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São Paulo: Expansão do Metrô enfrenta atrasos

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O projeto Expansão SP, que prevê para 2014 a implantação de cinco linhas de Metrô, do trem de Guarulhos, além da ampliação das linhas Verde e Lilás, enfrenta atrasos no andamento das obras e sofrerá alterações na gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Quando foi anunciado, em 2007, o Expansão SP previa que a região metropolitana teria, até 2014, mais de 400 km de linhas com qualidade do Metrô. A expansão, no entanto, enfrenta problemas na licitação de novos trechos, adiamentos na inauguração de estações e atrasos nas obras.

A nova gestão, conduzida pelo secretário Jurandir Fernandes, pretende retomar o modelo de PPPs (Parcerias Público-Privadas) nas obras, desistir do Expresso Aeroporto para Guarulhos e incluir o ABC no plano de expansão.

Ele afirmou na quarta que o prazo de inauguração das estações Pinheiros e Butantã da Linha Amarela será até o final do semestre e que o funcionamento em horário integral das estações Paulista e Faria Lima, bem como das paradas Tamanduateí e Vila Prudente (Linha Verde), deve ocorrer também ao longo do semestre, mas ainda não há data definida. Tanto a inauguração das estações quanto a ampliação dos horários eram previstas para o final de 2010. Em entrevista à rádio CBN na semana passada, Alckmin prometeu inaugurar as estações Luz e República também da Linha Amarela até o final do ano e entregar toda a linha até 2012.

A Linha Lilás, do Largo Treze até a Chácara Klabin, também enfrenta problemas. Para que as obras sejam entregues até 2014, o governo deverá ter que licitar a maior parte da obra novamente, já que, ao que tudo indica, a atual licitação será anulada por suspeita de fraude. O Ministério Público acusou as empresas vencedoras de terem formado um cartel. Em entrevista à rádio Jovem Pan, Alckmin afirmou que, caso seja necessária nova licitação, o governo poderá construir o prolongamento da Linha Lilás por meio de PPP.

Fonte: Destak Jornal
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São Paulo: Radial Leste terá corredor de ônibus

A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) anunciou ontem a construção de três corredores de ônibus na cidade de São Paulo. O principal projeto, e provavelmente o primeiro a sair do papel, será uma faixa exclusiva na Radial Leste, uma das vias mais movimentadas da cidade. Estão programados um projeto na zona sul e outro na norte.
 
Falhas. Buracos em corredores entre as queixas
Caso saiam realmente do papel, serão os primeiros corredores em quatro anos de gestão Gilberto Kassab (DEM). Anteriormente, foram anunciados corredores na Avenida Celso Garcia e o Expresso Tiradentes - ambos viraram linhas de metrô, sob responsabilidade do Estado.

O projeto do corredor da Radial deve ser concluído nos próximos meses e há a possibilidade de que as obras comecem neste ano. A faixa terá 8 quilômetros, entre o Parque d. Pedro II e Avenida Aricanduva. A faixa exclusiva deve provocar a extinção de pelo menos uma das faixas destinadas aos demais veículos. "Diria que eventualmente pode (tirar uma faixa de carro). Vamos tentar ver se existe uma solução para que não tire", disse Kassab.

Por outro lado, o projeto já é uma velha reivindicação para aliviar a Linha 3-Vermelha do Metrô - hoje com mais de dez passageiros por m². "É positivo, desde que tenha área de ultrapassagem. E tem de integrar com outros meios de transporte", diz o mestre em Transportes pela USP Sérgio Ejzenberg. Segundo a secretaria, os três projetos preveem áreas de ultrapassagem.

Sul e norte. Os outros corredores terão os projetos concluídos neste ano, segundo a meta da Prefeitura. Os cálculos apontam R$ 60 milhões de investimento em 2011. O corredor da zona sul vai fazer o trajeto Capão Redondo-Campo Limpo-Vila Sônia, com cerca de 12 quilômetros entre o Terminal Capelinha e a futura Estação Vila Sônia do Metrô - obra prevista para 2012. A maior parte do trajeto será pela Estrada de Itapecerica, que deve ter problemas para os carros.

O projeto da zona norte vai usar a estrutura da rede de trólebus - mas sem adotar essa matriz energética. Será o corredor Casa Verde-Rio Branco-Centro, que vai passar por vias como a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, Ponte do Limão, Avenidas Marquês de São Vicente e Rio Branco, até o Terminal Correio.
A gestão ainda anunciou um pacote de intervenções nos corredores já existentes. O objetivo é aumentar a velocidade média dos ônibus em 15% - chegando a 23 km/h. Atualmente, os ônibus dos corredores trafegam a uma velocidade média de 20 km/h. O aumento da velocidade equivale a novos 2.250 mil ônibus, segundo a São Paulo Transporte (SPTrans).

A ideia é ter também equipamentos mais modernos para aumentar a fluidez. Segundo o secretário dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, serão construídas áreas de ultrapassagem e gargalos serão eliminados. "Vamos investir na modernização, adotando semáforos inteligentes que abrem quando os ônibus se aproximam", diz. Serão investidos R$ 6,2 milhões em projetos operacionais para aumentar a velocidade dos ônibus e outros R$ 92 milhões na requalificação dos trajetos exclusivos.

O anúncio foi recebido com otimismo por passageiros, que reclamam de demora, lotação e lentidão. "Meu ônibus faz um itinerário muito longo, demora e vem lotado", conta a recepcionista Íris Fernandes, de 23 anos, que mora no km 15 da Rodovia Raposo Tavares e trabalha perto da Avenida Rebouças. Na mesma parada, a diarista Nilzete Souza Santos, de 51 anos, reclama da sujeira na passarela. "Tem lixo por todo canto, uma imundície."

Na corredor de ônibus da Marquês de São Vicente, na zona oeste, a estudante Mayara Silva, de 17, reclama da má distribuição de veículos entre as linhas. "Para a Cachoeirinha passa um monte, mas para meu bairro, Guarani, não passa nunca."

Fonte: Estadão
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Em São Paulo, Novo plano inclui 36 km de ciclovias e ciclofaixas

O plano de ações na área de transportes lançado ontem pela prefeitura inclui a construção de 24 km de ciclovias (vias específicas por onde as "magrelas" podem circular) e a implantação de 12 km de ciclofaixas (quando apenas uma inscrição no solo é feita, mas sem distinção entre os veículos que usam as faixas), que se unem às já existentes, num investimento estimado em R$ 32,4 mi.

O objetivo é reduzir o número de vítimas do trânsito. Ao lado de pedestres, os ciclistas são os mais vulneráveis nas vias da capital.

Juntos, os 36 km (24 km das ciclovias e 12 km das ciclofaixas) não perfazem nem metade da meta de 100 km estabelecida pela própria gestão Gilberto Kassab (DEM) em 2009, com o objetivo de ser atingida em 2012.

O relatório do próprio governo informa que apenas 3 km previstos para Capela do Socorro (zona sul) foram concluídos.

Lazer

A ciclofaixa que funciona aos domingos na cidade vai ganhar mais 5 km de extensão ainda neste mês. O trajeto que atualmente liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas, na zona sul, agora também vai chegar ao Villa-Lobos, na zona oeste. Ela será aberta antes do aniversário de 457 anos da capital, dia 25.

A ciclofaixa havia sido anunciada para dezembro de 2009, porém, sofreu sucessivos adiamentos até o novo prazo.

Cicloativistas questionam o fato de ela apenas funcionar aos domingos, das 7h às 14h, e ser apenas uma seção temporária, e não permanente, o que impossibilita o uso em outros dias da semana para outras finalidades além do lazer, tais como para trabalho e estudo.

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SPTrans informa alteração de itinerários na Zona Norte para obras

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em razão das obras de manutenção na galeria de águas pluviais na Av. Conselheiro Moreira de Barros, que será realizada das 09h00 do dia 10.01 (segunda-feira) e com previsão de término para o dia 13.01 (quinta-feira), a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 10 linhas de ônibus que trafegam na região durante a realização das obras

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

118Y/10 Lauzane Paulista - Lapa
Ida:
Normal até Rua Friburgo, Rua Pedro Osório Filho, Rua Arvoredos, Rua Água Preta, Rua Franklin do Amaral, prosseguindo normal
Volta: Normal até Av. Cons. Moreira de Barros, Rua João Pessoa, Rua Evian, Rua Friburgo, prosseguindo normal.

1741/10 V. Dionisia - Metro Santana
Ida:
Sem alteração.
Volta: Sem alteração.

1741/51 V. Dionizia - Term. Amaral Gurgel (Circular Noturna)
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Rua Friburgo, Rua Pedro Osório Filho, Rua dos Arvoredos, Rua Água Preta, prosseguindo normal.

1743/10 Jd. Pery Alto - Metro Tietê (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Av. Cons. Moreira de Barros, Rua João Pessoa, Rua Evian, Rua Friburgo, prosseguindo normal.

1745/10 V. Nova Cachoeirinha - Shop. Center Norte
Ida:
Sem alteração.
Volta: Sem alteração.

1745/41 UNIP / V. Guilherme - V. Nova Cachoeirinha
Ida:
Não opera nesse sentido.
Volta: Sem alteração.

1760/10 COHAB Antártica - Shop. Center Norte
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até Av. Cons. Moreira de Barros, Av. João Pessoa, Rua Evian, Rua Friburgo, Av. Cons. Moreira de Barros, prosseguindo normal.

148R/10 COHAB Jd. Antártica - Lapa (Circular)
Sentido Único:
Normal até a Rua Franklin do Amaral, Rua Água Preta, Rua dos Arvoredos, Rua Pedro Osório Filho, Av. Cons. Moreira Barros, prosseguindo normal.

148L/10 Cachoeirinha - Lapa
Ida:
Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Franklin do Amaral, Rua Água Preta, Rua dos Arvoredos, Rua Pedro Osório Filho, Av. Cons. Moreira Barros, prosseguindo normal.

1722/10 Jd. Marina - Tucuruvi
Ida:
Normal até a Rua Franklin do Amaral, Rua Água Preta, Rua dos Arvoredos, Rua Pedro Osório Filho, Av. Cons. Moreira Barros, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

Fonte: SPTrans
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Ribeirão Preto terá todos os ônibus equipados com câmera até março

Até março todos os 330 ônibus coletivos de Ribeirão Preto terão uma ou duas câmeras de segurança. A empresa de transporte coletivo Turb, prometeu instalar as câmeras de segurança como o objetivo de coibir assaltos nas linhas que a empresa opera. Em 2010, chegaram a 119, média de dez assaltos por mês.

A Turb cobre a zona norte do município e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia. A empresa já instalou as primeiras câmeras em linhas como a do Ribeirão Verde e do Geraldo de Carvalho. As câmeras foram instaladas em 26 ônibus e começam a operar na próxima segunda-feira (3). A meta é instalar os equipamentos em 100% da frota de 105 veículos da empresa.

Em caso de assaltos, os cartões de memória dos equipamentos serão entregues à polícia para ajudar na identificação dos criminosos.

Segundo Marcelo Rosa, assessor especial da Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto), a medida vai trazer mais segurança para os usuários do transporte coletivo.

“As expectativas são grandes. Com as câmeras, a gente espera oferecer mais segurança aos usuários e também aos motoristas dos ônibus”, disse Rosa.

A Transcorp e a Rápido D’Oeste também manifestaram interesse na instalação das câmeras, segundo o assessor.

O valor estimado de cada câmera gira em torno de R$ 1.400. Os investimentos no equipamento, além da instalação e do monitoramento serão responsabilidade das empresas de ônibus.

A instalação das câmeras foi possível após a aprovação de uma lei municipal permitindo o monitoramento dos ônibus urbanos.

Fonte: A Hora
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Rio de Janeiro: Prefeitura assina contrato para agilizar construção da Transcarioca

A prefeitura do Rio de Janeiro assinou nesta segunda-feira (10) um contrato com o governo federal para agilizar a construção da Transcarioca - uma via expressa que vai ligar a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Ilha do Governador com os ônibus articulados, chamados de BRTs.

Participaram da cerimônia o ministro dos Esportes, Orlando Silva, secretários de governo, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. O banco vai financiar mais de R$ 1 bilhão para a construção da Transcarioca. O corredor expresso terá 39 quilômetros de extensão, com 40 estações em vários bairros.
O tempo de viagem entre o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha, deve ser reduzido à metade. Também deverão diminuir os acidentes e os congestionamentos nas principais vias do seu entorno. A previsão é de que as obras comecem em fevereiro e terminem no início de 2014.

O financiamento foi aprovado em novembro do ano passado e viabilizará uma das principais intervenções de competência do município, no que se refere à mobilidade urbana, para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O projeto prevê ainda a construção de uma ponte estaiada com 360 metros de comprimento no caminho para o Aeroporto Internacional.

Da Penha ao Galeão

Em setembro, a Prefeitura divulgou o traçado para o segundo lote da Transcarioca. O corredor sairá do Largo da Penha, onde haverá um terminal.  Os ônibus vão passar por doze vias, entre elas a Rua Uranos, um viaduto sobre a Rua Sargento Peixoto, e a Estrada do Galeão.

Fonte: G1.com.br
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Bilhete único de Guarulhos. Saiba como funciona!

O Guarulhos Online entrou em contato com a prefeitura de Guarulhos e foi informado que o bilhete único ainda não funcionará com integração na cidade de São paulo, pois isso depende da aprovação do governo estadual ou da prefeitura de São paulo.
Fomos informados também que a mudança no   itinerário ocorreu para que as linhas fiquem mais curtas e a integração do bilhete único seja feita dentro do período de 2 horas.
Para mais informações ligue:  0800 559499 ou acesse: http://www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico/

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Prefeitura de São Paulo quer corredor de ônibus na Radial Leste e limite de velocidade maior

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 10, o Plano de Ações de Transportes para 2011. Um dos destaques do programa é a construção de um corredor de ônibus na Radial Leste, que ligará a zona leste ao centro.
Outra meta para este ano é ampliar a utilização de combustível renovável
Cerca de R$ 60 milhões serão investidos na construção de corredores este ano. Além disso, sete corredores serão readequados. Entre as mudanças está o aumento do limite de velocidade dos ônibus. Segundo o secretário de Transportes, Marcelo Branco, a meta é ampliar a velocidade dos ônibus em 15%, o que equivaleria a inclusão de 2.250 ônibus na frota e reduziria o tempo médio de viagem dos usuários.
De acordo com Branco, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) receberá investimentos para que possa melhorar o monitoramento do trânsito na capital. Uma meta para 2011 é ampliar a utilização de combustível renovável pela frota do transporte público.
Outro objetivo para este ano é reduzir em 10% o índice de mortes e acidentes no trânsito. Para isso, a Secretaria de Transportes irá implantar faixas de travessia - a maior parte das vítimas do trânsito na cidade é de pedestres.

Investimento. O Plano de Ações terá um investimento total de R$ 409 milhões. Cerca de R$ 263 milhões devem ser investidos em mobilidade urbana, R$ 89 milhões em mudanças e uso racional de matrizes energéticas e R$ 59 milhões na redução de acidentes e de mortes no trânsito.
Segundo o prefeito Gilberto Kassab, grande parte do Plano de Ações só será possível devido ao aumento no preço do ônibus, que era de R$ 2,70 e foi para R$ 3. Com o reajuste, o prefeito afirmou que foi possível reduzir os subsídios de R$ 743 milhões para aproximadamente R$ 520 milhões e remanejar a verba para que a Secretaria de Transportes pudesse implantar o Plano de Ações.

Fonte: Estadão
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