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Em Uberlândia, Settran realiza melhorias nos corredores de ônibus

quinta-feira, 12 de maio de 2022


Os usuários de 24 estações de embarque e desembarque dos corredores de ônibus das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira terão ainda mais conforto e segurança. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) iniciou diversos serviços de engenharia e reparos nestes equipamentos. Os serviços estão sendo feitos pela empresa vencedora de licitação, Ferragista Guerreiro Sheik, entre 23h30 e 5h da manhã, momento em que as estações estão fechadas. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 150 mil na obra com recursos oriundos dos cofres municipais.


Os reparos incluem pintura, execução de meio-fio, reposição de calhas e troca e substituição de vidros, elementos de guarda-corpo e corrimão, entre outros. Uma intervenção considerada de suma importância pela Settran já foi feita na estação 3 do Corredor da Segismundo Pereira (E3 – Adeviud), que recebeu um corrimão para auxiliar as pessoas com deficiência visual a saírem da estação e chegar até a faixa de pedestre com segurança.

O corredor da João Naves de Ávila está em operação desde 2006, possui 7,5 km de extensão, conta com 13 estações e dois terminais de integração (Central e Santa Luzia). Já o corredor da avenida Segismundo Pereira iniciou suas atividades em julho de 2018, possui 6 km de extensão, conta com 11 estações e permite acesso dos passageiros aos terminais Novo Mundo e Central. 
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Passagem de ônibus em Petrópolis sobe para R$ 4,95

A tarifa de ônibus em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, vai subir para R$ 4,95. A decisão foi tomada após reunião entre o Conselho Municipal de Transportes (Comutran) e os representantes das empresas de ônibus do município, realizada nesta terça-feira (10).


O valor de R$ 4,95 será cobrado nos pagamentos realizados em dinheiro. Já no caso de pagamento com cartão de transporte, a passagem terá desconto e sairá por R$ 4,80.

De acordo com alguns negociadores, os empresários de empresas de ônibus exigiram que a tarifa fosse aumentada para R$ 7,58, mas, após a articulação, houve a redução para os valores acordados.

Mesmo diante da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, e também com as tragédias causadas pelas chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março, o acordo foi comemorado pelos representantes que participaram da reunião. Segundo eles, houve vitória em conseguir negociar o valor abaixo do solicitado pelas empresas de transporte.

Durante as negociações, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) informou que, “com base nas legislações e nos contratos, toda e qualquer tarifa de prestação de serviço público deve ser ajustada anualmente. Porém, o aumento da tarifa do transporte coletivo por ônibus não acontece há dois anos e oito meses em Petrópolis – sendo um dos poucos, senão, o único serviço, que até hoje não sofreu qualquer elevação de preço na cidade”.

“Diante do aumento do custo da operação, principalmente impulsionado pelo aumento de 80% no preço médio de distribuição do óleo diesel em Petrópolis e da obrigatoriedade contratual de se manter o equilíbrio econômico e financeiro, se fez necessária a revisão tarifária para propiciarmos o pleno funcionamento do sistema de transporte público da nossa cidade”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

O sindicado justificou o pedido do ajuste na tarifa alegando o impacto causado pelo aumento do preço do óleo diesel, do pneu e do salário dos rodoviários. “Em contrapartida, neste mesmo período, o óleo diesel sofreu alta acumulada de 73,3%, pneus registraram aumento de 81%, salário dos rodoviários subiu 15%, benefício dos colaboradores apresentou aumento de 57,7%, entre outros”.

O Setranspetro informou ainda que houve queda na demanda de passageiros, o que tem causado um desequilíbrio contratual. “Além disso, a demanda de passageiros, que chegou a registrar queda de 75% nos períodos mais críticos da pandemia, não retomou ao cenário anterior à Covid. Ainda hoje, o sistema de transporte público por ônibus em Petrópolis segue com redução de mais de 26% do número de pessoas que andam de ônibus, resultando em completo desequilíbrio contratual”.

A CPTrans alertou que transporte público coletivo vive uma crise nas cidades grandes e médias de todo o país, aprofundada a cada ano. Há uma tendência de queda do número de passageiros nos ônibus municipais. Com isso, há cada vez menos pessoas “dividindo a conta” do sistema de transporte público, o que encarece a tarifa (já que o sistema é custeado apenas pelos passageiros pagantes).

Em relação à qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus, a CPTrans tomará medidas duras contra a Cascatinha, a Petro Ita e todas as empresas que apresentam deficiência na prestação do serviço.

“Essa é uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo. A partir de agora, a Prefeitura não vai mais aceitar que o usuário do transporte público seja prejudicado do jeito que vem sendo nesses últimos anos”, disse Jamil Sabrá.

O texto segue agora para tramitação legal e a data para o reajuste entrar em vigor será definida após publicação no Diário Oficial do Município.

Informações: Portal Giro
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Prazo para adesão ao Passe Livre do Trabalhador é antecipado em Goiânia

A adesão das empresas ao Passe Livre do Trabalhador foi antecipada para esta quarta-feira (11/05). Inicialmente prevista para sexta-feira (13/05), o adiantamento permite que cerca de oito mil empregadores da Região Metropolitana tenham maior prazo para cadastro na nova modalidade. O processo é feito pelo site http://www.sitpass.com.br/, disponível para atualização e novos cadastros.


O modelo de assinatura mensal foi lançado no dia 02 de maio pelo prefeito Rogério Cruz, em evento na presença do governador Ronaldo Caiado. As empresas que aderirem ao Passe Livre do Trabalhador vão adquirir cada assinatura pelo valor único de R$ 180 por mês, por cada funcionário.

De acordo com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), esse valor representa desconto de 20% para empresas que atualmente compram, para cada trabalhador, duas viagens por dia para uso em seis dias da semana.


A nova modalidade permite a disponibilização, ao trabalhador, de oito viagens diárias em todos os dias do mês, inclusive aos finais de semana e feriados, nas 281 linhas de ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A CMTC explica que o atual modelo, de duas viagens, continuará a existir para o empregador que não quiser fazer a transição.

“Nosso intuito é, de forma gradativa, proporcionar melhorias aos usuários do transporte coletivo. Estamos conseguindo trazer uma novidade melhor do que a outra”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Depois de acessar o site www.sitpass.com.br, o empregador atualiza ou efetua o cadastro da empresa e de seus trabalhadores, e se declara ciente das cláusulas do Termo de Adesão à nova modalidade. A renovação mensal é automática, a partir do pagamento efetuado pela empresa.

Após a atualização cadastral, a retirada dos novos cartões será na Loja Sitpass (Rua 4, Parthenon Center, no Centro), três dias úteis após o cadastro, pelo empregador. A primeira via é gratuita e os funcionários, então, a recebem diretamente na empresa.

Perguntas e respostas sobre Passe Livre do Trabalhador

Minha empresa pode aderir ao Passe Livre do Trabalhador?
Toda empresa que possua CNPJ, com situação cadastral devidamente regular junto à Receita Federal, poderá aderir ao Passe Livre do Trabalhador, independentemente do número de trabalhadores. Não será autorizada a venda para pessoas físicas.

Como faço para minha empresa aderir ao Passe Livre do Trabalhador?
2.1 Empresas que atualmente compram vale transporte pelo site Sitpass devem:
-Acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 13 de maio de 2022.
-Atualizar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores.
-Escolher o dia de vencimento da assinatura.
-Retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados (a primeira via do cartão é gratuita).

2.2 Empresas que ainda não compram vale transporte pelo site Sitpass devem:
-Acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 13 de maio de 2022.
-Efetuar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores.
-Retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados (a primeira via do cartão é gratuita).

Existe custo para adesão ao Passe Livre do Trabalhador?
Não há custo para a adesão nem para a utilização do site no cadastramento, solicitação ou renovação das assinaturas. O custo será apenas o valor fixo mensal da assinatura
Como adquirir as assinaturas do Passe Livre do Trabalhador para meu empregado?
Acessar o site sitpass.com.br.
-Selecionar os trabalhadores.
-Efetuar o pagamento (boleto bancário, PIX, DOC/TED ou depósito em conta corrente).
-Os cartões iniciam sua vigência de acordo com a data da assinatura definida pela empresa no ato da adesão, válida por 30 dias.
É possível realizar assinatura/renovação parcial ou por tempo determinado do Passe Livre do Trabalhador?
Não. Não há valor parcial ou fracionamento do valor da assinatura mensal.

No caso de demissão de um funcionário, preciso recolher seu cartão?
Não. O cartão é de uso pessoal e intransferível, e deve permanecer na posse do trabalhador.

Quantas viagens o trabalhador pode utilizar por dia?
O trabalhador pode utilizar até 8 viagens por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, enquanto a assinatura estiver vigente.
As viagens do Passe Livre do Trabalhador não utilizadas podem ser reembolsadas?
Não. O Passe Livre do Trabalhador não acumula e nem reembolsa viagens não realizadas.

O Passe Livre do Trabalhador pode ser emprestado ou vendidas suas viagens para outras pessoas?
Não. O Passe Livre do Trabalhador é pessoal e intransferível, ou seja, somente o titular pode utilizá-lo, e será bloqueado, pela Biometria Facial, em caso de uso indevido.

Se o Passe Livre do Trabalhador for usado indevidamente tem alguma penalidade?
Sim. Suspensão do benefício por 7 dias na primeira infração, e de 15 dias em caso de reincidência. (O valor da assinatura não será devolvido em caso de bloqueio por uso indevido).

O Passe Livre do Trabalhador pode ser recarregado?
Não. Por se tratar de uma assinatura mensal, paga pelo empregador, não há possibilidade de realizar recarga de créditos pelo trabalhador.

Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (Cmtc) – Prefeitura de Goiânia
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Tarifa do transporte coletivo em Dourados cai para R$ 3,25

A tarifa de ônibus em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande terá redução de R$ 3,50 para R$ 3,25, a partir desta quarta-feira (11). A proposta de lei nº 10/2022, que reduz em R$ 0,25 a tarifa de transporte coletivo do município foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Alan Guedes.


“Estou muito feliz com a aprovação do projeto, que será um benefício, primeiro para o usuário comum que usa o transporte público para ir para o trabalho, mas também para o estudante, para as empresas que utilizam o vale transporte para os funcionários, todos terão mais economia e isso em um período que estamos vendo o aumento do combustível, nós em Dourados estamos reduzindo e teremos a menor tarifa do Centro-oeste”, ressaltou Alan.

Em contrapartida à redução a prefeitura de Dourados irá conceder subsídio temporário à empresa responsável pelo serviça, a Viação Dourados, com o intuito de amenizar os impactos pós-pandemia. O subsídio, que se dará na modalidade de aporte de recursos financeiros à empresa concessionária de transporte público coletivo urbano, terá o valor limitado de R$ 380 mil por mês e será concedido pelo prazo de 10 meses, até o 28 de fevereiro de 2023.

A Viação Dourados tem uma frota composta de 52 ônibus circulando na cidade para atender a população douradense e a estimativa da chegada de quatro novos veículos que foram adquiridos. Atualmente são 18.500 passageiros que utilizam o transporte coletivo em Dourados diariamente.

A diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), destacou que só foi possível desenvolver o projeto graças ao trabalho de muitos colaboradores da gestão. “Foi um trabalho de equipe com a colaboração de muitos que sonharam e acreditaram, além da disponibilidade financeira e o amparo legal. Foram 10 meses conhecendo a realidade de outros municípios e participando do fórum nacional de mobilidade para que hoje fosse possível essa proposta na redução da tarifa”, comenta.

Informações: Campo Grande News
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Aumento do diesel pode prejudicar transporte coletivo de Campinas

O reajuste de 8,87% no preço do diesel para as distribuidoras, anunciado pela Petrobras na segunda-feira (9), ameaça trazer consequências para o transporte público de Campinas e gerar impacto nos preços de vários produtos. O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp ) alertou que o sistema pode passar por um colapso, inclusive com estudos para a redução do número de ônibus nas ruas.


De acordo com a entidade, a medida será tomada caso o Poder Executivo não apresente soluções rápidas para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que ainda vai esperar o mês de maio para confirmar o desequilíbrio e, somente depois disso, anunciará uma nova posição sobre o tema, mas negou que haverá qualquer redução na frota. 

O Sindicato das Empresas de Transporte defendeu, em reunião realizada anteontem, que sejam tomadas providências para o equilíbrio financeiro do sistema, como a criação ou revisão dos valores dos subsídios, redução da carga tributária que incide sobre o setor ou cortes na oferta de serviço, ou seja, a redução da frota de ônibus.


O SetCamp alega que o motivo desse pedido é o aumento de 8,9% no preço do diesel. Os dados revelam que, somados os reajustes anteriores do combustível, o diesel já subiu 47% este ano, gerando um impacto acumulado de 15,4% nas tarifas de ônibus, conforme cálculo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

"Se nada for feito por parte do Poder Executivo, sejam os governos municipais ou estadual, uma das únicas alternativas que nos resta é reduzir a quantidade de ônibus nas ruas", afirma Paulo Barddal, diretor de comunicação do SetCamp.

"Hoje, os sistemas de transporte operam com cerca de 80% da demanda que havia antes da pandemia. E, por outro lado, existe uma pressão muito grande dos governos municipais e estadual para que as empresas aumentem a oferta. O grande problema é que a conta não fecha faz tempo e, ainda assim, o setor é alvo de muitas críticas por parte dos usuários e da imprensa", disse Barddal.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, explicou que a Administração mantém conversas quase que diárias com as empresas e com os permissionários do transporte público, mas que no momento não há discussão sobre retirada de ônibus do sistema público de transporte.

"Sabemos que há um problema, mas não existe um debate sobre redução da frota por causa do aumento do diesel. Embora o diesel tenha tido um aumento, também aumentaram os passageiros neste último mês. Está voltando a ter um equilíbrio que se perdeu com a pandemia. Um eventual desequilíbrio vai ser verificado agora no meio de maio, quando esse reajuste passar a ser aplicado na prática", explicou. Segundo o presidente, houve um aumento de oito para dez milhões de passageiros nos últimos dois meses. 

A frota do Sistema InterCamp totaliza mais de 1,1 mil ônibus, sendo que 80% são geridos pelas empresas do consórcio do SetCamp e o restante pelos permissionários. A tarifa varia de R$ 5,15 no bilhete único comum a R$ 5,60 no vale transporte. Além disso, a Prefeitura paga um subsídio anual de R$ 72 milhões, sendo R$ 60 milhões às empresas e permissionários e R$ 12 milhões ao Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI).

Vinicius também ressaltou que somente a Emdec é responsável por aumentar ou reduzir a frota da cidade e, caso as empresas não cumpram, há punições previstas em lei. "Quem decide é a Administração e eles (o sindicato) só poderiam reduzir frota com o aval e não há nenhum. Não há nenhuma orientação para reduzir frota", destacou Riverete.

A Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), responsável pelo transporte metropolitano da região, foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem. 

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas (Recap) acredita que o efeito do reajuste do diesel será sentido em todos os setores da sociedade com muito mais impacto do que os aumentos da gasolina e do etanol. "Os postos têm que repassar os preços, porque as próprias distribuidoras já repassaram. Eu vejo com bastante preocupação. O diesel inflaciona demais toda a cadeia de produção, afeta o frete de mercadorias, a própria mercadoria em si. Ele tem um efeito na inflação muito mais forte do que o etanol e gasolina", afirmou Emílio Martins, presidente do Recap.

De acordo com a Petrobras, o preço do litro do combustível no atacado passará de R$ 4,51 para R$ 4,91, um aumento de R$ 0,40. Segundo a empresa, esse é o primeiro reajuste do combustível em 60 dias. A gasolina e o GLP tiveram seus preços mantidos.

Segundo explicou Martins, o motorista deve procurar locais onde há possibilidade de encontrar o produto mais barato. "Há variáveis nos preços, por isso fica até difícil colocar uma média. Às vezes, na rodovia tá mais barato que na cidade, porque tem mais concorrência", contou.

A Petrobras justificou o aumento, informando que o balanço global de diesel está sendo impactado, neste momento, por uma redução da oferta frente à demanda.

O autônomo Guilherme Agostin, de 28 anos, trabalha com carreto e fretes. Segundo o profissional, por trabalhar por conta, não consegue repassar cada reajuste de combustível que a Petrobras promove. Ele contou que precisa trabalhar com preço mais baixo para não perder serviço. "Eu faço carreto. Trabalho por conta própria e faço frete para tudo quanto é lado. Você pega aqui num valor e, quando chega em outro Estado, está mais caro. Como já estava fechado o valor do frete, não consigo repassar o valor para quem contratou. Então, a pessoa é obrigada a trabalhar num valor mais barato para ter serviço", disse.

O fretista Sérgio Forriel, de 48 anos, explicou que ficará mais atento nos postos de combustíveis que cobrem mais barato, mas disse que receia até mesmo a possibilidade de abastecer com diesel adulterado. "Já sabemos que esse será o preço e que não posso aumentar para o cliente, senão fico sem trabalho ou ele vai encontrar outro mais barato. A opção é ficar atento ao mercado e ver os postos que cobram menos. Mas também tenho que ficar atento para não ter problemas no motor, que vão gerar mais um gasto", disse.

Informações: Correio
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Governo libera estudos para extensão do metrô entre Vila Sônia e Taboão da Serra

quarta-feira, 11 de maio de 2022


O governador Rodrigo Garcia liberou nesta segunda-feira (9) o início dos estudos para a extensão da Linha 4-Amarela do metrô entre Vila Sônia e Taboão da Serra. Serão mais 3,3 km de extensão e duas novas estações: Dumont Villares (antiga Chácara do Jockey) e Taboão da Serra. A previsão para a finalização do projeto funcional, que prevê a coleta de informações e definições sobre o trecho, é para ainda este ano.


“Com a operação integral da estação Vila Sônia, outras ações serão feitas aqui na região sudoeste da Grande São Paulo. A primeira delas é que nós determinamos a confecção do projeto básico para definição do novo traçado da extensão da Linha 4 até Taboão da Serra. A mobilidade impacta a vida das pessoas e o funcionamento 100% da estação Vila Sônia vai melhorar a fluidez do trânsito de toda a região”, disse Rodrigo Garcia.

A estação Vila Sônia vai começar a operar em horário comercial nesta terça-feira (10), das 4h40 à meia-noite. Na mesma data também passará a circular o ônibus gratuito entre o terminal Vila Sônia e Taboão da Serra, um trajeto de três quilômetros que será feito por nove ônibus articulados.
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Em Goiânia, Bilhete Único completa um mês com meta acima do previsto

Desde que foi lançado, o Bilhete Único já alcançou mais do que a demanda prevista para transporte de usuários na Região Metropolitana de Goiânia previsto para os próximos seis meses. O balanço foi divulgado pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) nesta segunda-feira (09/05). Implantado no dia 2 de abril, do total de 8.389.411 viagens realizadas na Rede Metropolitana ao longo do mês, o uso do Bilhete Único totalizou 1.575.422 viagens de passageiros que fizeram integração no mês, o que representa 18,8% de participação na matriz total de viagens realizadas pela população usuária. 


O índice de viagens por passageiro do Bilhete Único durante o limite de tempo de 2h30min, resultou em média 2,94 viagens em dia útil, 2,54 nos sábados e 2,63 nos domingos.  Quando avaliado as linhas mais usadas para a integração do Bilhete Único, a CMTC elaborou um ranking com as principais linhas. 

Eixo Anhanguera lidera ranking de viagens com o Bilhete Único

O Eixo Anhanguera recebeu 149.048 viagens, seguida a linha 013 – Recando do Bosque/Rodoviária/Centro com 23.535 viagens e a linha 003 Terminal Maranata/Rodoviária/EixoT-07 com 28.733 viagens no mês. 


Se o indicador analisado for a participação proporcional na demanda, a linha 268 – Campus Centro (via Crimeia Leste) aparece com grande destaque, alcançando participação de 56,8% no total da sua demanda transportada, seguido de perto pela 013, linha que percorre no traçado e será substituída pelo futuro BRT Norte Sul, que alcançou a marca também impressionante de 41,15%. 

Por outro lado, complementam o ranking, além da linha 003, as linhas 002, 014, 031, 008 e 020 que transportam boa parte da demanda do município de Aparecida de Goiânia.

O Bilhete Único

O Bilhete Único, permite ao passageiro escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, sem necessariamente passar pelos terminais. Dentro de um período de 2h30 (150 minutos da primeira validação), não há limite de trocas de linhas, podendo ser realizadas até 4 (quatro) integrações gratuitas em qualquer um dos quase 7.000 pontos de ônibus da região metropolitana de Goiânia. Em determinados situações, será possível ao passageiro otimizar o seu trajeto utilizando outras opções de integração entre linhas independente de terminais, podendo gerar redução no tempo da viagem, desde sua origem até seu destino.

Além de ter como principal benefício a possibilidade de otimização do trajeto de origem destino para cada viagem de desejo da população, o Bilhete Único trouxe mais liberdade aos usuários dos serviços no seu deslocamento pela cidade, especialmente em razão de possibilitar a viagem poder ser interrompida em qualquer ponto para atender a qualquer necessidade e retomar em seguida, limitado apenas ao intervalo de tempo de 2h30min.

O Bilhete Único, somado aos novos produtos tarifários, a exemplo do recém lançado Passe Livre do Trabalhador, que estão sendo desenvolvidos de acordo com a nova Política Tarifária Flexível lançada pela Câmara Deliberativa da Região Metropolitana, composta pelo Estado de Goiás, município de Goiânia e demais municípios da Região, espera-se que irão transformar por completo a forma como a população acessa e utiliza o transporte público coletivo, com economia de dinheiro e de tempo.

Informações: Diário de Goiás

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Prefeitura de Goiânia e Metrobus celebram acordo de manutenção e restauração de pavimento do Eixo Anhanguera


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), assinou, nesta segunda-feira (09/05), termo de acordo com a Metrobus Transporte Coletivo que dispõe sobre ações de monitoramento, manutenção e intervenções para restauração do pavimento do Eixo Anhanguera entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo.

“Intervenções que dizem respeito à melhoria da mobilidade e do transporte coletivo na capital terão sempre nosso apoio. Não mediremos esforços”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

De acordo com a Seinfra, a negociação ocorre desde o mês de março, com a Metrobus e Governo do Estado. Desde então, são analisados parâmetros técnicos e cronogramas de desenvolvimento das obras, já que se trata de muitas intervenções pelos 28 quilômetros da via.

“É uma via muito importante, extensa, com 28 quilômetros – considerando os dois sentidos, com um dos maiores sistemas de transporte de passageiros de Goiânia e Região Metropolitana. Portanto, são necessárias estratégias específicas para o cumprimento das metas”, explica o secretário de Infraestrutura de Goiânia, engenheiro Everton Schmaltz.

Para assegurar perfeita trafegabilidade no Eixo Anhanguera, que conta com um pavimento construído ainda 1976, ficou acordado entre as partes que a Seinfra executará, de junho a novembro deste ano, serviços de fresagem e recapeamento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio (Jardim Fonte Nova) e Novo Mundo (Jardim Novo Mundo).


A segunda etapa acontecerá entre os meses de agosto de 2023 e julho de 2024, quando a Seinfra fará a reconstrução do pavimento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, conforme solução técnica determinada em decisão judicial.

Permanentemente, serão realizadas manutenções rotineiras, como tapa-buracos ou outras medidas emergenciais que se fizerem necessárias para sanar riscos pontuais ao longo de todo o Eixo, independentemente do período climático, seco ou chuvoso.

Tais serviços, que incluirão a limpeza e retirada de detritos próprios da operação, serão realizados mediante solicitação da Metrobus, que ficará responsável pelo monitoramento do pavimento, indicando à Seinfra os locais exatos das intervenções emergenciais que surgirem.

“Acreditamos que, dessa maneira, será possível atender bem o cidadão e a frota de ônibus da Metrobus, que terá sempre um pavimento de boa qualidade para trafegar em segurança”, pontua o titular da Seinfra.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia
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