Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Florianópolis: Prefeitura diz que qualquer empresa de ônibus do país poderá participar do processo de licitação

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A prefeitura de Florianópolis irá formar uma comissão para montar o edital de abertura do processo licitatório voltado ao sistema de transporte coletivo do município. Vão integrar o grupo representantes da Procuradoria Jurídica e Secretaria de Transportes.

A informação é do prefeito Dário Berger. Na noite de terça-feira, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei complemetar que tratava do assunto. Foram11 votos a favor, quatro abstenções e um contra.

Berger não definiu prazos para a conclusão do edital e implantação do processo. De acordo com o prefeito, o trâmite será normal, como qualquer outra modalidade licitatória. Depois de feito, o edital segue para análise do Tribunal de Contas do Estado:

– Não vamos falar em datas, pois a experiência mostra que, normalmente, existe devolução para ajustes. Somente depois disso é que o edital será publicado.

Qualquer empresa situada em território nacional poderá participar do processo. Berger diz que estudos preliminares, como um realizado pelo grupo do arquiteto Jaime Lerner, de Curitiba, devem ser utilizados para a elaboração do edital. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes, considera prematuro dizer se as cinco empresas que operam atualmente vão participar da concorrência:

– Os empresários veem com bons olhos o processo licitatório, pois faz mais de 20 anos que convivem com críticas seja sobre o funcionamento, seja sobre a tarifa. Com o edital, o município vai definir o tipo de serviço que deseja.

 

READ MORE - Florianópolis: Prefeitura diz que qualquer empresa de ônibus do país poderá participar do processo de licitação

BH: Sem desistir do metrô, capital mineira aposta nos corredores de ônibus para melhorar transporte

Pode-se dizer que todo belorizontino sonha com a expansão do metrô. Mas a capital mineira tem um plano mais modesto e mais em conta para melhorar a qualidade do transporte público na cidade, visando à Copa de 2014. Trata-se do BRT (Bus rapid transit), ou transporte rápido por ônibus.

As obras do viaduto que ligará as avenidas Antônio Carlos (principal corredor urbano de BH) e Abrahão Caram (via de acesso ao Mineirão), já iniciadas, têm vistas ao futuro sistema. As intervenções para ligação direta entre os corredores vão consumir parte do terreno do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. Em contrapartida, a universidade receberá área equivalente atrás do estádio e que deve ser usada para solucionar seu problema de estacionamento.

Inspirado no modelo adotado por Bogotá (Colômbia), o BRT de BH será um sistema articulado em pistas exclusivas, aumentando a capacidade e a velocidade do transporte coletivo. Algumas ações de implantação já começaram.

“A duplicação da Antônio Carlos já é uma ação. Algumas coisas estão em fase de projeto, mas ate o início de 2011 outras obras devem começar”, afirma Rogério Carvalho, gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans.

O BRT será implantado inicialmente em três corredores (Cristiano Machado; Antônio Carlos-Pedro I; e Pedro II-Carlos Luz). Cada intervenção terá prazo diferente de conclusão, mas devem estar prontas em maio de 2013, antes da Copa das Confederações. “É um sistema para atender à cidade, não à Copa. O Mundial é consequência e oportunidade para melhorar o sistema de mobilidade”, diz Carvalho.

Segundo projeções da BHTrans, órgão que gerencia o trânsito na capital, com o BRT a velocidade operacional passará de 14 km/h para 25 km/h em média, diminuindo o tempo gasto nas viagens.

Metrô
Segundo Carvalho, a opção pelo BRT não exclui a construção do metrô. Foi uma opção para a atender com rapidez às demandas do Mundial. Além disso, o custo da construção por quilômetro do BRT é 10% menor que o do metrô. “Metrô atende 80 mil pessoas por hora, mas não temos essa demanda hoje. Nos trechos em que caberia o metrô, temos a demanda de 40 mil a 45 mil passageiro/hora”, diz Carvalho.

Existem, de fato, diretrizes para completar a rede de metrô de BH. Uma ligaria a região do Barreiro à área hospitalar central, e outra cortaria a cidade no sentido norte-sul, ligando a Savassi à Pampulha. São propostas que aguardam um resultado do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Mesmo assim, nenhuma delas têm condições de sair antes da Copa, afirma Carvalho.

Fonte: Portal 2014

Share |
READ MORE - BH: Sem desistir do metrô, capital mineira aposta nos corredores de ônibus para melhorar transporte

Santos inaugura painel eletrônico com tempo de espera dos coletivos; Cidade terá 50 equipamentos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Com as inovações tecnológicas que entraram nesta quarta (15) em operação, o transporte coletivo da cidade atinge nível internacional. A prefeitura, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Viação Piracicabana colocaram em funcionamento painéis eletrônicos digitais, que informam o tempo previsto para a passagem dos ônibus municipais nos principais pontos de embarque.

A Praça Mauá, no Centro Histórico, a Praça Independência e Avenida Ana Costa, próximo à Livraria Martins Fontes, no Gonzaga, já contam com a novidade, que será ampliada para toda a cidade, até atingir o total de 50 equipamentos.

Dotados de tecnologia de última geração, os painéis facilitarão a viagem dos usuários. A partir de informações do Sismo (Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus), da Viação Piracicabana, que acompanha, via satélite, a movimentação das linhas em tempo real, os painéis informam o tempo de chegada de ônibus naquele determinado ponto. Os equipamentos têm dupla face, permitindo que a leitura seja feita dos dois lados. Possuem 1,83m de altura por 1,26 de largura e ficarão a 2,20 metros do piso.

Segundo a CET, Santos é uma das primeiras cidades do país a disponibilizar os painéis eletrônicos em espaços abertos. Em outras regiões eles estão em locais fechados ou em corredores de circulação de ônibus. A nova ferramenta foi criada a partir de exigência da prefeitura no contrato com a Piracicabana, empresa responsável pela operação das linhas coletivas.

Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, as inovações tecnológicas colocam o transporte coletivo da cidade entre os melhores e mais avançados do mundo, a exemplo do que ocorre nos grandes centros europeus, como França, Espanha e Holanda. “Essas mudanças são resultados de planejamento, estudo e de trabalho, que visam propiciar ainda mais eficiência ao transporte público e mais conforto e segurança ao passageiro, com a manutenção do valor da tarifa”.

Frota renovada
Até o final de outubro, a frota municipal de ônibus receberá 109 novos carros, passando a ser considerada uma das mais novas do país, com idade média de 1,3 ano. Destes, 65 já estão circulando. Os novos carros contam com três câmeras digitais, duas voltadas para o interior do veículo e outra para o exterior, o que vai garantir mais segurança aos motoristas e passageiros, além de agilizar o socorro em casos de acidentes e maior controle e eficiência do funcionamento da linha. As câmeras também serão instaladas nos demais veículos da frota.

Atendendo à reivindicação das pessoas com deficiência, os novos ônibus de Santos contam com espaço para o deficiente visual viajar com o cão-guia, que auxilia na locomoção. Os veículos já possuem também os dispositivos para o acesso a deficientes físicos. Até 2011, os 305 ônibus em circulação na cidade devem estar totalmente adaptados a esse público.

Internet
Outra novidade que entrou em vigor nesta quarta no transporte público foi a consulta de horários e itinerários de ônibus pela internet. Por meio dos sites http://www.santosonibus.com.br/ e http://www.cetsantos.com.br/, o internauta visualiza a localização exata do veículo em tempo real, podendo programar sua viagem e reduzir o tempo de espera pelo ônibus.

É possível ainda verificar todos os pontos de parada ao longo do percurso de cada linha e o horário em que os veículos passaram no último ponto.

Fonte: Prefeitura de Santos

READ MORE - Santos inaugura painel eletrônico com tempo de espera dos coletivos; Cidade terá 50 equipamentos

O apagão diário no trânsito de São Paulo tem solução

Até os dezenove anos, fiz parte de uma família da classe média baixa, que morava no bairro de Olaria, no subúrbio do Rio de Janeiro. Nesse período, meus meios de transporte eram o bonde, o trem, o ônibus e andar a pé. Lutei para ser proprietário de um automóvel e não ter que enfrentar as filas, esperas, apertos, além do “senegalesco” calor  do Rio de Janeiro, que é maior para quem viaja espremido num ônibus, durante mais de uma hora. Esse depoimento é importante para uma análise sobre o apagão no trânsito de São Paulo.
.
As principais vítimas desse apagão diário, cujos indicadores são os enormes engarrafamentos e o mar de fumaça e gases tóxicos expelidos, são: os usuários de ônibus; os motoristas de caminhões e de táxis; os ciclistas; os pedestres e os motociclistas. Quanto ao grande vilão, todos os especialistas são unânimes no diagnóstico: a grande quantidade de automóveis em circulação.
.
Com a melhoria das condições salariais, a estabilização da inflação e as facilidades de crédito, muitos milhares de usuários do ônibus, do trem, do metrô estão fazendo o que eu fiz, há quarenta anos: comprando o seu próprio meio de transporte.
.
Paradoxalmente, quanto mais gente ascende à esse “melhor padrão de vida”, maior a deterioração da qualidade de vida da coletividade e da sua própria. O sonho de reduzir o tempo de deslocamento contribui, no dia-a-dia, para o pesadelo dos engarrafamentos e da poluição.
.
Sem precisar entrar em detalhes em relação ao problema, que é do conhecimento de todos, temos convicção em afirmar que a política a ser adotada, para melhorar o trânsito e a vida das pessoas em São Paulo, é a de restringir a circulação de automóveis particulares e - no curto, médio e longo prazo - investir em infra-estrutura e legislação que priorize o transporte público. Essa restrição não é temporária, mas um caminho sem volta, em cidades como São Paulo. Fugir disso é querer aumentar o problema.
.
Os milhões de carros particulares que circulam diariamente em São Paulo se apropriam de grande parte dos espaços viários e urbanos, muitas vezes com apenas uma pessoa no seu interior. Enquanto isso, milhões de pessoas, nos transportes coletivos, são espremidas nos reduzidos espaços deixados pelos automóveis.
.
As tentativas de soluções, implantadas nos últimos quarenta anos, como viadutos, mergulhões, elevados e estacionamentos subterrâneos só fazem sentido dentro de uma política de restrição ao automóvel e favorecimento dos ônibus, táxis, caminhões, motos, bicicletas e pedestres. Fora dessa política, é dinheiro jogado fora, já que a principal causa do problema não é atacada de frente.
.
A lógica perversa dessa política é: quanto mais automóvel em circulação, mais congestionamento, mais obras para permitir a maior circulação de automóveis, mais automóveis em circulação, mais congestionamento. Esse é o ciclo vicioso que precisa ser quebrado, já que é finita e bastante limitada a capacidade de alocação de recursos pelo poder público.
.
Quais as principais ações, em nossa opinião e de muitos especialistas, a serem desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado de São Paulo, tendo como referência o que foi realizado em grandes cidades, como Londres e Paris?
.
·    Implantação do pedágio urbano, com a aplicação dessa receita na conclusão dos corredores de ônibus, ciclovias e melhoria das condições para o pedestre
.
·    Completar a implantação de corredores de ônibus (cerca de 350 km), iniciados no governo Marta Suplicy (110 km) e abandonados nos governo seguintes
.
·    Elevar as tarifas de estacionamento nas áreas centrais e redução das áreas disponíveis
.
·    Estimular à utilização de táxi pelo usuário do automóvel, com medidas que permitam a redução da tarifa com manutenção da renda dos taxistas
.
·    Ampliar a capacidade da malha física e das operações ferroviárias (trens e metrô)
.
·    Implantar malhas de ciclovias e projeto semelhante ao “Vélib” francês, com a disponibilização de milhares de bicicletas para circulação nas áreas centrais
.
·    Ampliar as restrições via rodízio, até a completa implantação do pedágio urbano
.
·    Aumentar o rigor na fiscalização e retirar de circulação veículos irregulares
.
·    Racionalizar a circulação e os horários de carga e descarga dos caminhões, lembrando sempre que eles são vitais para o funcionamento da cidade, enquanto que os automóveis são prescindíveis para a melhoria do bem estar da coletividade. É só constatar o paraíso que é o trânsito nas áreas centrais, nos domingos e feriados.
.
·    Concluir todos os tramos do anel rodoviário de São Paulo, já que uma grande quantidade de veículos tem origem e destino fora da cidade e não precisa circular pelas suas ruas e avenidas
.
As medidas restritivas causarão algum incômodo inicial, especialmente naqueles que acabaram de ascender ao privilegiado círculo dos proprietários de automóveis. No entanto, como elas serão eficazes, não só melhorará muito o transporte público como essas pessoas poderão utilizar seu carro em inúmeras situações, regiões, dias e horários não atingidos pelas restrições e ter a sua mobilidade e conforto em grande parte atendida.
.
O principal: a vida melhorará para todos e a indústria automobilística poderá continuar seu atual nível de produção, sem levar a parcela de culpa que tentam, erroneamente, lhe imputar.

 ( Fonte: Agência T1) José Augusto Valente é Diretor Técnico do T1

Share |
 
READ MORE - O apagão diário no trânsito de São Paulo tem solução

Manifestação paralisa temporariamente transporte coletivo de Caxias do Sul

No início da manhã desta quinta-feira uma manifestação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul paralisou temporariamente o transporte coletivo da cidade. Os portões da Visate, empresa responsável pelo transporte coletivo, foram bloqueados, impedindo a saída dos ônibus.

Após uma paralisação de pouco mais de uma hora, os ônibus começaram a circular por volta das 6h30min.

Por volta das 6h55min, grande parte dos ônibus ainda saía da garagem da empresa, deixando o trânsito lento no bairro Esplanada.

 
Fonte: Pioneiro

Share |
READ MORE - Manifestação paralisa temporariamente transporte coletivo de Caxias do Sul

Recife: Prazo de solicitação da carteira de estudante 2010 encerra dia 30 de setembro

O Grande Recife Consórcio de Transporte encerra no próximo dia 30 de setembro o prazo para a solicitação das carteiras de estudante 2010. O documento, que é utilizado por estudantes do ensino fundamental, médio e de cursinhos pré-vestibulares da Região Metropolitana do Recife, garante aos alunos o direito a meia passagem através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudante (VEM).

O processo de solicitação, que teve início em janeiro deste ano, já contabilizou um total de 6.482 remessas solicitadas e 5.653 remessas entregues, totalizando 354.371 carteiras entregues e 5.398 prontas, aguardando o resgate por parte das escolas. Outras 8.284 mil carteiras estão sendo processadas e deverão ficar prontas em breve. No total, 368.053 mil documentos foram solicitados em 2010.

No total, 2.087 escolas solicitaram remessas do documento. O prazo de entrega dos documentos é de até 50 dias úteis, tempo necessário para averiguação da documentação e confecção das carteiras. O Consórcio alerta aos estudantes e seus familiares para que estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das mesmas o envio das informações para a emissão das carteiras e o resgate imediato do material confeccionado.

É importante lembrar que a solicitação das carteiras poderá ser realizada até o fim de setembro. O requerimento é feito por parte das escolas que devem acessar o site www.granderecife.pe.gov.br e imprimir um boleto gerado no mesmo, preencher as informações, anexar a documentação necessária e enviar até a Gerência Comercial do Grande Recife, localizada na Av. Agamenon Magalhães, 143, no bairro da Boa Vista.

Para mais informações sobre a situação da carteira de estudante, os usuários podem entrar em contato com nossa Central de Atendimento através do telefone 0800.081.0158 ou acessar o site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br).

Informações sobre a carteira de estudante 2010:

Carteiras solicitadas: 368.053 mil
Carteiras entregues: 354.371 mil
Carteiras prontas: 5.398 mil
Carteiras em processamento: 8.284mil
Prazo de entrega da carteira de estudante 2010: 50 dias úteis

Fonte: CGRT

Share |
READ MORE - Recife: Prazo de solicitação da carteira de estudante 2010 encerra dia 30 de setembro

São Paulo: Linha terá alteração operacional na Zona Oeste a partir de sábado

A SPTrans informa que a partir de sábado, 18 de setembro, a linha 7282/10 Parque Continental - Metrô Vila Madalena terá alteração operacional, o serviço será prolongado até a Praça Ramos de Azevedo. Ressaltamos que o serviço não atenderá a Parada Paulista, sentido Centro-Bairro.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:
7282/10 Pq. Continental – Praça Ramos de Azevedo (circular)
Ponto inicial
: Term. V. Iara, s/nº
Sentido único: Term. Vila Iara, Av. dos Autonomistas, Rua Candomba, Av. Dr. Francisco de Paula de Azevedo, Rua Eva Terpins, Av. Antonio de Souza Noschese, Rua Andréa Bolgi, Rua São Fidélis, Pça. Manoel Vilar, Rua São Fidélis, Av. Presidente Altino, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Presidente Altino, Av. Gen. Mac Arthur, Av. Corifeu de Azevedo Marques, Pça. César Washington A. de Proença, Av. Jaguaré, Ponte Jaguaré, Av. Queiroz Filho, Pça. Apecatu, Av. Dr. Gastão Vidigal, Av. Mofarrej, Av. Imperatriz Leopoldina, R. Schilling, Rua Passo da Pátria, Rua Barbalha, Rua Jasper Negro, Av. Diogenes Ribeiro de Lima, Rua Dr. José Elias, Rua Visconde de Indaiatuba, Rua Pio XI, Rua Cerro Corá, Rua Heitor Penteado, Av. Dr. Arnaldo, Viaduto Okuhara Koei, Rua da Consolação, Rua Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos de Azevedo, Rua Cons. Crispiniano, Lgo. Paissandú, Av. São João, Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Av. Paulista, Rua Minas Gerais, Av. Dr. Arnaldo, Ac. da Av. Dr. Arnaldo a Rua Heitor Penteado, Rua Heitor Penteado, Rua Cerro Cora, Rua Bairi, Rua Pio XI, Pça. Osvaldo Zanini, Rua Visconde de Indaiatuba, Rua Dr. Jose Elias, Rua Jorge Americano, Rua Passo da Pátria, Rua Cordilheiras, Rua Tebicuari, R. Schilling, Av. Imperatriz Leopoldina, Av. Mofarrej, Av. Dr. Gastão Vidigal, Rua Henri Bouchard, Av. Queiroz Filho, Ponte Jaguaré, Av. Jaguaré, Pça. Cesar Washington A. de Proença, Av. Corifeu de Azevedo Marques, Av. Gen. Mac Arthur, Av. Presidente Altino, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Presidente Altino, Rua São Fidélis, Pça. Manoel Vilar, Rua São Fidelis, Rua Andrea Bolgi, Av. Antonio de Souza Noschese, Rua Eva Terpins, Av. dos Autonomistas e Term. Vila Iara.

Horários de Operação:
Dias úteis: das 4h30 às 23h20
Sábados: das 4h50 às 23h25
Domingo: das 6h às 22h40

Fonte: SPTrans

Share |
READ MORE - São Paulo: Linha terá alteração operacional na Zona Oeste a partir de sábado

SPTrans informa alteração de itinerário na zona leste

A SPTrans informa que a partir do dia 25 de setembro, a linha 2736/10 – Hospital Ermelino Matarazzo – Metrô Penha terá o seu itinerário prolongado no sentido bairro/centro. A medida é para reforçar o atendimento e estabelecer a ligação do centro de Ermelino Matarazzo ao Hospital de Ermelino Matarazzo e o colégio Argumento (Colégio Objetivo), nos quais os usuários tinham acesso somente com percurso a pé.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

2736/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Penha
Ida:
Rua Bispo Isaias Sucasas, Rua Luiz Perassa Sobrinho, Rua Manuel de Mattos Godinho, Rua Sampei Sato, Av. Paranaguá, Av. Milene Elias, Pça. Benedito Ramos, Rua Prof. Antonio de Castro Lopes, Rua João Antonio de Andrade, Av. Paranaguá, Rua José Muniz Ribeiro, Rua João Batista de Oliveira, Rua Raul Gomes, Acesso a, Rua Miguel Novais, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Felipe José Figueiredo, Rua Caetano Furquim, Rua Elias Guimarães, Rua Rodrigo de Brum, Rua Antonio Carlos Lamengo, Rua Felipe José de Figueiredo, Av. Paranaguá, Av. Milene Elias, Rua Abel Tavares, Rua Sampei Sato e Rua Bispo Isaias Sucasas.

Share |
READ MORE - SPTrans informa alteração de itinerário na zona leste

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960