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São Paulo: Reajuste da tarifa de ônibus pode incentivar o uso do metrô, dizem especialistas
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 21:12 0 comentários
Marcadores: São Paulo
População de Salvador condena aumento da tarifa de ônibus
Postado por Meu Transporte às 19:06 0 comentários
Marcadores: Bahia
Ônibus sucateados serão impedidos de circular em Manaus
"Isso é um problema sério. São ônibus velhos, apodrecidos, acima de dez anos de idade. Nós temos que coibir e até amanhã no máximo vamos interditar a garagem da empresa Vitória Régia. Esses ônibus velhos não vão sair mais. Hoje nós vamos planejar a ação, mas amanhã de madrugada vamos impedir que os ônibus saiam da garagem", afirmou Cavalcante.
Segundo Cavalcante, a interdição tem o aval do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. O superintendente afirmou que já se deparou com vários ônibus quebrados e sucateados na capital. "Ontem mesmo, vi quatro somente na avenida Buriti até a Bola do São José", disse.
O diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), César Tadeu, afirmou ao Portal Amazônia que o sindicato ainda não foi informado oficialmente sobre a ação. Segundo ele, os empresários vão buscar informações para tomar as providências cabíveis sobre o caso.
Promessa
Em setembro, o prefeito Amazonino Mendes prometeu que até junho de 2011, mil ônibus novos farão parte do sistema de transporte coletivo da capital. Na ocasião, ele afirmou que as empresas estão falidas e cheias de problemas, prejudicando a população.
A nova frota fará parte da licitação lançada no último dia 16 no Diário Oficial do Município (DOM) para concessão da exploração de linhas de transporte coletivo urbano. Ao todo, a Prefeitura prevê investimentos na faixa de R$ 5 bilhões nos próximos 10 anos.
Os primeiros 450 ônibus devem chegar a Manaus em abril de 2011. Com a segunda remessa, que chega em junho, serão 800 veículos comuns e 100 articulados. Segundo Amazonino, o número corresponderia a mil novos ônibus, devido ao tamanho e capacidade dos veículos articulados.
Postado por Meu Transporte às 18:49 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Tarifas de ônibus têm aumento em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema
Postado por Meu Transporte às 18:44 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Após reajuste, Bilhete Único terá validade de 3h
Postado por Meu Transporte às 09:06 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Os ônibus articulados são considerados essenciais no transporte urbano por serem veículos de maior capacidade para levar passageiros
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Articulados fora de corredores no centro do Recife |
No entanto, se esses veículos são reconhecidos como vantajosos em relação ao aumento no número de passageiros que eles conseguem transportar e pela condição de poder substituir até três ônibus com consequências positivas ao meio ambiente, em muitos casos eles não são operados de maneira eficaz, o que compromete a sua essência, que é apresentar benefícios em toda a cadeia transportadora.
Corredores
Ônibus articulados (18 m de comprimento) e biarticulados (até 27 m) tiveram seus embriões em Curitiba, cidade exemplo na implantação do sistema BRT. Logo ganharam ruas e avenidas de outras cidades brasileiras e pela América Latina. Mas o que foi fixado como uma opção bem-vinda no conceito de corredores estruturais, não está sendo seguido de modo satisfatório pela maioria das vias urbanas no Brasil.
Para exemplificar, a capital paulista tem uma das maiores frotas do mundo composta por essas versões de ônibus (101 biarticulados e outros tantos articulados), sendo operada em quase todas as regiões da cidade. Entretanto, a falta de planejamento faz com que os grandes ônibus rodem em sintonia com outros modais (separados apenas por faixas pintadas no pavimento ou então em ruas e avenidas comuns, como a Marginal do Rio Pinheiros), havendo uma concorrência desestimulante, quando o correto é existirem vias exclusivas e tecnologia que privilegiem o fluxo dos veículos, como o acionamento de semáforos via sistema inteligente, garantindo vantagem nos cruzamentos, para que sua produtividade seja a principal atração dentro dos sistemas de transportes. “A utilização mais adequada para ônibus articulados e biarticulados é em trajetos retilíneos, como nos corredores exclusivos. Sua operação em sistemas viários de menor capacidade, como em vias coletoras e locais com itinerários sinuosos, não é congruente pelo seu porte e demais características físicas”, disse João Cucci Neto, professor de engenharia de tráfego e transporte urbano da Faculdade Mackenzie de São Paulo.
A maior cidade brasileira possui apenas dois sistemas segregados que comportam o uso de veículos maiores sem a interferência de outros: os corredores ABD (que liga a zona sul da capital à Região Leste, passando por três municípios da Grande São Paulo) e o Expresso Tiradentes, com atuação entre o centro e a Região Sudeste. Infelizmente as agendas governamentais privilegiam apenas os sistemas metroferroviários, o que parece ter maior propaganda alcançada à população usuária de transporte coletivo. “Em São Paulo, o transporte está muito aquém da condição econômica da cidade. A população paga o preço da descontinuidade administrativa; da falta de um planejamento integrado nos transportes; da ingerência política das empresas de ônibus e da insuficiência da rede estrutural de transporte”, atentou Cucci Neto.
Juarez Fioravanti, engenheiro aposentado da Volvo do Brasil e criador do biarticulado, revelou que a operação da versão articulada pode seguir os padrões de ruas e avenidas comuns, sem a necessidade de alguma segregação, mas que, no caso de um veículo maior, o correto é utilizar uma via preferencial. “O articulado foi desenvolvido há anos atrás para operar em cidades europeias que têm ruas estreitas onde um ônibus de 12 m tem dificuldades de giro. O giro do articulado pode ser bem menor que muitos tipos de ônibus de dois eixos, devido ao curto entreeixos da unidade tratora dianteira. Já o biarticulado deve ter exclusividade em suas rotas”, explicou. Fioravanti também disse que a não opção de implantação das vias exclusivas em sistemas estruturais nas grandes cidades brasileiras é consequência negativa proporcionada por administrações carentes de ideias inovadoras. “Falta decisão política de fazer algo bom, além de visão e conhecimento dos administradores, que só enxergam decisões essenciais de curtíssimo prazo”, enfatizou.
Postado por Meu Transporte às 09:03 1 comentários
Marcadores: Brasil, Corredores de Ônibus, Reportagem especial
São Paulo: Carregue o bilhete único antes do dia 5
De acordo com a SPTrans, o usuário pode colocar até R$ 100 em cada recarga. No entanto, o crédito máximo disponível no bilhete é de R$ 200. Com esse valor, hoje, dá para fazer 74 viagens. Mas a partir do dia 5, com o reajuste de 11% na tarifa, esse número cai para 66, isto é, perda de 8 passagens.
Fonte: Diário de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 08:53 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Rio de Janeiro: Monotrilho ligará Niterói a Itaboraí
A expectativa é de que tudo esteja pronto antes da Copa de 2014. “Optamos por este tipo de sistema por ser mais rápido e barato. Além disso, ele é capaz de transportar até 40 mil passageiros por hora, por sentido, que é exatamente a demanda de lá. É perfeito”, afirmou o governador.
ÁREAS REURBANIZADAS
Nas áreas que ficarão embaixo dos viadutos, obras de reurbanização serão realizadas pelo governo do estado. Apesar de ainda não ter definido o valor da tarifa, Cabral prometeu não repassar para os usuários as despesas com a implantação do novo sistema. “Se fizesse isso, o preço da passagem seria absurdo”.
De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a construção da Linha 3 do metrô vai beneficiar 350 mil passageiros por dia. Além da comodidade, a redução no tempo de viagem é apontada como uma das principais vantagens para os usuários.
Nos horários de pico, por exemplo, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo, que é de 1h25, não deverá passar de 20 minutos.
A obra de construção da Linha 3 também proporcionará a criação de oito mil novos postos de empregos diretos e indiretos. Ao todo, deverão ser construídas 13 estações de embarque e desembarque. “Mas a responsabilidade pela operação do serviço só será definida através de licitação”, avisou o secretário Régis Fichtner, chefe da Casa Civil.
Ontem, o estado anunciou a compra de mais quatro novos trens chineses que, neste caso, serão entregues à SuperVia. Os outros 30 comprados anteriormente começam a ser entregues em maio.
Punição por demora na entrega de trens
Irritado com a demora na entrega dos 19 novos trens das linhas 1 e 2 do metrô, o governador Sérgio Cabral quer que a concessionária seja multada.
Em ofício encaminhado dia 20 à Agetransp (Agência Reguladora dos Serviços de Transportes do Estado), ele alega que o Metrô Rio descumpriu cláusula do contrato de renovação da concessão. “Lá está escrito que eles deveriam começar a entregar os novos trens a partir de agosto de 2010. Mas, até agora, não chegou nenhum. Essa é uma obrigação deles, por isso estamos pedindo a aplicação da multa”, justificou Cabral.
Em nota, a Agetransp informou que foi aberto um processo que será julgado nas próximas sessões regulatórias da agência.
Procurado, o Metrô Rio disse que não vai comentar o assunto. Mas, em agosto, o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza, disse que o primeiro dos novos trens só chegará em outubro de 2011.
Postado por Meu Transporte às 08:48 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
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