Um total de 16.146 carteiras de estudante esperam os representantes das escolas públicas e particulares resgatá-las na Divisão de Abatimentos e Gratuidade (DIAG), localizada no bairro do Cordeiro. O setor é responsável também pela emissão do VEM Livre Acesso e VEM Trabalhador. O prazo da carteira de 2021 expirou no dia 31 de março. Com isso, apenas o documento de 2022 está válido. Sem a carteira de estudante, os alunos não têm direito à meia-passagem nem à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Somente representantes das escolas podem pegar os documentos, que serão entregues aos estudantes pela própria escola. Em dezembro do ano passado, 2.854 aguardavam para serem pegas.
Desde março, a solicitação do documento estudantil de 2022 pode ser feita, exclusivamente, no site do Grande Recife Consórcio. O aluno ou representante acessa o site www.granderecife.pe.gov.br e clica no ícone “Carteira de Estudante”. Em seguida, acessa “Solicite Agora” e cadastra login e senha para ter acesso ao sistema. As informações que aparecem em tela precisam ser confirmadas, o número do CPF incluído e, se desejar, alterar a foto disponível. Nesse momento, é preciso observar o padrão do arquivo para inclusão da foto. Com todos os dados corretos, o boleto no valor de R$ 15,60 pode ser emitido e o pagamento realizado nas casas lotéricas.
Caso seja necessário alterar algum dado, o aluno deve procurar a secretaria da sua escola para realizar a mudança. Somente após a alteração é indicado emitir o boleto. Se for o caso de não estar cadastrado no sistema, o próprio estudante pode inserir seus dados e solicitar a confirmação da escola para gerar o boleto. Vale lembrar que a versão 2022 pode ser solicitada até o mês de dezembro.
O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.
Até o momento, 273.830 estudantes estão confirmados no sistema de emissão das carteiras. Um total de 111.510 já solicitaram o documento de 2022. Desses, 81.426 foram entregues, enquanto 16.146 aguardam o resgate pelas escolas. Outras 12.998 estão em processo de produção.
NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).
INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Desde 10 de janeiro, as escolas têm acessado a plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
Em caso de dúvidas, sugestões ou queixas os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Informações: GRCT