dias. Para resolver o problema, de acordo com o consórcio, um novo terminal começará a ser construído no segundo semestre deste ano. Com isso, o número de ônibus circulando deve aumentar e as filas devem diminuir.
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Santo André suspende pesquisa de satisfação com usuários de ônibus


Anunciada em junho pelo prefeito Aidan Ravin (PTB) e pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, a pesquisa de satisfação com os usuários dos ônibus municipais em Santo André, que apontaria possíveis deficiências do modelo, está suspensa e sem prazo para ser realizada.
A intenção da administração era identificar, a partir da opinião dos passageiros, quais os principais problemas do transporte público no município, que transporta cerca de 171 mil passageiros por dia.Com a suspensão do estudo, as mudanças para o melhor funcionamento dos coletivos podem não ser promovidas com a brevidade que o serviço necessita. Segundo a Prefeitura, a elaboração da pesquisa de satisfação não foi descartada, mas "a questão ainda está sendo estudada" e "não há previsão de data para sua realização".
Durante o mês de junho, a reportagem do Diário percorreu a cidade de ônibus e constatou que o serviço é bem prestado, mas apresenta deficiências.Entre os principais problemas estão a falta de padrão dos pontos de parada e a superlotação de algumas linhas, sobretudo das que fazem a ligação bairro-Centro chegando ou partindo do Terminal de Vila Luzita.
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Campo Grande: Capital recebe na 2ª mais 11 ônibus adaptados

Na segunda-feira (24), o prefeito Nelsinho Trad e o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Espindola Trindade entregam mais 11 ônibus adaptados com elevadores no novo terminal Tiradentes.
Segundo o diretor da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), Robson Strengari, a prefeitura vai entregar ao todo 25 ônibus adaptados até final de setembro. Os elevadores são localizados na porta do meio dos veículos.
Atualmente, Campo Grande conta com uma frota de veículos no transporte público coletivo de 535 ônibus, sendo 296 adaptados, o que representa 55% do total de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais.
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Deficientes aguardam a gratuidade nos ônibus intermunicipais da Bahia

Um grupo de deficientes foi até a Assembleia Legislativa da Bahia, na terça-feira (18), para pedir agilidade e empenho dos deputados estaduais na aprovação de projetos que beneficiem pessoas portadoras de deficiência, entre eles, o de gratuidade nos ônibus intermunicipais. Seiscentos mil deficientes na Bahia aguardam há dez anos pela aprovação desse projeto.
‘Nós não podemos admitir que mais uma legislatura se passe e nós não tenhamos o direito nosso efetivado, conforme nós votamos e garantimos o poder para esses 63 deputados’, diz Clédson Oliveira, da Associação de Portadores de Deficiência.
Vinte e quatro projetos de lei sobre o tema tramitam hoje na Assembleia Legislativa do Estado. ‘Algum deputado tem que pegar esse projeto e andar porque muitos deles são de deputados que já perderam o mandato… você encontra vários projetos aprovados, encaminhados, aguardando apenas o plenário. O que nós temos que fazer é saber onde esses projetos estão, mas depende também de quem demandou’, afirma o deputado José Neto, da Comissão de Constituição e Justiça.
Desde 1997, 12 projetos que beneficiam portadores de deficiência foram arquivados na Assembleia Legislativa, e seis já tiveram parecer, mas aguardam votação em plenário. Entre eles, o que obriga sinalização em terminais de transporte para deficientes visuais e sanitários especiais nas agências bancárias. Ainda não há previsão para a votação dos projetos.
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Usuários de transporte coletivo em São Luís sofrem com paradas lotadas


Paradas e ônibus lotados, passageiros irritados. Uma cena que se vê todos os dias em São Luís. No dia 30 do mês passado aconteceu esta mesma situação. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes prometeu colocar agentes para fiscalizar os pontos mais críticos. Fim de tarde, paradas lotadas. Mas nem sempre a vinda do ônibus representa um alívio. Muito pelo contrário. Pode ser sinônimo de irritação. É que muitos motoristas não param para os passageiros subirem. O presidente do Sindicato dos Motoristas, José Rodrigues, afirma que o tempo que cada um tem para cumprir a viagem é o mesmo há 14 anos, quando o fluxo de veículos era bem menor. Quem determina o horário é Secretaria de Trânsito e Transportes. Enquanto isso, a população que precisa do transporte coletivo todos os dias, continua a mercê da boa vontade dos motoristas.
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Recife: Terminal Integrado de Paulista é inaugurado

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A população que reside nos municípios de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima não vai mais precisar pagar duas passagens para sair de casa para o trabalho em outros municípios, como Recife e Olinda. Isso porque foi inaugurado nesta quinta-feira pela manhã o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15, em Paulista. O novo terminal vai beneficiar cerca de 85 mil pessoas que passarão a pagar apenas uma tarifa por dia. Para deixar mais uma unidade do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pronto, foram investidos R$ 6,5 milhões em uma área de 29 mil metros quadrados, que terá a capacidade para operar 19 linhas e receber até 181 ônibus simultaneamente. O novo terminal agradou a população, que já começa a fazer as contas de quanto vai economizar após a chegada do SEI. “Tenho um filho que pagava até dois vales B e quatro vales A por dia para chegar ao trabalho. Com esse terminal ele vai pagar uma passagem B para ir e uma A para voltar. Agora vamos ter mais dinheiro para podermos colocar as coisas em casa”, disse a aposentada Alaíde Martins.No caso de Alaíde Martins, a economia diária será de R$ 8,35. “Se fizermos as contas, ele vai ganhar praticamente metade de um salário por mês”, comemorou a aposentada. “Esse sempre foi um grande problema de quem mora em Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, pois quando vão procurar um emprego e diz que mora nesses locais as empresas não querem pagar as passagens”, comentou o governador Eduardo Campos durante a inauguração, quando reiterou a promessa de entregar mais 11 terminais até o final do próximo ano.Para ajudar os deficientes, o Terminal Pelópidas Silveira foi construído com todas as sinalizações também em braile e piso tátil para facilitar a orientação dos deficientes visuais, rampas de acesso e uma Central de Atendimento ao Cliente totalmente adaptada.“A estrutura foi pensada para todo mundo. Gostei muito do que vi. Na verdade nunca pensei que isso um dia fosse sair do papel. Agora vamos realmente ser inserido na sociedade por completo”, disse a dona de casa Creonice Lima, que foi fiscalizar se os oito boxes para o comércio, as duas lanchonetes, os quatro banheiros públicos e os pontos de embarque e desembarque ficaram corretos.
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Em dez anos, São Paulo fica mais lenta

Há cerca de dois meses, na véspera do feriado de Corpus Christi, a cidade de São Paulo registrou seu último recorde de congestionamento. No final da tarde, indicadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) marcaram 293 km de vias congestionadas. Trocando em miúdos, se enfileirássemos todos os veículos presos no trânsito naquele dia, a extensão iria desde a praça da Sé até a cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo.
Os índices médios de congestionamento na cidade estão longe de poderem ser considerados satisfatórios: dados da CET mostram que, no ano passado, a média de congestionamentos na cidade foi de 138 km de extensão – distância suficiente para chegar próximo ao município de Limeira, por exemplo. Nos horários de pico da tarde – entre 17h e 20h – a velocidade média dos veículos, em 2008, não chegava aos 15h km/h.
Com 3,5 milhões de veículos que efetivamente circulam pelas ruas diariamente, São Paulo está se transformando cada vez mais em uma cidade lenta. “A situação é muito preocupante. Estamos tendo um aumento crescente do uso do automóvel e um não suficiente aumento do uso do transporte coletivo”, alerta o professor e urbanista Cândido Malta, autor de um recente estudo sobre o transporte e o uso do solo em São Paulo. “A capacidade de suporte já é insuficiente. Se essa perspectiva não for mudada, teremos a paralisação da cidade, com todos os prejuízos que você possa imaginar”, alerta.

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João Pessoa: Integração Metropolitana elevou em 40% número de usuários

O número de passageiros que utilizam a Integração Temporal Metropolitana vem aumentando mês a mês desde que o sistema foi lançado em maio deste ano. Até julho, o número de usuários apresentou um crescimento de 40,4%, saindo de 113.105 passageiros para 158.795. Nos últimos três meses, 411.716 pessoas utilizaram esse tipo de integração para se deslocarem entre os municípios da Região Metropolitana. A estimativa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) é que o número de passageiros continue aumentando ao longo dos meses, assim como aconteceu com a Integração Temporal de João Pessoa.
O sistema de Integração Temporal Metropolitana começou a funcionar no dia 1º de maio e foi proposto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com ele, os usuários de transporte público coletivo urbano dos municípios da Capital, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra passaram a ter a vantagem de pagar a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem.
Para participar da Integração Temporal Metropolitana o usuário tem que possuir o cartão "Integra Bem" ou "Passe Legal", que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que fica localizado no Terminal Rodoviário, na Capital. O cartão está disponível nas versões "Estudante", "Vale Transporte" (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do "Cartão Cidadão" (que atende os demais usuários do sistema).
A Integração Temporal Metropolitana funciona da seguinte forma: o usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem, da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá, pelo menos, 30 minutos para trocar de linha.
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