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Usuários reclamam de integração entre ônibus e metrô no Distrito Federal

domingo, 18 de janeiro de 2015

Usuários do transporte coletivo do Distrito Federal reclamam que a integração entre ônibus e metrô não funciona e que por isso estão pagando duas passagens.

O servidor público Civaldo Menezes diz que gastou R$ 66 a mais em dezembro por falha no sistema. Nesta sexta-feira (16), na estação de metrô de Taguatinga Sul, a catraca descontou R$ 3 do cartão-cidadão de Menezes. Apesar de a integração permitir que ele utilize um ônibus na sequência sem pagar pelo serviço, o cartão teve descontado R$ 1,50 referente à tarifa normal do tipo de transporte. "Não era para cobrar a passagem, então estou pagando a integração sem precisar pagar."

Também servidor público, Amilton Martins percebe o desconto de R$ 1,50 a mais toda vez que faz a integração do metrô para o ônibus. "Esperamos que resolva porque agora não adianta colocar o cartão, dizer que é da integração."

Um funcionário da Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa responsável pela integração, que não quis se identificar, disse que uma falha no sistema está acontecendo há um mês.

Em nota, o DFTrans admitiu que há problemas em algumas catracas de estações do metrô e que por isso a integração não é realizada. O orgão não informou quando o sistema será corrigido e orientou os usuários a procurarem agentes do metrô em caso de problema.

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Em Feira de Santana, Tarifa de ônibus passa a custar R$ R$ 2,70

Os usuários do transporte coletivo da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, já começaram a pagar mais caro pela tarifa de ônibus. É que o reajuste de R$ 2,35 para R$ 2,70, definido pelo Conselho Municipal de Transportes, passa a valer a partir deste sábado (17). O decreto autorizando o aumento das passagens foi divulgado na sexta-feira (16) pela prefeitura da cidade, a segunda maior da Bahia.

O reajuste de 14,9% na tarifa local do transporte público foi aprovado na segunda-feira (12). O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, afirmou que a decisão foi tomada pela maioria do Conselho - que tem representantes do poder público, empresários e sociedade civil -, sendo que o estudo de um nova previsão tarifária foi acordado com rodoviários no dia 24 de dezembro de 2013, após paralisação que afetou o transporte público durante três dias no município.

"Tivemos todo um cuidado para fazer o calculo tarifário e a taria em Feira, ao contrário do que aconteceu em várias capitais do Brasil, ficou 6% abaixo da inflação. É uma tarifa razoável e justa, que leva em consideração o aumento dos custos", afirmou o secretário, em entrevista ao G1.

Reajuste
Conforme Tuy, o aumento da tarifa em 2015 é justificado por dois motivos. O primeiro estaria relacionado à falta de aumento no valor da passagem há dois anos - em 2013 e 2014, não houve reajuste em Feira.

O secretário ainda lembra que, em 2013, ao contrário de outras cidades brasileiras, Feira reduziu a tarifa, que caiu de R$ 2,50 para R$ 2,35.

A primeira justificativa, segundo o secretário de Transporte, leva ao segundo motivo que explica o aumento na passagem. Segundo ele, as empresas alegaram desequilíbrio nas contas. Além disso, conforme o secretário, durante os dois últimos anos houve aumento de salário e acréscimo no valor combustível, lubrificantes e insumos.

De acordo com Ebenezer Tuy, o município de Feira de Santana tem frota de 224 veículos, que são administrados por duas empresas: Princesinha do Sertão e 18 de Setembro. O secretário municipal de Transportes informou, também, que ainda esse mes deve ser divulgado o edital para licitação do transporte coletivo da cidade.

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Tarifa do transporte coletivo passa a custar R$ 3,10 em Uberaba

O transporte coletivo em Uberaba  passa a funcionar com tarifa de R$3,10 a partir de segunda-feira (19). O reajuste foi anunciado nesta sexta-feira (16), após reuniões do Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba (CMTP) para avaliar planilhas de empresas concessionárias, que solicitaram o custo de R$3,12. Em julho de 2013, após manifestações, o valor vigente de R$ 2,90 foi reduzido para R$ 2,80.

O CMTP se manifestou em ata, por unanimidade, favorável à correção da tarifa classificada como "inevitável" pelo longo período sem nenhuma alteração. Em porcentagem, a alteração significou aumento de 10,7%. As justificativas se respaldam na inflação acumulada próxima a 14% no período de estabilidade do preço da passagem; aumento de 30% no valor do óleo diesel e 15% na mão de obra e insumos. Dados da documentação mostram que em Uberaba a gratuidade no transporte impacta o preço da tarifa em cerca de 30%.

A atual gestão exigiu modernização da frota, que apresentará 15 novos ônibus neste sábado (16). Outra novidade no transporte coletivo diz respeito ao sistema BRT, cuja operação está prevista para ser iniciada entre os dias 20 e 30 de janeiro.

Por Alex Rocha
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Tarifa de ônibus em Manaus aumenta para R$ 3

Após três anos sem reajuste, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciou no início da noite desta sexta-feira (16) que a tarifa do transporte coletivo da capital passará dos atuais R$ 2,75 para R$ 3,00 a partir do dia 18 deste mês (domingo). O anúncio foi feito em coletiva à imprensa, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste. 

Artur justificou o aumento argumentando que o valor da tarifa é o mesmo desde 2012. Neste período a inflação acumulada no país é de 21%, os combustíveis subiram 33% e os salários dos rodoviarios  aumentaram em 20%. De 2011 para 2014 o diesel sofreu aumento de 33,64% e o preço do ônibus convencional, 17,20%

Conforme dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (Antp), a passagem em Manaus sofreu a seguinte variação: em maio de 2005 custava R$ 1,50; em setembro do ano seguinte, o valor passou para R$ 1,80; em outubro de 2009 foi para R$ 2,25; em abril de 2010 passou a custar R$ 2,10 (redução de R$ 0,10); em outubro do mesmo ano voltou para R$ 2,25 e em janeiro de 2012 foi reajustada para R$ 2,75; em março de 2013 teve aprovado o reajuste para R$ 3; ainda em 2013 o valor reduziu para R$ 2,90 e R$ 2,75.

Onze cidades brasileiras já reajustaram suas tarifas de transporte coletivo: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Campo Grande, Porto Alegre, Goiânia, Rio Branco, Salvador, Aracajú. Os coletivos que atuam como intermunicipais de Fortaleza e Florianópolis também sofreram reajuste na tarifa.

'Domingueira'

Por entender o 50% de desconto no preço da tarifa de ônibus aos domingos e feriados, a chamada 'Domingueira', como uma medida que empurra os preços de todo o sistema viário para cima, Artur declarou que ela não voltará. "Nos esforçamos ao máximo para que o reajuste fosse o mínimo possível para que o sistema ficasse sustentável e não creio que a Domingueira seja uma medida sensata nesse cenário", disse.

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No Rio, Linha 4 chegará à Gávea só após as Olimpíadas

Depois de anunciar que não haverá atraso na inauguração da Linha 4 do Metrô, o Governo do Rio de Janeiro admitiu que a estação da Gávea só ficará pronta em dezembro de 2016, seis meses após o previsto e, portanto, após as Olimpíadas.

Na última terça-feira (13), o secretário de Transportes, Carlos Roberrto Osório afirmou ao RJTV, que as obras estavam dentro do prazo. “Nós estamos acompanhando, passo a passo, diariamente a evolução do Tatuzão, para garantir o cronograma de obras. Esta obra tem que ficar pronta no primeiro semestre de 2016”, disse.

O argumento usado pelo governo para explicar o atraso já foi usado outras vezes em agosto de 2013. A concessionária alterou o projeto da estação da Gávea. As plataformas não serão mais em dois níveis. Terá apenas um nível, mas foi mantida a decisão de construir dois túneis, ligados à Barra e ao Leblon, para que não haja obstrução da linha.

O presidente da associação de moradores da Gávea, Bruno Belxior, informou que não vê problemas na alteração, desde que haja duas plataformas, para que os trens circulem sem interrupção. Segundo a concessionária, equipamentos estão sendo instalados para que as escavações da futura estação comecem ainda neste mês. Haverá duas saídas para passageiros: em frente à PUC e na Rua Marques de São Vicente. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro de 2015.

Segundo a Secretaria de Transportes, a Linha 4, que irá ligar Ipanema à Barra, vai entrar em operação em junho de 2016, com cinco das seis estações em funcionamento: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alá, Antero de Quental, são Conrado e Jardim Oceânico.

Outra informação divulgada é que os passageiros, durante cerca de seis meses, terão que trocar de trem para seguir viagem para as estações da Linha 1. De acordo com o estado, foi uma decisão operacional para, aos poucos, ajustar o intervalo dos trens.

Além disso, um trecho da obra da Linha 4 ainda é motivo de preocupação, nenhum imprevisto novo pode acontecer nos cinco quilômetros que deverão ser perfurados pelo tatuzão, sob risco de atrasar o cronograma. Até esta quinta-feira (15), o equipamento abriu menos de 10% do túnel.

Segundo a Secretaria de Transportes, em março o tatuzão chegará a Praça Nossa Senhora da Paz, em agosto no Jardim de Alah, em outubro na Praça Antero de Quental no Leblon e em dezembro na Rua Visconde de Albuquerque.

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Novo sistema de transporte público começa a funcionar em Teresina

O novo sistema de transporte público de Teresina começou a funcionar neste sábado (17) com 40 novos ônibus e a implantação de terminais provisórios nas quatro zonas e no centro da cidade. Esse sistema será operado pelos consórcios Poty, responsável pelo serviço na zona Norte; o Urbanus, na zona Leste; o Theresina, na zona Sudeste e a empresa Transcol na zona Sul.

Ontem, o prefeito Firmino Filho assinou a ordem de serviço para a construção de oito terminais de integração, que devem ficar prontos em oito meses. Serão dois terminais na zona Norte, um próximo ao mercado do Buenos Aires e outro na Rua Rui Barbosa. Na zona Sul, um no Planalto Bela Vista e o outro próximo ao Clube dos 100. Na zona Leste, um será na Santa Isabel e outro na Kennedy, próximo ao zoobotânico. Já na zona Sudeste, um será próximo à Fundação Bradesco e o outro próximo à Usina Livramento. A obra dos terminais de integração está orçada em R$ 30.109.227,76, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.


Firmino declarou que não está em discussão, neste momento, o reajuste da tarifa. A expectativa é que isso aconteça somente após a implantação do sistema e a realização de um estudo para averiguar até quanto pode aumentar o valor da passagem.

Entenda o sistema de transporte público

O gerente de Fiscalização da Strans, Vinícius Rufino, explicou como vai funcionar o novo sistema e adiantou que as mudanças acontecem de forma gradativa. As linhas rodoviária circular e universidade circular continuam existindo nesse primeiro momento.

Outras linhas que passam por mudança não circulam mais por várias zonas da capital. Isso significa que o passageiro que sai da zona Sudeste com destino à zona Norte, por exemplo, terá que pegar o ônibus no seu bairro e descer no terminal da sua zona, onde pega outro ônibus para o terminal do centro e daí para a zona Norte. A princípio haverá fiscais da Strans orientando os passageiros.

Segundo Vinícius Rufino, as rotas fracionadas vão agilizar a viagem, tornando menor o tempo de permanência dentro do ônibus. “Quem pega o ônibus na Vila Irmã Dulce não virá mais direto para o centro. O passageiro vai até o terminal provisório do Parque Piauí e de lá pega outro ônibus para o centro”, exemplifica Rufino.

Com o novo sistema, o total de linhas integradas passa de 65 para 97, atingindo quase toda a capital. Não haverá mais o tempo máximo de 2h para pegar outro ônibus sem pagar passagem. Enquanto estiver dentro dos terminais, o usuário poderá pegar quantos ônibus forem necessários para chegar ao seu destino. Para isso, contudo, o passageiro terá que adquirir o cartão de integração, que custa de R$ 6,30 e pode ser adquiridos nos postos de venda do Setut, espalhados pela capital.

Existem três tipos de cartões eletrônicos: o vale transporte eletrônico, para o trabalhador, o cartão eletrônico estudante, para os estudantes e a terceira opção para as demais pessoas, que é o cartão expresso. “É bom lembrar que as pessoas precisam adquirir o cartão eletrônico mais adequado para a sua realidade o quanto antes, pois mais uma vez lembramos que somente com o cartão o passageiro poderá fazer uso da integração do sistema”, ressaltou o gerente de Fiscalização e Controle da Strans, Vinícius Rufino.

Os novos veículos são padronizados e vão apresentar faixas laterais com cores diferentes e com o nome do consórcio responsável. Na zona sul a linha é amarela; na zona Norte é verde, na zona Leste é vermelha e zona Sudeste é azul.

Tecnologia

O novo sistema de transporte público vai contar com algumas ferramentas tecnológicas que deverão auxiliar os passageiros. Um deles é o GPS implantado nos 40 novos ônibus que foram entregues hoje e que começam a circular a partir de hoje (17).

O objetivo, segundo o prefeito Firmino Filho, é evitar atrasos e mudança de rotas. “A fiscalização será mais rigorosa e a tolerância é zero para o cumprimento de horário”, disse Firmino.

A Strans também vai lançar um novo aplicativo chamado Moovit, atualizado com as novas linhas. Através dele, o usuário poderá colocar o seu ponto de origem e o seu destino para descobrir quais as melhores opções de rota.

Por: Nayara Felizardo, com informações de Andressa Figuerêdo
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Após receber R$ 900 milhões, consórcio "abandona" obras do VLT de Cuiabá

sábado, 17 de janeiro de 2015

Em reunião da diretoria na manhã desta sexta, o Consórcio VLT Cuiabá decidiu que vai "abandonar" as obras de execução do modal de transporte estimadas em R$ 1470 bilhão. A medida das empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF, Magna e Astep é devido a decisão do governador Pedro Taques (PDT) de paralisar todas obras.

Ainda hoje, o consórcio irá se reunir com o secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, para comunicar o desligamento do consórcio que já teria pareceres jurídicos que respaldam a decisão. A obra foi executada com base em financiamentos contraídos na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e CEF (Caixa Econômica Federal).

Mais sobre o VLT em Cuiabá

Dados do Tribunal de Contas do Estado apontaram que o consórcio já recebeu o montante de R$ 900 milhões, o que corresponde a 60,6% do orçamento total. Deste valor, cerca de R$ 500 milhões foram gastos somente com material rodante – trilhos, vagões e os demais equipamentos do metrô de superfície com o modal que tem um percurso estimado de 22 quilômetros entre Cuiabá e Várzea Grande.

Apesar de receber 60,6%, as obras físicas do sistema não chegaram nem a 30%. Aliás, muitas delas apresentam problemas estruturais como o Viaduto da UFMT, que fica inundado em qualquer chuva.

Novo empréstimo

Em novembro do ano passado, o governador Silval Barbosa (PMDB) solicitou a Assembleia Legislativa a autorização para realizar um empréstimo de mais R$ 200 milhões para execução do VLT. Estes recuros funcionaram como uma espécie de contrapartida do Estado aos financiamentos contraídos para conclusão do modal.

Após extrema polêmica.,o projeto nem chegou a ser analisado pelo plenário do parlamento. Diante do impasse, o VLT de Cuiabá pode se transformar num "elefante branco".

Por Claudio Moraes
Informações: Folha Max

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Em Uberaba, Ônibus do BRT começam a circular ainda em janeiro

“Janeiro os ônibus estarão rodando”. Essa foi a fala do Prefeito de Uberaba Paulo Piau, ao ser questionado sobre as obras do BRT/Vetor. Em entrevista exclusiva ao JORNAL DE UBERABA, Piau disse que a sinalização semafórica é um dos únicos pontos que ainda falta ser concluído.

Prefeito explicou porque o planejamento da Prefeitura trabalha para que os ônibus do BRT/Vetor comecem a rodar ainda em janeiro. “Mês de janeiro colocamos os ônibus para rodar. Eu diria que o pessoal está com um trabalho intenso e digo que vamos colocar para rodar em janeiro porque é um período de férias, com menos tumulto até o pessoal aprender”, elucida.

Piau conta que não haverá inauguração do BRT. “Na verdade não estamos inaugurando o BRT, não haverá inauguração, haverá uma mudança do sistema de transporte coletivo em Uberaba. As linhas vão abastecer os dois terminais, que no futuro serão quatro terminais, pois já estamos com recursos para o projeto do Terminal Beija-Flor e Terminal Gameleiras. Mas, enquanto tem apenas esse eixo Uberabão/Manoel Mendes, claro que as linhas alimentadoras das demais linhas que cortam a cidade, vão alimentar esses dois terminais para que esse eixo possa funcionar”, ressalta.

De acordo com Piau, a liberação do BRT/Vetor depende da sinalização semafórica. “Vamos ter um período experimental que vai começar agora em janeiro. Pode ser um dia a mais ou a menos, dependendo da sinalização. Porque o que preocupa mais agora são as obras de engenharia, essas já estão adiantadas, mas é a sinalização semafórica, o chamado sinal inteligente, para que o ônibus tenha a preferência, pois ele chama ônibus rápido e evidentemente organiza todo esse trânsito, com segurança, para que não aconteçam acidentes. Esse é o único ponto que resta, mas janeiro os ônibus estarão rodando”, concluiu. 

Por Danilo Cruvinel
Informações: Jornal de Uberaba

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