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Tarifa de ônibus de Fortaleza volta a ser R$ 2,20

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A passagem de ônibus em Fortaleza sofreu a sétima modificação em dois meses. Somente ontem, foram três vezes, até o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Hortênsio Augusto Pires Nogueira, julgar o mérito da ação e proferir sentença a favor da tarifa de R$ 2,20. Portanto, segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a nova tarifa será cobrada a partir da zero hora de amanhã (22).

Até a noite de ontem, a Prefeitura de Fortaleza informou que ainda não havia sido notificada oficialmente sobre o aumento da passagem, e que deverá se pronunciar somente após o aviso. Há a possibilidade de recurso tanto no Tribunal de Justiça do Estado quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sobre as outras duas mudanças durante o dia de ontem, a primeira, que aumentava a tarifa, foi proferida pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Foi concedida liminar ao Sindiônibus, em resposta ao mandado de segurança impetrado no TJ.

A argumentação do magistrado versa que a "manutenção do preço da passagem poderá trazer prejuízos irreparáveis para as empresas, com reflexos na qualidade do serviço", justificando o primeiro aumento ontem.

Porém, a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará e a Corregedoria-Geral da Justiça decidiram suspender a execução de qualquer despacho proferido pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus durante as suas férias, que vão até o dia 14 de março.

Assim, na segunda mudança de ontem, a passagem voltou a cair para R$ 2,00, o que depois foi alterado após a terceira decisão, emitida pelo juiz da 1º Vara que concedeu o aumento.

Sobre a questão, no que tange o respeito ao consumidor, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB-secção Ceará), Ricardo Bacelar, acredita que a posição deva ser de prudência em relação ao exame da matéria, levando em consideração o interesse do bem comum.

"Infelizmente, a disputa judicial em curso é muito acirrada e está gerando uma grande situação de insegurança na população que utiliza o serviço de transporte público urbano", analisou Ricardo Bacelar.

Histórico

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, havia assinado o decreto que revogava o aumento da passagem na última sexta-feira (15) e, no sábado (16), os usuários de transporte coletivo voltaram a pagar R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia.

As variações de preços têm sido constantes desde dezembro, quando a tarifa subiu R$ 0,25. Neste período, a passagem já mudou cinco vezes.

A confusão envolvendo o Sindiônibus e a Prefeitura de Fortaleza começou no dia 4 de dezembro de 2012, quando o Sindicato entrou com uma ação contra a Prefeitura, mas veio à tona, em 10 de dezembro, quando foi anunciado o aumento do valor da passagem para R$ 2,25.

Já no dia 12 de dezembro, a Prefeitura conseguiu derrubar na Justiça a liminar, e a passagem voltou a R$ 2,00 a zero hora do dia seguinte. Naquela ocasião, o superintendente técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto, definiu a situação como "um litígio que está começando agora". À época, o Sindicato afirmou que as empresas estavam perdendo cerca de R$ 200 mil por dia com o valor "defasado".

No primeiro dia de 2013, veio outra reviravolta: tornou-se público que a ex-prefeita Luizianne Lins havia assinado um decreto em que, a partir do dia 11 de janeiro, a passagem sofreria novo aumento: R$ 2,20 fora o valor aprovado pela então gestora.

No dia 9 de fevereiro, a nova gestão conseguiu que o TJ revogasse o aumento da tarifa em caráter liminar. Novamente, o fortalezense voltava a pagar R$ 2,00 pela tarifa de ônibus.

Sindicato diz estar em meio a embate

Em meio ao impasse sobre o reajuste da passagem de ônibus, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, coloca-se no centro de um embate político envolvendo as gestões Luizianne Lins e Roberto Cláudio. "Essa situação foi uma delicadeza que aconteceu no momento da transição política, em que um decreto foi assinado na gestão anterior (de Luizianne Lins) mas com seus efeitos se fazendo valer na atual gestão (Roberto Cláudio). Virou um embate político, e a gente acabou ficando pelo meio, tendo todo este efeito ´vai e volta´, essa insegurança", reclamou.

O presidente do Sindiônibus também culpou os investimentos que o contrato com a Prefeitura exige das empresas como responsáveis pela necessidade do aumento da tarifa. "Todos os investimentos estão avançando. Temos investimentos a curto prazo em tecnologia para atender o bilhete único, e o principal investimento, em frota". Ele lembra, ainda, que a instituição tem obrigação contratual de fazer com que os consórcios tenham frota com idade média superior a 4 anos e meio, o que ele diz ser o investimento mais pesado.

Em entrevista coletiva, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, chegou a dizer que manter a tarifa em R$ 2,00 era "insustentável" por conta das mudanças econômicas do País. Ele citou os aumentos da gasolina e do salário mínimo como pilares para fortificar o argumento. Além disso, ele informa que está previsto para maio uma rodada de negociações salariais com funcionários.

Internautas

Enquanto as decisões sobre o reajuste eram alteradas, centenas de pessoas repercutiam o assunto. Na rede social Facebook, ganhou mais de 200 compartilhamentos, além de comentários, a notícia publicada na página do Diário do Nordeste. Os usuários pediam uma definição, exigiam mais respeito e teciam críticas em relação ao impasse que, segundo eles, prejudica o povo.

Muitos ironizaram a questão. Valdenia Bezerra, por exemplo, questionou: "Isto foi a grande piada do dia, foi? Três decisões em um só dia !" Já Júnior Facundo sugere que "deviam dar era passe livre enquanto não resolvessem essa peleja".

Informações do Diário do Nordeste Online


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No Recife, Licitação em andamento obrigará das empresas ônibus articulados em algumas linhas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Usuários de algumas linhas de ônibus do Recife tem o que comemorar com a licitação das linhas que se encontra em andamento no Estado, pois linhas como: PE-15/Afogados, TI Aeroporto/Afogados, TI Macaxeira/Parnamirim e as linhas circulares que operam no centro do Recife deixarão de operar com ônibus convencionais e passarão a operar com ônibus articulados e com ar condicionado, um grande ganho na qualidade dos serviços, pois essas linhas são alvos de reclamações devido principalmente na questão de superlotação.
Linhas Circulares operam hoje sem nenhum ônibus articulados, ônibus saem  dos terminais  superlotados, com a licitação, estes ônibus convencionais serão trocados por ônibus articulados conforme foto abaixo.
Um grande exemplo é em relação as linhas circulares, que hoje atendem a uma grande demanda de usuários, essas linhas estratégicas não oferecem nenhuma condição confortável aos usuários devido aos coletivos serem pequenos, e no momento não tem como mudar, para se ter uma idéia, os terminais Integrados do Recife e Joana Bezerra no horário de pico da manhã vivem lotados e os ônibus que chegam não conseguem diminuir as filas, visto a grande quantidade de usuários que descem do metrô.

Para muitos usuários, não era o momento de tirar as linhas de algumas comunidades do centro da cidade, pois não há estrutura suficiente para receber tantos usuários, tanto é que os terminais estão sendo reformados agora.

Pegava um ônibus e chegava no terminal Cais de Santa Rita direto, agora tenho que pegar 03 transportes para o mesmo trajeto, pra mim foi horrível, disse ele apontando para a fila, disse, Júlio Santana – morador do bairro do Jordão.

De fato ainda há muito a ser feito para ganhar o apoio dos usuários e a chegada desses novos ônibus após a licitação, juntamente com uma melhor estrutura nos terminais vai melhorar a situação dos usuários.

Espera-se que já no final do ano, estas linhas já estejam em operação com essas novidades.
Ônibus articulados
Com a circulação desses futuros ônibus, os usuários do sistema de transporte coletivo de Recife e região metropolitana terão mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.

Informações: Blog Meu Transporte
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Abaixo-assinado pede que Metrô de São Paulo funcione 24h

Com a Lei Seca ainda mais rigorosa, a falta de ônibus e o alto preço de táxis, sair à noite em São Paulo virou um desafio para quem mora longe da balada. Para tornar a volta para casa — tanto de quem sai quanto de quem trabalha à noite — mais fácil, um abaixo-assinado virtual pede que o Metrô de São Paulo passe a funcionar 24h, como acontece em Nova York.

No texto, o autor salienta o apoio à fiscalização da Lei Seca, mas argumenta que é preciso uma alternativa de transporte à noite na cidade. Atualmente, o Metrô funciona até às 00h30 em dias de semana e até à 1h na madrugada de sábado para domingo. Para pressionar o governo estadual para ampliar o funcionamento do sistema, o grupo tenta conseguir 100 mil assinaturas.

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Usuários devem atualizar Cartão Transporte na Baixada Santista

Os usuários de ônibus das cidades da Baixada Santista devem realizar a atualização do sistema de bilhetagem eletrônica da Viação Piracicabana, uma das empresas responsável pelo transporte coletivo nos municípios. Todos os usuários do sistema de transporte coletivo deverão realizar a conversão e atualização do Cartão Transporte (Vale Transporte, Comum e Cartão Escolar) até o final de março.

Desde a última segunda-feira (18), a conversão dos cartões está sendo realizada nos Pontos de Recarga (PR's) existentes em empresas cadastradas para usuários de Vale Transporte, ou em uma das lojas da Viação Piracicabana, para os demais usuários.  A conversão deve ser realizada até o dia 31 de março. As novas recargas serão aceitas após a conversão dos cartões. Outras informações pelo telefone 0800 771 7778 ou na ouvidoria online pelo site Santos Ônibus.

Segue lista com os locais para conversão do Cartão Transporte

SANTOS
Agência Rodoviária de Santos
Praça dos Andradas 45 Box 47
Centro - Tel. (13) 3219-4671
Segunda a sexta 7h às 19h - Sábado 7h às 15h

Agência Rádio Clube
Rua Álvaro Guimarães 653
Jd. Rádio Clube - Tel. (13) 3299-5634
Seg. a sexta 7h30 às 12h/ 13h às 17h - Sábado 9h às 12h e das 13h às 17h

Shopping Balneário
Av. Ana Costa 549 - Sala 11 A 1º PISO
Gonzaga - Tel. (13) 3289-5394
Segunda a sábado 10h às 21h - Domingo das15h às 21h

Carrefour
Rua Alexandre Martins, 80
Loja 43 - Aparecida - Tel. (13) 3273-4420
Segunda a sábado das 8h às 20h

SÃO VICENTE
Shopping Brisamar
Rua Frei Gaspar 365 - Loja 106 Piso Térreo
Centro- Tel. (13) 3467-7663
Segunda a Sábado 10h às 22h - Domingo 15h às 21h

Agência Rio Branco
Av. Dep. Ulysses Guimarães 310
Jd. Rio Branco- Tel. (13) 3576-6777
Segunda a sábado - 9h às 11h e das 12h às 17h

PRAIA GRANDE
Tude Bastos/Terminal Rodoviário
Av. dos Trabalhadores s/nº
Sítio do Campo- Tel. (13) 3491-2589
Segunda a domingo 4h30 às 0h20

Tatico/Terminal Rodoviário
Rua Valter José Alves 200
Vila Mirim- Tel. (13) 3495-5504
Segunda a domingo 5h às 0h40

CUBATÃO
Galeria Nove de Abril
Av. Nove de Abril 2026
Centro- Tel. (13) 3361-2011
Segunda a sexta 8h às 18h - Sábado 9h às 12h/ 13h às 17h

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Em Manaus, acordo suspende greve do transporte coletivo por 24 horas

A greve do transporte coletivo de Manaus, que aconteceria nesta quarta-feira (20), anunciada na tarde desta terça-feira (19) está oficialmente suspensa por 24 horas. A decisão aconteceu depois de uma reunião ente o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Manaus (Sinetram), intermediada pelo prefeito de Manaus, Artur Neto. Em documento assinado pelas partes, ficou definido que o sistema funcionará normalmente na manhã desta quarta-feira (20).

De acordo com Artur, os trabalhadores queriam paralisar o sistema para esperar o julgamento de uma ação trabalhista que será apreciada nesta quarta no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Manaus. A ação trata de uma convenção que definiu os direitos dos trabalhadores, que segundo o Sindicato dos Rodoviários estaria irregular.

Pelo acordo firmado na sede da Prefeitura, ficou definido que o Sindicato dos Rodoviários e os empresários acatarão o que ficar decidido no tribunal. "A greve sempre é o último recurso que o trabalhador deve procurar. Os trabalhadores do sistema não podem ser penalizados com decisões que os afetem negativamente e os empresários  não podem ter perdas. Conversando chegamos a um denominador comum", disse o prefeito.

O presidente do STTRM, Josildo Oliveira, decidiu assinar o acordo. "Queríamos esperar a decisão, mas depois de conversar com o prefeito ficou decidido que vamos acatar o que a Justiça Trabalhista disser", afirmou.

O presidente do Sinetram, Algacir Gurgacz, disse que a partir de agora vai manter contato direto com os trabalhadores e que os problemas de cada empresa do sistema serão tratados de forma individual. "Antes, discutíamos tudo de uma vez só, mas cada empresa tem sua peculiaridade. Então, queremos sentar com os trabalhadores e conversar sobre cada ponto", afirmou.

Ameaça de greve
Representantes do STTRM e do Sinetram já haviam se reunido na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AM) para tentar chegar a um acordo que impedisse a greve. No entanto, na discussão, marcada por muito bate-boca, não houve acordo e a possibilidade da paralisação não foi descartada. O presidente do Sindicato dos Rodoviários Josildo Oliveira, chegou a anunciar que 30% do sistema de transporte coletivo seria paralisado, enquanto 70% continuaria trafegando com as catracas livres.

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Em obras no Rio, metrô pede que passageiros peguem ônibus ou táxi

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Uma propaganda da Prefeitura do Rio que recomenda o uso de transportes públicos virou tema de polêmica nas redes sociais. Centenas de pessoas compartilharam a peça publicitária que diz: "O Metrô está expandindo... Mas enquanto não fica pronto, utilize os transportes públicos. Obrigado pela compreensão".

"Ato falho que diz tudo. Ato falho, não. Eles nos chamam de 'clientes', não de 'usuários'. Temos que compartilhar", escreveu no Facebook a jornalista Eliane Bardanachvili, na imagem divulgada por Ivan Accioly.

Responsável pelo burburinho na internet e autor da foto, Ivan também protestou: "Pelo o que entendi a empresa não se considera exploradora de um serviço público. O texto é incrível, mas explica o desrespeito demonstrado pela operadora ao longo dos anos e especificamente neste carnaval".




Veiculada na Praça General Osório, em Ipanema, a peça faz parte de uma campanha que, segundo a Subsecretaria de Mobilidade Urbana, recomenda o transporte público (ônibus e táxis) em bairros próximos ao Leblon, onde ruas foram fechadas para a construção da Linha 4.

Por Gabriel Barreira
Do G1 Rio


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Metrô de Salvador é tema de reunião entre Wagner e ministra

Sem previsão de funcionamento, mesmo depois de 13 anos em fase de construção, o metrô de Salvador virou tema de reunião entre o governador Jaques Wagner, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, nesta terça-feira, 19, em Brasília. Durante o encontro, a ministra prometeu levar o assunto para a avaliação da presidente Dilma Rousseff.

O governador e o secretário apresentaram uma proposta que resultará na transferência da concessão do metrô da Prefeitura de Salvador para a administração do Estado. O processo depende de definições como a portaria com o índice de nacionalização, o aumento dos recursos para a construção do metrô e o cronograma de desembolso dos recursos federais. De acordo com Rui Costa, a ministra ficou entusiasmada com a proposta e prometeu levar o assunto para a presidente. 

A reunião também discutiu a construção de vias nas avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, 29 de março, Gal Costa e a ligação Lobato-Pirajá, que alimentarão o metrô. Elas deverão ser inclusas como obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

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VLT de Sobral será entregue em Março de 2013

A conclusão das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT de Sobral, estão programadas para março de 2013. A população de Sobral vem acompanhando as transformações estruturais que estão em andamento na cidade. Nessa entrevista, o Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano, Edilson Aragão, fala dos benefícios que o novo empreendimento trará a Sobral e das ações em andamento para a finalização dos trabalhos.

Em breve, Sobral passará por grandes transformações. E a implantação do VLT é fundamental nesse processo. A população já compreendeu os benefícios desse projeto?

É uma tendência mundial investir em transportes de alta capacidade, de modo a facilitar e criar alternativas para que a população tenha opção de transporte coletivo de qualidade, evitando o transporte individual. Se as médias e grandes cidades do Brasil tivessem, na época certa, feito o que Sobral está fazendo, certamente não teríamos tanto caos, como temos em Fortaleza. Nós perdemos a hora certa de fazer os investimentos. Hoje, é muito mais caro a implantação de uma linha de metrô. Tanto que, na Europa, desde 1900 se faz transporte coletivo. Paris, em 1890, já tinha metrô. Na América do Sul, a Argentina inaugurou a primeira linha em 1910. São Paulo, a maior cidade do Brasil, veio inaugurar a primeira linha de metrô em 1974, portanto, 64 anos depois da Argentina. Sobral, hoje, tem mais de 200 mil habitantes e recebe toda essa Macrorregião Noroeste do Estado do Ceará, que é fornecedora de serviços. Ela tem que estar preparada para a qualidade do espaço urbano. O transporte é só um capítulo, apenas um equipamento, evidentemente, temos que nos preocupar com outros setores que irão viabilizar Sobral como cidade de médio porte sustentável.

Em que etapa estão os trabalhos?

A previsão de conclusão da obra é março deste ano. São duas linhas: a linha norte, que vai da Grendene até a Cohab III, (essa última) ela requer ainda um processo de desapropriação que está em andamento, em negociação. Uma parte, ao lado da Estação Coração de Jesus, já foi negociado. Vamos providenciar o pagamento das indenizações para poder restabelecer a caixa, o perfil da Avenida Pericentral. Tem um segundo conjunto de imóveis a serem atingidos, que é ali na esquina da Avenida Jonh Sanford com a Pericentral, envolvendo oito casas que também vão ser motivo de negociação com nossa equipe de desapropriação. Os laudos já foram emitidos, e também o documento de avaliação dos imóveis, para que a gente possa iniciar a conversa com os proprietários. A equipe está vindo para fazer a negociação e, após a conclusão, procederemos a demolição e o fechamento da obra, que é a instalação da curva que vai ligar o lado da Jonh Sanford com o lado da Pericentral.

E como fica o transporte de cargas da Transnordestina?

A linha sul prevê toda a remodelação do sistema que hoje é operado pela Transnordestina logística. Estamos retirando todos os dormentes, retirando todos os trilhos e refazendo tudo com material novo. Praticamente, dos cinco quilômetros, já estamos com quatro (quilômetros) prontos, ficando, agora, para agilizar nesses últimos dias, a passagem pelo centro de manutenção da Transnordestina, aquele ali, do pátio deles, na Estação, ao pé do Alto do Cristo. Nós precisamos cruzar, trocando todo o material, para poder fazer essa renovação. Já poderia estar pronta, no entanto, a movimentação de cargas da Transnordestina tem sido muito grande e temos que fazer conciliando.

Recentemente, a Votorantim Cimentos, a Prefeitura de Sobral e o Governo do Ceará, assinaram o Memorando de Entendimentos para a construção da nova unidade da empresa em Sobral. Qual a importância dessa parceria?

A Transnordestina tem a Fábrica de Cimento de Sobral como a maior fornecedora de cargas para este modal ferroviário. É importante para o Ceará ter um modal ferroviário. E, como no Estado do Ceará, o maior cliente é Sobral, é a Fábrica de Cimento, temos que ter respeito e conciliar. Essa operação que foi realizada na Rotatória (do Arco) foi, exatamente, para trocar trilhos, lastro de dormentes. Vamos ter que esperar uma janela da Transnordestina e entrar com nosso pessoal para fazer a troca dos materiais e restabelecer as condições para a empresa continuar funcionando. É assim que a gente vai operar.

Será uma grande transformação no sistema de mobilidade em Sobral.

Claro. O sistema todo são, inicialmente, 11 estações, mas a comunidade da Vila Recanto conseguiu, junto ao Governador Cid Gomes, uma nova estação. Então, hoje, 12 estações estão sendo concluídas para compor o sistema do VLT de Sobral que liga, praticamente, todos os bairros. Ela vai funcionar integrada com o sistema rodoviário, que é de responsabilidade do município. E, como no município, os sistemas já estão projetados, falta apenas uma decisão, por parte do Prefeito, de como será essa modelagem. Se será licitada, se será operada pelo próprio município, está sendo discutida a melhor forma para atender a população. Nossa ideia é que comecemos juntos. Assim que o VLT estiver pronto, o da prefeitura também deve estar pronto, para operarmos de forma integrada e, efetivamente, iniciar uma nova etapa na cidade de Sobral, a chamada mobilidade completa, o sistema integrado.

Quem está à frente dessas obras?

A obra do VLT é ligada à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará), e à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, que é quem opera e implanta os sistemas metroviários da Região Metropolitana de Fortaleza,  responsável pela linha Sul, Linha Oeste, Linha Leste e, agora, pela implantação da Parangaba-Mucuripe. Implantou, também, o VLT Juazeiro-Crato, e está implantando o VLT de Sobral. É uma empresa no Estado que tem o monopólio do transporte ferroviário de passageiros, só ela faz isso. A ideia é, também, desenvolver nos municípios que já tenham sistemas instalados, por exemplo, Iguatu, que tem ciclo ferroviário, Quixadá, tem via ferroviária. É possível que o Estado avance nesses processos.

E quanto aos investimentos?

Os investimentos para a implantação do VLT de Sobral giram em torno de R$ 70 milhões. A obra inicial era em torno de R$ 43 milhões, mais R$ 20 milhões de material rodante, daria R$ 63 milhões, com os ajustes naturais e reajustes, estamos em torno de R$ 70 milhões. Via Blog da Prefeitura de Sobral.

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