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Prefeitura de São Paulo inicia obras do BRT Radial Leste

terça-feira, 19 de novembro de 2024

A Prefeitura de São Paulo iniciou as obras do BRT Radial Leste - Trecho I. O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II, na região central, até a Estação Penha do Metrô, na Zona Leste, com um investimento de R$ 385,9 milhões provenientes do FUNDURB. 

“Teremos o primeiro BRT da cidade de São Paulo. Depois virá o VLT do Centro, um conjunto de ações de mobilidade na nossa cidade. Todas essas ações vão ajudar para em um futuro bem próximo melhorar a mobilidade e, principalmente, diminuir o tempo das pessoas no transporte coletivo. Isso é trazer mais qualidade para a população”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Com 9,8 km de extensão, o primeiro trecho do BRT Radial Leste vai conectar o Terminal Parque Dom Pedro II à Estação Penha, na Rua Professor Miguel Russiano. A nova infraestrutura permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados. A expectativa é que o BRT beneficie cerca de 400 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem entre o centro e a Zona Leste em até 50%.

“Dentro do BRT Aricanduva teremos uma conexão com a Linha 2 do Metrô, alinhada com o Governo do Estado, então teremos outro patamar para o transporte público das pessoas, que vão ganhar muito tempo com o BRT”, explicou o prefeito lembrando que o BRT é um sistema de ônibus rápido com ultrapassagem, embarque pago, garantindo mais agilidade.  

O novo corredor terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas.

Ao longo de toda a extensão do BRT será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região.

O contrato inclui também a construção da Sala de Apoio Operacional (Sala SAP) junto ao Terminal Parque Dom Pedro II, que será responsável pelo controle, operação e monitoramento de todo o corredor.

Conexões
O BRT Radial Leste I terá conexões diretas com estações do Metrô e da CPTM. Por meio de passarelas de pedestres, o novo corredor estará diretamente conectado às estações Belém, Tatuapé e Carrão. Para os ciclistas, além da ciclovia em toda extensão do BRT, também será construída uma ciclopassarela junto ao Viaduto Pires do Rio. 

O BRT Radial Leste vai se integrar com o futuro BRT Aricanduva, que está em fase de licitação, criando uma malha de mobilidade ainda mais eficiente para os moradores da Zona Leste.

Paradas Modernas e Sustentáveis
Serão implantadas 12 estações de embarque e desembarque em cada sentido, projetadas para proporcionar conforto e eficiência aos usuários do transporte coletivo. As paradas terão portas automáticas sincronizadas com os ônibus, ar-condicionado e painéis de informação em tempo real sobre horários e eventuais interrupções no serviço. O pagamento da tarifa será feito antecipadamente nas paradas, agilizando o embarque.

As plataformas serão acessíveis e terão altura de 28 cm, no mesmo nível do piso dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque. O projeto foi desenvolvido para que todos os tipos de ônibus operados pela SPTrans possam atender as paradas do BRT.

As paradas serão alimentadas por energia solar, gerada por painéis instalados em suas coberturas, contribuindo para a sustentabilidade do sistema. 

Sistema Inteligente de Transporte (ITS)
A Prefeitura está investindo em tecnologia de ponta para otimizar o funcionamento do BRT Radial Leste. O projeto inclui a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS), que permitirá o monitoramento contínuo dos ônibus, garantindo maior eficiência e pontualidade. O ITS também vai gerenciar o fluxo de tráfego, reduzindo o tempo de espera nas paradas e melhorando a fluidez na via.

O sistema de monitoramento gerará dados em tempo real, que serão essenciais para decisões estratégicas e melhorias contínuas no serviço. Além disso, o sistema de câmeras com vídeo analítico garantirá a vigilância nas estações, contribuindo para a segurança dos passageiros e a prevenção de crimes, incluindo o combate ao assédio. As imagens serão compartilhadas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana e serão integradas ao programa Smart Sampa e ao Centro de Controle Operacional do BRT. 

Todos esses fatores contribuirão para o aprimoramento do desempenho e da eficiência da frota, promovendo uma mobilidade urbana mais ágil e levando mais qualidade de vida para a população.

Informações: Prefeitura de SP

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Em SP, Mais 39 novos ônibus entram em operação através da EMTU

Ao menos oito linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo foram modernizadas com 39 novos ônibus 0km. A renovação da frota foi feita pelas empresas Viação Raposo Tavares (Consórcio Intervias) e Urubupungá, BB Transportes e ETT Carapicuíba (Consórcio Anhanguera).

Os serviços atendem cerca de 41 mil passageiros de Itapevi, São Paulo, Osasco, Jandira, Carapicuíba, Cotia, Barueri e Santana de Parnaíba.

Os novos veículos, já cadastrados e inspecionados pela EMTU, são equipados com ar-condicionado, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suspensão pneumática e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis. Além disso, possuem motor Euro 6 a diesel, tecnologia mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 657 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023. 

Confira abaixo as linhas beneficiadas com os novos veículos:

052 – Osasco (Jardim Elvira)/ São Paulo (Lapa) 
130 – Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)/ Osasco (Vila Yara) 
260 – Barueri (Alphaville)/ Cotia (Km 30 Rodovia Raposo Tavares)
422 – Itapevi (Vila Nova Esperança)/ São Paulo (Metro Morumbi)
439 – Barueri (Alphaville)/ São Paulo (Pirituba) 
462 – Santana de Parnaíba (Cidade São Pedro)/ Osasco (Centro)  
468 – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville)/ Cotia (Terminal Metropolitano De Cotia)
455 – Carapicuíba (Aldeia)/ Barueri (Alphaville) 

Informações: EMTU

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No Recife, Motoristas de ônibus são capacitados para respeito à segurança viárias dos ciclistas

Para conscientizar sobre a responsabilidade dos veículos maiores em proteger os menores e não motorizados no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciará, nesta terça-feira (19), uma formação para motoristas de transporte público do Recife sobre o respeito aos ciclistas no trânsito. O encontro acontecerá a partir das 8h30 no Compaz Ariano Suassuna. Ao todo, 60 motoristas receberão a capacitação. O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e é organizado em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). 

Durante o encontro, os condutores terão uma aula expositiva sobre noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), focando no respeito aos ciclistas. Não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, além de garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista serão algumas orientações repassadas. “O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando diz que os veículos maiores devem proteger os menores. Então reunimos esses condutores para conscientizar sobre essa responsabilidade com os ciclistas, que é um público que já se consolidou na cidade e merece transitar com segurança”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Durante a formação, haverá a parte prática com os motoristas de ônibus vão subir em uma bicicleta fixa em um ponto, e vão se colocar no lugar dos ciclistas que encontram diariamente no trânsito ônibus, que não respeitando a legislação, não respeitam a distância mínima de 1,5 m, como estabelece o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Confira as principais informações de respeito aos ciclistas: 

Manter, no mínimo, 1,5 metro de distância  –  é o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro para que o ciclista possa se movimentar sem o risco de colidir com os veículos motorizados; 

Não exceder o limite máximo de velocidade na via – o excesso de velocidade coloca todas as pessoas em risco, mas, no caso de pedestres e ciclistas (usuários mais frágeis) o perigo é maior; 

Não estacionar, não parar e, principalmente, não trafegar nas áreas restritas à bicicleta – não importa se a via tem trânsito ou se não tem ciclistas naquele momento, é fundamental que as rotas cicláveis sejam áreas seguras para esse meio de transporte e desrespeitar esses equipamentos coloca vidas em risco. 

Informações: CTTU

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Metrô de SP bate recorde e transporta 3,2 milhões de passageiros em único dia

domingo, 17 de novembro de 2024

Cerca de 3.217.983 passageiros utilizaram o Metrô de São Paulo na última terça-feira (12). A marca superior a 3,2 milhões de pessoas transportadas em um único dia foi registrada pela primeira vez desde o começo da pandemia de Coronavírus, em março de 2020.

O número de 3.217.983 pessoas nas quatro linhas operadas pela companhia superou a marca anterior, de 3.187.048 passageiros, registrado em 8 de outubro.

O mês de novembro costuma registrar as maiores demandas do sistema, de acordo com a companhia. Com relação ao fluxo de passageiros, o número é maior às terças-feiras.

Segundo o Metrô, a retomada da demanda da companhia no cenário pós-pandemia acontece de “forma gradual, impulsionada por uma gestão focada na inovação, otimização de custos e resiliência.”

Recorde histórico
O recorde histórico de demanda nas linhas operadas pelo Metrô foi com o transporte de 4.170.305 passageiros, em 14 de novembro de 2013. Na época, a companhia operava uma rede com 74,3 km de extensão e transportava, diariamente, uma média de 3,8 milhões de pessoas.

Informações: CNN Brasil

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Em Campinas, Terminal Mercado receberá segunda etapa de melhorias

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam o Terminal Mercado terão ainda mais conforto na utilização do espaço. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará a segunda etapa de obras no terminal, com ampliação das áreas cobertas das plataformas e travessias, reforma e ampliação da cabine de controle operacional e vestiários.

A fase atual é de emissão da ordem de serviço e a previsão é que a obra seja iniciada no dia 25 de novembro. O prazo previsto de execução das obras é de 110 dias. Inicialmente, não haverá mudanças na operação do terminal durante os trabalhos.

As coberturas de policarbonato instaladas nas quatro plataformas terão as laterais ampliadas em cerca de um metro. Também serão instaladas coberturas nas travessias de pedestres. As melhorias ampliam as áreas protegidas do sol e das chuvas.

“Realizamos a reforma do Terminal Mercado após mais de 50 anos de sua fundação, ampliando significativamente o conforto e a segurança oferecidos aos usuários. Agora, com um recurso complementar, ampliaremos as áreas cobertas e daremos melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no espaço”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A cabine de controle operacional, que atualmente tem área de 31 metros quadrados, passará por reforma e ampliação de 29 metros quadrados – totalizando 60 metros quadrados de área construída. O espaço receberá novas instalações elétricas, hidráulica e novos sanitários.
 
Com a adequação, serão ofertados vestiários femininos e masculino aos agentes da mobilidade urbana que atuam na fiscalização do transporte público, com sanitários e armários. Também serão construídas uma sala de apoio para as equipes de segurança patrimonial, com lavabo; e uma sala para apoio e vestiário, com lavabos masculino e feminino, que será dedicada às equipes de limpeza.  

A etapa complementar de obras será viabilizada por um segundo lote de contrapartida financeira pela instalação de empreendimento no município, no valor de cerca de R$ 1,2 milhão, oriunda da construtora Plaenge. As obras serão executadas pela empresa MBM Construtora.
 
Novo Terminal Mercado foi entregue em junho
A primeira etapa da reforma do Terminal Mercado foi entregue à população em junho e contemplou ampliação e cobertura de quatro plataformas, acessibilidade, infraestrutura renovada, nova sinalização e comunicação visual.
 
Em benefício da acessibilidade, o Terminal Mercado recebeu rampas e piso podotátil alerta e direcional nas plataformas e travessias. Foram construídos banheiros para pessoa com deficiência (feminino e masculino) e Espaço Família (fraldário). Os sanitários existentes também receberam melhorias, incluindo pintura. A circulação pelo terminal ganhou mais segurança, com nova sinalização na área interna (faixas de pedestres, pintura de guias e sarjetas). A sinalização horizontal também foi reforçada no entorno do terminal e houve a implantação de rampas de acessibilidade.
 
A reforma contemplou ainda nova iluminação, com lâmpadas em LED. O espaço também recebeu melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de paisagismo, bancos de madeira e bebedouros. Houve revitalização e pintura de alambrados. Na área de comunicação visual, houve a instalação de placas indicativas sobre o atendimento das linhas, identificação dos espaços e plataformas. A Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) investiu cerca de R$ 290 mil na construção de um novo posto de atendimento e de um espaço operacional dedicado aos motoristas.
 
A primeira fase de obras começou no dia 13 de novembro de 2023. O investimento foi de R$ 1,4 milhão, por meio de contrapartida da empresa Construtora Patriani. A Emdec investiu R$ 164,6 mil na sinalização viária do espaço, execução de rampas e recomposição de calçadas. A execução envolveu ainda a Secretaria de Serviços Públicos, a Azul Engenharia, a Conecta, Sanasa e os reeducandos que atuam na área de manutenção da Emdec. 
 
E em julho, o Terminal Mercado passou a ser fechado, com acesso exclusivo para os usuários do transporte público coletivo municipal. A medida proporciona mais segurança e conforto para os usuários; além de favorecer a conservação e a manutenção do espaço. A cobrança da tarifa é efetuada em duas etapas: 80% do valor da passagem é debitado do Bilhete Único ou QR Code, no momento da passagem pelas catracas do terminal; e os 20% restantes são debitados no interior do ônibus, na passagem pela catraca, com a entrada pela porta dianteira.
 
O Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais, que transportaram, no mês de setembro, mais de 52 mil passageiros em dias úteis. A estimativa de circulação dentro do Terminal Mercado é de 18 mil pessoas por dia.

Informações: EMDEC

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Projeto para Guarulhos ter ônibus de graça aos domingos é apresentado na Câmara

O Projeto de Lei (PL) que autoriza a implementação do programa “Domingão Tarifa Zero” em Guarulhos foi apresentado pelo vereador Ticiano (PSD), presidente da Câmara Municipal, nesta semana. Esse é apenas o primeiro passo para a ideia sair do papel, pois o PL ainda vai passar por comissões do Legislativo até ser colocado em votação para os parlamentares decidirem se aprovam ou não o programa, algo que só deve acontecer no ano que vem.

Oferecer ônibus de graça aos domingos foi uma promessa de campanha de Lucas Sanches (PL). O prefeito eleito recebeu apoio do vereador Ticiano e de toda a bancada do PSD no segundo turno das eleições municipais de 2024. Sendo assim, se o PL for aprovado pela Câmara, certamente terá o aval do próximo prefeito, que assume a chefia do Executivo em 1º de janeiro de 2025.

O Programa Domingão Tarifa Zero já está em vigor na cidade de São Paulo desde dezembro de 2023, tornando gratuitos os ônibus municipais neste dia da semana. Até junho de 2024, quando completou seis meses em vigor, o programa havia transportado de graça 81,3 milhões de passageiros na capital paulista, aumento de 32% em relação a dezembro de 2022 e junho de 2023.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo também constatou aumento na visita aos parques municipais. Dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente indicam crescimento de 177% em relação às visitas feitas de dezembro de 2022 a maio de 2023. Quatro dos cinco parques que receberam mais visitantes estão na periferia: Parque do Carmo, Tiquatira, Fazenda do Carmo, na zona leste, e o Bororé, na zona Sul.

Domingão Tarifa Zero em Guarulhos
O texto do Projeto de Lei Nº 199/2024, de autoria do vereador Ticiano na Câmara Municipal guarulhense, indica como o Domingão Tarifa Zero deve funcionar por aqui –conforme for passando pela comissões, no entanto, esse texto pode sofrer alterações. Destacamos alguns pontos abaixo:

O objetivo é isentar do pagamento de tarifa pública o usuário das linhas mantidas e gerenciadas pelo Município de Guarulhos no transporte coletivo público de passageiros –ou seja, a medida vale apenas para os ônibus municipais. Coletivos da EMTU (que fazem o trajeto Guarulhos-São Paulo) são estaduais e não estão incluídos no PL.

O acesso do usuário ao transporte coletivo público de passageiros municipal, nas condições do Programa “Domingão Tarifa Zero”, será feito mediante o uso de bilhete eletrônico (no domingo, o bilhete será usado apenas para o controle do número de passageiros, sem cobrança). Crianças menores de 5 anos de idade não precisarão de bilhete eletrônico.

O passageiro que não possuir o bilhete eletrônico terá o acesso liberado manualmente pela equipe de bordo do veículo ou pela equipe da estação, quando houver pré-embarque, nos termos e procedimentos previamente aprovados pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.

Ainda de acordo com o projeto, “as despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de verbas próprias [da Prefeitura de Guarulhos], consignadas em Orçamento e suplementadas se necessário”.

Entre as justificativas para o projeto Domingão Tarifa Zero ser aprovado em Guarulhos, o vereador Ticiano defende que oferecer ônibus gratuito aos domingos é uma forma de permitir que os “cidadãos menos favorecidos” possam aproveitar melhor a cidade em um dia de lazer.

“Acreditamos que essa propositura irá promover a fomentação do comércio na cidade, uma vez que os cidadãos poderão estar economizando com o gasto de suas passagens e podendo investir em outras possibilidades de aquisição, além de estarem se deslocando para diversas áreas para praticar o onsumo.

Não é também apenas uma passagem grátis, mas uma forma de dar às pessoas a oportunidade de se sentirem olhadas pelo poder público. Isso devemos buscar todos os dias, com essa e outras medidas.”

Atualmente, a passagem de ônibus em Guarulhos custa R$ 5,10.

Informações: Guarulhos Todo Dia

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Em Curitiba, Novas estações-tubo na Linha Verde serão entregues nesta segunda-feira

As novas estações-tubo Solar e Linha Verde serão entregues nesta segunda-feira (18). A Prefeitura de Curitiba confirmou a novidade neste domingo. Com isso, usuários do transporte público que passam pela Linha Verde serão beneficiados, mas também àqueles que vivem em Colombo (RMC) e passam pelo Terminal Roça Grande.

A Estação Solar, no sentido Norte, fica no Bairro Alto, entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão.

A Estação Jardim Botânico, no sentido Sul, fica no bairro de mesmo nome na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.

A cerimônia será conduzida pelo prefeito e vice-prefeito, Rafael Greca e Eduardo Pimentel, ambos do PSD. A previsão de início está para a partir das 16h.

Novas linhas
Com a entrega da Estação Solar, a Linha Verde ganhará novas linhas de ônibus.

A linha expressa 350-Fagundes Varela/Pinheirinho terá trajeto ampliado e passa a se chamar 350-Solar/Pinheirinho.

Além disso, entra em operação a nova linha metropolitana Roça Grande/Solar, que liga o bairro de Colombo à nova estação-tubo da Linha Verde. As novas linhas entram operação na terça-feira (19).

Informações: BandaB

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Em Goiânia, Estação Palmito do BRT Leste-Oeste é inaugurada

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Dando sequência ao projeto de reestruturação dos seis terminais e 19 estações da Nova Anhanguera, o Governo de Goiás realizou nesta segunda-feira (11/11), a entrega da Estação Palmito do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com arquitetura moderna e funcionalidades tecnológicas, a entrega da nova plataforma reforça o compromisso do Estado de oferecer um transporte coletivo eficiente e de qualidade aos usuários de Goiânia e Região Metropolitana.

O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, destaca a importância do cumprimento do cronograma de obras, mesmo durante o período chuvoso intenso.

“Melhorar a qualidade do transporte público é um compromisso do Governo de Goiás e, por isso, queremos cumprir à risca o cronograma de entregas para que a população possa sentir efetivamente as melhorias implementadas no serviço”, destaca.

Ao todo, oito estações já foram entregues, facilitando a rotina dos passageiros, que agora podem contar com melhorias significativas na infraestrutura e acessibilidade. Foram investidos cerca de R$ 2,75 milhões em toda a obra.

A próxima reforma começa na próxima terça (12/11), na Estação Vila Morais. Outras três estações já tiveram suas reformas iniciadas: Iquego, Anicuns e Botafogo.

As novas estações estão sendo entregues com painéis informativos que oferecem aos usuários a previsão do tempo de chegada dos ônibus e os itinerários. Por meio de um mapa, também é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo. Um relógio artístico, que interage com os usuários, também compõe os equipamentos das novas estações.

Tecnologia na Estação Palmito
Altamente tecnológica, a Estação Palmito conta com: 

  • sistema de som com caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma;
  • duas portarias eletrônicas nas entradas das estações com acessos internos e externos – nelas o usuário pode acionar ajuda dos profissionais do RedeMob Consórcio para apoio em caso de qualquer dificuldade;
  • monitores de led semelhantes aos dos aeroportos com 2 metros por 50 cm, que vão trazer entretenimento, bem como informações de utilidade pública;
  • Wi-Fi e outros  monitores que vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.

A acessibilidade também foi uma grande preocupação durante a revitalização da Estação Palmito. Na plataforma, foram inseridas rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile para garantir a inclusão de todos os passageiros.

Na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local. Todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.

Os usuários vão contar ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de consultas do último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.

Outro serviço que também estará disponível é o QR Code Minha estação! Por ele, ao apontar o celular para um dos QR Code da estação (cada QR Code é associado a uma parada ou sentido do BRT), o cliente poderá visualizar as informações das linhas daquela parada e seus próximos horários de embarque. Também será possível colaborar com a RMTC na preservação do patrimônio, utilizado pelo próprio usuário, informando situações de risco, não conformidades ou ainda ações de vandalismo.

Estrutura e segurança
Paredes de brises de alumínio compõem a estrutura de proteção das estações e auxiliam na circulação de ar e proteção dos passageiros e equipamentos.  Cada lado da plataforma contará, em 2025 (ao finalizar a troca da frota) com portas de vidro automáticas, que permitirão acesso ainda mais seguro aos ônibus. Um sistema automático vai comandar a abertura e fechamento da própria estação.

A segurança também foi uma prioridade. A estação conta com câmeras que permitirão o reconhecimento facial e controle de acesso inteligente. Um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local, tudo integrado com a Secretária de Segurança Pública do Governo de Goiás.

As catracas possuem um padrão antivandalismo, com gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes às que são usadas em estações de metrô. Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos. A nova estação Palmito oferece ainda um bicicletário.

Nova RMTC
O projeto de reestruturação dos terminais e estações da Nova Anhanguera é um projeto para atender as cerca de 150 mil pessoas que transitam pelo Eixo todos os dias.

O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço.

A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2025.

Informações a imprensa

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