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São Paulo: Porque não houve redução de IPI no transporte coletivo?

terça-feira, 30 de junho de 2009

A solução para a mobilidade na cidade de São Paulo está na redução do número de veículos em circulação e na melhoria do transporte público. A opinião é do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, que enfatizou a necessidade de ampliação do metrô.
Mesmo assim, o prefeito recebeu bem a decisão do governo federal de prorrogar por mais três meses a alíquota menor do IPI incidente sobre automóveis. A redução do imposto, que será gradualmente retirada nos três últimos meses do ano, visa estimular a venda de carros.
"A medida é correta, até pela questão do emprego (no setor automobilístico)", comentou Kassab. "O transporte público não tira o direito do cidadão de ter um carro particular, mas ter não significa usar", afirmou hoje o prefeito.
Segundo ele, ao ter um transporte público como opção rápida e econômica, como o metrô, o paulistano deixaria o carro em casa para ir trabalhar e haveria mais qualidade ambiental.
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Rio: Motoristas de vans serão recebidos por representantes do governo

Segundo a coordenação da Federação das Cooperativas do Transporte Alternativo, o objetivo da manifestação é conseguir que sejam licitadas as 1.805 linhas existentes de vans, e não apenas 641, como prevê a licitação do governo. Eles também querem que o processo de licitação seja discutido com todas as partes envolvidas. Mais cedo, o protesto provocou congestionamento em diversos pontos da cidade. Na Avenida Brasil, a lentidão era registrada na altura do Trevo das Margaridas até o Caju. A Rodovia Presidente Dutra tinha 6 km de engarrafamento. Grande parte do congestionamento era causado pela passagem de vans na rodovia.
No dia 23, os motoristas de vans se reuniram em frente ao Palácio Guanabara. Houve tumulto.

Nota do Detro
Em nota, o Detro Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) lamentou os transtornos causados pela manifestação e explicou que "para a elaboração do edital de licitação para o transporte complementar, representantes da categoria foram ouvidos e contemplados em muitas de suas solicitações".
O Detro informou, ainda, que "o processo licitatório para o transporte é previsto na Constituição e, no estado do Rio atende a uma exigência do Ministério Público. Até julho, o departamento espera concluir todos os lotes desta primeira etapa, incluindo a Região Metropolitana, lembrando que o decreto do governador Sérgio Cabral prevê a realização de novas concorrências em localidades e trajetos que apresentarem, na prática, demanda para tal".
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Urbelândia - Transporte coletivo deve ser estimulado

William Rodrigues, doutor em planejamento urbano e de transportes, define a problemática do engarrafamento em Uberlândia como preocupante. “Os congestionamentos ocorrem em casos pontuais, em horários em que há muita entrada e saída de veículos”, disse. A alternativa mais viável para evitar que o problema se intensifique é, segundo ele, estimular o uso de transporte coletivo e bicicletas. Para isso, Willian Rodrigues explica que é necessário que haja investimentos no setor, a fim de tornar o serviço confortável, seguro, eficiente e com diferentes opções de integração.“São medidas sofisticadas adotadas por outras cidades e países para diminuir a quantidade de deslocamento com carros. Porém, é uma situação a média e longo prazo, porque, para a pessoa deixar de sair de carro, o uso do ônibus tem que ser muito atrativo. Não dá para simplesmente obrigar”, afirmou o especialista. Diminuir áreas de estacionamento, construir ciclovias e criar um planejamento que proporcione flexibilidade e liberdade que hoje só o uso do carro oferece. Um exemplo seria a criação de uma passagem que pudesse ser utilizada durante uma hora, para que o usuário tenha a possibilidade de realizar outras atividades usando o transporte coletivo.
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Rio: Começam a circular as novas linhas de ônibus para Zona Oeste

Começou a funcionar na manhã desta segunda-feira as novas linhas de ônibus da Zona Oeste. De acordo com o Diário Oficial do Rio, os coletivos vão reforçar trechos dos itinerários de linhas principais que costumam trafegar com excesso de passageiros. Os ônibus começaram a circular na manhã desta segunda.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a linha 866 (Campo Grande - Cinco Marias) é um serviço de viagem parcial, com cinco microônibus, que saem de Campo Grande, seguem pela Estrada do Margarça e retornam pela Estrada da Pedra. O itinerário atende as comunidades de Cinco Marias, Jardim Guaratiba e Pingo Dágua, na periferia da Pedra de Guaratiba. A linha principal (Pedra de Guaratiba - Campo Grande) quando passa nesses locais já está carregada e sem oferta de assentos vagos.
A linha 882 (Pingo da Água/ Barra da Tijuca, via Pedra), é também um serviço de viagem parcial que sai de Pingo D'Água, próximo ao cruzamento da Estrada da Pedra com a Avenida Dom João VI, seguindo pela Estrada da Matriz, em Pedra de Guartatiba e, em seguida, para a Barra da Tijuca. O serviço, operado por dez ônibus urbanos, vão reforçar o trajeto da linha principal (Santa Cruz - Barra da Tijuca via Pedra) que também circula com os veículos lotados.
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Cubatão-SP: Novo sistema de ônibus é criticado no Município

Reclamações e dúvidas. Assim foi marcado o primeiro dia do novo sistema de ônibus urbano de Cubatão.
Uma das dúvidas era referente aos créditos no cartão de transporte da Piracicabana, a antiga operadora. Existiam usuários com e o mesmo não foi aceito no ônibus municipal.
Outra reclamação foi referente à identificação da linha, que é feita com visor digital. Enquanto na parte da frente do veículo aparece intercaladamente o nome da linha, na de trás vai o número.
Agentes de trânsito da CMT explicaram que, quanto aos créditos da Viação Piracicabana, os usuários tiveram até sexta-feira para trocar o cartão. Agora o mesmo só poderá ser usado nos ônibus intermunicipais.
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Recife: Encerra amanhã(30), o prazo para a compra de créditos do Vale Transporte Eletrônico

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que amanhã (30/06) será o último dia para a compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico, para as mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão. Os créditos adquiridos até a data final da comercialização terão validade até o dia 31 de julho, já que o início do mês de agosto marcará o fim da antiga tecnologia e o início a operação plena do novo Vale Eletrônico Metropolitano – VEM. Para as empresas e pessoas físicas que compram Vale de Papel, o consórcio vai disponibilizar a venda até o dia 31 de julho, lembrando que a utilização dos mesmos segue a mesma data (31 de julho), pois os vales possuem validade até o final do mês em vigência. Desde o início do ano, o Grande Recife vem trabalhando na transição de procedimentos e serviços da antiga tecnologia (que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel), para o novo Vale Eletrônico Metropolitano – VEM. Os novos equipamentos – para a leitura, carregamento e gerenciamento – da nova tecnologia já estão 100% instalados e em funcionamento pleno. Desta forma, no dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel SERÁ DESATIVADO. A partir de 01 de agosto apenas a nova tecnologia, que utiliza o cartão VEM, poderá ser usada dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
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Resultado de enquete


Nós perguntamos no começo do ano aos nossos visitantes se eles achavam justo o aumento das passagens no começo do ano:

Das 122 pessoas que responderam a nossa enquete no que diz respeito ao aumento das passagens neste ano, 77% das pessoas disseram que não acharam justo o aumento de passagens devido à falta de qualidade dos serviços prestados, já 10% não tiveram nada contra o aumento e 13% não tinham opinião sobre o assunto, isso mostra que muito ainda tem que ser feito para uma melhor prestação de serviços, pois muitas das insatisfações são porque os serviços prestados são abaixo da expectativa não justificando em muitas cidades o preço cobrado.
OBS: Na Foto acima, é notório a falta de respeito junto aos usuários que tem que esperar no sol quente o seu ônibus.
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Ribeirão Preto - SP: Ônibus adaptados


Integração entre setores diminui espera de cadeirantes por transporte público; déficit deve ser zerado até fim do ano

A partir da otimização de um banco de dados, a Transerp (empresa que gerencia o trânsito em Ribeirão Preto), Prefeitura, Ministério Público (MP) e a Justiça conseguiram reduzir em 55,5% a fila de espera de cadeirantes por transporte coletivo. Há três meses, as empresas estimavam que 180 deficientes físicos estavam sem transporte. Com o cruzamento de informações, melhoria no trabalho de logística e aumento da frota adaptada, o número caiu para 80 cadeirantes e deve ser zerado até o fim deste ano.De acordo com o juiz da 2ª Vara da Fazenda, João Donizeti Gandini, as informações sobre os cadeirantes do município estavam dispersas em diversas entidades, como a Transerp e outras secretarias, e a união d as partes promoveu o cruzamento dos dados para melhorar a logística do trabalho. “Não havia nenhuma deficiência na estrutura, mas sim uma gestão deficiente. Faltava coordenação para esse trabalho”, disse o juiz. A maior parte do transporte de cadeirantes em Ribeirão é feito pelo serviço Leva e Traz. As vans fazerm cerca de 4,8 mil viagens por mês com os cadeirantes cadastrados no serviço, porta-a-porta.Há dois meses, as empresas que exploram o transporte coletivo na cidade entregaram dez novos ônibus adaptados para cadeirantes e a frota para os deficientes físicos subiu para 17 carros —de um total de 305.
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