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Maringá: Setran quer restringir passe livre a alunos

domingo, 29 de agosto de 2010


A Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) estuda reformular o sistema de transporte de coletivo na cidade, com medidas que incluem a restrição do benefício do passe livre para os estudantes. "Será a maior reformulação desde 1988, quando foi criada a integração do transporte coletivo", diz o gerente de Transporte Público da Setran, Mauro Menegazzo.
Os estudos começarão a ser efetuados no início de setembro, com pesquisas apontando as necessidades do usuário de transporte coletivo com base em avaliações de itinerário, intenção de deslocamento e carregamento de passageiros por ônibus. Segundo Menegazzo, dentro de cinco ou seis meses será aberta nova licitação para adequar o novo sistema à lei vigente.

A Setran avalia que entre as mudanças, a restrição do passe livre será necessária. O secretário de Transportes, Walter Guerlles, calcula que o contribuinte paga R$ 5 milhões por ano para bancar o passe livre. "Merece respeito por financiar essa benesse."

Com as modificações, o passe livre seria dirigido apenas a "quem tenha realmente necessidade". Os estudantes não considerados carentes ainda teriam direito a um desconto de 50% sobre o preço normal da passagem. A triagem deve ser feita por meio de avaliação socioeconômica dos beneficiários.

Números

De acordo com dados de abril da Setran, o passe livre é concedido a 23.121 alunos na cidade. Atualmente, para solicitar o benefício, o estudante apenas deve comprovar residência em Maringá e morar a uma distância superior a 1,5 mil metros de sua instituição de ensino. Qualquer estudante, da rede pública ou privada, tem direito a esse benefício.

Menegazzo lembra que o passe livre foi implantado em Maringá em 1997, abrangendo apenas os alunos de escolas municipais. Ao longo dos administrações, foi sendo expandido para até gerar um custo muito alto, agravado pelo desperdício e pela evasão indevida.

Segundo o gerente, uma contravenção verificada constantemente é a solicitação do passe livre por um estudante que não utiliza o transporte coletivo, para depois redirecioná-lo a uma pessoa que não teria o direito. "Tudo isso gera custos."

Um "recadastramento criterioso" também deverá ser feito, de modo a garantir que os jovens realmente estudem nas escolas mais próximas de suas residências. Estudando a menos de 1,5 mil metros de sua casa, o estudante não precisará do passe livre.

"São medidas simples que geram grande economia", afirma. Toda a remodelação do passe livre ainda deve ser encaminhada para a avaliação do prefeito Sílvio Barros (PP).

Aglomeração

O gerente de transporte coletivo afirma que a maior dificuldade está no horário de pico matinal, entre 6h30 e 7h. São aproximadamente 13 mil estudantes tomando ônibus, "e a aglomeração fica maior por conta das bolsas que levam."

A Setran já expandiu o número de carros e diversificou as linhas, mas as reclamações continuam. "As medidas restritivas são necessárias até para garantir a manutenção do beneficio."

Alcance
261 ônibus operam no transporte coletivo de Maringá, em 66 linhas diferentes.

Fonte: O Diário


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Vem aí o Dia Mundial Sem Carro


Os altos índices de poluição registrados em metrópoles do Brasil inteiro nestes dias secos de inverno trouxeram de volta o debate sobre a necessidade de se encontrar novas soluções para o transporte público. A fumaça produzida pelos automóveis corresponde a cerca de 70% da poluição de uma cidade como São Paulo.

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma tentativa de conscientizar as pessoas sobre esse mal. O movimento surgiu na França, no final dos anos 90, e chegou ao Brasil em 2001. A ideia é que todos deixem o carro na garagem e busquem formas alternativas de transporte, diminuindo a quantidade de veículos nas ruas e reduzindo assim os congestionamentos - e a poluição por tabela. A bicicleta é o símbolo desse movimento.

Trata-se de um meio de transporte rápido e totalmente não poluente, cada vez mais popular em grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. O número de adeptos no Brasil cresce a cada ano, com a ajuda, inclusive, do poder público em alguns casos - prefeituras que fecham ruas e fazem ações de passeios de bicicleta ou caminhadas como forma de chamar a atenção para o uso racional dos automóveis e de estímulo a formas mais sustentáveis de mobilidade. Cidades como Curitiba (PR) e Sorocaba (SP) se destacam pelo número de ciclovias - é possível ir de um ponto a outro sem ter de disputar espaço com os carros.

O problema é mais crônico em São Paulo, cidade que tem um carro para cada dois habitantes. Um dia "normal" tem em média 100 quilômetros de vias congestionadas pela manhã e no final da tarde. Em véspera de feriado, a cidade para, com até 300 quilômetros de ruas e avenidas entupidas de carros.

Os entusiastas do Dia Mundial Sem Carro propõem a criação de ciclovias e ciclofaixas, instalação de sistemas de aluguel e transporte de bikes e o estímulo a práticas como a carona solidária, muito difundida em cidades como Los Angeles.

Fonte: Yahoo Notícias


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Salvador: Implosão da Fonte Nova provoca mudanças nos itinerários dos ônibus

A implosão do anel superior da Fonte Nova, que acontece às 10h deste domingo (29), irá causar modificações para algumas linhas de ônibus de Salvador, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). As alterações serão entre as 6h e as 12h, por conta de ruas nos arredores do estádio que estarão interditadas por motivos de segurança.

Os ônibus que passam pela avenida Bonocô para seguir para a Lapa e que passam pelo Dique do Tororó, Túnel Américo Simas ou Comércio na ida devem seguir, neste domingo, pelas avenida Bonocô, Ogunjá, avenida Vasco da Gama, Rótula dos Barris, Politeama e avenida Contorno. Na volta, o caminho inclui av. Contorno, Politeama, Vale dos Barris, Vasco da Gama e Ogunjá.

As linhas que saem da Bonocô e da Vasco da Gama rumo à Barroquinha seguem, na ida e na volta, pelas avenidas Bonocô, Ogunjá, Vasco da Gama, Rótulo dos Barris, Vale dos Barris, Politeama, Sete de Setembro, av. Carlos Gomes, Politeama, Vale dos Barris, Rótula dos Barris e Vasco da Gama.

O Terminal da Barroquinha estará interditado e, portanto, as linhas que vêm das Setes Portas seguem pelo Túnel Américo Simas, Comércio, Carlos Gomes, Campo Grande, avenida Contorno, Túnel e Sete Portas. As linhas provenientes das Sete Portas, com destino ao Vale de Nazaré, sentido Dique, deverão desviar pelo Túnel Américo Simas e seguir pelo Comércio, Carlos Gomes, Politeama e Vale dos Barris. Ao retornar, o itinerário será através do Vale dos Barris, Politeama, Campo Grande, avenida Contorno, Comércio e Largo do Tanque. Com destino ao Vale de Nazaré e à Cônego Pereira, os veículos deverão seguir este mesmo percurso.

As linhas provenientes do Túnel com destino ao Dique, Rótula dos Barris e Bonocô farão o seguinte: av. da França, Av. Contorno, Campo Grande, Politeama, Vale dos Barris, Vasco da Gama, Av.Ogunjá, percorrendo o resto do caminho no seu percurso cotidiano.

Linhas com Itinerários Específicos
Cabula VI – Sieiro R2: A partir da Rótula do Abacaxi, Av. Heitor Dias, Cônego Pereira, Estrada da Rainha, Queimadinho, Largo da Lapinha, Lima e Silva;

Cabula VI – Sieiro R1, Boa Vista S. Caetano – Nazaré, Capelinha- Nazaré, Marechal Rondon – Baixa dos Sapateiros; Bom Juá – Baixa dos Sapateiros; Duque de Caxias – Barra: Após a Ladeira do Hospital, Praça Almeida Couto, deverão retornar antes do Severino Vieira, descer Vale de Nazaré, Sete Portas, Rotula do Abacaxi e seguir o itinerários normal.

Brotas – Lapa, Daniel Lisboa - Barra R2, Cosme de Farias – Lapa, Engenho Velho Brotas- Lapa, Luis Anselmo – Lapa: Na ida, deverá trafegar pelos Galés, Djalma Dutra, Sete Portas, Túnel, Comércio, Carlos Gomes, Politeama, Barris, Lapa, Vasco da Gama, Ogunjá, Eng. Velho Brotas, Av. D. João VI, Brotas

Narandiba /Doron – Nazaré: O tráfego deve ser feito pelas Sete Portas, Túnel, Comércio, Ladeira da Água Brusca, Barbalho, Soledade, Queimadinho, Estrada da Rainha e seguir o itinerário normal.


A linha Lapa – Joana Angélica (C005) será desativada.

Fonte: Correio da Bahia


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Reajuste dos ônibus metropolitanos altera tarifas integradas da Trensurb

sábado, 28 de agosto de 2010


O reajuste de 4,56% no valor das passagens das linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre, aprovado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), altera também o quadro de tarifas das linhas integradas com a Trensurb. Os novos valores valem a partir deste domingo, dia 29.

Permanecem sem reajuste a tarifa unitária da Trensurb e a integração Unisinos (Central), no valor de R$ 1,70 cada uma.

Como ficarão as novas tarifas:

— Integração Canoas (Vicasa) - R$ 2,85

— Integração Porto Alegre (Carris/Conorte) - R$ 3,75

— Integração Esteio/Sapucaia (Real) - R$ 3,20

— Integração Nova Santa Rita (Via Nova) - R$ 3,55

— Integração Novo Hamburgo (Central) - R$ 4,20

— Modalidade Reajustada: Ônibus metropolitanos (4,56%)

Mais efeitos do reajuste:


O aumento de 4,56% será aplicado por empresas de ônibus em 32 municípios. O reajuste atinge 493 mil passageiros por dia e 1.314 linhas.

A menor tarifa na Região Metropolitana ficará em R$ 2,45, entre Porto Alegre e Vila Jari/Viamão, e a maior de R$11,60, entre Porto Alegre e Taquara (Via Sapiranga), modalidade comum.

As novas tarifas estarão disponíveis à população no Serviço de Apoio e Atendimento a Comunidade da Metroplan pelo telefone 0800-5104774.

Fonte: ZEROHORA.COM


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Recife: Metrô fica parado durante o final de semana


O metrô não funcionará no fim de semana. Desde o início da greve dos metroviários, na última terça-feira (24), o funcionamento era feito em esquema especial, das 5h às 8h30 e das 17h às 20h30. Os cerca de 200 maquinistas param completamente e, na próxima segunda-feira (30), o sistema volta.

Os trabalhadores que precisavam usar o transporte foram pegos de surpresa. “Pensava que nesse sábado estaria funcionando, mas está isso aí. Esse prejuízo de chegar atrasada ao trabalho”, disse o porteiro Everson dos Santos.

De acordo com a assessoria do Metrorec, haverá uma nova assembleia da categoria, às 18h da segunda-feira, para decidir os rumos da greve.

Fonte: Pe360graus.com


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Usuário de metrô de SP já usa a estação Vila Prudente para ganhar tempo

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


A estudante Paloma Costa, 20, costumava pegar um ônibus na Vila Prudente que a deixava na estação Sacomã. De lá, ia de metrô até a Consolação, gastando uma hora e 40 minutos.

Ontem, primeiro dia útil de funcionamento da nova estação Vila Prudente, a Reportagem fez o mesmo percurso da estudante, pela linha verde, em 28 minutos.

Como ela precisa chegar ao trabalho às 9h, enquanto a estação estiver em fase de "operação assistida" (funcionando apenas das 9h30 às 15h), o benefício não lhe será muito útil. O Metrô não diz quando a estação funcionará em horário normal (das 4h40 à 0h).

A Reportagem conversou com 16 usuários do novo trecho na manhã de ontem. Cinco estiveram ali apenas para conhecer a estação. O restante já aproveitou a viagem gratuita até o Sacomã para agilizar um percurso que antes era feito de ônibus ou carro.

Ainda não há ponto de táxi funcionando na entrada do metrô. O pedido, protocolado no Departamento de Transportes Públicos há mais de um ano, já foi aprovado e, segundo a prefeitura, o ponto estará em funcionamento "em breve" --não foi informada uma data. Também não há ponto de ônibus integrado à estação.

Moradores apostam na valorização da região. Para o músico Áureo Galli, 51, no bairro há 12 anos, haverá um "boom" imobiliário que tornará a Vila Prudente "um grande Tatuapé".

A contadora Zélia Setti, 53, concorda. "Já valorizou. Estão derrubando casas velhas e construindo prédios."

O presidente do Secovi (sindicato do setor imobiliário), João Crestana, diz que as empresas já se movimentam quando há o anúncio da chegada do metrô a uma região --o que explica os lançamentos ali a partir de 2008. Foram 440 apenas neste ano.

Fonta: Folha.com


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Tarifa de ônibus intermunicipais fica mais cara a partir de domingo na Grande Porto Alegre


A partir da meia-noite de domingo, as passagens dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana estarão mais caras. Depois do reajuste de 4,56% autorizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), as empresas de ônibus começam a aplicar os novos valores em 32 municípios.

O reajuste atinge 493 mil passageiros por dia e 1.314 linhas. A menor tarifa na Região Metropolitana ficará em R$ 2,45, entre Porto Alegre e Vila Jari/Viamão, e a maior de R$11,60, entre Porto Alegre e Taquara (Via Sapiranga), modalidade comum.

As novas tarifas estarão disponíveis à população no Serviço de Apoio e Atendimento a Comunidade da Metroplan pelo telefone 0800-5104774.

O aumento foi autorizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) após análise do processo encaminhado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Fonte: ZERO HORA


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Cidade de Planaltina continua sem ônibus


Os 80 ônibus da Coopatran, que fazem o percurso Planaltina - Vale do Amanhecer - Plano Piloto, continuam parados na tarde desta sexta-feira (27/8). Pela manhã, durante reunião no Ministério Público do Trabalho não houve acordo. Outro encontro foi marcado para às 17h30.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, os trabalhadores estão com salários atrasados e a cooperativa não tem cumprido com as obrigações trabalhistas. De acordo com os donos da empresa, eles não tem condições financeiras para pagar os motorisas e cobradores, pois afirmam que o valor da passagem não é suficiente para isso.

Após o encontro, será realizada uma assembleia para definir o rumo da greve. A paralisação afeita mais de 30 mil pessoas em Planaltina.

Fonte: Correio Braziliense


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