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Chegam a Campinas novos e modernos ônibus articulados para o sistema BRT

terça-feira, 3 de julho de 2012

Os primeiros ônibus de média capacidade, que serão o padrão de veículos que circularão nas cidades-sede da Copa do Mundo de futebol, começaram a chegar em Campinas. Dos 15 veículos previstos, oito chegaram ontem e a previsão é que até o final do mês os BRTs (da sigla em inglês de trânsito rápido de ônibus), com desenho futurista, inspirado nos modernos trens de alta velocidade, comecem a circular na região do Campo Grande.

Enquanto o corredor Campo Grande não é construído — a previsão é que a obra ficará para 2013 — os BRTs atuarão como ônibus comum. A mudança e as plenas vantagens do sistema só serão sentidas quando puderem circular em via segregada, de forma que haverá redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outra vantagem é o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.

Os BRTs adquiridos pela empresa Itajaí irão circular em três linhas, a 2.12, 2.10 e 2.11 que ligarão o Terminal Itajaí ao corredor central, o Terminal Campo Grande ao Parque D. Pedro Shopping e Unicamp, e o Terminal Campo Grande ao Shopping Iguatemi. Trata-se de um sistema de transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, com capacidade para 145 passageiros e que agrega mais conforto, como por exemplo, acesso à internet por sistema wireless. Os veículos têm câmeras para o motorista monitorar a entrada de passageiros e o ônibus não parte com portas abertas. Além de internet, eles terão também televisão.

Os BRTs têm carroceria Marcopolo montada sobre chassis Volvo. Esses ônibus são articulados e irão trafegar em canaleta específica, no Corredor Campo Grande, que será construído na Avenida John Boyd Dunlop e irá ligar o Terminal Central ao Terminal Campo Grande. 


Várias cidades do Brasil, como Curitiba, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato a um sistema metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT do País foi implantado em 1979, em Curitiba.

O investimento nessa frota, feito pela empresa Itajaí, foi de R$ 10 milhões, 90% financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a Marcopolo, a Itajaí adquiriu o modelo Viale BRT. Os ônibus têm vidros laterais colados que garantem maior visibilidade e proporcionam uma visão panorâmica aos passageiros. Além disso, contam com conjuntos óticos dianteiro e traseiro com LEDs, que garantem melhor iluminação.

Também é o primeiro ônibus urbano no mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia. Internamente, o Viale BRT inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, tem maior área livre e facilita a circulação dos passageiros. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais.

Os novos ônibus irão substituir os padrões da frota e ampliar sua capacidade de transporte na região do Campo Grande. A empresa irá retirar de circulação 20 ônibus padrão e colocar 15 BRTs no lugar. A Itajaí opera hoje com quatro veículos de grande capacidade, os biarticulados, e parou os investimentos nesse tipo de veículo porque os testes realizados mostraram que sem corredores exclusivos, eles não são viáveis.

Fonte: correio.rac.com.br / Foto: Cesar Rodrigues

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Greve de ônibus no Recife está praticamente descartada


Terminou por volta das 17h de ontem, mais uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviários de Pernambuco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE). Patrões e empregados chegaram a um acordo que pode acabar com a expectativa de greve, prevista para a próxima quarta-feira (04), nesta tarde. O reajuste para a categoria foi firmado com uma média de 8% de aumento, mais vale-refeição no valor de R$ 160. Está agendada para esta terça-feira (03), uma assembleia da categoria para o repasse das informações da negociação entre os trabalhadores.

A reunião foi mediada pelo Ministério Público do Trabalho. Participaram os presidentes do Urbana/PE, Fernando Bandeira de Melo, e do Sindicato dos Rodoviários, Patrício Magalhães. O encontro começou às 15h e ficou acertado que o salário dos motoristas passará a ser de R$ 1,5 mil, o dos cobradores vai para R$ 690 e dos fiscais e despachantes para R$ 970. Outros trabalhadores que não tem sindicato próprio terão aumento de 7% e também, receberão vale-refeição no mesmo valor. O reajuste passará a valer já no salário de julho. 

Outro informação acertada entre patrões e empregados é que os trabalhadores que aderiram à greve de advertência, paralisação de 24 horas, organizada no último dia 27, não serão penalizados. Não haverá desconto no salário por dia perdido de trabalho.

Atualmente, circulam pela Região Metropolitana do Recife 360 linhas de ônibus, operadas por 18 empresas privadas. São 2,9 mil veículos realizando, em média, 24.350 viagens por dia que beneficiam aproximadamente 2,2 milhões de usuários diariamente.


Informações: Diário de Pernambuco

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No Distrito Federal, Rodoviários ameaçam entrar em greve

Os rodoviários do Distrito Federal ameaçam parar as atividades nesta quinta-feira (5/7) se o acordo entre as empresas de ônibus e o Sindicato dos Rodoviários não for cumprido. A decisão foi tomada na manhã desse domingo (1º/7). O sindicato cobra reajuste de quase 8% no salário, além de benefícios para a melhoria do emprego.

Segundo a assessoria do sindicato, não existe mais esperança que o acordo saia até quinta. Caso a paralisação se confirme, nova assembleia está prevista para o próximo domingo para decidir se a greve se estenderá.
O Correio não conseguiu contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Coletivos do Distrito Federal (Setransp).

A Secretaria de Estado de Transportes do Distrito Federal relatou que o Governo do Distrito Federal ainda não tem uma posição sobre o assunto, mas que está acompanhando atentamente as medidas dos rodoviários, uma vez que a paralisação irá penalisar a população do DF.

Fonte: Correio Braziliense


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Brasil precisa de 50 mil novos motoristas de ônibus e caminhão

segunda-feira, 2 de julho de 2012


As empresas estão sofrendo com a falta de mão de obra. Segundo a Confederação Nacional do Transporte faltam 50 mil motoristas de caminhão e de ônibus, em todo o país.

Em Minas Gerais, a situação é tão crítica que as empresas de ônibus estão formando novos motoristas em cursos gratuitos.

Lá se foi o tempo em que a fila de candidatos em busca de uma vaga como motorista de ônibus dobrava o quarteirão na porta da empresa: “Nós temos observado os candidatos migrando para outras áreas”, diz a gerente de RH  Rejane Aguiar.

O anúncio na parede e a caixa de currículos já não chamam muita atenção. Algumas transportadoras até facilitam para o candidato. Basta pegar o telefone.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte, no país faltam 50 mil motoristas de caminhão e de ônibus.

Para evitar o apagão de mão de obra, sindicatos e empresas de transporte de BH e RMBH se uniram. Criaram um curso gratuito para formar novos motoristas. Para estimular os alunos, a sala de aula já dá uma idéia de como vai ser o local de trabalho.

Tem empregada doméstica, motoqueiro, manobrista, soldador, cobrador, gente em busca de novas oportunidades.
“Já consigo pegar os passageiros, os idosos. É meu sonho desde criança. Agora eu estou tentando realizar e vou realizar”, diz uma aluna.

Fonte: www.cnttt.org.br (Globo – Bom Dia Brasil) 


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Em BH, Recarga a bordo no Cartão BHBUS em mais 47 linhas


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que mais 47 linhas do transporte coletivo de Belo Horizonte oferecem o serviço de recarga a bordo para os usuários que usam o Cartão BHBUS Usuário ao Portador (cor azul).

A recarga de créditos no cartão dentro do ônibus está sendo ampliada para as seguintes linhas: 80, 104, 341, 503, 504, 637, 702, 703, 705, 706, 708, 709, 710, 711, 713, 714, 715, 716, 732, 737, 837, 1030, 1505, 1509, 1510, 3050, 3055, 4103, 4106, 4108, 5102, 8203, 8208, 9032, 9202, 9204, 9206, 9405, 9801, 1207A, 1404A, 1404B, 1404C, 1505R, 2234A, 2234B, 5506B.

Com as 47, o Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte conta, agora, com 59 linhas com a operação de recarga a bordo. Em 16 de abril, as linhas circulares SC03 A e SCO3 B inauguraram o serviço, seguidas de outras dez linhas (105, 107, 2102, 4501, 807, 8101, 8103, 811, 822, 9106) em 18 de maio.

Dentro dos veículos dessa terceira etapa de implantação do serviço haverá informações para os passageiros sobre a recarga de créditos eletrônicos.

A recarga terá um valor fixo e único de R$ 10,00 por viagem. Esse valor foi estipulado em função da média de recarga nos postos físicos de atendimento, que normalmente, varia de R$ 10,00 a R$ 20,00.

Ficam mantidos todos os postos de venda de créditos eletrônicos, nos seguintes locais e endereços:

• Transfácil: Rua Professor Moraes, 216 – Funcionários;
• Setra-BH: Rua Aquiles Lobo, 504, Floresta;
• Estação BHBUS Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 2.277, Venda Nova,
• Estação BHBUS Barreiro: Av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro,
• Estação BHBUS Diamante: Av. João Rola Filho, 50, Milionários,
• Bilheterias das Estações do Metrô

 BHBUS POR TELEFONE

Outra modalidade de compra de créditos eletrônicos e carregamento a bordo é por meio do telefone. Quem usa Cartão BHBUS Usuário Identificado ( também azul, identificado por meio de um cadastro realizado no momento da compra do cartão (“casco”), quando a pessoa informa, entre outros dados, seu e-mail e escolhe até três linhas que utiliza para seus deslocamentos) pode ligar para o Consórcio Transfácil – 3248-7300 – e fazer a solicitação de compra dos créditos. Um boleto bancário é enviado ao e-mail do usuário. Após o pagamento do boleto ou a realização de um depósito bancário identificado, o passageiro pode recarregar seu cartão no validador do ônibus.

Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS

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No Rio, Motoristas do BRT têm treinamento especial

Os motoristas do sistema BRT (Bus Rapid Transit), usados nos corredores expresssos da Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, recebem treinamento especial e têm que portar uma carteira especial para dirigir os ônibus articulados.

Com 56 km de extensão, o TransOeste liga Santa Cruz à Barra da Tijuca. Nas vias exclusivas, ônibus articulados, com capacidade para 140 passageiros e ar condicionado, vão trafegar livres de congestionamentos, o que encurtará pela metade o tempo de viagem de que faz diariamente o trajeto entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada.



Com Informações: Cidade Olímpica

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Em Olinda, Corredor de ônibus da Presidente Kennedy se tornou uma obra sem fim


Uma obra que vinha para melhorar a situação dos usuários de ônibus, se tornou em um problema sem fim, o primeiro corredor de ônibus a ser construido em Olinda parece não que nunca será inaugurado devido a prazos e mais prazos para sua conclusão.

A obra só inclui a implantação de um corredor central de ônibus com oito paradas, parecido com o que existe na Avenida Caxangá no Recife. Orçada em R$ 7,5 milhões, ela deveria ser entregue no mês de setembro de 2011, isso já somado os atrasos.

A faixa de ônibus tem 4 km foi projetada para diminuir o tempo de viagem de quem precisa do transporte público, mas essa faixa hoje é usada até de estacionamentos.

São paradas de ônibus construídas e já precisando de manuntenção, mesmo sem ser utilizadas, num verdadeiro desperdicio do dinheiro público.
Além das paradas inutilizadas, acidentes acontecem com frequencia devido a falta completa de sinalização.

Usuários de ônibus são desrespeitados e as vezes não sabem se pegam ônibus na nova parada que não tem nemnhuma placa de aviso ou nas improvisadas.

A bagunça é tamanha que os ônibus circulam nas faixas dos carros e os carros nas faixas destinadas aos ônibus e nenhuma fiscalizaçlão é encontrada para amenizar o caos que se torna nos horários de pico.

Sem ciclovias
Um perigo também para quem precisa usar suas bicicletas, pois acidentes graves com ciclistas acontecem com frequencia, num total desrespeito aos ciclistas.

Sem prazo
E para piorar, está grandiosa obra não tem prazo para ser entregue, ou seja, isso mostra a falta de prioridade dada a quem precisa do transporte público em Olinda.


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São Paulo: Tarifas de ônibus da EMTU também ficam mais caras com aumento do pedágio

domingo, 1 de julho de 2012

Com o reajuste da taxa de pedágio nas praças instaladas nas rodovias do Estado de São Paulo, que ocorre a partir deste domingo (1º), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também vai aumentar o preço das passagens das linhas de ônibus que passam pelas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Segundo a empresa, o reajuste foi autorizado em reunião do Conselho Diretor de 28/06/2012 da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29).

...O cálculo para a nova tarifa das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU é feito por meio da divisão entre o novo valor do pedágio e a média de passageiros transportados por viagem.

Veja abaixo as linhas que terão aumento.

Na região metropolitana de São Paulo

Consórcio Anhanguera (15 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,10:
054, 055, 116, 120, 120PR1, 188, 261, 310, 352, 378, 378PR1, 386, 467, 565 e 583
Consórcio Unileste (5 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0, 05:
201, 206, 214, 214VP1 e 379

Na região metropolitana de Campinas
Metrópolis (7 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,05:
612, 612EX1, 616 ,618 , 714 , 715 e 734
Salamanca (1 linha)
A linha 693 terá acréscimo de R$ 0,05
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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