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Teresina recebe 20 ônibus para atender sistema de integração

domingo, 22 de agosto de 2010


A Prefeitura de Teresina e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut) entregaram na manhã de ontem, 20 ônibus padronizados para a população. A iniciativa é vista como o início do processo de integração do SITT (Sistema de Transporte de Teresina). Até o final do ano, mais 20 coletivos serão padronizados na cor verde. Em até cinco anos toda a frota estará padronizada para atender o Plano Diretor de Trânsito, sendo esta a primeira etapa do processo de integração do transporte coletivo.
Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Ricardo Freitas, já é aguardado dificuldades no processo de adaptação ao novo sistema. “Vai ser uma padronização gradual para que as pessoas possam identificar seus destinos pelos dígitos. Admitimos que no início teremos problemas, mas com o tempo as pessoas saberão identificar”, diz.
Cada veículo entregue está adaptado para transportar com segurança e conforto cadeirantes e pessoas com outras deficiências. Estima-se que uma unidade do ônibus esteja avaliada em R$ 250 mil devido ao moderno sistema de elevador que promove a acessibilidade do transporte.
O presidente do Setut, Herbert Miúra, avalia com entusiasmo a iniciativa e vê, em um futuro breve, a implantação do sistema integrado de linhas coletivas de transporte urbano. “A padronização é vantajosa. É uma preparação para a integração. As empresas estão preparadas, agora dependem da estruturação da Prefeitura com a construção de terminais e definição de linhas”, opina.
A Prefeitura de Teresina está distribuindo panfleto esclarecendo a população sobre o novo sistema de padronização dos ônibus. “É importante que todo usuário aprenda a identificar o seu ônibus pela placa colorida que está no pára-brisa (vidro da frente do ônibus) observando a cor e o número referente a sua zona e o seu itinerário”, explica Ricardo Freitas.
A ideia é que todos os ônibus sejam na cor verde, mudando apenas a cor do painel frontal, e tenham na logomarca a Ponte do Sesquicentenário. Cada zona de Teresina terá uma cor: para a zona norte a cor verde; zona sul, amarelo; leste, vermelho; sudeste, azul; o universidade circular será laranja; e o diametral será cinza. Os ônibus trazem ainda em destaque um número com cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao registro da empresa junto a Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina. Os três últimos são uma referencia ao veiculo para o controle interno na empresa. Outra novidade é que até o final do mês de agosto será lançado o vale transporte eletrônico.
Teresina tem atualmente uma frota de aproximadamente 570 ônibus urbanos que integram o SITT (Sistema de Transporte Coletivo na capital. Juntas elas operam em 87 linhas nos vários bairros de Teresina transportando uma média de 7 milhões de passageiros por mês, segundo dados do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina).

Fonte: 24 Horas Piauí
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Nove ônibus novos vão integrar frota de S.André


A partir desta semana, nove ônibus novos adaptados passam a integrar a frota de transporte público de Santo André. Os veículos atendem à lei federal que prevê acessibilidade para cadeirantes, idosos, deficientes físicos e cegos.

Do total que passa a circular, cinco coletivos serão utilizados nas linhas da empresa Expresso Guarará e quatro no Consórcio União Santo André. “Essa é uma maneira de atendermos à lei e mantermos a vida útil dos veículos”, destacou o superintendente da Santo André Transportes (S.A. Trans), Alberto Rodrigues Casalinho.

Atualmente, a cidade conta com frota de 401 veículos com idade média de três anos, sendo que 81 já estão adaptados para atender passageiros com necessidades especiais. “Temos um dos transportes públicos mais novos da região”, salientou Casalinho.

Quanto à possibilidade do município adotar a sistema de Bilhete Único, o superintendente afirmou que esse é um assunto que deve ser discutido no Consórcio Intermunicipal do ABC. “Para que a ação tenha sucesso é necessário que o ABC se mobilize.”

Corredor exclusivo
A cidade possui corredor exclusivo para ônibus, que está localizado ao longo da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. Casalinho disse que não deve haver outros na cidade, “pois seria necessário investimento muito alto em desapropriações”, explicou. Para o superintendente, a resposta para o transporte público está em linhas de metrô na região. (VR)

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São Paulo: Começou obras de ampliação da Parada Vital Brasil


A SPTrans informa que a partir de sábado, 21 de agosto, teve início a primeira fase das obras de ampliação da Parada Vital Brasil, sentido Bairro/Centro, que tem como objetivo reduzir o tempo no atendimento aos usuários e, consequentemente, diminuir a fila de ônibus nos horários de pico. As obras devem durar três meses.

A Parada Vital Brasil está situada próximo ao cruzamento das avenidas Professor Francisco Morato e Doutor Vital Brasil, atende linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além de possuir duas faixas de rolamento para possibilitar a ultrapassagem.

Para esta primeira fase, será interditada a faixa de rolamento da esquerda para a construção da nova parada, ficando disponível para o tráfego de ônibus somente a faixa da direita.

Com isso, para amenizar o impacto ao sistema de transporte coletivo municipal e intermunicipal no local, serão adotadas, provisoriamente, as seguintes medidas:

A retirada do gradil próximo à parada atual, disponibilizando um trecho na plataforma para o atendimento às linhas intermunicipais, provenientes da Av. Prof. Francisco Morato, cujo embarque/desembarque será realizado com a porta esquerda;
As linhas intermunicipais provenientes da Avenida Eliseu de Almeida e Rodovia Raposo Tavares terão o itinerário alterado para a Av. Dr. Vital Brasil, deixando de atender o local;
As linhas do sistema municipal permanecerão atendendo à parada atual.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

A seguir, a relação das linhas intermunicipais que serão desviadas para a Avenida Doutor Vital Brasil durante a realização das obras da Parada Vital Brasil:

029 Taboão da Serra (Jd. Monte Alegre) - São Paulo (Pinheiros)
035 Cotia (Pq. Mirante da Mata) - São Paulo (Pinheiros)
036 Vargem Gde. Paulista (Pq. São Marcos) - São Paulo (Pinheiros)
036BI1 Embu (Jardim Tomé) - São Paulo (Pinheiros)
037 Cotia (Km. 21 Rod. Raposo Tavares) - São Paulo (Pinheiros)
124 Embu (Jd. Santo Eduardo) - São Paulo (Clínicas)
125BI1 Embu (Jd. Nª. Sª. de Fátima) - São Paulo (Pinheiros)
125BI2 Embu (Vl. Isis Cristina) - São Paulo (Pinheiros)
297 Cotia (Caucaia do Alto) - São Paulo (Pinheiros)
308 Cotia (Atalaia) - São Paulo (T.R. Barra Funda)
308BI1 Cotia (Atalaia) - São Paulo (Itaim Bibi)
329 Carapicuíba (Vl. Menck) - São Paulo (Pinheiros)
324 Cotia (Jd. do Engenho) - São Paulo (Pinheiros)
396 Cotia (Term. Metropolitano de Cotia) - São Paulo (Pinheiros)
404 Osasco (Olaria do Nino) - São Paulo (Pinheiros)
413 Embu (Jd. Santo Eduardo) - São Paulo (Term. Rodov. Tietê)
422 Itapevi (Vl. Nova Esperança) - São Paulo (Pinheiros)
488 Carapicuíba (Vila Menck) - São Paulo (Pinheiros)
492 Carapicuíba (Pq. Santa Tereza) - São Paulo (Pinheiros)
543 Cotia (Jd. Santa Isabel) - São Paulo (Pinheiros)

Fonte: SPTrans
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Teresina: Ônibus terão sistema contra fraudes e rastreamento via GPS


Quem nunca utilizou o cartão passe verde do irmão, do primo ou mesmo da mãe? Muitas vezes por falta de crédito ou mesmo na tentativa de pagar meia passagem nos transportes coletivos da cidade, alguns teresinenses optam por esse tipo de estratégia. Esse é o caso da auxiliar administrativa Mara Ruth, que por vários anos utilizou o cartão de transporte da irmã, até então estudante do ensino médio. “Como não
tinha carteira de estudante, aproveitava para utilizar o dela e gastar menos com a compra de vales-transporte, pois são muito caros”, ressalta.

Entretanto, esse tipo de conduta parece estar com os dias contados, já que até o final deste ano todos os ônibus de Teresina deverão estar equipados com um sistema de controle de fraudes de benefícios. Através da implantação de sistemas eletrônicos, o programa pretende coibir o uso inadequado de carteiras de estudante e gratuidade. Ou seja, assim que o usuário passar o cartão no leitor, este mostrará a foto cadastrada do proprietário do cartão, possibilitando ao cobrador ter a certeza de que a pessoa é de fato a dona do passe verde.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Teresina (Setut), um teste realizado com o equipamento detectou que 14% dos usuários de transporte coletivo da cidade entregam seus cartões a terceiros. “Agora, sim, poderemos receber o equivalente ao que gastamos, pois as pessoas muito reclamam da qualidade do transporte e dos altos preços, esquecendo-se de cumprir com suas obrigações”, enfatiza o diretor de transporte de uma empresa de ônibus, que não quis se identificar.

Caso seja identificada alguma irregularidade no uso do cartão passe verde, comprovando a existência da fraude, o passageiro poderá ter o benefício bloqueado por até um ano. A implantação do novo sistema de bilhetagem deverá englobar todas as empresas de transporte coletivo da capital, sendo que estas deverão iniciar o processo de implantação ainda este mês.

Além do sistema de controle de fraudes, as empresas de ônibus terão que arcar ainda com as despesas de implantação de aparelhos GPS, que serão responsáveis pelo rastreamento dos veículos a fim de resolver com mais agilidade problemas de desvio de frota, falhas mecânicas, congestionamentos e conter os excessos de velocidade. Cada empresa terá o seu próprio centro de controle operacional, de onde irá monitorar cada veículo de suas frotas.

Fonte: Portal O Dia
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Metrô de SP instala redutores de vão de plataformas nas estações

sexta-feira, 20 de agosto de 2010


Para tentar evitar a ocorrência de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros, principalmente das crianças e dos idosos, o Metrô de São Paulo começou a instalar nesta semana redutores de vão nas plataformas das estações Sé, da linha 1-Azul, e Corinthians-Itaquera, na linha 3- Vermelha. Feito de poliuretano de cor amarela, os redutores medem aproximadamente cinco centímetros de largura.

O vão existente entre os trens alinhados e a área de embarque é maior nas estações construídas em trechos de curvas, como na São Bento, na linha 1 -Azul. Geralmente, passageiros desatentos ou com mobilidade reduzida inserem os pés no espaço, acidentalmente e podem se ferir. Esse tipo de acidente já foi registrado, mas sem gravidade, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Não foi informado o número de acidentes ocorridos nos últimos meses.

Até ontem, o novo equipamento só estava no sentido Jabaquara da estação Sé, mas o metrô promete colocar os redutores nas quatro plataformas existentes na estação. Para os passageiros que passam rapidamente pelo local, o novo item de segurança passou despercebido.

Acompanhada pelo filho de 7 anos, a operadora de telemarketing Sheila Rodrigues Ventura, 29, que vinha da estação Palmeiras-Barra Funda, diz que a criança quase se machucou ao desembarcar na Sé. "Na hora em que a gente foi sair do trem, empurraram e ele quase caiu no buraco". Ela lamenta a falta de respeito dos passageiros.

O desrespeito dos passageiros que utilizam o transporte também foi o principal motivo do ferimento de um usuário. "Outro dia, estava aquele empurra-empurra, uma pessoa pisou falso e caiu no buraco", conta o vendedor Josué Araújo Filho, 50. "Agora, isso poderá ser evitado".

Com carrinhos cheios de roupas, a vendedora Sônia Regina de Alcântara, veio de Mongaguá (no litoral de São Paulo) para fazer compras na região do Brás (no centro de São Paulo). Para voltar para casa, ela enfrentou dificuldades para entrar com a mercadoria no vagão. "Isso vai melhorar muito para todos nós. Já vi tanto sapato caindo na linha. Já que colocaram o equipamento aqui [na Sé], poderiam colocar em todas as estações também."

Com 93 anos, a aposentada Maria da Silva, disse que conhece várias pessoas que já se machucaram no vão do metrô, mas diz que nunca teve problemas, pois sempre ficou atenta. "Se tivesse algo para ficar mais próximo seria melhor para qualquer pessoa, independente da idade", diz.

O Metrô diz estudar a colocação do dispositivo em outras estações. A instituição não divulgou o valor gasto com os equipamentos.

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São Paulo: Governador diz que melhora dos trens leva até dois anos


No dia em que o transporte por trilhos sofreu dois problemas em São Paulo --nos trens e no metrô--, o governador Alberto Goldman (PSDB) afirmou que as falhas nos trens da CPTM serão resolvidas em até dois anos.

A afirmação contraria o que o Metrô tem dito: que o plano de expansão da rede estará concluído até o final deste ano --ou, no máximo, no começo de 2011.
Goldman disse que os dois sistemas (trens e metrô) estão passando por renovação e que os sistemas de comunicação e controle eletrônico serão modernizados, para reduzir o número de falhas.

"Estamos transformando o sistema da CPTM em um metrô de superfície. Em mais um ano, mais dois anos, vamos ter, paulatinamente, um sistema de 240 km de metrô e trens de superfície para atender a população", afirmou.

Em resposta à Folha em março, o Metrô afirmou: "Podemos assegurar que o ponto central do plano de expansão será atingido. Até o final de 2010 a extensão das linhas com qualidade de metrô será quadruplicada, chegando a 240 km (sendo 78 km no metrô e 162 km na CPTM)".

Fonte: Folha Online
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Pesquisa confirma: superlotação e espera são as maiores queixas nos ônibus de Recife


Superlotação e tempo de espera são o maior problema do sistema de transporte público de passageiros na Região Metropolitana do Recife. A resposta é um dos pontos em comum entre a pesquisa realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte em outubro de 2009 e uma outra anunciada na última quinta-feira (19) pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Transportes e Passageiros (Urbana).

A diretora em exercício do Grande Recife, Taciana Ferreira (foto), falou sobre como o Consórcio pretende melhorar o serviço e a importância da denúncia de problemas por parte dos usuários. "Verificamos que tempo elevado de espera resulta na regularidade da linha. Temos 367 linhas, das quais, cerca de 40% têm intervalo entre cinco e dez minutos no horário de pico. É uma oferta boa, mas enfrentamos congestionamentos diários e não temos nas vias prioridade para o transporte público", explica. Ela diz que o Grande Recife tem investido nos corredores, previstos para ser concluídos em 2012 e resultarão em quase 63 km de vias exclusivas para o transporte público, garantindo rapidez, velocidade e qualidade no serviço.

Do total de entrevistados na pesquisa do Consórcio, 44,3% preferem pagar mais caro por um serviço melhor, enquanto 55,15% não concordariam. Entre os que concordam, 46,12% exigem o aumento da frota em circulação e 47,01% pedem maior renovação na frota. 49,61% querem veículos mais confortáveis e 46,11% gostariam de ter maior regularidade nos horários. 45,84% desejariam um tempo de espera menor nos terminais e paradas. Para 40,84% dos usuários, é preciso mais informações operacionais nos veículos. Por fim, 42,5% querem ampliação do terinamento de motoristas e cobradores.

ATENDIMENTO
Taciana Ferreira também falou sobre questões ligadas ao mau atendimento dos operadores (motoristas e cobradores). As queixas dos usuários dizem respeito, principalmente, aos finais de semana, quando a fiscalização é menor: “é natural que, com a redução de serviço no final de semana, nossa fiscalização também diminua. Realizamos concurso público, ampliando o quadro de agentes na fiscalização, para que esse setor seja suprido. No caso de reclamações específicas, como comportamento inapropriado de motoristas, é preciso fazer a reclamação pelo 0800.081.0158. Com isso atuamos especificamente, focando na reclamação”.

“A ideia é melhorar o atendimento ao usuário através dos operadores com capacitação, com melhores informações do usuário sobre o serviço, seus direitos, quando pode reclamar. Os operadores são capacitados pelas empresas e isso está sendo acompanhado pelo Consórcio”, afirma Taciana.

A diretora disse que informações sobre itinerários é um dos pontos que se espera melhorar. Existe, em algumas linhas, segundo ela, informação sobre o trajeto dos veículos e o serviço será ampliado com a utilização de tecnologia.

“Está em fase de licitação o Centro de Controle de Operação. Com ele nós vamos mapear todos os itinerários, disponibilizando essas informações através de telas LCD nos terminais de integração, ampliando informações no site para os usuários terem acesso. A partir do momento que massificamos a informação sobre o transporte público para o usuário, ele ajuda a melhorar o serviço”, concluiu.

Fonte: pe360graus.com

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Salvador: Transporte de qualidade e a implantação de sistemas de corredores exclusivos para ônibus


Transporte de qualidade e a implantação de sistemas de corredores exclusivos para ônibus, também na capital baiana, foram temas do Seminário Nacional NTU 2010 com o tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”, realizado esta semana pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em Brasília, na capital federal. O objetivo do encontro foi apresentar formas de modernização do transporte público através de uma política de mobilidade inteligente.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) Horácio Brasil, também esteve no evento destacando a inclusão de Salvador no projeto Bus Rapid Transit (BRT), que teve início há 20 anos em Curitiba. O projeto já está em desenvolvimento e a parte licitatória deverá ser realizada em breve. A primeira fase deverá ligar o aeroporto ao Centro da cidade com a Lapa e Avenida Vasco da Gama.

De acordo com o superintendente da NTU, Marcos Bicalho dos Santos a capital baiana tem todas as condições para implantar o sistema. “É um projeto que pode durar uma média de dois a três anos. Depende muito das facilitatórias”, disse. Ainda segundo ele, o sistema deverá ficar pronto em meados de 2013, para a Copa das Confederações.

“Estamos com uma participação muito ativa de toda a parte interessada para a implantação do BRT. Temos a motivação também por parte dos gestores, afinal será uma reformulação na rede de transporte”, acrescentou ele, explicando os benefícios do projeto para toda a comunidade.

Segundo ele, a NTU vai acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto, não apenas da capital baiana, mas em todas as cidades que estão desenvolvendo o sistema. “O acompanhamento do andamento é para que seja garantida a excelência”. Conforme ele, outras cidades que também têm projetos do BRT são Vitória e Goiânia. “O objetivo é termos transporte de qualidade para toda a população”.

Durante o evento foram abordados ainda a relação urbana, social, turística e econômica do transporte nos municípios. Com um transporte de qualidade e com um valor accessível para os usuários, diminuindo ainda o tempo de espera nos pontos de ônibus que atualmente é de 18 minutos para cerca de três a sete minutos. Integrando as linhas também a tecnologias avançadas, através de uma iniciativa público-privada.

Um dos destaques do seminário foi o Transmilênio, transporte coletivo de Bogotá, na Colômbia, que se destacou pos questões relacionadas à qualidade de vida, rapidez e valores baixos. “Atualmente temos 84 quilômetros de sistema em operação e o Transmilênio está em sua terceira fase, com a construção de mais 32 quilômetros de corredores. Além disso, são 107 estações, banheiros públicos, estacionamento para bicicletas e um centro de controle, entre outros”, disse o representante do governo de Bogotá Arturo Fernando Rojas.

O transporte de qualidade é apenas um dos desafios das cidades brasileiras para a realização da Copa de 2014. Especialistas da área de transporte não apenas do Brasil, mas de outros países, expuseram e debateram durante o evento.

O destaque foi para a mobilidade urbana que merece reforço e precisa de melhorias o quanto antes.


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