Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo terá verba extra para construção de vias para bicicletas

domingo, 7 de abril de 2013

Desde que assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo, no dia 1º de janeiro deste ano, Fernando Haddad prometeu construir mais de 400 quilômetros de vias para bicicletas até 2016, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Uma dúvida que sempre paira no ar com esse tipo de proposta é o financiamento, mas agora o paulistano terá uma garantia a mais com a aprovação do Projeto de Lei 561/2010, que destina parte da receita com multas na capital para a construção de infraestrutura ciclística.

Segundo o texto que passou na câmara no final de março, 10% do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FDMT) deverá ser destinado “para a construção e manutenção de projetos e obras de planejamento e melhoramentos cicloviários, e criação, ampliação e funcionamento do Sistema Cicloviário Municipal”.

Esse fundo foi criado, em 2007, para fornecer recursos à melhoria do trânsito em São Paulo, através de medidas como construção e requalificação de corredores e terminais de ônibus, ampliação da sinalização, entre outros.

O dinheiro vem de todas as multas aplicadas no município, mas pode haver dotação extraorçamentária (destinação de verba extra por decreto), se necessário.

Valores. A receita total do FMDT em 2012 foi de aproximadamente 720 milhões de reais. Para exemplificar, se o Projeto de Lei fosse aplicado desde o início do no ano passado, o governo teria destinado 72 milhões para a construção de vias para bicicletas. 

Em 2013, segundo dados disponíveis no portal de transparência do fundo, o orçamento do mesmo é de 806 milhões, o que pode corresponder a 80 milhões para o sistema cicloviário. Contudo, é possível que os advogados da Prefeitura recomendem adiar o repasse para 2014.

Projetos. Alguns destinos que serão dados a esse dinheiro já foram adiantados por Haddad. No início do ano o prefeito afirmou em entrevista à Super Rádio Tupi que “todo projeto de corredor [de ônibus] que for feito terá também projeto de ciclovia".

No dia 22 de março, em reunião com cicloativistas, o prefeito afirmou que pretende construir 150 quilômetros de corredores de ônibus e que deverá integrar as bicicletas ao sistema de transporte coletivo. “A pessoa poderá, por exemplo, sacar uma modelo em um bicicletário e conduzi-la até uma estação de trem ou um terminal de ônibus, para poder mudar de modal”, explicou.

Por Pedro Sibahi
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No Dist. Federal, Consórcio HP-ITA, de Goiás ganha licitação da Bacia 3 do transporte coletivo

Na reta final para a renovação de 80% das concessões do transporte coletivo, a vencedora da Bacia 3, que inclui as cidades de Samambaia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Riacho Fundo I e II foi divulgada dia(3) no Diário Oficial do DF. O consórcio HP-ITA, composto por empresas do estado de Goiás, foi o vencedor. O governo abrirá amanhã (4) o envelope da única candidata para a Bacia 4, penúltima a ser licitada.

Nas próximas semanas, o governador Agnelo Queiroz assinará o contrato de concessão com a empresa goiana. A partir daí, ela terá seis meses para adquirir os ônibus, que deverão seguir o padrão Euro-5 – o menos poluente –, e iniciar suas operações.

O envelope da Bacia 4, que inclui parte de Taguatinga, de Ceilândia e do Parkway, além de todo o Guará e Águas Claras, será aberto nesta quinta-feira (4) às 10h. Apenas duas empresas foram habilitadas para a região: o consórcio HP-ITA e a Auto Viação Marechal Ltda., de Curitiba (PR). Como a primeira saiu vencedora da Bacia 3, a única concorrente para a 4 será a empresa paranaense, que, nos próximos dias, caso a documentação esteja de acordo, será confirmada vencedora.

A última bacia a ser licitada será a 1, que inclui Plano Piloto, Sobradinho I e II, Planaltina, Cruzeiro, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. Três empresas foram habilitadas, o Consórcio HP-ITA (GO), a Auto Viação Marechal Ltda, de Curitiba (PR) e a Viação Piracicabana, de Piracicaba (SP). Como cada empresa só pode assumir uma bacia, a expectativa é que, caso a documentação esteja correta, a Viação Piracicabana fique com a bacia 1.

Em dezembro, o GDF assinou o contrato de concessão com as empresas Viação Pioneira e a Expresso São José, que foram as vencedoras para operarem, respectivamente, as bacias 2 e 5. Elas têm até a primeira semana de julho para iniciarem as operações.

Fonte: Agência Brasília

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Passagem do transporte coletivo de Montes Claros sobe para R$ 2,40

Foi reajustada na sexta-feira (5) a tarifa para os serviços  de transporte coletivo urbano de Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo a prefeitura da cidade, o valor foi fixado em R$ 2,40.

Conforme a prefeitura, as empresas de transporte coletivo do município atenderam ao artigo segundo do decreto, que determina o acréscimo de oito veículos no sistema, sendo que quatro veículos começaram a ser utilizados nesta semana e os outros quatro serão utilizados no sistema de reserva. Com isso, a frota passa a contar com 133 coletivos urbanos.

O decreto publicado hoje determina ainda que as concessionárias terão o prazo de 60 dias para efetuarem a substituição de 21 coletivos por veículos fabricados em 2013. Caso não cumpram, a tarifa retorna ao valor de R$ 2,10 (Dois reais e dez centavos).

Quem possui créditos no cartão SIM CARD pagará o valor de R$ 2,10 por mais 30 dias. 

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Cidade de São Paulo tem um fiscal para cada 22 ônibus

A morte de sete pessoas no Rio de Janeiro após um ônibus com a licença vencida há dois anos e com quase 50 multas cair de uma ponte de dez metros de altura, na tarde da última terça-feira, suscitou uma pergunta na maior cidade do Brasil: como está a fiscalização dos ônibus na capital paulista para se evitar que, como na capital fluminense, um coletivo sem nenhuma condição de tráfego circule livremente pelas ruas e avenidas da  cidade? A palavra preocupante resume a resposta da questão.

Em São Paulo, de acordo com dados fornecidos pela SPTrans, autarquia responsável pelo sistema de ônibus paulistano, existem 663 fiscais que têm por obrigação checar se os ônibus da cidade estão seguindo as normas de trânsito e segurança. Divididos pela frota da capital, que é de 15 mil ônibus, a média é de um fiscal para cada 22 coletivos.

A situação não chega a ser tão grave como no Rio de Janeiro, onde há 40 agentes para fiscalizar nove mil ônibus. Em terras cariocas, a média é de 225 fiscais para cada coletivo. No entanto, não há motivos para supor que São Paulo esteja livre de ter circulando pelas ruas e avenidas ônibus com documentação vencida e carregado de multas. Ao menos é assim que pensa o diretor-geral da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves. Para ele, é impossível um agente para cada 22 ônibus ser capaz, por mais empenhado que seja, de fazer um trabalho com qualidade. “Não dá. É humanamente impossível. A escassez de recursos humanos é um dos principais obstáculos a serem  transpostos pelo sistema.”
     
POVO CONCORDA/ Ninguém melhor do que os passageiros de ônibus para saber se o trabalho dos fiscais da SPTrans está sendo benfeito. Na opinião da negociadora de cobrança Ani Jacqueline da Silva, 26 anos, que nesta quinta-feira à tarde esperava por mais de 30 minutos por um coletivo na região da Penha, Zona Leste, o transporte na cidade está uma “porcaria”. “De zero a dez, eu dou nota zero. Os motoristas correm demais, não param no ponto e são grosseiros ”, esbravejou.

Cintia dos Santos Oliveira não é tão crítica quanto Ani, mas concorda que os ônibus paulistanos deixam muito a desejar. “São de péssima qualidade. Só uso porque não tenho outra opção”, afirmou.      

Sindicato diz que sistema de multas induz a infração
As multas aplicadas pelos fiscais da Prefeitura nas empresas de ônibus  de São Paulo são apontadas pelo Sindicato dos Motoristas  e Cobradores da capital como uma forma de facilitar a renovação da licença anual concedida pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

A consequência direta, segundo o sindicato, é um relaxamento das empresas, que, mesmo multadas, não precisam quitar a dívida para conseguir o licenciamento.

Isso porque as regras do setor são impostas pelo Resan (Regulamento de Sanções e Multas) e não seguem a cartilha do Código Nacional de Trânsito. Assim, avalia o sindicato, as concessionárias não se preocupam em pagar as multas. “O desconto pode vir no repasse (que a Prefeitura faz para as empresas), mas depois as empresas  ganham a causa de multa indevida”, disse o diretor do sindicato Nailton Souza.  

A SPTrans diz que não há relação entre as questões. A base do argumento é o que o valor da multa fica retido no repasse.

Motorista e passageiro indiciados
O titular do 21º Distrito Policial (Bonsucesso), José Pedro Costa da Silva, indiciou nesta quinta por homicídio doloso (com intenção de matar)  o motorista do ônibus que caiu na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, e o jovem suspeito de tê-lo agredido antes do acidente. Ambos também responderão por tentativa de homicídio em relação aos sobreviventes.

Na capital, 10 milhões de viagens/dia  
Diariamente, 9,8 milhões de viagens são realizadas pelos 15 mil ônibus municipais, que operam em oito consórcios de empresas e oito de cooperativas.

Por Eduardo Athayde
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Governo de Pernambuco implantará o BRT da BR-101, principal e mais esperado corredor de ônibus da RMR

sábado, 6 de abril de 2013

Um dia depois de dar ordem de serviço para a construção de um corredor exclusivo para o BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus) na principal artéria viária do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães, o governo do estado deu um novo passo para melhorar a rede de transporte público da Região Metropolitana. A BR-101, no contorno do Recife, será mais um corredor a receber esse modelo de transporte. No Diário Oficial de hoje, foi publicado o edital de licitação para contratar a empresa que requalificará o trecho de 30,7 km entre Abreu e Lima e Jaboatão. Além de se recuperar a pista, será aberta uma faixa exclusiva em todo o percurso para o BRT e ciclovias em ambos os sentidos. As obras começam em agosto. A implantação das estações e a adequação da via para o sistema, que inclui a construção de viadutos, pontes e elevados, deve acontecer no início de 2014.
Trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão contará com 39 estações de transporte rápido e 30,7 km de ciclofaixa
A intervenção que o estado vai fazer no trecho entre o km 51 e o km 82 da BR-101 vai consolidar o novo perfil da rota que se tornou fundamental para a RMR. Desde que foi implementado, na década de 1960, esse trecho deixou de funcionar apenas como passagem para veículos de carga e incorporou o tráfego misto, inclusive o transporte coletivo, assumindo função de perimetral. O aumento de demanda e a falta de investimentos deixou a via sucateada e com gargalos que comprometem a mobilidade. “Não cabe mais fazer só recapeamento. A BR será contemplada com um corredor exclusivo de ônibus, como previsto no PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos)”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Na primeira etapa da obra, cuja licitação foi publicada hoje, será feita a recuperação da pista e a abertura de duas faixas, no canteiro central, para dar passagem ao BRT. A previsão é de que essas obras comecem em agosto e sejam executadas em dois anos. A segunda etapa, que deve começar no primeiro semestre de 2014, contempla viadutos, pontes, elevados, estações do BRT e ciclovias.

Os projetos executivos devem ser entregues ao estado até agosto. Por enquanto, já são consensos dois viadutos tipo ferradura (como os que dão acesso ao aeroporto) na Muribeca e em Dois Irmãos; o alargamento do viaduto da Caxangá, de onde partirá um elevado para o BRT até a BR-232, inclusive com estações suspensas; e a construção de um novo Terminal de Integração na Macaxeira. “Vamos dotar esses corredores com um padrão diferenciado para garantir conforto, velocidade e previsibilidade ao transporte público e atrair o usuário do carro para esse sistema”, declarou o secretário.

saiba mais
A BR-101, no contorno do Recife, foi feita em 1966
Com o tempo, a via ficou saturada e ganhou perfil de perimetral
O trecho já funciona como uma importante rota do transporte público, sem faixas ou corredores exclusivos
O governo do estado vai requalificar o trecho entre o km 51 e o km 82
Os projetos executivos de todas as obras devem ser concluídos até agosto  de 2013
O estado pretende dar a ordem de serviço para o início de todas as obras no primeiro semestre de 2014

Números
58 mil carros passam por dia na BR-101, no contorno do Recife
20% do tráfego são de veículos pesados
30,7 km formam o trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão, o mais prejudicado pelo aumento da frota e a falta de manutenção da estrada
49% das placas de concreto são consideradas regulares ou ruins
22 apresentam fissuras ou trincas
R$ 774 milhões serão aplicados no trecho entre o km 51 e o km 82
150 mil pessoas por dia poderão circular pelo novo corredor após as obras
30,7 km serão adaptados para receber o BRT e ciclovias para destravar o trânsito
39 estações para o BRT e 39 passarelas para pedestres atreladas às estações serão implementadas

R$ 224 milhões serão investidos na primeira etapa, que inclui:
Troca de asfalto e placas de concreto
Abertura de via exclusiva com duas faixas de rolamento para a futura passagem do BRT

R$ 550 milhões serão investidos na segunda fase, que inclui:
Implantação de estaçãoes de BRT e ciclovias
Construção de pontes, viadutos e elevados
Construção de elevado para o BRT entre a Caxangá e a BR-232
Implantação do novo Terminal Integrado da Macaxeira, maior e mais confortável que o atual

Por ANA CLÁUDIA DOLORES
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Corredor Metropolitano ABD contará com três ônibus movido a hidrogênio

O Corredor Metropolitano ABD, que cruza as cidades de Santo André, Mauá, São Bernardo e Diadema contarão com três ônibus movido a hidrogênio até o final deste ano.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia a linhas intermunicipais de São Paulo, está fazendo testes com esses veículos no corredor. A tecnologia a partir do hidrogênio é uma das opções não poluentes mais caras, porém os avanços da indústria e ganho de escala de produção, devem deixar os ônibus mais baratos.

Hoje será realizada visita técnica na Estação de Hidrogênio da EMTU, em São Bernardo, onde especialistas vão conhecer detalhes do projeto.

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Em Fortaleza, Cadastro para bilhete único começa no dia 22

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, informou que o início do cadastramento para os usuários do bilhete único está marcado para o próximo dia 22 de abril. O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante entrevista no programa Grande Jornal, da rádio O POVO/CBN. Apesar de não informar todos os locais que devem ser conveniados, RC adiantou que são vários os postos para a requisição do bilhete, como os terminais de ônibus, shoppings e as sedes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus).

Até o dia 15 de junho, os cadastros devem ser intensificados. Segundo o prefeito, é essa a previsão para que o bilhete único comece a funcionar. O sistema permite que o usuário, em até duas horas, pegue quantos ônibus precisar e em qualquer direção pagando somente uma passagem. “A ideia é fazer esse cadastramento sem fila e sem espera e, depois de duas semanas, o cidadão receba o bilhete com sua foto e nome impresso”, afirmou, durante a entrevista.

RC tem o desejo de fazer com que o experimento do bilhete único seja “singular” e que, “daqui há algum tempo, seja o melhor do Brasil”. Na entrevista, disse ser necessário priorizar obras de mobilidade urbana para o sistema funcionar perfeitamente. Entre as intervenções citadas, estão a construção de viadutos nas avenidas Antônio Sales, Engenheiro Santa Júnior e Padre Antônio Tomás; de corredores exclusivos para ônibus ligando os Terminais do Conjunto Ceará e da Parangaba, e o Terminal do Siqueira até o Centro, pela avenida José Bastos.

O prefeito não deu detalhes de como será o cadastramento do bilhete único, do que será necessário para a inscrição nem especificou todos locais onde será realizada. O POVO procurou a assessoria de imprensa do Sindiônibus e foi informado que somente a Etufor estava autorizada a passar as informações. O POVO também procurou a assessoria do órgão, que afirmou que os detalhes ainda estão sendo discutidos e só serão repassados à imprensa mais próximo à data do cadastramento.

ENTENDA A NOTÍCIA

O bilhete único está previsto para funcionar a partir de 15 de junho. O sistema promete que o usuário pegue qualquer ônibus dentro de Fortaleza, segundo RC em qualquer direção, em um período de duas horas e pague somente uma passagem.

Saiba mais

A Prefeitura deve realizar um cadastramento nos terminais de integração, shoppings, sede da Etufor e do Sindônibus. Devem ser solicitados dados e feita uma fotografia do rosto do usuário em ambiente controlado.

Ao passar o cartão, o usuário é fotografado para fazer uma comparação com os dados do cartão. A partir daí, o usuário tem duas horas para usar outros ônibus municipais pagando apenas uma passagem. O custo da implantação da checagem biométrica é de R$ 2 milhões.

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São Paulo: Sem carro no Largo 13, ônibus dobra velocidade

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A velocidade média dos ônibus que circulam no corredor Santo Amaro, na zona sul da capital, dobrou nos primeiros dias de operação da zona livre de carros da cidade, criada na região do Largo 13 de Maio. É o que disse nesta quinta-feira (4) o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Luiz Claudio Barbosa - Futura Press/Estadão Conteúdo
Na segunda-feira (1º), primeiro dia de funcionamento das restrições a automóveis, a velocidade média dos ônibus foi de 11 km/h, segundo ele. Na manhã de quinta, chegou a 21 km/h. As medições são online, feitas a partir de aparelhos GPS embarcados nos coletivos e que estão disponíveis na internet (chamado Sistema Olho Vivo).

As restrições ocorrem apenas nos horários de pico. Na parte da manhã (entre 5h e 10h), inclui a alameda Santo Amaro, a rua Paulo Eiró e as avenidas Padre José Maria e Adolfo Pinheiro, no trecho entre o Largo 13 de Maio e rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez. Na parte da tarde, entre 16h e 20h, a proibição é na rua Barão do Rio Branco, entre avenida Mário Lopes Leão e avenida Padre José Maria.

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