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Concessionárias de transporte sobre trilhos em São Paulo poderão captar até R$ 8,09 bilhões para obras de ampliação e modernização

quarta-feira, 22 de junho de 2022

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o uso de debêntures incentivadas para o financiamento de obras de ampliação do sistema de transporte público sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (SP).


As empresas CCR S.A. e RuasInvest Participações S.A. poderão captar, no mercado financeiro, até R$ 8,09 bilhões para intervenções nas Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Portaria que autoriza a operação foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.

“A emissão de debêntures tem um rito burocrático menor, o que ajuda a dar mais celeridade à captação de recursos e à implementação de projetos de infraestrutura. Com isso, esse instrumento tem se configurado em uma fonte importantíssima para a realização de obras estruturantes”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Os recursos a serem captados serão utilizados na modernização e na readequação de estações, incluindo obras civis para atender questões de acessibilidade, além de outras melhorias, como renovação da superestrutura da via permanente, renovação e investimento em áreas de pátio, modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações, aprimoramento do sistema de suprimento de energia e aquisição de novo material rodante.

As intervenções visam melhorar o conforto e a segurança dos passageiros, garantir maior regularidade no deslocamento dos usuários, maximizar as receitas acessórias, com impacto em menor tarifa técnica, permitir a atualização tecnológica dos sistemas e modernizar estações (incluindo novas), contando com novo sistema de informações e melhorias nas passarelas aos passageiros.

As ações vão beneficiar diretamente as cidades de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. As companhias poderão captar os recursos até dezembro de 2026.

Debêntures incentivadas

As debêntures são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os recursos são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores. No âmbito do MDR, esses títulos estão sendo usados para obras de mobilidade urbana, esgotamento sanitário e iluminação pública.

Outros investimentos

Em setembro do ano passado, o MDR autorizou o enquadramento do programa de investimentos das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Inicialmente, o valor a ser investido pela concessionária no empreendimento seria de R$ 3,8 bilhões. Com o enquadramento no Reidi, o montante passou para R$ 3,5 bilhões, o que correspondeu a incentivos fiscais de mais de R$ 301,5 milhões. As ações contemplam a elaboração de projetos, obtenção de autorizações e licenças, implantação de melhorias, além da requalificação, ampliação, adequação e modernização do sistema férreo.

O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura é uma forma de incentivo fiscal para viabilizar a realização de empreendimentos estruturantes, como sistemas de metrô e de veículos leve sobre trilhos (VLT), por exemplo. Ele consiste na suspensão da incidência de PIS e Cofins sobre as aquisições de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, prestação de serviços e materiais de construção para utilização ou incorporação. A utilização desse mecanismo é possibilitada após a aprovação da solicitação junto ao Governo Federal.

Além disso, o MDR está investindo diretamente no projeto de expansão da Linha 9 – Esmeralda da Região Metropolitana de São Paulo. Até agora, já foram destinados R$ 247,19 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) para o empreendimento, de um total de R$ 500 milhões.

Sobre as Linhas 8 e 9

A Linha 8 – Diamante tem 42 quilômetros de extensão e conta com 20 estações de parada – uma nova, a Ambuitá, será construída. Faz a interligação do Centro de São Paulo com os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Também atende os bairros Campos Elíseos, Barra Funda, Lapa, Anastácio e Vila Leopoldina, fazendo conexões com a Linhas 3 – Vermelha do metrô, além das Linhas 9 – Esmeralda e 7 – Rubi da CPTM. Futuramente, também se conectará à Linha 6 – Laranja, que recebeu o mesmo tipo de chancela do MDR em setembro de 2020 para enquadramento no Reidi.

Já a Linha 9 – Esmeralda consiste em linha férrea de cerca de 33 quilômetros de extensão, com 21 estações. Com os investimentos a serem feitos, chegará a 37 quilômetros. Ela se conecta com a Linha 4 – Amarela do metrô e a Linha 8 – Diamante da CPTM.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional
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Embarque para a UnB na Rodoviária do Plano Piloto tem novo local

A partir desta quarta-feira (22), os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) terão um novo local para embarque na Rodoviária do Plano Piloto. Os ônibus da linha 0.110 que fazem o transporte coletivo até o campus Darcy Ribeiro não sairão mais da Plataforma A, e sim da Plataforma B, ao lado do BRT. A medida adotada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai reduzir as filas e agilizar o embarque dos universitários.


Além disso, não será possível acessar os ônibus com pagamento em dinheiro. As viagens serão com embarque pré-pago, só para quem tiver cartão. Poderão ser utilizados o cartão do passe livre estudantil, o de vale-transporte ou o cartão mobilidade. Os interessados poderão adquirir o cartão no ponto de atendimento do BRB Mobilidade, que fica no mezanino da rodoviária, próximo à escadaria do lado leste (Eixo L). Também é possível recarregar o cartão no terminal, ao lado do BRT.

No novo local de embarque, o acesso aos veículos será diferente. Antes de chegar ao ônibus, os passageiros irão validar os cartões nas catracas instaladas no piso da rodoviária e entrar em um espaço reservado, comumente chamado de aquário, em sistema semelhante ao do BRT. A Semob providenciou essas instalações para que os estudantes, professores e servidores da UnB que utilizam cartões possam entrar mais rápido no ônibus.

“Os universitários vão passar o cartão nas catracas instaladas na plataforma e poderão embarcar direto pela porta do meio e porta traseira do ônibus, agilizando assim as saídas dos veículos na rodoviária. Com isso, daremos um atendimento com maior rapidez nas viagens”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Com as alterações na linha 0.110, os usuários do transporte coletivo que não possuem cartão mobilidade e quiserem se deslocar para a UnB ou as proximidades da universidade poderão utilizar a linha 110.2, que oferece 33 viagens por dia e continuará com os ônibus partindo da Plataforma A. Para outras localidades na L2 Norte, os usuários também poderão utilizar as linhas 0.116 e 116.1, que juntas oferecem 160 partidas por dia.

*Com informações da Semob
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BYD vai fornecer ônibus elétrico articulado para a Espanha

terça-feira, 21 de junho de 2022


A BYD deve fornecer quatro ônibus elétricos articulados de 18 metros do operador de transporte público Moventis, na Espanha. Trata-se do primeiro pedido de ônibus elétricos articulados na região ibérica.

A Moventis opera o transporte intermunicipal de passageiros na área de Vallés Occidental, perto de Barcelona. Os ônibus BYD articulados 100% elétricos encomendados estão previstos para entrega no final de 2022 em Sant Cugat de Vallès.

De acordo com comunicado da fabricante, o projeto está sendo financiado pelo Sistema Ferroviário Regional da Catalunha (FGC). Cada unidade poderá transportar 110 passageiros.

Todos os ônibus elétricos são alimentados pela nova geração da tecnologia de baterias de fosfáto-de-ferro-lítio, projetada para níveis ótimos de desempenho e segurança operacional. A capacidade da bateria de 478 kWh proporciona uma autonomia de 300 km com uma única carga, suportando todas as eficiências operacionais.

Por Renato Lobo
Informações: Viatrolebus
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Grande Recife: Ônibus tomba deixando vários feridos e uma passageira morta

segunda-feira, 20 de junho de 2022


Um ônibus da linha 2490 - TI Camaragibe/ TI Macaxeira, da empresa Mobibrasil, tombou na entrada do município de Camaragibe, no Grande Recife, nas proximidades da praça Maria Amazonas, na PE-05.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, uma mulher, de 56 anos, morreu no local. Ao todo, 33 pessoas ficaram feridas.Dos feridos, 27 foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e seis pelos bombeiros. 

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), a motorista do ônibus teria sofrido um mal súbito e perdido o controle do veículo. 

Por volta das 15h41, os bombeiros foram chamados para atender às vítimas. De acordo com a corporação, quatro ambulâncias, três motorresgaste, e duas equipes de autocomando de operação foram enviadas para realizarem os atendimentos pré-hospitalar das vítimas ainda no local do acidente com apoio das equipes do Samu. 

Quatro vítimas foram conduzidas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, e três para o Hospital da Restauração (HR).

Equipes da Polícia Militar de Pernambuco também estiveram presentes no local do acidente e conduziram a motorista do coletivo, de 39 anos, até a delegacia de São Lourenço da Mata para serem prestados esclarecimentos.
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Camaragibe, registrou a ocorrência e foi aberto inquérito por portaria para investigar o fato.

A Guarda Municipal de Camaragibe também esteve presente no local de acidente.

Em nota, a Urbana-PE afirmou que a Mobibrasil lamenta profundamente o ocorrido. "Assim que tomou conhecimento do fato, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros e o Samu para prestação de socorro às vítimas", diz a nota. 

"A Mobibrasil se solidariza com as vítimas e familiares e se cola à disposição das autoridades para colaborar com a apuração dos fatos", acrescenteu. 

Informações: Folha PE
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Lançamento de vigas-trilho da Linha 17-Ouro na Marginal se aproxima da reta final

O consórcio Monotrilho Ouro se aproxima da reta final de lançamento de vigas-trilho no trecho da Marginal Pinheiros da Linha 17-Ouro. Com trabalhos atravessando várias semanas, a empresa conseguiu recuperar o tempo perdido após um acidente como uma das estruturas em janeiro.
Imagens aéreas realizadas pelo iTechdrones neste final de semana mostram que há apenas três trechos pendentes, um deles prestes a ser concluído muito em breve. Trata-se da extensão nas proximidades da Ponte do Morumbi, que depende apenas de dez vigas-trilhos para ser concluído. Uma delas está sendo confeccionada no próprio canteiro de obras para substituir a que despencou da treliça lançadeira cinco meses atrás.
Após terminar esse trecho restarão apenas duas vigas curvas que farão a ligação com as vias já finalizadas da Avenida Roberto Marinho. Esse trabalho será feito por um método convencional, com guindastes posicionados na Marginal Pinheiros.

O consórcio então focará em duas áreas próximas à estação Morumbi. Uma delas é paralela às plataformas da Linha 9-Esmeralda, com dez vigas-trilho, enquanto o outro trecho, após a estação, parece contar com 16 espaços até atingir o track-switch, que está sendo finalizado logo em seguida.

O trecho da Linha 17 na Marginal permaneceu cerca de quatro anos parado até que o novo consórcio contratado para as obras remanescentes retomasse os trabalhos. Ao todo, o Metrô deverá lançar 133 vigas-trilho numa extensão de 2 km e que inclui um longo trecho próximo à estação Granja Julieta, da Linha 9-Esmeralda. As vias então deverão transpor o Rio Pinheiros em direçao ao Panamby, Paraisópolis e o miolo da bairro do Morumbi até chegar à estação São Paulo-Morumbi, onde se conectará à Linha 4-Amarela.

Essa hipótese, no entanto, ainda não está clara. O governador Rodrigo Garcia afirmou recentemente que o monotrilho não seria implantado na região para dias depois se contradizer ao garantir que a Linha 17 chegará à Paraisópolis, mas num projeto diferente, ainda inédito.

Informações: Metrô CPTM



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Mais cinco linhas de ônibus voltam a circular pelas ruas do Rio


Mais quatro linhas de ônibus que tinham desaparecido das ruas do Rio voltam a circular nesta segunda-feira (20). O processo de retorno dessas linhas é gradual e acontece em vários pontos da cidade. A previsão é que na quinta-feira (23), mais uma linha volta a operar.

Linhas que voltam a circular nesta segunda-feira
651 - Méier X Cascadura
652 - Méier X Cascadura
603 - Usina X Saens Peña
626 - Saens Peña X Muda

Linha que volta a circular na quinta-feira
349 - Rocha Miranda X Castelo

Outras 17 linhas de ônibus que estavam desaparecidas voltaram a circular desde o início de junho. O retorno ocorre após acordo judicial assinado entre a prefeitura, as empresas de ônibus e o Ministério Público para tentar melhorar a qualidade dos serviços de transporte público.

Linhas que já voltaram

Consórcio Santa Cruz:

870 (Sepetiba X Santa Cruz)
871 (Pingo d`Água x Estação Cesarão III - Via Sepetiba)
822 (Campo Grande X Corcundinha)
849 (Campo Grande X Base Aérea de Santa Cruz)
845 (Cantagalo X Campo Grande)
892 (São Benedito X Santa Cruz)
851 (Campo Grande X Escola Amazonas)

Consórcio Transcarioca:

881 (Alvorada X Taquara - Via Curicica e Camorim)
817 (Piabas X Terminal Recreio)

Consórcio Internorte:

922 (Tubiacanga X Fundão - Via Portuguesa)
925 (Rio Galeão X Bancários)
778 (Pavuna X Cascadura - Via Estrada de Botafogo)
665 SVA (Pavuna X Saens Peña)

Consórcio Intersul:

014 (Paula Matos X Castelo)
104 (São Conrado x Rodoviária)
201 (Santa Alexandrina X Castelo)
448 (Maracaí X São Conrado)

Informações: G1 Rio
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Confira as alterações no Transporte Coletivo de Blumenau


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez cinco alterações no Transporte Coletivo de Blumenau. As mudanças, que contemplam quatro linhas, são da operação que atende a população de segunda a sexta-feira. As adequações visam atender a comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.

Confira abaixo as mudanças que serão feitas na operação:

Alterações

- Troncal 30
Alteração: das 11h25 para 11h20, no sentido Terminal Velha / Rua Gov. Jorge Lacerda / Terminal Proeb / Terminal Fonte

Alteração: das 12h para 11h55, no sentido Terminal Fonte / Terminal Proeb / Rua Gov. Jorge Lacerda / Terminal Velha

- Troncal 31
Alteração: das 23h para 23h05, no sentido Terminal Fonte / Terminal Proeb / Rua dos Caçadores / Terminal Velha

- Linha 153 - Salto do Norte
Alteração: das 17h25 para 17h20, no sentido Terminal Aterro / Salto do Norte / Rua Max Humpl / Rua Udo Deeke / Terminal Aterro 

- Linha 804 - Vila Itoupava
Alteração: das 15h10 para 15h15, no sentido Terminal Itoupava / Trevo de Luiz Alves / Cemitério / Vila Itoupava / Terminal Itoupava
 
Os usuários das linhas citadas também podem conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus.

A população também pode dar sugestões ou fazer reclamações sobre problemas com linhas e horários diretamente na ouvidoria da SMTT, pelo telefone 156, opção 3. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Informações: Prefeitura
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Novas linhas de ônibus começam a operar em Campo Grande

Com o intuito de trazer melhorias no transporte coletivo de Campo Grande, a Agetran em conjunto com o Consórcio Guaicurus, promove o ajuste e a criação de novas linhas de ônibus para melhor atender aos usuários. 


As medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (20) e deve atender ao Polo Empresarial Oeste, saída para Aquidauana.

As principais melhorias são: ajustes da tabela de horários, o desmembramento de Linhas com numeração específica para cada uma, a disponibilização de um veículo maior no Terminal Aero Rancho e a criação de trechos expressos em algumas Linhas. 

Ajustes no Período da Manhã:

Linha 322- Bandeirantes Parque Industrial: A Linha passa a ser denominada: 322 com desmembramento da Linha 418 Aero Rancho, com saída às 6:05 horas e chegada as 6:40 horas.

Linha 410 Zé Pereira Parque Industrial: passa a ser denominada Linha 410 com o desmembramento da Linha 424, Nova Bahia, com saída programada às 6:05 horas do Bairro Zé Pereira chegada as 6:40 horas.
 
Linha 418 Aero Rancho Parque Industrial: A saída passa a ser programada para 5:55 horas e chegadas as 6:37 horas, sendo que foi disponibilizado um ônibus maior desde o dia 13 de junho para melhor atender aos usuários.

Linha 422 Terminal Guaicurus Parque Industrial: A saída passa a ser programada para às 5:50 horas com previsão de chegada as 6:40 horas.

Passam a ser expresso o trecho do Terminal Guaicurus ao Terminal Morenão e do Terminal Morenão ao Ponto da Avenida Afonso Pena Peg Fácil Planeta.

Linha 424 Nova Bahia Parque Industrial: A saída passa a ser programada para às 5:51 horas, passando pelo Terminal General Osório, com chegada programada as 6:40 horas.

Passa a ser expresso o trecho do Terminal Nova Bahia ao Terminal General Osório.

Linha 419 Parque Industrial Júlio de Castilho: Essa Linha atende ao período da tarde no retorno do Parque Industrial ao Terminal Júlio de Castilho.

Linha 431 Júlio de Castilho Jardim Carioca Parque Industrial: Essa Linha parte do Terminal Júlio de Castilho às 5:52 horas, passando pelos Bairros: Santo Antônio, Serradinho, Nova Campo Grande e Jardim Carioca com chegada programada às 6:35 horas.

Período da Tarde: O retorno no período da Tarde é programado às 17:05 horas de segunda a quinta-feira e às 16:05 horas nas sexta-feira.

Informações: Top Mídia News
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