Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Bilhete Único atende mais de 60% da demanda de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

De acordo com balanço da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o Bilhete Único já responde por mais de 60% de toda a demanda da Região Metropolitana de Goiânia. Com ele, o passageiro pode escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, sem necessariamente passar pelos terminais.

Lançado em abril de 2022, o Bilhete Único facilita e dá mais liberdade aos usuários do transporte coletivo metropolitano. Há aproximadamente 670 mil pessoas cadastradas, que usufruem da vantagem de trocar uma linha por outra em qualquer estação do trajeto. O tempo de deslocamento reduz em até 50 minutos, e o passageiro continua pagando apenas uma passagem, no valor de R$ 4,30.

O prefeito Rogério destaca, além dos benefícios do cartão Bilhete Único, o congelamento do valor da tarifa, viabilizado pelo convênio entre a administração da Capital, Governo de Goiás e prefeituras da Região Metropolitana. “Além das facilidades que o Bilhete Único trouxe à população usuária do transporte coletivo, nós ainda conseguimos, por meio de subsídios, manter o mesmo valor da passagem desde 2019”, afirma, ao ressaltar que a Prefeitura arca com 41,2% do rateio, mesma porcentagem do governo estadual.

A iniciativa conjunta levou Goiânia ao primeiro lugar no ranking de maior satisfação sobre o preço da passagem do transporte coletivo, segundo a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos, realizada pela ONG Agenda Pública entre as capitais brasileiras. Entre os meses de maio de 2022 a setembro de 2023, a Prefeitura já bancou mais de R$ 195 milhões em subsídios para manter o valor da tarifa.

“O Bilhete Único faz parte de um pacote de iniciativas, dentro da gestão do prefeito Rogério que tem esse propósito de trazer melhorias inovadoras aos usuários do transporte coletivo. O Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família também são formatos de bilhetagem que facilitam o dia a dia dos passageiros”, ressalta o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

O pagamento modernizado, com opção de bilhetagem por meio de cartões de crédito ou débito por aproximação, e também Pix, é outra iniciativa que destaca Goiânia como modelo para todo o país em inovações no transporte público.

Mais liberdade e economia

Antes do formato Bilhete Único, o principal cartão utilizado pelos usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana era chamado Cartão Fácil. Para trocar de linha fora dos terminais, o passageiro precisava pagar mais uma passagem. Com o lançamento do novo formato de bilhetagem, os cadastros do cartão antigo foram automaticamente atualizados para Bilhete Único e todos os usuários podem usufruir dos benefícios, inclusive aqueles que ainda possuem o Cartão Fácil.

Usuário do transporte coletivo metropolitano, Agilson Leite Borges utiliza diariamente três linhas para se deslocar de casa ao trabalho. Hoje, pagando apenas uma passagem durante todo o trajeto, ele destaca as vantagens do Bilhete Único. “Quando era o Cartão Fácil, eu precisava pagar duas passagens, porque de uma linha a outra eu não passava por terminal. Hoje, sigo utilizando as três linhas, mas pagando apenas 4,30. Economizo tempo e dinheiro, é muito satisfatório”, conta.

Para escolher o melhor trajeto para chegar ao destino final, o usuário pode utilizar o aplicativo SiMRmtc. Basta inserir a origem e o destino nas opções de busca e escolher a melhor rota. Também é possível usar o Google Maps para o planejamento.

Informações: Jornal Opção

READ MORE - Bilhete Único atende mais de 60% da demanda de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia

Trens e VLTs voltam a circular em Maceió nesta segunda (4)


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a operação de trens e VLTs em Maceió volta a funcionar, normalmente, nesta segunda-feira (4).

A suspensão temporária se deu devido a protestos de moradores na última sexta (1°), em Bebedouro. Eles temiam ficar ainda mais isolados pelo iminente colapso da mina 18, no bairro do Mutange. O grupo também reivindicou uma urgente realocação de moradores da região.

"Devido às frequentes manifestações da população contra a mineradora Braskem, durante a tarde de sexta-feira, dia primeiro, muitas delas ocorridas em cima dos trilhos, na via permanente, a CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió precisará interromper a operação dos trens e VLTs a partir das 16 horas de sexta-feira e durante o sábado. A paralisação temporária se faz necessária para reparar os danos da via, bem como avaliar a segurança dos funcionários e usuários do sistema ferroviário", explicou a CBTU em nota.

Informações: GazetaWeb

READ MORE - Trens e VLTs voltam a circular em Maceió nesta segunda (4)

VLT da Baixada Santista recebe iluminação natalina

domingo, 3 de dezembro de 2023

Neste início de dezembro, as cidades começam a ganhar mais cores e luzes que refletem as celebrações de Natal e Ano Novo. Para entrar no clima natalino com os passageiros, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da Baixada Santista, gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo)  e operado pela BR Mobilidade, já começou a circular iluminando o trajeto entre Santos e São Vicente. 

Desde quinta-feira (30/11), o VLT está iluminando as viagens e o percurso de 11km de extensão para que passageiros e turistas possam embarcar no clima natalino, tirar fotos e passear com a família. O modal transporta, em média, 26 mil passageiros por dia.

Para Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU, o Natal tem um significado especial para muitas famílias e iluminar o VLT é uma forma de espalhar bons sentimentos e emoções.  “As luzes e decorações no VLT dão um brilho especial para a viagem dos passageiros e para as pessoas que estão de fora, nas ruas. Com a iluminação natalina buscamos despertar sentimentos de esperança, alegria e encanto para todos”, observa.

Reforço na operação

Prevendo o aumento de passageiros nos próximos dias com o início da temporada de compras para o Natal, a EMTU e a BR Mobilidade reforçaram a operação do VLT desde quarta-feira (29/11) até 8/12. A medida busca atender os usuários com mais agilidade e conforto nos deslocamentos neste período natalino, onde inclusive as viagens são realizadas pelas pessoas com acessórios e sacolas de compras nas mãos. 

Foram incluídos mais dois VLTs na frota e mais 12 viagens na programação, proporcionando o aumento de 4,8 mil lugares. Ao todo, são 15 VLTs, 196 viagens nos dias úteis e 78,4 mil lugares ofertados. A operação especial foi planejada devido a previsão de aumento da demanda de passageiros prevista para o período que contempla a semana de pagamentos e do 13º salário.

A operação é acompanhada pela fiscalização e planejamento para eventuais ajustes se necessário. Para consultar mais informações sobre os itinerários e horários, basta acessar o site da EMTU ou o aplicativo EMTU Oficial (para consultar o VLT, digitar na busca a linha ‘953’) ou o aplicativo Quanto Tempo Falta, da BR Mobilidade.

VLT - Operando há sete anos na Baixada Santista com 11km de extensão, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável. Alternativa 100% elétrica e não poluente, o modal de transporte oferece qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano que se deslocam entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Além de proporcionar uma viagem silenciosa, tranquila e confortável aos passageiros que se deslocam diariamente, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é também uma opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias.

Informações: EMTU

READ MORE - VLT da Baixada Santista recebe iluminação natalina

Cidade de Camaragibe vai aderir ao Grande Recife Consórcio de Transporte

O município de Camaragibe deverá aderir aos serviços do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). Na última quarta-feira (29), a gestão da cidade oficializou a intenção de adotar a participação do consórcio no transporte público. Esta é a primeira vez em 15 anos que um município incorpora o Grande Recife Consórcio na administração dos coletivos.

O protocolo de intenções para o início da adesão foi assinado pela prefeita Nadegi Queiroz. O documento será apresentado à população em uma audiência pública na Câmara Municipal. Posteriormente, será transformado em um projeto de lei a ser votado pelos vereadores. Se for aprovado, o município ingressa no sistema metropolitano de transporte público de passageiros. 

Na prática, esta adesão vai possibilitar que o transporte público de Camaragibe seja administrado tanto pela prefeitura quanto pelo Grande Recife Consórcio. Desta forma, a gestão da cidade vai participar ainda mais no planejamento do transporte público e isso inclui licitações, fiscalização, projeções de custos e revisão dos contratos de concessão.

A medida, segundo a prefeita, vai garantir mais qualidade e segurança nas viagens, que poderão se integrar ao Recife e outras cidades da Região Metropolitana pagando menos.  “Estamos trabalhando para proporcionar aos moradores de Camaragibe mais qualidade no transporte público municipal, confiando a gestão nas mãos do experiente Grande Recife Consórcio, que está há 15 anos atuando neste segmento. Sabemos da capacidade técnica e da integração tecnológica que esse passo vai assegurar; e no avanço que teremos em nossa cidade”, destacou.

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - Cidade de Camaragibe vai aderir ao Grande Recife Consórcio de Transporte

Prefeitura de São Paulo pode receber R$ 1,4 bilhão do PAC para VLT na região central

O sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) planejado pela Prefeitura de São Paulo ganhou nesta sexta-feira, 1º, uma boa notícia. Segundo o secretário municipal de governo, Edson Aparecido, o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, liberou a inclusão do projeto no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal – os dois se encontraram na COP28, conferência mundial do clima em Dubai.

Com isso, a capital pode receber R$ 1,4 bilhão de investimento para sair do papel. A solicitação de inclusão foi feita pela Prefeitura no início do mês passado.

“A ideia do VLT aqui no Centro primeiro é fazer uma requalificação urbana e que ele possa integrar as principais estações de ônibus, trem e metrô, com uma opção de transporte rápido para quem precisa se deslocar pelo Centro”, disse o secretário de governo em exercício, Clodoaldo Pelissioni.

A Prefeitura batizou o projeto de “Bonde São Paulo”, em homenagem aos veículos que dominaram o transporte público na capital na virada do Século 19 para 20 e perduraram até o final da década de 60.

Segundo a gestão de Ricardo Nunes, a iniciativa já conta com estudos técnicos preliminares e projetos funcionais e, neste momento, a Prefeitura trabalha na elaboração de serviços especializados para o desenvolvimento de estudos técnicos urbanísticos como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.

A ideia é implantar uma rede de 12 km de extensão dividida em duas linhas que fariam a conexão de cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM. As duas linhas se integrariam na Av. São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque.

Entre os bairros da região central a serem atendidos estão o Bom Retiro e Brás. Além disso, ponto turísticos como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade também estarão no percurso.

Outros equipamentos públicos previstos para serem atendidos pelo VTL são o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão.

O projeto pretende requalificar a região central da capital num modelo semelhante ao feito no Rio de Janeiro, que conta hoje com uma rede de VLT significativa e que atende o centro da cidade. No estado de São Paulo, o único VLT em operação é o sistema da Baixada Santista e que está em expansão

A Prefeitura afirmou que promoverá nos próximos meses um chamamento público para receber contribuições da sociedade civil e da iniciativa privada para o projeto.

Informações: Metro CPTM

READ MORE - Prefeitura de São Paulo pode receber R$ 1,4 bilhão do PAC para VLT na região central

Governo sugere aumentar tarifa de trens e metrô em São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sinalizou nesta quarta-feira que poderá aumentar a tarifa do metrô e dos trens metropolitanos, hoje em R$ 4,40, a partir do ano que vem. O anúncio foi feito no dia seguinte à greve que paralisou sete linhas do transporte sobre trilhos e foi encabeçada por funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), dentre outras categorias.

Em entrevista a jornalistas, Tarcísio disse que a tarifa atual está “defasada”, uma vez que não é reajustada desde janeiro de 2020, e que buscará uma solução até o fim deste ano:

— A tarifa está congelada há muito tempo. A gente precisa começar a fazer conta. Ou eu passo alguma coisa para a tarifa, ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quando entra mais subsídio, eu vou tirar de algum lugar. Então a gente tem que colocar na balança qual política pública que vai pesar mais. Porque não tem almoço de graça. Se a tarifa não subiu, o custo subiu.

Tarcísio voltou a se manifestar contra a proposta de tarifa zero para os ônibus estudada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para o governador, o valor do vale-transporte pago pelas empresas aos trabalhadores é “absolutamente insuficiente” para custear a gratuidade do sistema, o que obrigaria o uso de recursos de outras áreas:

— A gente tem que ver se é esse caminho. Não vejo viabilidade financeira para dar esse passo. Essa conta é explosiva e vai sangrar muito as contas do estado e do município. Então vale a pena você paralisar uma série de políticas públicas só por causa da tarifa zero? Eu acho que não.

Sobre a greve de terça-feira, organizada em protesto contra os planos de desestatização defendidos pelo governo, Tarcísio afirmou que entende que houve descumprimento da decisão da Justiça do Trabalho que ordenou o funcionamento mínimo de 80% dos serviços no Metrô e 85% na CPTM nos horários de pico. Segundo o governador, funcionários que organizaram a paralisação terão suas condutas “apuradas individualmente” e poderão sofrer punições.


— Entendo que há uma infração, um descumprimento de dever funcional. E aí vamos ver, ponderada a razoabilidade, vamos aplicar sanções para que a gente não tenha essa indisciplina generalizada, para que a gente não vulgarize as decisões judiciais — disse.

A greve desta semana foi a terceira enfrentada por Tarcísio neste primeiro ano de gestão.

Informações: O Globo

READ MORE - Governo sugere aumentar tarifa de trens e metrô em São Paulo

Belo Horizonte anuncia mais 33 novos ônibus na frota

A Prefeitura de Belo Horizonte vai emitir autorização de tráfego (AT) para a inclusão de mais 33 ônibus na frota do transporte coletivo municipal – totalizando 413 veículos novos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade. A renovação dos ônibus é uma exigência da PBH prevista na Lei 11.458/23, que estabeleceu um prazo até dezembro para que as empresas adquirissem 420 unidades. Deste total, 380 já estão cadastrados na Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB) e estão circulando nas ruas de Belo Horizonte. 

A Lei 11.458/23, sancionada em julho pelo prefeito Fuad Noman, trouxe uma série de melhorias ao serviço de mobilidade prestado ao cidadão, modernizando o sistema de transporte público com a criação do mecanismo de remuneração complementar, possibilitando um transporte com mais qualidade e redução do preço da tarifa de R$ 6 para R$ 4,50 – mesmo valor praticado desde 2018.

Os novos ônibus estão recebendo uma plotagem especial na traseira, com numeração de cada um dos veículos entregues para a cidade, permitindo que a população acompanhe a renovação da frota. Até o final do ano a operação de transporte coletivo vai ganhar 2.170 viagens em relação ao que era realizado até 2022. Com mais viagens principalmente nos horários de pico, a superlotação nos ônibus será reduzida.

Gratuidades

Os esforços da prefeitura de Belo Horizonte também contemplam gratuidades para a população. Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

Há ainda o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica, e o Auxílio de Transporte Escolar, que atende cerca de 6 mil estudantes do município com gratuidade nos ônibus.

Outra importante implementação foi a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Aumento da Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda intensificou a fiscalização do transporte público. Neste ano já foram realizadas 1.874 operações de fiscalizações e os ônibus foram inspecionados 20.309 vezes. As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH.

Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico. Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

READ MORE - Belo Horizonte anuncia mais 33 novos ônibus na frota

População de Belém espera pela chegada dos ônibus elétricos

O anseio por um sistema de transporte menos poluente e ao mesmo tempo mais confortável, funcional e digno para a população da Grande Belém vem na contramão da realização da COP-30 na capital paraense.

O anúncio do evento mundial na cidade despertou ainda mais a cobrança da sociedade por uma mobilidade mais sustentável, de acordo com o que prega os participantes da Conferência das Partes.

Com o encontro marcado para novembro de 2025, o poder público, em todas as suas esferas, busca parcerias e um esforço coletivo para mudar a realidade de quem depende da condução pública.

A seguir, veja o levantamento do que tem sido feito, de forma efetiva, para que o direito de ir e vir com dignidade seja garantido para a população.

RENOVAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS URBANO
O governador Helder Barbalho anunciou em outubro deste ano que a Região Metropolitana de Belém vai receber, em um prazo de 120 dias a contar do anúncio (10/10/23), 300 ônibus novos para o transporte público coletivo.

COMO SERÃO OS VEÍCULOS NOVOS?
Os veículos terão baixa emissão de carbono, serão equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e aplicativo que permite ao usuário monitorar, em tempo real, a localização e previsão de chegada do transporte. O investimento é de R$ 250 milhões.

QUEM ESTÁ A FRENTE?
O anúncio foi feito pelo governador no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do prefeito da capital, Edmilson Rodrigues, e do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), responsável pelo serviço de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB), Paulo Gomes, além de vereadores da capital.

META DE RENOVAÇÃO
A Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025, segundo as autoridades.

TIPOS DE VEÍCULOS
Dos 265 novos ônibus, 40 serão elétricos e 50 movidos a gás natural. Os veículos serão usados no BRT Metropolitano.

SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE
Em acordo judicial assinado pelo Governo do Pará, Setransbel e Prefeitura de Belém ficou acordada a criação de outro “Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Belém”, que atualmente abrange uma rede metropolitana de transporte integrada, constituída por linhas troncais e alimentadoras de ônibus equipados com ar-condicionado e bilhetagem 100% digital.

ENTREGA E FUNCIONAMENTO DO BRT
Foi anunciada a integração dos Sistemas BRT, que tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2024.

CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS
O Estado também confirmou a construção de dois novos viadutos pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) na rodovia BR-316 com a Alça Viária e com a avenida Independência. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, no último dia 14, no Ginásio de Marituba.

INVESTIMENTO PARA IMPLANTAÇÃO
As obras dos dois equipamentos custarão no total R$ 33.797.389,45 e têm previsão de conclusão em quatro meses. O Consórcio Obras Integradas será o executor da obra.

COMO SERÃO OS VIADUTOS?
Os viadutos serão de concreto armado e vão atravessar a rodovia com seus 60 metros de extensão. Eles terão mão dupla, ou seja, o viaduto da Independência possibilitará que o condutor que vier pela BR-316, no sentido Belém-Marituba, possa acessar a Independência e o condutor que vier pela Independência possa pegar a BR-316 sentido saída da capital. Já o viaduto da Alça Viária possibilitará que os motoristas que estiverem trafegando na BR-316 no sentido Marituba-Belém possam entrar na Alça Viária e os que estiverem saindo da Alça Viária consigam seguir para Belém de forma mais prática.

O QUE SE ESPERA?
A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos de BR mais movimentados do Brasil, com circulação média de 80 mil veículos por dia em ambos os sentidos. A construção dos viadutos vai melhorar a condição do acesso à rodovia por quem trafega pela Independência e Alça Viária.

Informações: Diário Online

READ MORE - População de Belém espera pela chegada dos ônibus elétricos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960