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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011Postado por Meu Transporte às 11:01 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Governo SP determina fim dos projetos de monotrilhos
Em Transportes Metropolitanos, pasta que concentrou investimentos e publicidade na gestão passada, os programas estão sendo reformulados. O secretário, Jurandir Fernandes, não dará prosseguimento os projetos de monotrilhos em São Paulo. No governo anterior, quando a pasta era presidida por José Luiz Portella, chegou a ser cogitada a execução de seis projetos, entre eles, a Linha 17 - Ouro, no Morumbi, o mais adiantado por conta da necessidade de ligação do Metrô com o estádio do Morumbi, para a Copa do Mundo.
"O monotrilho é um projeto inusitado, que merecia uma discussão mais ampla", diz Fernandes. O novo secretário era presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento (Emplasa) e diz que só soube do projeto quando a licitação foi lançada, em dezembro de 2009. Fernandes conta que foi avisado por uma repórter, por telefone, depois de o então governador Serra ter anunciado o projeto. "Temos a obra de serviço dada e vamos fazer da melhor forma possível. Mas não é o melhor formato, por ter custo elevado, e não permitir integração com a cidade", diz.
O uso de portas de segurança nas estações também deve ser reavaliado por essa gestão. Na avaliação do secretário, as portas automáticas são ideais para linhas que trabalham sem condutor, como na Linha 4-Amarela, ou nas estações com sobrecarga de passageiros. "É preciso ver se são realmente necessárias nos outros casos", diz. Fernandes questiona, por exemplo, a prioridade dada para a instalação das primeiras portas na estação Sacomã, durante a campanha de Serra à Presidência, enquanto a Linha 4 estava com o cronograma atrasado. No metrô, das quatro linhas previstas na gestão Serra, só uma deverá ficar pronta no prazo.
Para diferenciar-se de Serra, outra proposta do governo é levar o metrô até a região metropolitana. O tucano pretende encaminhar obras até Taboão da Serra, que poderão ser exibidas em 2014, ano em que Alckmin poderá disputar a reeleição ou a Presidência.
Fonte: Revista Ferroviária
Postado por Meu Transporte às 09:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Fortaleza não terá mais a tarifa de ônibus mais barata do Brasil, nova tarifa pode chegar à R$ 2,20
Segundo Ademar Gondim, não há como adiantar se o valor proposto pelo Sindiônibus será, de fato, implementado, considerando que isso é algo a ser estudado pela Prefeitura. Primeiramente, a Etufor deverá fazer uma análise das argumentações do Sindiônibus e também dos mais de 50 itens que compõem a planilha de custos da Prefeitura sobre aumento de passagem.
"Nosso objetivo é manter a tarifa atual com a mesma qualidade do serviço, mas, agora, vamos analisar a propostas dos empresários" informou o presidente da Etufor.
Atualmente, a passagem de ônibus integral, em Fortaleza, é de R$ 1,80, valor em vigor desde maio de 2009, período do último reajuste. Os empresários alegam que a nova tarifa seria para cobrir os custos decorrentes do reajuste de 7% no salário dos motoristas e cobradores, concedido peja Justiça do Trabalho no final do ano passado.
Em 2010, como explica Ademar Gondim, os empresários já reivindicavam o aumento da tarifa para R$ 2,00, mas o fato não foi concretizado.
A análise das propostas do Sindiônibus, a ser feita pela Etufor, deverá ser repassada para a prefeita Luizianne Lins, para que ela conduza todo o processo e decida se a passagem sofrerá aumento ou não.
Tarifa social
No que diz respeito à Tarifa Social aos domingos, em que o usuário paga somente a metade do valor da passagem, e à Integração Temporal, que dá direito ao passageiro, através do uso do vale transporte eletrônico, pegar até dois coletivos utilizando a mesma passagem, Ademar comenta: "essas conquistas devem permanecer". No próximo dia 14 de fevereiro, uma nova reunião para discutir o possível reajuste deve acontecer no Paço Municipal.
Caso a passagem aumente para R$ 2,20, Fortaleza terá o maior aumento percentual de passagens de ônibus do País - 22%. Em São Paulo o reajuste foi de 11%, no Rio 6,4%, Belo Horizonte 6,5%, Porto Alegre 10,20%, Recife 8,66% Salvador 8,6% e Natal 10%.
O Diário do Nordeste tentou entrar em contato com o presidente do Sindiônibus, Antônio Azevedo, mas a assessoria do órgão informou que o celular do presidente estava desligado.
Postado por Meu Transporte às 09:21 0 comentários
Marcadores: Ceára
Ônibus intermunicipais do ABC são os piores de São Paulo
A área de concessão 5, que compreende as sete cidades da região (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), foi considerada excelente ou boa por apenas 44% dos passageiros no ano passado. O Metrô, veículo com maior aceitação, agradou a 84% dos usuários.
Os veículos que atendem à região tiveram também a menor aprovação entre a rede intermunicipal da região metropolitana, ficando atrás das áreas de Mogi das Cruzes (65%) e Osasco (57%), por exemplo.
Deficiências
Em comparação com a pesquisa de 2009, a quantidade de passageiros que avalia positivamente os ônibus do ABC caiu 13 pontos percentuais. As principais reclamações dos usuários, de acordo com as entrevistas, foram a falta de linhas, a lotação e o tempo de espera.
Desde 2005, problemas jurídicos para a concessão da área 5 prejudicam a qualidade do transporte público no ABC. Em todos os processos licitatórios para que uma nova empresa cuide da linha, não houve interessados.
O resultado do impasse são ônibus velhos, superlotados e atraso nas linhas. A última tentativa de concessão da área foi no dia 31 de janeiro, novamente sem candidatos. Parte dos empresários de ônibus do ABC não concordam com termos do contrato, como o tempo de concessão de apenas 10 anos. Além de melhorias nos veículos, a licitação prevê o redesenho das linhas.
Parte delas deverá atender a estação Tamanduateí da Linha 2-Verde do Metrô. Não há previsão, porém, para que os ônibus do ABC recebam melhorias. Ainda não há data para nova abertura de edital de concessão.
De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pelos ônibus intermunicipais, o transporte metropolitano no ABC é operado com base no Sistema de Permissão Precária, um contrato provisório em que não há cláusulas tão rígidas quanto a qualidade.
Segundo a empresa, nas outras quatro áreas de São Paulo que operam em concessão foi possível realizar melhorias por conta dos contratos.
Postado por Meu Transporte às 09:18 0 comentários
Marcadores: São Paulo
A importância de morar perto do transporte público
Postado por Meu Transporte às 09:15 0 comentários
Marcadores: Brasil
Em São Paulo, Passagens do Metrô e CPTM sobem para R$ 2,90
O bilhete unitário da Linha 5-Lilás - que opera atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro - custará R$ 2,80. Ainda segundo a secretaria, o bilhete Madrugador Exclusivo - válido das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM, sofrerá aumento de R$ 0,10, passando a custar R$ 2,50. O Cartão Madrugador Integrado passará de R$ 4,11 - desde a majoração dos ônibus municipais da capital, em 5 de janeiro último - para R$ 4,21.
Os cartões Bilhete Único Integrado Comum e Vale-Transporte serão reajustados de R$ 4,29 - valor de 5 de janeiro deste ano - para R$4,49. Já o Cartão Lazer (BLA-M10), que custava R$ 22,30, será comercializado a R$ R23,50. Por fim, o Cartão Fidelidade M8 passará de R$ 20,30 para R$ 21,50; o M20, de R$ 48,70 para R$51,40; e o M50, de R$ 116,50 para 123,00.
Segundo o órgão, a atualização tarifária é realizada anualmente e “leva em consideração o equilíbrio econômico-financeiro da Companhia do Metrô, que, como empresa não dependente do governo em suas despesas de custeio”.
Postado por Meu Transporte às 09:06 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Porto Alegre: Aumento da tarifa de ônibus reajusta valor da integração com metrô
A mudança deve-se ao reajuste de 10,2% na tarifa dos ônibus urbanos de Porto Alegre.
Com o novo valor, o passageiro faz uma economia de R$ 0,40 por viagem (9,09%), ao optar pela tarifa integrada, se comparada à soma das tarifas cheias de ônibus (R$ 2,70) e do metrô (R$ 1,70), que resultaria num valor total de R$ 4,40.
Postado por Meu Transporte às 09:02 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Metrô Leve que ligará São Bernardo à estação Tamanduateí vai custar R$ 3 bilhões
Em breve Daniele e Edicarlos devem demorar menos para chegar ao local de lazer e compras. Com o metrô leve que está para ser construído na região, a perspectiva é de que os moradores gastem aproximadamente 35 minutos para se deslocarem de casa até a estação Tamanduateí da linha verde do metrô.
Obra completa terá 20 quilômetros de extensão Durante reunião ontem com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes anunciou mais detalhes sobre o projeto do Metrô Leve na região.
Postado por Meu Transporte às 08:58 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô, VLT
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