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Ciclovias estão abandonadas em Paranavaí

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os buracos, a pouca sinalização e a falta de asfalto desanimam os ciclistas.

A prefeitura informou que fez o levantamento e concluiu que as ciclovias precisam passar por uma revitalização. Mas por enquanto não existe um prazo para começar as reformas.

Fonte: Paraná TV

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Tarifa de ônibus sobe a partir desta 4ª em Guarulhos

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A partir de amanhã, 5, o preço da passagem de ônibus em Guarulhos sobe de R$ 2,65 para R$ 2,90. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito,os créditos dos cartões escolar, vale-transporte e comum adquiridos até hoje, 4, serão válidos por 30 dias com o valor atual da passagem.
A Secretaria informou ainda que entre os motivos do reajuste está a obrigatoriedade da contratação de cobradores, que irão atuar em todos os ônibus e micro-ônibus. E também a aquisição de novos veículos para a frota. Professores e estudantes continuam tendo desconto de 50% no valor da passagem.

Fonte: Estadão

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Tarifa de Ônibus em Curitiba deve ir a R$ 2,50

O preço da passagem do transporte coletivo de Curitiba deve ir a R$ 2,50, em fevereiro. A informação foi dada pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, em uma entrevista ao jornal Gazeta do Povo. O componente que deve provocar o aumento é o reajuste de salários dos trabalhadores do transporte coletivo, que deve ocorrer ainda neste mês.

A categoria reivindica um reajuste de 15% nos salários e o componente custo com pessoal representa 40% do custo da passagem. O preço do ônibus em Curitiba é o mesmo desde janeiro de 2009, quando a tarifa subiu de R$ 1,90 para R$ 2,20. Estudos da Urbs apontam que atualmente a passagem deveria custar R$ 2,32 para cobrir todo o custo do sistema, a diferença seria subsidiada pela Prefeitura.

Isfer explica que os aumentos registrados em 2010, em uma série de itens, não foi anexado ao valor da passagem.

Em outras capitais, 2011 já começou com o aumento da tarifa do transporte coletivo. Em são Paulo, por exemplo, os passageiros têm até esta terça-feira (4) para recarregar o bilhete único na tarifa de R$ 2,70. A partir desta quarta-feira (5), os usuários começam a pagar R$ 3 pela passagem de ônibus na capital paulista.
Fonte: Jornale
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Em São Paulo, Transporte vai custar mais que o dobro para a baixa renda

O  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que o impacto do aumento do transporte público em São Paulo, de R$ 2,70 para R$ 3, nesta quarta-feira (5), chegará em dobro para as famílias de baixa renda.
De acordo com a coordenadora de pesquisa de preços do Dieese, Cornélia Nogueira Porto, a elevação custará 0,52 ponto percentual a mais no bolso das famílias de menor renda, que utilizam mais o transporte coletivo que o individual. No geral, o transporte para essas pessoas representa 4,65% no orçamento mensal.
Já para as de maior renda, o impacto será de apenas 0,22 ponto percentual (pesando 1,97% no  orçamento). Na comparação, uma família de baixa renda pagará mais que o dobro pelo transporte em relação à de maior renda.

O reajuste foi confirmado no dia 28 de dezembro do ano passado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Com o novo valor a tarifa ficou 11% mais cara e representa o dobro da inflação estimada do período. Segundo Banco Central, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, ficará em 5,9% no acumulado de 2010. Os R$ 0,30 a mais no bilhete também elevarão em 0,33 ponto percentual a inflação no município.
Por enquanto, a tarifa do Bilhete Único de integração entre os ônibus municipais e metrô vai de R$ 4,07 para R$ 4,29, mas só enquanto o bilhete do metrô custar R$ 2,65.

Os passageiros de São Paulo têm até esta terça-feira (4) para recarregar o Bilhete Único com o preço atual de R$ 2,70. O máximo que os passageiros podem acumular no Bilhete Único é R$ 200. Essa quantia poderá ser utilizada de acordo com o preço antigo até o término do valor. Não existe um prazo para a validade do crédito.

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São Paulo: Usuário tem até hoje para carregar o Bilhete Único a R$ 2,70

Hoje é o último dia para o usuário de transporte coletivo recarregar o bilhete único com o valor antigo de R$ 2,70. A partir de amanhã o valor será reajustado para o preço de R$ 3,00.

A tarifa de integração entre os ônibus municipais e metrô vai passar de R$ 4,07 para R$ 4,29.

Quem carregar o bilhete até hoje terá debitado o valor antigo ao passar pela catraca e, portanto, um maior número de viagens. O valor máximo de recarga é de R$ 200,00.

O aumento da tarifa foi anunciado na última terça-feira pelo prefeito Gilberto Kassab, que alegou a diminuição de subsídios para o setor.

O reajuste de 11,11%, acima da inflação acumulada em 2010, que deve ficar por volta de 5,9% segundo cálculo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), fará da tarifa de São Paulo a mais cara do país.

O Movimento Passe Livre, grupo que reivindica a gratuidade do transporte público, já anunciou uma manifestação no próximo dia 13 de janeiro em frente ao Teatro Municipal, no Anhangabaú.

Fonte: Band
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No Rio, Integração de metrô volta a ser aceito nos coletivos

Quatro empresas de ônibus do consórcio Transcarioca voltaram a aceitar os cartões de integração vendidos nos guichês do metrô para a Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A integração havia sido suspensa sem aviso prévio aos quatro mil passageiros que utilizam os dois meios de transporte para os bairros da Zona Oeste do Rio.

Segundo o vice-presidente do Rio Ônibus, Octacílio Monteiro, o serviço foi interrompido pelas empresas Real, Redentor, Expresso Barra e Jabour devido a um problema com os equipamentos que fazem a leitura dos cartões. Os usuários podiam fazer a integração utilizando apenas os cartões eletrônicos da RioCard e do Bilhete Único intermunicipal. Com a normalização do transporte, o valor total da passagem voltou a cair de R$ 5,50 para R$ 3,80.

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Rio de Janeiro: Em 2010 Detro recebeu mais de 5 mil denúncias e reclamações

Descumprimento do quadro de horários, negação da gratuidade, ônibus em mau estado de conservação e motoristas desrespeitosos não devem fazer parte da rotina daqueles que usam o transporte público no Estado do Rio. Infelizmente, estas ocorrências ainda estão presentes no dia a dia da população, porém, as empresas. Durante o ano de 2010 foram registradas 5.756 reclamações pela Ouvidoria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro).

A maior parte das reclamações recebidas pela Ouvidoria do Detro é referente ao horário irregular, com um total de 817 registros; seguida de motoristas que não param no ponto, com 796 ocorrências; e pela falta de ônibus de duas portas, com 652 registros.
De acordo com assessoria da Detro. a falta de ônibus de duas portas está relacionada com à negação da gratuidade pois, como este benefício, na maior parte das linhas, está restrito aos ônibus convencionais, as empresas tentam substitui-los pelos de uma porta para tentar burlar o direito dos idosos e demais beneficiários da passagem gratuita. Porém, quando há a denúncia e as empresas são flagradas nesta irregularidade estão sujeitas a multas no valor médio de R$ 1 mil cada.

As cinco empresas intermunicipais com o maior número absoluto de reclamações ao longo de 2010 – sem levar em conta a relação frota x registros – foram a Rio Ita (508), Fagundes (394), Viação União (332), Viação 1001 (302) e Nossa Senhora do Amparo (288).

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Obras para mobilidade urbana em Cuiabá começam em abril

Plano prevê novo sistema de transporte coletivo e quatro novos corredores viários e BRT

As obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 na cidade de Cuiabá devem começar já em 2011, segundo nota divulgada pelo presidente da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal (Agecopa), Yênes Magalhães. Segundo o texto, a região metropolitana entre Cuiabá e Várzea Grande receberá "um conjunto de obras e melhorias que irão transformar a região metropolitana num aglomerado urbano organizado, com infraestrutura viária e de transporte coletivo adequadas às novas necessidades de uma população sempre crescente".

A previsão é de que as obras de mobilidade comecem em março ou abril, dependendo do andamento das licitações. O plano de mobilidade urbana prevê a construção de um sistema de transporte coletivo para a região do Rio Cuiabá, a construção de dois corredores BRT, além de quatro novos corredores viários.
As obras serão financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pelo Governo do Estado. Ainda está em curso uma negociação entre o governo do Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), para o financiamento das obras também. O custo total previsto é de R$ 448 milhões.

Fonte: PINI Web
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