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Linha Turismo tem horário prorrogado a partir de sábado

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


Quem quiser conferir os pontos turísticos de Curitiba a bordo da Linha Turismo terá mais tempo neste fim de ano. Os ônibus de dois andares vão funcionar em horário estendido a partir do próximo sábado (27/11).

A linha, que geralmente opera de 8h30 a 17h30, vai circular entre 8h30 e 19h30 (última saída do ponto inicial, na Rua 24 horas). Também terá uma frequência maior nos fins de semana, com saída a cada 15 minutos . Durante a semana, o intervalo é de 30 minutos.

A programação faz parte das ações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. A Linha Turismo passa por 26 pontos da cidade, como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá.

“Muitos pontos turísticos estão enfeitados para o Natal e, com o horário estendido, as pessoas poderão conferir também a decoração natalina no começo da noite”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Primavera social

Quem é morador da cidade também pode aproveitar, além do horário estendido, o projeto Primavera, que tem tarifa social a R$ 4,50 às terças, quartas e quintas-feiras, com pagamento pelo cartão transporte da Urbs. A promoção vai até 16 de dezembro.

Serviço: Linha Turismo

Funcionamento: de terça-feira a domingo
Horários: das 8h30 às 19h30
Ponto inicial: Rua 24 horas
Tarifa: R$ 50 (turistas) e R$ 4,50 pelo cartão transporte para moradores da cidade às terças, quartas e quintas-feiras

Regras do Projeto Primavera

Para poder utilizar o cartão transporte os usuários da Linha Turismo têm que seguir algumas regras:

- Será permitida somente a utilização do cartão usuário com créditos adquiridos por pessoa física. O sistema não permitirá a utilização de vale transporte creditado pelo empregador.

- Para cada embarque será debitado o valor da tarifa vigente da RIT (Rede Integrada de Transporte), de R$ 4,50;

- Os dias da semana permitidos para utilização do cartão usuário serão terças, quartas e quintas-feiras, exceto feriados;

- Não serão permitidas utilizações de cartão na modalidade estudante, avulso ou isenção tarifária;

- O sistema permitirá que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, impossibilitando que seja utilizado repetidamente no mesmo ônibus;

- As pessoas que fizerem novos cartões-transporte na modalidade usuário terão um prazo de carência de dez dias após sua confecção para serem utilizados na Linha Turismo. Para fazer o cartão usuário basta agendar no site da Urbs e comparecer ao local e horário agendados com documentação solicitada no momento do agendamento. A primeira via do cartão é gratuita.

Informações: URBS
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Terminal de Santa Rita no Recife muda embarque e desembarque devido a obras


A partir da 00h deste sábado (04), o Grande Recife interdita as plataformas B e C do Terminal de Passageiros de Santa Rita. A área coberta do local será isolada para obras de manutenção estrutural e, com isso, 43 linhas (26 bacuraus e 17 convencionais) terão suas paradas modificadas temporariamente. Confira, abaixo, os desvios nos itinerários dos ônibus e os pontos de embarque e desembarque provisórios.

O Terminal de Santa Rita é o ponto de partida das linhas bacuraus que circulam pela Região Metropolitana do Recife. Com a interdição de parte do equipamento, o início da viagem destes ônibus será redistribuído em paradas das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros.

Toda a operação será acompanhada por fiscais do Grande Recife e contará com o apoio de agentes da CTTU. Os profissionais deverão orientar os usuários e fazer os devidos ajustes na circulação.

LINHAS BACURAUS:

Avenida Nossa Senhora do Carmo – Sentido Av. Martins de Barros/Av. Dantas Barreto

036 – Aeroporto (Bacurau)
038 – Residencial Boa Viagem (Bacurau)
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
258 – Moreno (Bacurau)
Estas linhas terão seu ponto de embarque e desembarque realocado para a parada nº 180236, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, antes do cruzamento com a Avenida Dantas Barreto.

184 – Cabo (Bacurau)
233 – Cavaleiro (Bacurau)
254 – Jaboatão (Bacurau)
Estas linhas deverão atender à parada nº 180235, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em frente ao Edifício Tebas, antes do cruzamento com a Rua do Fogo.

145 – Alto Dois Carneiros (Bacurau)
146 – UR-11 (Bacurau)
154 – Jordão (Bacurau)
Já estes ônibus deverão iniciar a viagem a partir da parada nº 180231, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, um pouco antes do cruzamento com a Rua Duque de Caxias.

Avenida Nossa Senhora do Carmo – Sentido Av. Dantas Barreto/Av. Martins de Barros

515 – Nova Descoberta (Bacurau)
523 – Dois Irmãos (Bacurau)
533 – Casa Amarela (Bacurau)
626 – Brejo (Bacurau)
Estas linhas deverão atender à parada nº 180230, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em frente ao imóvel nº 99, um pouco antes do cruzamento com a Rua do Fogo.

Avenida Martins de Barros

073 – Candeias (Bacurau)
322 – Jardim São Paulo (Bacurau)
333 – Totó (Bacurau)
352 – Curado II (Bacurau)
362 – Curado IV (Bacurau)
Estas linhas terão como ponto de partida a parada nº 180031, localizada na Avenida Martins de Barros, lado oposto ao Anexo I, do Ministério Público de Pernambuco, antes do cruzamento com a Ponte Maurício de Nassau.

715 – Alto Santa Terezinha (Bacurau)
744 – Dois Unidos (Bacurau)
745 – Alto José Bonifácio (Bacurau)
827 – Jardim Brasil (Bacurau)
846 – Águas Compridas (Bacurau)
Já os usuários destas linhas deverão utilizar a parada nº 180026, localizada na Avenida Martins de Barros, lado aposto ao Fórum Tomás de Aquino.

131 – UR-02 (Bacurau)
172 – Marcos Freire (Bacurau)
Os ônibus desta linha deverão iniciar suas viagens a partir da parada nº 180024, na Avenida Martins de Barros, lado oposto ao Edifício Inconfidência.

170 – Muribeca dos Guararapes (Bacurau)
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
1927 – Ouro Preto (Bacurau)
1928 – Maranguape II (Bacurau)
1995 – Pau Amarelo (Bacurau)
1936 – Mirueira (Bacurau)
1956 – Igarassu (Bacurau)
1957 – Caetés I (Bacurau)
1975 – Amparo (Bacurau)
1985 – Rio Doce (Bacurau)
2427 – Monsenhor Fabrício (Bacurau)
2457 – São Lourenço (Bacurau)
2462 – Loteamento Santos Cosme e Damião (Bacurau)
Estas linhas continuarão entrando no Terminal de Passageiros de Santa Rita. Contudo, utilizando a plataforma A que fica na calçada, do lado direito de quem entra no Terminal.

LINHAS CONVENCIONAIS:

107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)
044 – Massangana (Boa Vista)
…Cais Santa Rita, via de Acesso ao Terminal de Santa Rita, Cais Santa Rita (via lateral à feira livre)…

Com o desvio, estas linhas deixam de fazer o giro à direita para entrar no Terminal de Santa Rita para fazer o giro à esquerda e acessar a via lateral à feira livre, atendendo a parada nº 180465.

214 – UR-02/Ibura (Opcional)
224 – UR-011 (Opcional)
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)
4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)
4137 – UR-011 (Cais de Santa Rita)
4142 – Alto Dois Carneiros (Cais de Santa Rita)
…Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros…

Como não irão entrar no Terminal, estas linhas passam direto e seguem para parada nº 180023, localizada na Avenida Martins de Barros, lado oposto à Travessa do Arsenal.

014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
018 – Brasília Teimosa
061 – Piedade
071 – (Candeias)
…Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros…

Também deixam de entrar no Terminal de Santa Rita e seguem direto para a parada nº 180024, localizada na Avenida Martins de Barros pouco antes do cruzamento com a Avenida Nossa Senhora do Carmo.

031 – Shopping Center/Terminal Residencial Boa Viagem
062 – Jardim Piedade
…Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros, Av. Nossa Sra. do Carmo…

Estas linhas seguem direto pela Avenida Martins de Barros e entram na Avenida Nossa Senhora do Carmo onde deverão atender à parada nº 180231, que fica no cruzamento desta via com as ruas do Imperador e Duque de Caxias.

121 – Vila da Sudene
4134 – Lagoa Encantada (Cais de Santa Rita)
4135 – UR–010 (Cais de Santa Rita)
Continuarão entrando no Terminal de Passageiros de Santa Rita, mas atendendo à parada nº180538, na plataforma A, que já é atendida pelas linhas 191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó) e 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional).

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
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No Recife, Linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos domingos


A partir deste domingo (05), o Grande Recife retoma a operação de cinco linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste também neste dia da semana. A circulação destes ônibus e o funcionamento das EBRTs do Corredor tinham sido suspensos devido à baixa demanda de usuários provocadas pela pandemia da Covid-19.

Voltam a operar aos domingos as linhas 2437 – TI Caxangá (Conde Boa Vista), 2441 – TI CDU (Conde Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra, 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 – TI Camaragibe (Conde Boa Vista). Com isso, todas as Estações do Corredor Leste/Oeste reabrem suas portas para os usuários que transitam entre Camaragibe e o Centro do Recife todos os dias da semana. A exceção é para a EBRT Benfica que passa por requalificação.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT 
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Veja os ônibus de Curitiba que terão pagamento apenas com cartão-transporte


A partir deste sábado (27/11), o pagamento da passagem de 18 linhas de ônibus passa ser feito exclusivamente com cartão-transporte. As linhas (lista abaixo) atendem as regiões do Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Portão e da CIC.

Das linhas que terão mudança para o cartão, 16 são tipo alimentador, que fazem a ligação entre terminais e regiões próximas, e duas são tipo troncal, que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade, mas circulam por vias compartilhadas.

Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas 18 linhas, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. Do total de passagens, 55,80% são pagas com cartão usuário. Os cartões isentos representam 14% e o pagamento em dinheiro, 30,2%.

“O cartão já é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo whatsapp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Considerado mais prático, o cartão também é mais seguro. Ao diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, inibe assaltos e roubos.

Atendimento

A confecção do cartão é gratuita. Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas suas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania nesses bairros. Também é possível fazer o cartão na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.

Para fazer o cartão nessas unidades, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs Nos cartazes que informam sobre a mudança que foram colados nos ônibus, o usuário também pode apontar a câmera do celular para um QR Code e ser direcionado para a página de agendamento.

Na CIC, que não conta com uma Rua da Cidadania, um Urbs Móvel – veículo itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo – ficará estacionado junto ao terminal até sexta-feira (26/11) e atenderá os usuários que querem fazer o cartão. Nesse caso, não há necessidade de agendamento.

Como fazer o cartão

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 11h às 17h em dias úteis.

Confira as linhas que só aceitarão cartão a partir de 27/11

Alimentadores

Regional Boa Vista
222-V. Esperança
226-Abaeté
233-Olaria
236-São Benedito

Regional Cajuru
322-Camargo

Regional Boqueirão
521-Nivaldo Braga
522- Maringá
523-Iguapé I

Regional Pinheirinho
629-Alto Boqueirão
638-Pinheirinho
639-Futurama
655-Jardim da Ordem

CIC (atendido pelo Urbs Móvel)
652-V. Verde
653-Sabará

Regional Portão
718-Porto Belo
721-Mario Jorge

Troncal
Regional Portão
701 - Fazendinha
778-Cotolengo

Informações: URBS
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EPTC Porto Alegre anuncia mais uma ampliação de oferta em razão do aumento da demanda de passageiros


Com a confirmação da tendência de aumento do número de passageiros transportados, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa mais uma ampliação de oferta no transporte coletivo da capital. As ampliações são anunciadas praticamente todas as semanas para qualificar o atendimento à população. Para definir quais as linhas que têm alterações da tabela horária, o carregamento é analisado diariamente. 

Alterações a partir deste sábado, 4:

Linha 361 Cefer - Oferta de 58 viagens por dia, sendo 29 por sentido. Adequação de tempos de viagens para regularização da linha. Primeiro horário saindo bairro em direção ao Centro às 5h45 e último horário saindo do bairro às 19h22. Primeiro horário saindo do Centro às 6h23 e último horário saindo do Centro às 20h. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 31 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 28 minutos.

Linha T8 Campus / Farrapos - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 85 para 87 viagens, sendo 44 leste / norte e 43 norte / leste. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido LN, entre 05h55/06h45. Intervalo médio no pico manhã passa de 25 para 18 minutos. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido NL, entre 06h38/07h33. Intervalo médio no pico manhã passa de 25 para 20 minutos.

Alteração a partir deste domingo, 5:

Linha T1 - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 109 para 111 viagens, sendo 56 norte / sul e 55 sul / norte. Ampliação de duas viagens no pico da tarde/noite, no sentido NS, entre 18h23/20h33. Intervalo médio no período passa de 21 para 16 minutos. 

Alteração a partir desta segunda-feira, 6:

Linhas 398 Pinheiro, 3982 Pinheiro até Terminal Azenha, 3983 Pinheiro Via Ipiranga, 3984 Pinheiro Via Viçosa, 3986 Viçosa (Pinheiro), R31 Rápida Bento - Oferta de 179 viagens por dia no conjunto de linhas, sendo 93 bairro ao Centro e 86 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da manhã e pico da tarde. Reativação das linhas 398.2 Pinheiro Azenha e 398.3 Pinheiro Ipiranga. Os clientes da linha Pinheiro passam a dispor de atendimento até o Centro de Porto Alegre pelo eixo da av. Ipiranga nos horários de pico da manhã e tarde. Ampliação de cinco viagens na linha 398 Pinheiro Viçosa. Nos horários de pico da manhã serão seis viagens partindo do terminal localizado na R. Guaíba. Os horários são: 5h55/6h25/6h55/7h25/7h57/8h30. Primeiro horário saindo do bairro às 4h40 e último horário saindo do bairro às 23h20. Primeiro horário saindo do Centro às 5h25 e último horário saindo do bairro às 0h10. Entre a 0h10 e 4h40 da manhã o atendimento a Lomba do Pinheiro é realizado pela linha C398 Corujão Pinheiro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 5 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 6 minutos.

Linhas 491 Jardim Protásio Alves / Passo Dorneles e 4961 Jardim Protásio Alves - Ampliação de 8 viagens por dia, passando de 91 para 99 viagens, sendo 52 bairro ao Centro e 47 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da manhã e pico da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 5h e último horário saindo do bairro às 23h20. Primeiro horário saindo do Centro às 5h45 e último horário saindo do Centro às 0h05. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 13 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 21 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 20 minutos.

Linhas 496 Jardim Protásio Alves/Passo Dorneles e 4961 Jardim Protásio Alves - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 38 para 40 viagens no conjunto de linhas, sendo 21 bairro ao Centro e 19 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 6h e último horário saindo do bairro às 19h50. Primeiro horário saindo do centro às 6h40 e último horário saindo do Centro às 21h05. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 26 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 45 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 43 minutos.

Linhas 346 São José e 3462 São José / Santa Catarina - Ampliação de 9 viagens por dia, passando de 112 para 121 viagens no conjunto de linhas, sendo 63 bairro ao Centro e 58 Centro ao bairro. Após às 19h30 o atendimento ocorre pela linha 346.2 São José Santa Catarina com característica circular tendo seu terminal de início e fim na R. Dona Firmina. Aumento de viagens no pico da manhã e da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 5h10 e último horário saindo do bairro às 22h10. Primeiro horário saindo do Centro às 5h43 e último horário saindo do Centro às 22h45. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 12 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 14 minutos.

Linha 4952 Manoel Elias / Protásio Via Teresilda Steffen - Reativação da linha 495.2 com oferta de 4 viagens por dia, sendo duas por sentido. Horários bairro ao Centro: 6h23 e 7h25. Horários Centro ao bairro: 17h55 e 18h55. Os clientes da linha 495 nesses horários serão atendidos pela 495.2. O atendimento a Manoel Elias nas demais faixas horárias é realizado pelas linhas 495 e 495.1 com oferta de 118 viagens por dia, sendo o primeiro horário saindo do bairro às 5h53 e último horário saindo do Centro às 22h30.

Linha T5 - Ampliação de uma viagem por dia, passando de 111 para 112 viagens, sendo 56 norte / sul e 56 sul / norte. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido NS, entre 07h26/08h22. Intervalo médio no pico manhã passa de 16 para 15 minutos.

Informações: EPTC
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Governo do Pará começa a construir corredor do BRT Metropolitano

Uma das importantes etapas do projeto de requalificação da BR-316, que tem como objetivo implantar o sistema integrado de ônibus na Região Metropolitana de Belém, é a construção do corredor exclusivo do BRT Metropolitano. No canteiro central, serão 21.6 km de pavimento rígido – estrutura adequada para o modal – que iniciam esta semana dentro do cronograma das obras executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).


A construção será dividida em três trechos a fim de minimizar os transtornos aos usuários da BR e ocorrerá ao longo dos primeiros 10.8 km da via. O primeiro será entre o viaduto da Mário Covas e a altura do KM 7, próximo ao Instituto Evandro Chagas (IEC). 

Durante o serviço, serão interditadas duas faixas da rodovia, uma em cada sentido. Por conta disso, o NGTM planejou que a etapa fosse dividida por trechos de 500 metros a fim de evitar extensos pontos de estrangulamentos e tentar minimizar os transtornos.

Nesta quarta-feira (1º), a área em obras começou a ser sinalizada, incluindo o remanejamento das barras de concreto e conta com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) na orientação aos motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que trafegam ao longo da via. A expectativa é que até o início da próxima semana, operários e máquinas estejam em atividade no local.

Os outros dois trechos que vão receber a pavimentação rígida são: entroncamento até o viaduto do Coqueiro e, da altura do KM 7 até o Terminal de Integração de Marituba, no KM 10.8. Todo corredor do BRT deve ser construído até o próximo ano. 

“O pavimento rígido é uma faixa de circulação de ônibus do sistema BRT mais resistente, onde o ideal é que não sofra muitas oscilações, ao contrário do pavimento flexível, mais sujeito às oscilações devido ao revestimento de asfalto. Por isso, se prepara o terreno, aplica-se algumas bases até receber o concreto. Existe uma padronização do concreto utilizado no pavimento rígido como norma do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]. Além disso, é uma etapa de obras em que dá um aspecto visual à construção do BRT”, explica o engenheiro Alberto Matta, diretor de obras do NGTM.


Paralelo à construção do corredor, novas equipes estão sendo formadas para dar andamento a outros trabalhos. Já está em andamento o segundo lançamento de drenagem. Ao todo, o trecho do projeto receberá cinco pontos, serviços que antecedem a drenagem a fim de reduzir os alagamentos na via e dar o devido escoamento das águas pluviais. Ainda para este mês de dezembro, estão previstos a retomada das obras do viaduto de Ananindeua e terminais de integração, Ananindeua e Marituba. Também deverá ocorrer a fundação de outras passarelas para pedestres, como na altura do KM 10, próximo à avenida Independência.  

Serão 10,8 km de extensão de obras de requalificação, que vão trazer melhorias na mobilidade urbana, como a redução de tempo no deslocamento dos usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém (RMB), ampliação da oferta de transporte coletivo por ônibus, com integração operacional e tarifária, ainda o Centro de Controle de Operações (CC0), localizado no km 10 da rodovia Augusto Montenegro; 13 conjuntos de estações de passageiros do BRT Metropolitano; 13 novas passarelas; nova iluminação pública, calçadas com acessibilidade, ciclovias e paisagismo.

Por Michelle Daniel (NGTM)
Informações: Governo do Pará
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Nova linha de ônibus entre Taguatinga Sul e Arniqueira

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) implementará, na próxima segunda-feira (6), a linha 959.2, que fará o percurso entre Taguatinga Sul e Arniqueira. A característica principal do novo serviço é funcionar como alimentador, facilitando a integração no Pistão Sul.


A ideia da criação da linha surgiu em reunião entre a Semob e a Administração Regional de Arniqueira em que foi apresentada a necessidade de mais uma opção de rota de ônibus para atender aos moradores locais e às pessoas que trabalham ou precisam se deslocar à região administrativa.

O subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus, destaca que, com a novidade, o usuário terá mais controle dos horários de circulação dos veículos. “Temos linhas que entram em Arniqueira vindas de outras localidades, porém o usuário não tem um controle efetivo do tempo em que a linha passa. Com a saída da 959.2 do Terminal de Taguatinga Sul, os usuários terão uma referência melhor do horário de atendimento da linha”, ressalta.

A 959.2 será operada pela empresa Marechal, com tarifa de R$ 2,70.

Serviço:
– Nova linha: 959.2 (Taguatinga Sul/Arniqueira)
– Horários: 6h, 6h30, 7h, 7h30, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 16h30, 17h, 17h30, 18h, 18h30, 19h30
– Início: 6 de dezembro
– Tarifa: R$ 2,70

*Com informações da Secretaria de transporte e Mobilidade do DF
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Caxias do Sul inicia projeto piloto e implementa ônibus sem catraca

quarta-feira, 24 de novembro de 2021


A secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul confirmou que, a partir desta terça-feira (23), a Viação Santa Tereza (Visate) dará início ao projeto Ônibus Sem Catraca. Neste projeto, um ônibus do transporte coletivo público urbano atenderá a comunidade sem estar equipado com catraca, a fim de proporcionar novas experiências e facilitar o acesso dos usuários ao ônibus. A novidade poderá ser conferida no ônibus prefixo 241, na L98 - Panazzolo / Vila Verde. O veículo já está identificado e adesivado. O projeto-piloto passará por testes nos primeiros 30 dias.

Sem uma catraca, o ônibus permitirá maior mobilidade do público dentro do veículo, uma vez que o equipamento representa uma barreira que não contribui na facilidade de acesso e de circulação aos usuários. Um dos motivos que levaram a concessionária a optar pela linha que irá receber o piloto é o fato de o itinerário ter grande índice de utilização do cartão Caxias Urbano. Dados da concessionária revelam que aproximadamente 88% dos usuários da linha optam pelo pagamento por meio eletrônico.

Em virtude da linha de ônibus também prestar atendimento à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), haverá um segundo funcionário da concessionária dentro do ônibus, além do motorista, para prestar apoio aos usuários nas novas referências de localização. Ele também circulará para esclarecer à comunidade acerca dos trâmites do projeto Ônibus Sem Catraca.

O projeto Ônibus Sem Catraca, porém, não isentará os usuários do pagamento da tarifa. A leitora do cartão Caxias Urbano ficará mais próxima do motorista e o pagamento poderá ser efetuado tanto via cartão como em dinheiro, assim como ocorre atualmente, garantindo autonomia e responsabilidade do usuário. Após o período de 30 dias, a secretaria e a concessionária reavaliarão o projeto, visando a continuidade ou não da iniciativa.

Informações: Jornal do Comércio 
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Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

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Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960