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Ciclistas cobram respeito de motoristas em ato nessa quinta 23/04‏

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Após o atropelamento da ciclista Juliana Lanaro na última quarta feira (15/054) em treino parque da cidade, ciclistas estão vindo a público cobrar medidas do GDF para promoção da segurança nas ruas, e a Administração do Parque sinaliza com medida a serem anunciadas nessa quinta.

Atletas farão um pedal protesto nessa quinta feita, às 7h, saindo do estacionamento 10 do Parque da cidade. Farão duas voltas no Parque para conscientizar que as vias devem ser compartilhadas entre carros e ciclistas. 

Nesta segunda-feira (20/04), gestores, ciclistas e treinadores se reuniram para discutir a segurança dos usuários de bicicleta em Brasília. Representantes da Administração Regional de Brasília, da Subsecretaria do Parque da Cidade, da Secretaria de Estado de Mobilidade e do Departamento de Trânsito estiveram no encontro. Foram pensadas ações em curto e longo prazo para enfrentar a violência contra os ciclistas. Os gestores concordaram com a importância de campanhas educativas futuras para rádio e televisão, focando nas regras de conduta dos motoristas e ciclistas. 

Ao final da reunião, a tenente-coronel, Sheila Sampaio, que comanda o 1º Batalhão da Polícia Militar do DF e é ciclista, sistematizou os encaminhamentos em curto prazo. Haverá um carro da PM percorrendo o Parque na hora dos treinos (início da manhã e final da noite), serão produzidos fôlderes de orientação sobre as regras do trânsito (distribuídos por blitz educativas) e a instalação de sinalização vertical sensibilizando os motoristas para o cuidado com os atletas nas bicicletas. Também existe a previsão de sinalização horizontal, porém esta demanda um projeto e deve demorar um pouco mais.

Os representantes do Poder Público pretendem divulgar estas primeiras ações durante o evento “Motorista Respeite o Ciclista” na quinta-feira (23/04) às 7h no Estacionamento nº10 do Parque da Cidade

Serviço:


Contato: Bruno Tempesta: 8145-4565
Horário: 7 da manhã
Dia: 23 de abril de 2015
Local: Estacionamento 10 - Pedalinho
Parque da Cidade

Informações: Rodas da Paz
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Trem-bala japonês bate novo recorde de velocidade e atinge 603 km/h

O trem japonês de levitação magnética "Maglev", ainda em fase de testes e operado pela empresa ferroviária Central Japan Railway, bateu nesta terça-feira seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir 603 km/h, menos de uma semana de quebrar a marca anterior. A velocidade foi alcançada na via de testes de 42 quilômetros de extensão instalada na Prefeitura de Yamanashi, a 35 quilômetros ao Oeste de Tóquio.

Com a atividade desta terça-feira, a Central Japan Railway concluiu os testes para atingir as altas velocidades com o "Maglev" sem o registro de nenhum problema. O mesmo trem bateu o recorde mundial ao alcançar 590 km/h no último dia 16 de abril.

O "Maglev" funciona por meio de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos. O campo magnético gerado faz com que o trem seja elevado até 10 centímetros acima da ferrovia e também o impulsiona, eliminando o contato e fazendo com que a única forma de atrito seja o ar.

A Central Japan Railway tem intenção de colocar o "Maglev" em funcionamento em 2027 entre a estação de Shinagawa, ao Sul de Tóquio, e a cidade de Nagóia, no Centro do Japão. O trajeto, de 286 quilômetros e feito pelo trem-bala em 88 minutos, seria reduzido para 40 minutos com o "Maglev".

A expectativa é que o trem circule a uma velocidade máxima de 500 km/h quando começar a operar. A Central Japan Railway pretende estender o serviço de Nagóia a Osaka, no Oeste do país, em 2045.

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Prefeitura desativa ônibus que liga aeroporto a hotéis em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu nesta segunda-feira (20) desativar a linha especial de ônibus especial que saía do Aeroporto Salgado Filho e passava pelos principais hotéis da cidade. A linha seletiva S1 deixará de funcionar a partir do dia 30, quinta-feira da próxima semana.

Criada para atender os turistas durante a Copa do Mundo do ano passado, a linha operava em caráter experimental. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada devido à baixa média de passageiros, de 1,37 por viagem, o que inviabilizou a operação. Somente no ano passado, o município teve um prejuízo superior a R$ 880 mil com a S1.

A decisão foi tomada pelo prefeito José Fortunati, em reunião com o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann; o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, e o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, além de gestores e técnicos das duas empresas municipais. Os números da linha seletiva foram apresentados durante o encontro.

A prefeitura destaca que também pesaram na decisão a existência de outras alternativas de transporte entre o aeroporto e o Centro, como os 210 táxis disponíveis no ponto fixo do terminal, e as seis linhas de ônibus comum  que passam pelo local: T5, T11, B02 (Leopoldina-Aeroporto), B09 (Aeroporto-Iguatemi), B56 (Passo das Pedras-Aeroporto) e 705 (Indústrias).

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Em Salvador, Andar de "frescão" está pesando mais no bolso durante o Verão

Além dos vários aumentos já conhecidos pelos baianos, como IPTU, conta de energia, cosméticos, material escolar e combustíveis, a população vai ter que coçar o bolso ainda mais no começo deste ano. É que o preço da passagem dos micro-ônibus com ar condicionado, conhecidos popularmente como “frescão”, tiveram um acréscimo de R$ 0,25 em seu valor, ou seja, passaram de R$ 3 para R$ 3,25. Um aumento de 8,3%.

Quem pega dois transportes deste tipo por dia para se locomover na cidade, gastava, normalmente, R$ 180 por mês. Agora, vai ter um gasto mensal de R$ 195. Um aumento de R$ 15. Durante o ano, a despesa do passageiro da capital baiana que utilizar estes ônibus, de segunda à sábado, vai ultrapassar a casa do R$ 180. Além do ar condicionado, os coletivos possuem poltronas acolchoadas, oferecendo ainda mais conforto ao usuário em relação aos ônibus convencionais.

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DFTrans abre 5 postos para venda de bilhetes do BRT

terça-feira, 21 de abril de 2015

O DFTrans vai abrir cinco bilheterias do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) para usuários do BRT (Expresso Sul) nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes e aniversário de Brasília. Os postos funcionam na estação Central do Metrô (na rodoviária do Plano Piloto) e nos terminais do Gama, Park Way e de Santa Maria.
Foto: Lucas Nanini/G1
As bilheterias no terminal do Gama e de Santa Maria estarão abertas das 5h às 22h e das 5h às 19h, respectivamente. Na estação Central e na estação do Park Way, das 6h às 22h. A unidade móvel que está na quadra 401 de Santa Maria funcionará das 5h às 17h.

Antes o DFTrans havia informado ao G1 que seriam somente quatro postos abertos e em horários diferentes.

Segundo o órgão, além da recarga, usuários poderão fazer a compra dos cartões que dão acesso aos veículos do Expresso Sul. Para poder embarcar nos ônibus é preciso ter um cartão de bilhetagem automática.

O DFtrans afirmou ainda não saber quantas pessoas utilizam o BRT por dia, pois o levantamento está sendo feito após o início da cobrança da passagem, no dia 3 de abril.

Dificuldades
Passageiros do transporte público do DF enfrentaram dificuldades no último sábado (11) para recarregar o bilhete único e creditar o cartão de bilhetagem automática para utilizar o BRT nos postos do DFTrans.

No posto da Rodoviária do Plano Piloto, um aviso na parede falava que não haveria atendimento. A informação era diferente no portal do DFTrans, que dizia que todos os postos abririam no sábado das 8h às 12h. O posto foi aberto às 9h. Segundo o gerente de bilhetagem Cleiverson Mariano, o atraso de deu por causa de uma falha em uma máquina leitora de tíquetes.

No dia 6 de abril, primeiro dia útil desde que teve início a cobrança de tarifa para o Expresso DF, houve fila para adquirir o cartão que dá acesso aos ônibus, na volta para casa. Funcionários do DFTrans orientavam os usuários do modelo, que faz o transporte do Gama e de Santa Maria ao Plano Piloto. Pela manhã, o sistema chegou a travar em alguns momentos.

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Terminal de ônibus em Várzea Grande (MT) será desativado em 90 dias

O Terminal André Maggi em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, será desativado em 90 dias, segundo planejamento da prefeitura municipal. Como primeira medida no cronograma de desativação, os ônibus das linhas 055 (Terminal André Maggi/Coxipó) e 017 (Terminal André Maggi/UFMT) não passam mais pelo local desde segunda-feira (20). Os usuários destas linhas devem embarcar na Avenida Filinto Müller. A integração entre um ônibus e outro que se dava no terminal será feita por meio do cartão-transporte.

Segundo o secretário de Serviços Públicos e Transporte, Roldão Lima Júnior, o terminal será desativado porque não consegue mais atender à demanda. "Quando foi criado, há 17 anos, passavam por aqui 20 mil pessoas por dia e hoje o fluxo diário é de 80 mil passageiros. Agora, assim como é feita em Cuiabá, a integração será com o cartão. O usuário tem até duas horas e meia para integrar", explicou.

Outro fator que contribuiu para a desativação é a falta de segurança. De acordo com o secretário, no período da noite o local recebe usuários de drogas e já foram registrados assaltos, inclusive à mão armada.

Idosos
Outra mudança que também está valendo é o embarque dos idosos pela porta da frente, em atendimento a uma determinação do Ministério Público do Estado. Aquelas que ainda não têm o cartão de transporte devem procurar o posto de atendimento da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) no próprio Terminal André Maggi.

Como a procura pelo serviço tem sido grande, com longas filas se formando, serão distribuídas 60 senhas por dia para atendimento no terminal a partir da próxima quarta-feira (22). Roldão Filho explicou que se houver mais idosos à espera, eles serão transportados pela prefeitura até outro local onde será montada uma estrutura de atendimento para a confecção do cartão que libera a passagem do idoso pela catraca.

Como todas as pessoas com 65 anos ou mais têm direito ao transporte gratuito, nenhum idoso deixará de tomar ônibus, caso não tenha ainda o cartão, reforçou ainda o secretário.

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Dificuldade de acesso de deficientes visuais nos novos ônibus de Salvador

Muitas reclamações estão sendo feitas com relação aos 300 novos ônibus entregues pela prefeitura no dia 29 de dezembro de 2014. 
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As maiores queixas são com relação ao espaço preferencial dos ônibus. Para quem ainda não andou em nenhum ou não sabe quais foram as mudanças feitas, a entrada do ônibus é feita pela porta dianteira, sendo que a catraca fica depois dos três assentos preferenciais reservados para idosos, mulheres grávidas, crianças de colo, deficientes físicos e obesos.

A prefeitura baixou o decreto nº 25.782, que autoriza o acesso dos idosos através da catraca do coletivo, mas este decreto não resolve todos os problemas das pessoas que utilizam os assentos preferenciais.

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Aplicativo guia usuários 'perdidos' no transporte público em Porto Alegre

Baseado no conceito de crowdsourcing, ou seja, abastecido pelos próprios usuários, uma startup recém-criada em Porto Alegre lançou um aplicativo para celular ou tablet capaz de guiar os “perdidos” na cidade. O app reúne informações sobre todas as opções de transporte público da capital: ônibus, lotação, trem, catamarã e até aeromóvel. É possível ainda compartilhar e aproveitar dados fornecidos pelos passageiros em tempo real, como atrasos, condições de trânsito, superlotação dos veículos e até mesmo se o motorista dirige mal ou agressivamente.

A ideia é da 8Lab, startup formada por quatro sócios há cerca de um ano e incubada na Raiar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A intenção é facilitar a vida de quem se desloca pela cidade e depende do transporte coletivo. "Quando eu estava no colégio, não tinha quase nada de informação desse tipo. Não se sabia que ônibus pegar para chegar a determinado lugar. Era preciso pedir ajuda. Meu sócio comentava que antes a avó era o GPS dele", brinca Flávio Palma Pereira, 22 anos, um dos sócios da 8Lab.

A exemplo dos populares Moovit e Waze, o app intitulado Wigo é destinado somente para quem usa transporte público e eventualmente fica preso no trânsito. No campo de busca, digita-se para onde quer ir. A partir da geolocalização, o app indicará qual o ponto mais próximo para embarcar no transporte coletivo (conforme a preferência ou necessidade do passageiro), quais linhas podem ser usadas, qual a rota será feita e onde é preciso descer. Se for necessário, sinalizará ainda como e onde fazer baldeação.

"Incluímos no app todos os meios de transporte público e coletivo. Instrui o usuário, que de repente não conhece a região. O aplicativo avisa 300 metros antes do ponto para ele descer. E mostra opções de integração, se ele tiver que pegar mais de um ônibus, por exemplo", detalha o estudante de administração da PUCRS.

Por fim, o app permite que os usuários interajam e abasteçam a ferramenta com informações. "É como uma comunidade no aplicativo. Os usuários podem dizer em tempo real se a via está trancado, se o ônibus está cheio, ou se tem uma obra no caminho", explica.

O Wigo tem download gratuito e está disponível para Android no Google Play. A partir do segundo semestre do ano, poderá ser utilizado também por usuários do sistema IOS.

Informações: G1 RS


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