Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

VOCÊ SE LEMBRA?

terça-feira, 14 de outubro de 2008



Em parte alívio, por outra parte saudades,Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carros totalmente importada dos Estados Unidos. Os trólebus, que pertenciam à prefeitura, serviam a 13 bairros, entre eles, Beberibe, Engenho do Meio, San Martin e Tejipió. Em 1963, mais de 130 trólebus circulavam pela cidade, vindos do Brasil e do exterior.
A partir dos anos 80, os ônibus elétricos entraram em colapso. “Havia problemas de manutenção, faltava muita energia elétrica e o serviço ficou completamente deteriorado, dando margem aos ônibus a diesel. Hoje, os trólebus se resumem a três linhas”, lamenta o professor de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, doutor-engenheiro pela Universidade Técnica de Aahen, na Alemanha.
Segundo ele, estudos no exterior apontam o trólebus moderno como o veículo mais indicado para as grandes cidades. “Eles são mais leves que o metrô e não poluem o ar”, diz. O especialista informa, ainda, que países como Japão, Canadá, Austrália e Estados Unidos mantêm este tipo de transporte por conta da preservação ambiental.
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Destruição dos ônibus em dias de jogo é motivo de campanha no Paraná

segunda-feira, 29 de setembro de 2008


Vítimas preferidas dos vândalos nos últimos clássicos, as empresas de transporte coletivo de Curitiba lançam uma campanha para reduzir o prejuízo a partir do Atletiba deste final de semana. Os empresários pedem à população que denuncie atos de vandalismo que ocorram antes ou depois da partida. Para ilustrar a campanha, foi criada uma peça publicitária em que um ônibus humanizado implora: “Por favor, peça para que não me estraguem”. As empresas informam que, desde o início do ano, 61 veículos tiveram vidros laterais, pára-brisas, janelas ou lataria destruídas nas proximidades dos estádios e terminais em dias de jogos.
Embora as companhias sejam privadas, a conta é paga por toda a sociedade, uma vez que os gastos com vandalismo são incluídos na planilha de custos para cálculo da tarifa de ônibus. As denúncias devem ser feitas à Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal (156).
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Transporte público tem prazo para se adaptar a deficientes

Um decreto publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, estabelece prazo até 2 de dezembro de 2014 para que toda a frota de veículos do serviço público de transporte coletivo de passageiros do Rio e sua infra-estrutura estejam totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os ônibus urbanos tipo I e II, assim como os micromasters e os microônibus que venham a ser incorporados a partir de 16 de novembro deste ano nas frotas das empresas deverão estar equipados com um ou mais dispositivos de acessibilidade, preferencialmente a plataforma elevatória.Entre os dispositivos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência nos ônibus se incluem piso baixo e rampa móvel entre o veículo e a plataforma. No decreto, a Prefeitura também estabelece normas técnicas que servirão de parâmetro para os equipamentos e os procedimentos a serem adotados. A substituição da frota atual por veículos acessíveis se dará de forma gradativa, conforme a vida útil dos veículos.
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Salvador: Novos amarelinhos começam a operar a partir de segunda

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A 2ª etapa do Projeto de Integração do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador, iniciada na última segunda-feira com 28 ônibus, passará a contar, a partir da próxima segunda-feira (dia 22), com mais 48 veículos que serão distribuídos em 30 destinos diferentes, totalizando 76 novos carros. Até o fim deste mês, mais 24 veículos serão incorporados à frota, completando a meta que é de 100 veículos. O passageiro que tomar o amarelinho poderá fazer a integração em todos os pontos de parada de ônibus da cidade, sem restrição da região, com as linhas do serviço convencional. O tempo permitido para a integração será de 1 hora, contado a partir do registro de passagem do Salvador Card na catraca pelo usuário. O valor da tarifa desta nova frota será de R$ 1. Quando o passageiro utilizar qualquer ônibus convencional e pagar a tarifa oficial de R$ 2, em créditos eletrônicos, já terá pago também a tarifa do amarelinho relativa à segunda viagem. A Superintendência de Transporte Público (STP) reforça que só usufruirá deste benefício o portador do Salvador Card. Os estudantes gozarão dos mesmos benefícios com os valores da Meia Passagem Estudantil. Também qualquer pessoa que adquirir o cartão avulso - Salvador Card - terá direito aos benefícios da integração.
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Capital sem engarrafamento


O crescimento significativo do número de carros em circulação nas metrópoles é um problema hoje praticamente mundial, alerta o coordenador do Curso de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de Fortaleza (Unifor) Euler Sobreira. No Brasil, um dos motivos para isso é a expectativa positiva da economia. “Porém o aumento da circulação de veículos cria a necessidade de mais espaços para estacionamentos e traz mais congestionamentos”, diz.Euler Sobreira ressalta que uma das estratégias para o enfrentamento da questão seria a definição do tamanho das cidades e o planejamento dos espaços urbanos, visando promover descongestionamento de veículos e redução da poluição, tanto ambiental como sonora. “É preciso investir mais em transportes coletivos, ferrovias e metrôs, que transportam um maior fluxo de passageiros e oferecem menores tarifas”.A importância da campanha do Ministério é reconhecida pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza, garante o diretor de trânsito da AMC, Carlos Henrique Pires. A Autarquia não tem programação local para a data, contudo Pires advoga uma maior integração de todos os modais de transportes na Capital, incluindo aí bicicletas e transporte ferroviário, a fim de reduzir a quantidade de veículos. “Entretanto, além de não ter entrado em funcionamento, o metrô não atenderá bairros como Aldeota e a área circunvizinha”.
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São Paulo comemora Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, criado em 1998, na França, será comemorado na próxima segunda-feira, 22, em São Paulo, e muitas atividades estão programadas para chamar a atenção aos efeitos negativos do uso do automóvel na metrópole. O objetivo é incentivar o motorista a deixar o carro em casa por um dia e usar transporte público. Segundo informações do portal na Internet do Movimento Nossa São Paulo, composto por mais de 500 organizações da sociedade civil preocupadas com a melhora na qualidade de vida na cidade, este dia é importante porque faz a sociedade refletir sobre o sistema atual de transporte e mobilidade urbana, pautado pelo transporte individual, que congestiona o trânsito e é a principal causa de poluição do ar nas grandes cidades.
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Ônibus de BH ganha roupa nova




A frota de ônibus de Belo Horizonte vai ficar de cara nova a partir de novembro. A BHTrans mudará o layout de 3.040 veículos, que estarão nas ruas com o início da operação dos quatro consórcios que venceram licitação pública para explorar o transporte pelos próximos 20 anos. As cores são as mesmas, com variações apenas no tom. E os desenhos são menos extravagantes.

A empresa que gerencia o transporte na capital faz segredo sobre as mudanças. Quer que o prefeito Fernando Pimentel (PT) tenha exclusividade do anúncio. Mas as viações já estão se adaptando e alguns modelos desfilam entre a sede da BHTrans, no Bairro Buritis, na Região Oeste, e as garagens. O Estado de Minas fotografou um deles. As cores dos coletivos, atualmente definidas de acordo com o tipo de itinerário, devem ser respeitadas. O tom será mais forte na parte inferior das laterais e mais fraco acima. A regra vale para as linhas circulares e alimentadoras (amarelo), diametrais e radiais (azul), troncais (verde), interbairros (laranja) e semi-expressas (vermelho). As enormes setas circulares, que ocupavam a lateral dos ônibus, vão sair de cena e dar lugar às imagens, sombreadas, de quatro cartões-postais de BH: os arcos do Viaduto de Santa Tereza, o obelisco da Praça Sete, a Igrejinha de São Francisco de Assis, na Pampulha, e o Edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade. O pára-brisa terá adesivos bicolores, que indicam as regiões em que o coletivo circula. No interior, será alterado o lugar de instalação dos quadros de horário. Eles passam da lateral direita para a esquerda e, agora, vêm com um mapa do percurso da linha. Antes vermelhos, os assentos reservados para idosos, gestantes, portadores de deficiência física e obesos serão amarelos. O procurador-geral do município, Marco Antônio Rezende, explica que a renovação será gradual. Os coletivos não serão repintados. “Isso já está decidido. À medida que novos modelos forem comprados, o novo layout será introduzido”, explica, acrescentando que, em dois anos, toda a frota deve ser trocada. Até lá, dois padrões visuais vão conviver na cidade, o que, para ele, não é problema: “O que importa é a identificação do ônibus”.A idéia é que não haja adesivos com o número e os bairros atendidos pelo coletivo. A informação deve constar em painéis eletrônicos reprogramáveis, na dianteira e na traseira dos veículos, o que facilita o remanejamento dos carros de uma linha para outra. De acordo com a BHTrans, esse tipo de manobra deve ser mais comum com a reformulação que começa em novembro. Agrupadas em consórcios, as viações vão poder “emprestar” frota umas para as outras. Elas são 40, mas poucas estréiam no transporte da capital. A maioria já opera no sistema de transporte público. Na sexta-feira, a Gerência de Comunicação da BHTrans informou apenas que um dos objetivos das mudanças é atender a portarias recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trazem mudanças nas regras de acessibilidade e fabricação dos veículos de transporte urbano. A empresa faz várias promessas para melhorar o sistema, como a implantação de GPS nos veículos. Garante ainda que, nos pontos mais movimentados, haverá visores eletrônicos informando o tempo restante para o embarque. Mas o principal desafio é reduzir a superlotação. O limite de ocupação nos ônibus, que atualmente varia de 5,5 a 7 passageiros em pé por metro quadrado, nos horários de pico, cairá para 5, por exigência do edital de licitação. Reportagem publicada pelo Estado de Minas em junho, com base em relatório interno da BHTrans, mostrou que o número de ocupantes ultrapassa em até 51% a capacidade. Na linha 309 (Petrópolis/Estação Diamante), onde cabem 69, entram 104 passageiros.
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Governo de Pernambuco desapropria área para construção de mais um Terminal de Integração em Olinda

O governo estadual autorizou, através da publicação do decreto nº 31.889 (03/06/2008), a desapropriação da área onde será construído o Terminal Integrado do Xambá, em Olinda. O projeto, cujo nome inicial seria Caenga, ganhou nova identidade como forma de homenagear a comunidade local, com quem a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) negociou e fechou uma importante parceria. Para garantir a desapropriação dos nove terrenos que compõem a área onde será construído o novo TI, a EMTU participou de uma intensa pesquisa com técnicos da Prefeitura de Olinda. Depois da escolha da área, teve início a negociação com as comunidades de todo o entorno. Os projetos técnicos já começaram a ser desenvolvidos pela EMTU. A previsão é de que a licitação para a escolha da empresa que fará a construção do equipamento será aberta ainda no segundo semestre deste ano. O Terminal do Xambá atenderá os usuários do Sistema Estrutural Integrado que transitam pela Zona Norte da RMR, beneficiando diretamente os municípios de Recife, Olinda e Paulista. A previsão inicial dos estudos feitos pela EMTU indica que o TI atenderá cerca de 70 mil usuários por dia, com atuação de 9 linhas alimentadoras e 6 troncais (entre perimetrais e radiais). Serão feitas cerca de 1,3 mil viagens/dia utilizando uma frota de 85 veículos (sendo 31 convencionais e 56 articulados/alongados). O novo TI está localizado em uma área de grande concentração populacional. Graças a uma série de intervenções que serão realizadas nas imediações pela Prefeitura de Olinda e o Governo do Estado (especialmente na avenida Presidente Kennedy) com recursos do Pró-Metrópole – o Terminal do Xambá ganhará uma importância ainda maior, graças à ampliação da infra-estrutura viária local, que contará, inclusive, com um corredor exclusivo de ônibus, garantindo maior fluidez no trânsito e prioridade para o transporte coletivo. Este será o terceiro terminal construído pelo governo estadual, desde o início da gestão do governador Eduardo Campos – que tem tratado a questão do transporte público de passageiros como prioridade. O presidente da EMTU, Dilson Peixoto, comemorou a publicação do decreto de desapropriação. “O governador de Pernambuco vem trabalhando com muito empenho para garantir a melhoria e a ampliação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. Nos últimos dez anos pouco foi feito nesta área. Atualmente, no entanto, graças à priorização dada ao setor estamos iniciando o processo que vai culminar com a construção do terceiro terminal de integração desde o início da atual gestão.”, destacou.
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