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Porto Alegre terá nova ampliação de linhas no transporte público

quinta-feira, 30 de setembro de 2021


Porto Alegre terá uma nova ampliação na oferta de linhas do transporte coletivo. A partir deste domingo (26), duas linhas entram no pacote anunciado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O órgão informou que a equipe de planejamento e operação, diariamente, “analisa a demanda de passageiros em relação à oferta de linhas e realiza ajustes conforme a necessidade”. 

A EPTC também informou a alteração do itinerário da linha 496, criando uma linha nova, a 496.1. A ampliação mais robusta no sistema de transporte público da Capital ocorrerá a partir de segunda-feira (27). 

As mudanças 

Alterações a partir de domingo (26)

Linha 397.1 Bonsucesso (domingos/feriados) - Ampliação de duas viagens por dia, passando de 51 para 53 viagens. Desse total, são 27 no sentido bairro/Centro e 26 no sentido Centro/bairro. Ampliação do horário de funcionamento da linha até as 20h25min. Horários inclusos: bairro/Centro, 19h30min, e Centro/bairro 20h25min.

Linhas 398 Pinheiro e 398.4 Pinheiro Viçosa - Ampliação de quatro viagens por dia, aumentando de 76 para 80 viagens, sendo 40 por sentido. Antecipação do horário de início da linha para as 5h15min e ampliação do horário de funcionamento da linha até as 22h20min. Horários inclusos: bairro/Centro, 5h15min e 21h30min, e Centro/bairro 6h05min e 22h20min.

Alterações a partir de segunda-feira (27)

Linha 496 Jardim Protásio Alves até Passo Dorneles e 496.1 Jardim Protásio Alves - Oferta de 39 viagens por dia no conjunto de linhas, sendo 20 no sentido bairro/Centro e 19 no sentido Centro/bairro. A linha 496 terá o itinerário estendido e seu terminal passará a ser na Avenida Paraíso. A nova linha 496.1 terá como terminal a Rua Primavera. As linhas 496 e 496.1 passam a atender a Avenida Protásio Alves no trecho entre a Rua Primavera e Estrada Martim Félix Berta. As linhas 496 e 496.1 passam a atender o condomínio Porto Rio Grande na Avenida Protásio Alves. Primeiro horário saindo do bairro será às 6h e último saindo do Centro será às 21h. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 48 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 40 minutos. Os clientes com embarque na Avenida Delegado Eli Corrêa Prado, Alameda da Fumaça e Estrada Martim Félix Berta seguirão sendo atendidos pelas linhas Alimentadoras A97.1 Jardim Protásio Alves escolar e A97.4 Jardim Protásio Alves Alzira Rosa e pela linha 491 Passo Dorneles via Safira ou pelas demais opções de linhas ofertadas na região.

Linha 491 Passo Dorneles / Vila Safira - Oferta de 90 viagens por dia nas linhas, com 47 no sentido bairro/Centro e 43 no sentido Centro/bairro. Primeiro horário saindo do bairro será às 5h. Último horário saindo do Centro será à 0h05min. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h ás 19h) de 20 minutos.

Linha 345 Santa Catarina - Ampliação de seis viagens por dia, passando de 54 para 60 viagens. Desse total, são 30 por sentido. O horário de início da operação da linha será antecipado para 5h45min. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h ás 9h) é de 20 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) é de 40 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 25 minutos.

Linha T8 Campus / Farrapos - Ampliação de sete viagens por dia, aumentando de 137 para 144 viagens, com 73 no sentido Leste/Norte e 71 no sentido Norte/Leste. O primeiro horário no sentido Leste/Norte será às 5h20min e último às 0h45min. Primeiro horário no sentido Norte/Leste será às 6h05min e o último às 0h45min. O intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) é de nove minutos. Já o intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) é de 15 minutos. O intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) é de 11 minutos.


Linha T11 3º Perimetral - Terá ampliação de oito viagens por dia, passando de 142 para 150. Serão 74 no sentido Norte/Sul e 76 no sentido Sul/Norte. O primeiro horário Norte/Sul será às 5h40min e o último às 0h45min. Primeiro horário do sentido Sul/Norte será às 5h40min e o último às 0h45min. Também terá elevação da oferta de viagens nos picos da manhã e da tarde. O intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) é de sete minutos. O intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) é de 17 minutos. Já o intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) é de 10 minutos.  

Linha T12 Restinga Cairú e T12A Restinga Cairú via Bento - Ampliação de 15 viagens por dia, subindo de 158 para 173 viagens, sendo 89 no sentido Norte/Sul e 84 no sentido Sul/Norte. O primeiro horário Norte/Sul será às 5h15min e último às 0h45min. O primeiro horário Sul/Norte será às 5h e o último às 0h45min. Também terá ampliação da oferta de viagens nos picos da manhã e tarde e entrepico. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) fica em sete minutos. O intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) é de 15 minutos. O intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) é de sete minutos. 

Linha A11 Alimentadora Chácara do Banco - Reativação da linha com oferta de 12 viagens por dia, sendo seis por sentido. Horários sentido bairro/terminal: 6h25min/7h25min/11h30min/12h35min/14h45min/16h20min. Horários no sentido terminal/bairro: 8h55min/11h20min/12h25min/14h35min/16h10min/18h50min. A linha passa a ter cobrança tarifária, mas permite integração com as linhas radiais ou transversais sem a necessidade do pagamento da segunda tarifa. A integração gratuita ocorre apenas com o uso do cartão TRI, mesmo que o cartão não tenha crédito e o cliente pague a tarifa em dinheiro. O consórcio Viva Sul estará com uma equipe no terminal Tobago de 27 de setembro a 8 de outubro para distribuição do cartão TRI de forma gratuita para aqueles clientes que ainda não têm cartão. A linha A11 irá operar em caráter experimental de 30 dias. Após esse período, a EPTC vai avaliar o comportamento da demanda para o estudo de permanência da circulação da linha e a necessidade de ampliação e adequação da oferta.

Linhas 610.1 Minuano / Lindoia e 610.2 Minuano / Lindóia / Sarandi - As primeiras seis viagens no sentido bairro/Centro da linha terão o terminal alterado para o bairro Sarandi. Com isso, passa a circular nesses horários a linha 610.2 Minuano Lindóia Sarandi. As viagens no sentido Centro/bairro ocorrerão nos horários das 16h50min, 17h40min e 18h e terão o terminal alterado para o Sarandi com a circulação da linha 610.2. Clientes que usam a linha Sarandi Elisabeth contarão com nova opção de deslocamento até o Centro de Porto Alegre pelo eixo da Avenida Cristovão Colombo por meio da linha 610.2 Minuano Lindoia Sarandi. As linhas 610.1 e 610.2 passam a circular no terminal triângulo, com isso, no trecho entre as avenidas João XXIII e Assis Brasil, as linhas irão fazer o seguinte trajeto: Avenida João XXIII, Rua Joaquim Silveira, Rua Eduardo Mastalir, Avenida Assis Brasil, Terminal Triângulo, itinerário normal. O intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) é de 20 minutos. O intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) é de 30 minutos. Já o intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) é de 20 minutos.

Informações: Zero Hora

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Manaus vai ter app para monitorar gastos com transporte coletivo

Durante reunião interna para apresentação de custos e informações sobre o transporte coletivo de Manaus, na sede do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), no bairro Cachoeirinha, zona Sul, nesta segunda-feira (27), o prefeito David Almeida determinou o desenvolvimento de um aplicativo para monitorar o abastecimento de combustível e demais manutenções necessárias, que fazem parte do valor cobrado pelas empresas prestadoras de serviço para a prefeitura.



"Nossa gestão está sempre buscando pela inovação e tecnologia, aliada também à economia  e à atenção ao dinheiro gasto dos cofres públicos, é por isso que eu estou todos os dias nas ruas fiscalizando obras, vendo se o que pagamos está de acordo com o que é feito. Agora, nós acordamos que será desenvolvido, criado pela prefeitura, um aplicativo, um sistema, que vai monitorar o uso de combustíveis, rodagem, troca de lubrificantes e outros, buscando assim reduzir os gastos e também auxiliar na nossa transparência e prestação de contas", enfatizou o prefeito David Almeida.

Dentro do custo do transporte coletivo, estão itens, como combustível, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios, depreciação, remuneração de pessoal, benefícios (cestas, lanches e refeições), despesas administrativas e tributárias, entre outros. No mês de agosto, foi registrado um gasto de R$ 53 milhões e arrecadação de R$ 38 milhões.

O transporte coletivo em Manaus corresponde, hoje, a uma frota de 1.204 ônibus, sendo micro, articulados ou normais. O serviço é um dos mais caros aos cofres públicos do município, em insumos, sendo necessário a compensação da diferença do valor gasto e arrecadado. Por isso, o chefe do Executivo municipal destacou a importância do trabalho constante e reforçado da prefeitura.

"Manaus foi uma das três capitais que não sofreram paralisação dos ônibus durante a pandemia, e isso graças à prefeitura, que está preocupada em manter os serviços prestados à população, da melhor forma possível, inclusive com a recuperação de boa parte da frota e compra de novos ônibus", concluiu o prefeito.

Informações: Em Tempo

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Campinas ganha destaque em Comitê de Autoridades da UITP

O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva, que agora integra o Comitê de Autoridades Internacionais da União Internacional de Transporte Público / Divisão da América Latina (UITP), foi convidado para ser o anfitrião virtual da 49ª Reunião do Comitê, que contou com 20 autoridades mundiais, nesta última semana.



A UITP é a única rede mundial que reúne todas as partes interessadas no transporte público e todos os modos de transporte sustentáveis. São mais de 1,8 mil membros no mundo, distribuídos em 16 escritórios, incluindo o da América Latina que se encontra em São Paulo.

Durante o encontro com autoridades dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Portugal, Singapura, França, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Argentina, entre outros, Camargo apresentou um panorama geral do transporte público na América Latina e destacou a cidade de Campinas e o seu potencial econômico, turístico e social. Também apresentou dados da Região Metropolitana (RMC-Campinas).

Os integrantes do Comitê Internacional puderam conhecer a estrutura organizacional da Emdec, suas ações, responsabilidades e diretrizes para a mobilidade urbana nos próximos anos.

Camargo ressaltou o papel pioneiro da cidade em temas da mobilidade no Brasil, lembrando a adoção da fiscalização eletrônica digital e da tecnologia de pagamento por cartão nos ônibus do transporte público. A infraestrutura e a operação do transporte foram destacados. Camargo trouxe os dados de passageiros transportados, linhas, táxis, aplicativos, terminais e informações referentes ao BRT.

Os participantes fizeram questões sobre o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) – que vem sendo implantado, a integração entre os transportes, os dados de movimentação e Origem-Destino dos passageiros e sobre as ciclovias.

Os participantes discutiram, ainda, a elaboração e dois documentos: um para orientar as autoridades sobre “Como ajudar na Sustentabilidade das Cidades”; e outro sobre “Como trazer passageiros que foram perdidos de volta ao sistema de transporte público”.

A UITP tem o seu escritório central localizado em Bruxelas (Bélgica) e mais de 135 anos de história (foi fundada em 1885).

Informações: EMDEC

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MetrôRio dá gratuidade para quem for tomar 2ª dose da vacina contra covid-19

A partir de hoje (29), o MetrôRio vai dar gratuidade aos clientes no dia em que forem imunizados com a segunda dose da vacina contra a covid-19 e também com a dose de reforço. Nesse dia, a volta para a casa de metrô ficará por conta da concessionária. A iniciativa foi batizada de movimento Estação Vacina e é inédita no sistema de transporte público do Rio de Janeiro. 



O presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, afirmou que a criação do Movimento Estação Vacina visa ajudar e incentivar a imunização coletiva contra a covid-19. "Nosso objetivo, como grande sistema de transporte público, com grande visibilidade, é fazer com que mais pessoas possam tomar sua segunda ou terceira doses. 

Para participar da iniciativa, o passageiro deve apresentar o comprovante da vacinação no acesso ao transporte, em qualquer uma das 41 estações ou nos ônibus do Metrô na Superfície, junto com um documento de identidade com foto e CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

A gratuidade é válida apenas para o dia da aplicação da segunda ou terceira doses, informou o presidente do MetrôRio. A ação se estenderá até dezembro, visando estimular que as pessoas se imunizem e possam, desse modo, contribuir para a aceleração do processo de vacinação na capital fluminense.

Informações: Metrô Rio

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Pagamento por aproximação ganha força no MetrôRio durante a pandemia

O pagamento por aproximação vem ganhando ainda mais protagonismo entre meios de pagamentos digitais disponíveis no transporte público. Com a pandemia, o uso da solução tecnológica foi impulsionado no metrô do Rio de Janeiro. Somente neste período, de março de 2020 até agora, a concessionária registrou 1,3 milhão de transações pelo método NFC, batendo recordes seguidos de uso ao longo de 2021. O número representa um crescimento de 120% de utilização no sistema metroviário em comparação ao ano de 2019. Além disso, 97% dos clientes usaram o método uma vez e voltaram a optar pela solução, o que demonstra a facilidade e fluidez da tecnologia. 



O uso do pagamento por aproximação se tornou uma alternativa mais segura para os clientes. Além de trazer praticidade e rapidez ao embarcar no metrô, pois o cliente não precisa entrar em nenhuma fila para comprar o bilhete, a tecnologia desestimula o uso de dinheiro em espécie, iniciativa que está alinhada com as medidas que podem ajudar a prevenir a disseminação do coronavírus

A maior parte das operações com NFC, 89%, foi feita por meio de cartões pré-pago, crédito e débito da Visa, Elo e Mastercard, sendo as duas primeiras bandeiras aceitas também nos validadores dos ônibus na superfície, além das catracas das estações. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados como celulares, relógios e pulseiras foram responsáveis pelos outros 11% do total. 

O sistema funciona ainda para quem usa Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay no celular. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.

A estação com maior número de utilizações do serviço é a Carioca, com 10% dos embarques, seguida de Jardim Oceânico (7,7%), e Botafogo (7,3%). Cada cliente utiliza o meio de pagamento, em média, duas vezes por dia. Desde o lançamento em 2019, a concessionária já registrou mais de 2,1 milhões de pagamentos realizados no sistema metroviário e nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS). 

Em outubro deste ano, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS) completam um ano da implantação do pagamento de passagens por meio da tecnologia NFC. Esse foi o primeiro projeto de integração tarifária que passou a contar com transações por aproximação na América Latina, utilizando cartões da Visa. O pagamento digital no sistema do MNS, porém, já vale para clientes dos cartões Elo. Nas duas bandeiras, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança.

Informações: Metrô Rio

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Governo de SP entrega 116 novos ônibus e marca o início da modernização da operação metropolitana no ABC

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O Governador João Doria entregou nessa segunda-feira (02), 116 ônibus que irão beneficiar a população de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os novos veículos integrarão o sistema intermunicipal de concessão do ABC (antiga área 5), gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.



"Hoje temos um momento muito importante, que é a entrega dos 116 ônibus para o Grande ABC. São ônibus modernos, funcionais, com ar-condicionado, wifii e acessibilidade, com elevadores para as pessoas com deficiência. Além disso, são ônibus que possuem eficiência energética, com baixa emissão de poluentes", destacou o Governador João Doria.

A renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 55,3 milhões a ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD. Os novos ônibus, todos com carroceria Caio Apache Vip e ar-condicionado, vão atender 97 linhas metropolitanas na região e cerca de 110 mil pessoas diariamente.

"Nós estivemos aqui, na EMTU, há dois anos quando entregamos veículos articulados que operam no corredor da Metra. E hoje voltamos na sede da Metra, uma concessão que é elogiada pelo cidadão, para a reformulação da frota dos ônibus que atende quem mais precisa do transporte público. A entrega de 116 ônibus está associada a todos os investimentos que serão realizados no atual corredor da Metra e na construção do BRT ABC", comentou o secretário Alexandre Baldy ressaltando que soma de todas as melhorias para região terá investimento de R$ 1,3 bilhão por parte da Metra.

Todos os 116 veículos entregues são fabricados com motor Euro V, com tecnologia para menor emissão de partículas poluentes em veículos movidos à diesel, 20 dispõem de suspensão a ar, característica que oferece mais segurança e melhor dirigibilidade, maior estabilidade e menor impacto com o solo, reduzindo o desgaste dos pneus. Câmeras nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança aos motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.

BRT ABC - O investimento privado na renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos e melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto como contrapartida à prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido pelo Governo do Estado. O pacote inclui a construção do BRT ABC no valor estimado de R$ 860 milhões em investimentos privados. O sistema está previsto para operar plenamente a partir de 2023 com faixas exclusivas e corredores em 17,3 km de extensão ligando o centro de São Bernardo à capital. O pacote ainda contempla a reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remanescente que opera na região.

Informações: EMTU SP

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EMTU reforça número de viagens em linhas intermunicipais que ligam Diadema e São Bernardo à capital

segunda-feira, 12 de julho de 2021


A EMTU determinou um aumento do número de ônibus e de viagens intermunicipais em três linhas intermunicipais que operam entre os municípios de Diadema, São Bernardo e a capital.  Serão beneficiados, a partir de segunda-feira (05), cerca de 5 mil passageiros das linhas 006, 358 e 446, operadas pela empresa ABC Sistema.

As reprogramações foram definidas com base nos acompanhamentos diários da Operação Monitorada, realizados pelo setor de fiscalização da EMTU, juntamente com informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real.

Informações: EMTU SP

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No Recife, Linha muda itinerário para ampliar atendimento à comunidade de Sítio das Palmeiras

O Grande Recife mudou o itinerário da linha 2416 – Roda de Fogo/TI Getúlio Vargas. Com a alteração, a linha reforça o atendimento à comunidade de Sítio das Palmeiras nos dias úteis, sábados e domingo. Confira, abaixo, como ficam os novos percursos dos ônibus nos dois sentidos da viagem:



Terminal/ponto de retorno: TI Getúlio Vargas, R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, R. Gomes Taborda, R. Dr. Miguel Viêira Ferreira, R. Inácio Monteiro, R. Eurico de Souza Leão, R. Xavier de Brito, R. Ocidental, R. Zumbi dos Palmares, R. Poeta Raymundo Asfora, R. Washington Duarte Espíndola, R. Clarice Lispector, R. Pintor Hélio Feijó, R. Bicentenário da Revolução Francesa.

Ponto de retorno/terminal: R. Bicentenário da Revolução Francesa, R. Pintor Hélio Feijó, R. Clarice Lispector, R. Washington Duarte E spíndola, R. Poeta Raymundo Asfora, R. Zumbi dos Palmares, R. Ocidental, R. Xavier de Brito, R. Eurico de Souza Leão, Av. Inácio Monteiro, R. Dr. Miguel Ferreira Viêira, R. Cláudio Brotherhood, R. Antero Mota, R. Maria Quitéria, R. Nossa Sra. da Saúde, Av. Maurício de Nassau (radial leste), R. Odete Monteiro, R. Prof. Estevão Francisco da Costa, Av. Gen. San Martin, TI Getúlio Vargas.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT

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