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Desafio testa meio de transporte mais eficiente em Aracaju

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Com o intuito de medir o tempo gasto para se locomover de diferentes formas na capital sergipana, bem como avaliar os custos e o impacto ambiental de cada meio de transporte, será realizado nesta segunda-feira, 20, o terceiro Desafio Intermodal de Aracaju. O evento, que tem largada marcada para as 18h na Praça Olímpio Campos, tem o objetivo de testar qual o meio mais eficiente para deslocamentos na cidade.

O desafio, promovido pelo projeto Mobilidade Verde, em parceria com a organização não-governamental Ciclo Urbano, pretende também estimular o debate sobre formas alternativas de mobilidade urbana em Aracaju. A iniciativa, cujo trajeto termina no prédio da Escola de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), localizado no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), contará com 15 participantes.

Eles irão utilizar diferentes modais, divididos nas categorias ‘a pé', ‘bicicletas em vias rápidas', ‘bicicletas em vias alternativas', ‘moto', ‘carro' e ‘ônibus'. Serão analisados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo que cada um dos meios de transporte gera e quantos quilos de gás carbônico eles emitem. Ou seja, o que importa não é apenas quem chega primeiro, mas também que impactos ambientais são gerados por esse modal.

Segundo Luciano Aranha, do projeto Mobilidade Verde, ir de ônibus até algum lugar não é tão mais demorado que o carro. "Imagine então se tivéssemos corredores de verdade, ou até mesmo o Veículo Leve sobre Trilhos [VLT], um projeto que o prefeito Edvaldo Nogueira pretende desenvolver em Aracaju", defende. Ele afirma, ainda, que a grande importância do Desafio Intermodal é que ele vai mostrar a eficiência de cada meio modal com relação ao tempo, conforto e percepção da cidade.

Regras

Todos os participantes deverão respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro, assim como as leis municipais, que determinam a velocidade máxima de 60 km/h em avenidas, e 40 km/h em vias locais. Será levado em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e também o que ele perderá até estacionar o veículo.

Durante o deslocamento, os pedestres também terão que obedecer as regras, atravessando na faixa, a não ser que ela esteja localizada a uma distância maior que 50 metros. Nesse caso, de acordo com o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro. O pedestre corredor terá que correr na calçada e, somente se isso não for possível, será tolerado que ele utilize a rua.

Programação

17h - Concentração Praça Olímpio Campos, em frente ao Palácio-Museu Olímpio Campos
17h30 - Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio
18h - Largada
18h20 - Previsão de chegada dos primeiros participantes
19h20 - Previsão de chegada do último participante

Fonte: Prefeitura de Aracaju


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Quarta-feira é o Dia Mundial Sem Carro

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Conforme a imprensa brasileira e internacional tem divulgado, o Dia Mundial Sem Carro tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a dependência que o mundo aceitou ao utilizar carros para tudo. Usar o ônibus, a bicicleta ou simplesmente andar tem se tornado ações cada vez menos freqüente no dia a dia, observam alguns analistas, opções que poderiam ajudar em muito o meio ambiente, já aponta a ala ecologista:
"As pessoas simplesmente perderam o hábito de fazer uma mera caminhada, de se olhar nas ruas, pois estão com medo da violência e da agressividade do mundo moderno.
Violência que está intimamente ligada ao isolamento que a sociedade do automóvel alimenta", afirma o secretário Archimedes Neto (Meio Ambiente - Cuiabá).
Para que o Dia Mundial Sem Carro tenha conotação de importância real aos ganhos ambientais que efetivamente proporciona, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Smades aderiu 100% ao movimento. Tanto que ele acontecerá neste dia 22 de setembro, com envolvimento maciço de várias entidades que trabalham a área ambiental no Município e Estado, estratégia de divulgação que vem sendo apoiada por um número crescente de cidades em todo o mundo, salientam os organizadores.
A intenção desta mobilização ecológica, conforme o secretário Archimedes Pereira Lima Neto, é evitar o uso do carro particular por um dia, a fim de estimular a utilização de outros transportes na preservação do meio ambiente: “Como alternativa, este movimento propõe a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, e assim elege a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade. Com as cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida".
A futura ação já está incluída no calendário da Smades, informou Archimedes. "Esperamos que boa parte da população possa participar. Toda minha agenda desta quarta-feira será cumprida assim como no ano passado, quando utilizei a bicicleta como meio de transporte. Por sinal, muito eficiente e saudável”.

Fonte: Notícias NX

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Campo Grande: Dia "Na cidade sem meu carro" terá entrega de novos ônibus

Na próxima quarta-feira (22.09), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e vários parceiros promovem, pelo quarto ano consecutivo, o evento Na cidade sem meu carro. Nesta data, o diretor do órgão, Rudel Espíndola Trindade Júnior chegarão ao paço municipal de bicicleta. Em seguida, junto com secretários, empresários do transporte coletivo e imprensa seguirão de ônibus para o Terminal Bandeirantes, onde serão entregues 59 novos ônibus para a população.
Na cidade sem meu carro tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de adotarem atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente incentivando o uso do transporte coletivo, da bicicleta e da caminhada como meios adequados de sustentabilidade.

A iniciativa consiste em ações com o objetivo de: refletir sobre os problemas causados pelo modelo de mobilidade centrado no automóvel; despertar nos cidadãos a consciência sobre o uso racional e solidário do automóvel para combater a poluição e reduzir os gastos públicos; estimular o uso do transporte coletivo.

O evento visa, ainda, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias; apoiar as iniciativas municipais; informar os cidadãos sobre alternativas de mobilidade sustentável no planejamento urbano e no uso de combustíveis renováveis e não poluentes; incentivar a adoção de alternativas sustentáveis como o transporte a pé e de bicicletas.

Todas as secretarias da Prefeitura de Campo Grande receberam um ofício sobre a importância de todos os servidores municipais participarem dessa mobilização, indo para seus locais de trabalho utilizando, preferencialmente, o transporte coletivo.
Fonte: SCS


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Dia Mundial Sem Carro será comemorado durante uma semana no DF

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, lembrado no dia 22 de setembro, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promove, a partir desta segunda-feira (20/9), a Semana da Mobilidade que terá atividades com o objetivo de estimular formas solidárias e sustentáveis de deslocamento. De acordo com o presidente do Ibram, Gustavo Souto, o debate sobre a alternativa de transporte já está bastante atrasada em Brasília, por isso o incentivo da conscientização nesta semana.

As atividades de conscientização estão programadas para o restante da semana. A primeira, o 2ª Desafio Modal, começou às 7h da manhã desta segunda-feira e consistiu na conclusão de um percurso, iniciado no Guará, com diferentes modos de transporte. Segundo Gustavo, bicicletas, motos, táxis e a combinação de transportes, como bicicletas e metrô, estiveram entre as alternativas para o trajeto.

Cerca de 30 pessoas participaram do desafio que testou as dificuldades, o nível de poluição e estresse dos integrantes. O diretor explica que as motos concluíram a prova em primeiro lugar, em seguida chegaram as bicicletas. "A ideia não era uma corrida, o objetivo é ver como seria o dia a dia com transportes alternativos", explica Gustavo Souto.

Além do desafio, para terça-feira (21/9) já está programada uma exposição na Câmara dos Deputados sobre o assunto. No Dia Mundial Sem Carro, está prevista um pedalaço com início na Estrada Parque Taguatinga até o Museu da República, com o apoio da associação Rodas da Paz. Depois, às 10h, será inaugurado o bicicletário do Ibram, que terá a participação do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.

O diretor do Ibram, Gustavo Souto, também afirmou que a ideia da instituição era fazer com que o metrô e os ônibus tivessem as taxas reduzidas no dia 22 como forma de incentivar o uso dos transportes alternativos. "Pedimos ao governador a gratuidade do metrô e a redução das tarifas dos ônibus. Os ônibus sabemos que é mais complicado e no metrô teria que ser assinado um decreto", afirma Gustavo.

Para o diretor, Brasília está atrasada no debate de transporte alternativos. "A questão do trânsito é insustentável na cidade. E parece que o uso e a compra de veículos é maior e mais estimulada a cada dia", explica Gustavo Souto.

Programação

20/9 (segunda-feira) - 2º Desafio Intermodal, 7h
21/9 (terça-feira) - Exposição de fotos, textos e bicicletas no Espaço do Servidor (Anexo 2 da Câmara dos Deputados), a partir das 10h30
22/9 (quarta-feira) - Pedalaço na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até o Museu da República, a partir das 7h
22/9 (quarta-feira) - Inauguração do bicicletário do Ibram, 10h
22/9 (quarta-feira) - Debate na Controladoria Geral da União (CGU), das 14h30 às 16h
23/9 (quinta-feira) - Exibição de vídeos sobre ao ar livre sobre mobilidade urbana no Museu da República
24/9 (sexta-feira) - Bicicletada saindo do Museu da República, às 18h30
26/9 (domingo) - Encerramento e passeio ciclístico saindo do Museu da República, às 9h

Fonte: Correio Braziliense

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Cidade de Santos adere ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece nesta quarta-feira

Na quarta-feira, use seu carro de maneira consciente. Deixe-o em casa, pegue carona, vá de bicicleta ou use o transporte público. É o Dia Mundial Sem Carro e Santos vai aderir.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pediu que todos os funcionários compareçam ao trabalho sem o carro. Também entrou em contato com empresas para que os trabalhadores façam o mesmo. No Parque Municipal Roberto Mario Santini, no Emissário Submarino haverá das 9 às 14 horas, atividades educativas sobre as vantagens do uso racional dos automóveis.

"Santos tem 1,6 veículo por pessoa", lembra a diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Luciane Beck. "É um índice muito grande".

Na avaliação de Luciane, a iniciativa não tem como objetivo apenas a fluidez do trânsito. "Visa a questão do meio ambiente, do transporte coletivo, da carona solidária, do andar a pé ou de bicicleta, o que também preserva a saúde".

Uma novidade chega em boa hora para quem pega ônibus regularmente ou pretende aderir ao Dia Sem Carro. Os novos paineis eletrônicos digitais instalados pela CET de Santos avisam quanto tempo falta para chegar a condução.

Por enquanto, são três: na Praça Mauá, na Praça Independência e na Avenida Ana Costa (em frente à Livraria Martins Fontes). Outros 47 devem ser instalados até o final do ano. Outra ferramenta para ajudar no trajeto é o site www.santosonibus.com.br. Integrado ao Google Maps, mostra as rotas de todas as linhas que circulam em Santos.

O que é?

O Dia Mundial sem Carro existe no Brasil há nove anos e é lembrado também em mais de 40 países. A ideia é chamar a atenção das pessoas para o uso racional do transporte individual e incentivar formas alternativas de locomoção.

O grande número de veículos causa congestionamentos, poluição do ar e sonora, acidentes fatais e alto consumo de combustíveis não renováveis, entre outros.

Fonte: A Tribuna

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Recifense, Deixe o carro em casa. Só por um dia

Mais um Dia Mundial Sem Carro acontece nesta quarta-feira (22) e mais uma vez não temos o que comemorar. Em Pernambuco nada será feito pelo poder público para estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa e utilizarem outro tipo de transporte para chegar aos seus destinos. Seja ônibus, metrô, bicicleta ou até mesmo carona. A data ainda não é conhecida de muitas pessoas, embora aconteça desde 1998 na França, e falta coragem ao poder público para tomar atitudes que desestimulem o uso do automóvel e incentivem o transporte público, por exemplo.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) ainda não se recuperou da confusão criada com o fechamento ao tráfego da Rua Benfica, ainda no início da primeira gestão do prefeito João Paulo. Eixo de ligação da Zona Oeste com o Centro do Recife, a interdição da via provocou um congestionamento monstruoso na Avenida Caxangá. Sobrou até para a mãe do então prefeito. Calejada desde então, a CTTU não quer nem ouvir falar da data. Já mandou avisar que não fará nada nesta quarta, nem mesmo uma dessas ações educativas que o poder público adora fazer e que de pouco servem por serem tímidas.

O Detran-PE vai na mesma linha. A assessoria de imprensa informou que nenhuma atividade acontecerá. Ou seja, a nós pernambucanos e, especialmente, recifenses, cabe a iniciativa própria, individual. Experimente deixar o carro em casa neste dia 22. Pegue um ônibus ou o metrô. Não e tão difícil. Saia mais cedo de casa, se programe e contribua com essa proposta. É só um dia. Não mata ninguém.

Fonte: JC Online

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Movimento Nossa São Paulo quer reduzir circulação de carros em 25%

O Movimento Nossa São Paulo apresentou nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de São Paulo, um plano de mobilidade urbana para reduzir em 25% o número de carros que circula diariamente na capital paulista. O plano prevê, principalmente, a expansão dos corredores de ônibus, investimento em ciclovias e mudanças em políticas habitacionais.

Na área do transporte coletivo, o plano defende a construção de 2,4 mil kms de vias reservadas ao tráfego de ônibus nas principais avenidas da capital paulista, inclusive nas marginais do Rio Tietê e Rio Pinheiros. Segundo Ricardo Corrêa, urbanista do TC Urbes, consultoria que participou da elaboração do projeto, esses corredores serviriam como artérias de conexão entre regiões da cidade com as redes de metrô e trem já existentes.

Essas redes, de acordo com o plano, ainda seriam ligadas a microrredes de transporte coletivo que atenderiam bairros de São Paulo. Pela proposta, os passageiros poderiam usar todas as formas de transporte coletivo pagando somente uma passagem.

O sistema de transporte coletivo seria também conectado a 500 km de ciclovias. Nas áreas de cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo seriam construídas vias reservadas para bicicletas, criando a possibilidade para que habitantes circulassem dentro de bairros sem usar carro ou ônibus.

“Em vias locais, a prioridade seria dada às bicicletas e aos pedestres”, diz Corrêa.

A urbanista Simone Gatti, também do TC Urbes, afirmou, entretanto, que nada disso será completamente efetivo sem uma nova política habitacional para a cidade. Nesta política, também tratada no plano do Movimento Nossa São Paulo, estariam previstas medidas para a “centralização” da capital para que a população deixasse de ocupar áreas da periferia e reduzisse seus deslocamentos.

“A habitação interfere diretamente na mobilidade urbana”, disse Simone. “Precisamos compactar a cidade, centralizar a população e descentralizar a oferta de emprego.”

De acordo com as expectativas do plano de mobilidade, com todas essas medidas, um quarto da população paulistana deixaria seu carro em casa. Desta parcela, mais de um terço passaria a usar os corredores de ônibus para se locomover.

Isso faria com que a quantidade de viagens realizadas por dia no sistema de transporte público aumentasse de 23 milhões para 26 milhões. O uso das bicicletas também aumentaria.

Em compensação, São Paulo reduziria em 30% o volume de gás dióxido de carbono (CO2) emitido anualmente. Por ano, 391 toneladas do gás, que é um dos causadores do aquecimento global, deixariam de ser liberadas na atmosfera.

O plano de mobilidade, agora, será entregue a autoridades municipais e estaduais. O secretário-executivo do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, único representante dos governos presente na apresentação do projeto, disse que a iniciativa tem propostas interessantes, mas que precisa ser melhor debatida.

Fonte: Abril.com

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São Paulo: Uso de ônibus aumenta 15%, mas capacidade do sistema cresce só 1% na cidade

A capacidade dos ônibus do transporte público na cidade de São Paulo cresceu 1% entre 2005 e 2009, enquanto o número de viagens aumentou 15% no mesmo período, de acordo com dados da SPTrans, empresa que gerencia os ônibus na capital. Dos 450 mil lugares em coletivos existentes em 2005, a prefeitura afirma ter criado mais 5.000. Já o total de viagens passou de 2,5 bilhões para cerca de 2,9 bilhões por ano. Foram 362,8 milhões de viagens a mais no total anual.
Apesar desse aumento, relacionado à adoção do Bilhete Único, o tamanho da frota não cresceu nos últimos três anos. Em relação a 2007, havia 33 ônibus a menos circulando na capital em julho passado, segundo os dados mais recentes da prefeitura, reunidos pela ONG Movimento Nossa São Paulo. Há três anos, existiam em uso no município 14.983 ônibus. A SPTrans diz ter renovado no período 57% da frota, o que gerou a criação dos 5.000 lugares.

Na outra ponta, dados do Detran (Departamento de Trânsito) mostram que, entre janeiro de 2008 e junho de 2010, as ruas de São Paulo ganharam mais 530.561 carros (aumento de 12% da frota).

Diante de pesquisas Ibope que mostraram desaprovação da população quanto à qualidade do serviço dos ônibus em 2008 e 2009, especialistas ouvidos pelo R7 defendem mais investimentos em transporte público e infraestrutura.

Para Cláudio Barbieri da Cunha, professor da escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador da pós-graduação em engenharia do transporte, três fatores podem explicar a manutenção do número de coletivos: os ônibus podem estar parados por estarem velhos; pode ter havido uma racionalização do sistema, priorizando ônibus mais eficientes, e a melhora da economia pode ter levado os usuários a trocar o ônibus pelo transporte individual na primeira oportunidade.

O professor não descarta a possibilidade de as três razões contribuírem para a estabilidade da frota. O especialista diz que o maior uso de transporte individual prejudica os ônibus, que compartilham a via com os carros.

O presidente da ANTP (Associação Nacional do Transporte Público), Aílton Brasiliense Pires, concorda que há migração dos usuários de ônibus para o transporte individual e acrescenta que a expansão das linhas de metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também contribui para a redução dos coletivos.

Pesquisa Ibope

Pesquisas Ibope/Nossa São Paulo, de 2008 e 2009, mostram que o tempo de espera e a conservação da frota de ônibus foram desaprovados. Os entrevistados deram notas entre um e dez para vários aspectos do trânsito. Notas abaixo de 5,5 refletiam insatisfação da população, de acordo com o critério do Ibope. O “tempo médio de espera nos pontos de ônibus” teve nota 4,2, em 2008, e quatro, em 2009. “Conservação e manutenção da frota de ônibus” teve notas 4,7, em 2008, e cinco, no ano passado.

A SPTrans cita outra pesquisa e aponta melhora da avaliação. "A edição deste ano da pesquisa da ANTP (referente a 2009), que avalia o transporte público na região metropolitana de São Paulo, aponta que os ônibus municipais tiveram uma evolução de dez pontos percentuais comparativamente com 2008, atingindo 50% de avaliação excelente ou boa", diz a nota. A empresa municipal ressalta a ampliação do Bilhete Único comum, de duas para três horas, e o investimento de R$ 162,8 milhões em reformas e requalificações nos corredores de ônibus da cidade. Os textos da assessoria de imprensa da SPTrans ainda ressaltam o aumento na capacidade dos ônibus desde 2005, de 5.000 novos lugares.


Fonte: R7.com
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