Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Volta às aulas piora o trânsito nas principais vias de Natal

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


As aulas recomeçaram e com elas vem o inevitável aumento do fluxo de automóveis nas principais vias de Natal. Quem já estava se habituando a um trânsito menos congestionado, agora com o fim das férias, vê-se em meio a um aumento de 40 a 50% a mais no número de veiculos transitando diariamente pela cidade. Alheio a isso, o número de carros segue crescendo. A cada mês são cadastrados no Detran uma média de 2,5 mil veículos, o que corresponde a uma fila de 8km a mais que entra na cidade para circular em um espaço físico que não cresce.

Nas principais ruas de acesso a grandes escolas, a situação tende a piorar mais ainda, é o caso da Avenida Hermes da Fonseca, que dá acesso ao Complexo Educacional Henrique Castriciano, ao Colégio Maria Auxiliadora e ao IFRN, onde diariamente o fluxo de veículos aumentou de 12 mil nas férias para 18 mil agora, um incremento de 50% a mais. Já na Prudente de Morais, que possui também grandes escolas e faculdades, o aumento de veículos foi maior e chegou a quase 50%, passando de 7,7 mil no período de férias para 11 mil atualmente. Outra avenida que teve um incremento de 50% no movimento no pós férias é a Romualdo Galvão que passou de 8,6 mil para 12,8 mil veículos transitando diariamente. Os números foram cedidos pela Secretaria de Mobilidade que faz a contagem eletrônica através de fotossensores instalados em diversos pontos da cidade.

Corredores

Uma solução, na opinião de Haroldo Maia, seria investir no transporte público com corredores exclusivos para ônibus e com uma política de subsidios por parte dos governos, proporcionando um valor de passagem mais acessível para o trabalhador. Com relação à implantação do Via Livre, ele diz que todo mundo aprova mas ainda há resistência principalmente do comércio. "A via é um bem muto caro para servir de estacionamento, pois prejudica a mobilidade principalmente no deslocamento nos principais corredores da cidade", disse.

Segundo Haroldo Maia, outra medida que vai ajudar a desafogar o trânsito nas principais vias é a liberação do pronlogamento da avenida Prudente de Morais até a BR 101. "Mas para que isso venha a realmente surtir efeito no trânsito é necessário ainda a mudança de mentalidade da população. É importante investir ainda na qualidade do transporte público de massa, como ônibus e trens. Só com transporte de qualidade é queas pessoas podem começar a deixar os carros em casa. Além disso, novos projetos e melhorias devem ser pensados diariamente porque a cidade diariamente também ganha edifícios e cosntruções novas, que devem prover a questão também do estacionamento", disse Haroldo.

Fonte: DN Online


READ MORE - Volta às aulas piora o trânsito nas principais vias de Natal

ANTT determina licitação para linha entre Brasília e Goiânia


O Grupo Odilon Santos perdeu a concessão de transporte rodoviário no trecho entre Brasília e Goiânia. A Justiça Federal em Goiás determinou que a Agência Nacional de Transportes (ANTT) tem 90 dias para fazer licitação do trecho, que é explorado pelas empresas Viação Araguarina e Viação Goiânia, ambas do grupo.

O trecho é operado pelas companhias desde 1960 sem nunca ter havido concorrência. “São duas irregularidades, além de operarem há muitos anos sem licitação, as duas empresas são do mesmo grupo familiar, o que é errado, de acordo com a lei”, disse a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) que resultou na liminar da Justiça Federal.

De acordo com o Ministério Público, as duas empresas podem participar da concorrência, mas se uma delas ganhar, a outra fica automaticamente impedida de operar o trecho. Ainda segundo o órgão, a falta de concorrência tem afetado o preço das passagens e a qualidade do serviço.

Para a estudante Amanda Gonzaga, que viaja de Brasília para Goiânia uma vez por mês, em média, o serviço das empresas é ruim. “Eu prefiro viajar de carro com amigos e dividir a gasolina, porque é melhor e mais barato. Só vou de ônibus em último caso”. Ela disse que os problemas são recorrentes. “Uma vez o ônibus da Viação Araguarina em que eu viajava quebrou e eu e os outros passageiros tivemos que ficar mais de uma hora na estrada esperando o próximo ônibus passar”.

Sem prejuízo

Até que a licitação seja feita, as duas companhias vão continuar fazendo o transporte de passageiros no trecho. Isso para que os passageiros não sejam prejudicados. Como muita gente de Goiânia optou por trabalhar em Brasília, o trânsito entre as duas cidades é intenso. Nos finais de semana e feriados, a procura por transporte é grande, já que a maioria procura viajar para ficar com a família. Para alguns, a viagem nos finais de semana é uma constante. A passagem, atualmente, custa, em média, R$ 40, variando de acordo com a classificação do veículo.


READ MORE - ANTT determina licitação para linha entre Brasília e Goiânia

João Pessoa: Mais ônibus, ciclovias e monitoramento das ruas devem ser aliados contra o aumento de acidentes e engarrafamentos


A capital paraibana cresce estreitando as relações com cidades vizinhas e constituindo uma área metropolitana com 11 municípios integrados. O fluxo de usuários que utilizam o transporte público extrapola o primeiro milhão de passageiros a circular na cidade. Na avaliação do diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, permitir a fluidez do tráfego numa cidade que cresce a cada ano prescinde de uma certeza no planejamento e execução de ações. "Não há solução para o trânsito que não passe pelo transporte público", avalia Adalberto Araújo.
A projeção feita pelo diretor de Transporte da STTrans é de que somente a frota de ônibus deve crescer 30% em João Pessoa, que atualmente dispõe de 500 veículos, sendo 430 em circulação e 70 como reserva técnica, para o transporte diário de 270 mil passageiros. Para atender a demanda crescente, será necessário disponibilizar mais 150 ônibus para o transporte no perímetro urbano, mas se for levada em consideração a região metropolitana, esse aumento pode ser de até 210 novos veículos.

A consequência imediata na concentração de carros e motos está na queda da velocidade comercial dos ônibus. "Se um ônibus tem, hipoteticamente, uma velocidade comercial média de 40km/h para fazer o trajeto, com os congestionamentos, essa velocidade cai para 20km/h, sendo necessário colocar mais veículos para atender a população", explicou Adalberto Araújo.

Uma das medidas alternativas em análise pela prefeitura de João Pessoa está no sistema "Bus Rapid Transit" (BRT) - ônibus de trânsito rápido -, espécie de veículo sobre trilhos que deve englobar a área central e a Epitácio Pessoa.

Fonte: O Norte


READ MORE - João Pessoa: Mais ônibus, ciclovias e monitoramento das ruas devem ser aliados contra o aumento de acidentes e engarrafamentos

DF: Ônibus da Viplan e Planeta voltaram a paralisar o transporte ontem em Brasília


Os ônibus da Viplan e Planeta - que paralisaram as atividades desde 9h desta quinta-feira (5/8) no Gama, Santa Maria e Paranoá - voltaram a circular normalmente. A decisão de retornar ao trabalho ocorreu após uma reunião dos funcionários das empresas com o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, em Santa Maria.

Segundo ele, a Viplan e Planeta prometeram pagar os dias descontados da folha de pagamento dos funcionários - relativos à paralisação - até este sábado (7/8). Os rodoviários vão se reunir com os empresários para definir a forma de pagamento. O encontro ainda não tem horário definido, mas deve acontecer ainda hoje.

Acordo

No dia 24 de junho,foi firmado um acordo entre empresários e empregados sobre o pagamento dos salários retroativos, que estavam atrasados. O combinado era que os quatro dias de paralisação, em junho, fossem abonados e descontados em hora extra, feriado ou produtividade. Entretanto, esses descontos deveriam ser feitos de forma parcelada, mas nesta quarta (4/8), os funcionários tiveram o valor integral dos dias parados (entre R$ 130 e R$ 200) retirado do salário.

Fonte: Correio Braziliense


READ MORE - DF: Ônibus da Viplan e Planeta voltaram a paralisar o transporte ontem em Brasília

Em Fortaleza, Usuários do transporte estão apreensivos


Depois do susto na quarta –feira, com a paralisação dos ônibus, os usuários do transporte coletivo em Fortaleza tiveram uma quinta-feira mais sossegada. Apesar da movimentação no final da manhã, a tarde foi mais tranquila nos terminais de ônibus. Os veículos circularam normalmente, sem transtornos. Mas quem dependia do transporte para ir ao trabalho ou a escola, estava apreensivo.
Mesmo com a circulação aparentemente normal, os usuários se mostravam preocupados. “A gente depende do ônibus todo dia. É meio complicado, a qualquer minuto podem parar. E ai? Como é que a gente fica? É um sufoco muito grande”, indagou a dona de casa Maria Luiza Teixeira. Ela estava no Terminal do Papicu e esperava transporte para ir à casa da tia, do outro lado da cidade.
O pedreiro Joaquim Emanuel também estava no terminal do Papicu ontem à tarde. Ele disse que andou de ônibus o dia todo, sem problemas. “Ainda bem que está tudo normal. Pelo menos até agora”. E o estudante Luis Eduardo Filgueiras disse que estava apreensivo. “Estou vendo os ônibus rodando sem problema. Mas por causa da manifestação de quarta-feira, a gente fica sempre de orelha em pé, né?”.
O que diz o sindicato dos ônibusO Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) disse que está analisando a situação para tomar medidas.
Se os motoristas paralisarem, de acordo com a assessoria do sindicato, eles estarão desobedecendo uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que, em 28 de maio, ordenou que qualquer manifestação que impedisse o transporte e o acesso ao transporte coletivo, qualquer coisa seria multada em R$ 30 mil por dia. O Sindicato dos Motoristas já foi multado em R$ 210 mil reais. Foi agora, na última manifestação da categoria, em junho.



READ MORE - Em Fortaleza, Usuários do transporte estão apreensivos

Em Juiz de Fora, Mais cinco linhas do transporte coletivo passam a operar com novo modelo nesta sexta-feira


Mais cinco linhas do Transporte Coletivo Urbano (TCU) de Juiz de Fora terão o fluxo de passageiros invertido nesta sexta-feira, 6. No total, mais 3.404 usuários passam a entrar pela porta da frente (veja anexo). A mudança teve início na última segunda-feira, 2. Somente esta semana, 29 linhas e 41 ônibus já estarão com as alterações concluídas, o que representa 8% da frota do transporte coletivo - que conta com 529 veículos.

A secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) garante que 25% dos coletivos do Município estarão com a roleta invertida até o final deste mês. A Settra informa, ainda, que tanto a inversão do fluxo quanto o cadastramento dos idosos no Cartão Passe Livre são gradativos, com previsão de término no dia 15 de dezembro, quando aumenta o fluxo de passageiros devido às festas de final de ano e a realização dos vestibulares. Cada ônibus fica parado até dois dias ao passar pelas alterações, o que justifica a mudança gradual. Com a mudança do embarque, a roleta também vai mudar para a parte dianteira do veículo, próxima ao motorista.

Entre os benefícios estão o menor tempo de embarque, mais conforto e maior espaço útil para acomodação dos usuários, já que o orientador do fluxo de passageiros será eliminado; aproximação dos cobradores e motoristas, o que vai reduzir os assaltos e aumentar a segurança no embarque e desembarque dos cadeirantes; indução dos passageiros a não atravessar na frente dos ônibus, com a consequente redução dos acidentes; igualdade no embarque para as gratuidades, acabando com a discriminação contra os usuários que têm direito a esse benefício. Todos os usuários deverão ficar atentos às sinalizações na frente e nas laterais dos ônibus.

Antes da roleta, próxima ao motorista, os assentos preferenciais para grávidas, idosos, obesos e portadores de deficiência continuam assegurados. Nos ônibus com motor dianteiro (97% da frota) são sete bancos para estas quatro categorias. Já os veículos com motor traseiro possuem oito assentos preferenciais.

Os cadeirantes continuam entrando pela porta do meio, onde fica instalado o elevador. Espelhos convexos junto às portas dos ônibus serão instalados com o objetivo de manter a segurança na hora do desembarque. E os cordões das campainhas e os balaústres serão estendidos até a parte traseira do veículo.



READ MORE - Em Juiz de Fora, Mais cinco linhas do transporte coletivo passam a operar com novo modelo nesta sexta-feira

Seminário discute transporte coletivo de Embu


No sábado, 30/7, foi realizado no Centro Cultural Valdelice Prass, o 2º Seminário do Transporte Coletivo de Embu das Artes. O objetivo foi debater com jovens, idosos, deficientes e operadores do sistema os avanços e desafios a serem superados. O objetivo é trazer permissionários e população para discutirem e se aproximarem, destacou o secretário de Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira.
Participaram cerca de 150 operadores do sistema, além de jovens do Centro de Referência da Juventude (CRJ), idosos do Centro de Referência do Idoso (CRI) e integrantes do Centro de Referência e Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, que totalizaram 300 pessoas.
O prefeito Chico Brito disse que o subsídio do transporte coletivo deu mais dignidade ao usuário, garantindo a gratuidade ao idoso e ao deficiente além de benefícios aos estudantes e professores. Ele lembrou, também, da época em que o transporte era feito por carros, depois por lotações e hoje, realizado por microônibus mais modernos equipados, inclusive, com câmeras de vigilância. E o Seminário é uma oportunidade de usuários e operadores se aproximarem para discutir o que ainda precisa ser melhorado.

Fonte: Prefeitura Mun. Embu


READ MORE - Seminário discute transporte coletivo de Embu

Paralisação e confusão no Transporte Público de Maceió


A população de Maceió, usuária do transporte coletivo urbano, está sendo penalizada mais uma vez pela paralisação dos rodoviários no começo da tarde desta quinta-feira, 5. A categoria, que negocia com a classe empresarial há alguns meses, teria ‘rachado’ e alguns rodoviários estariam obrigando usuários a descer dos coletivos, interrompendo a viagem na região central de Maceió.
Os manifestantes, considerados oposição à atual direção do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Alagoas (Sinttro/AL), interromperam as viagens na Avenida Moreira e Silva, próximo à Ladeira dos Martírios. Os usuários estão sendo obrigados e prosseguir a pé.
Em contato com a assessoria do Sinttro/AL, a reportagem do Alagoas24horas foi informada que a ‘oposição estaria tentando tumultuar as negociações’, que deveriam prosseguir amanhã, 6, com mais uma reunião na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT).
Na manhã de hoje, o Alagoas24horas já havia conversado com o presidente do Sinttro, Écio Ângelo, que avaliou negativamente o avanço nas negociações, mas afirmou que a paralisação só ocorreria na próxima segunda, 9.
O setor oposicionista, no entanto, vem acusando a atual direção do Sinttro de ter ‘se vendido’ aos empresários. O sindicato dos empresários realizou o pagamento dos rodoviários nesta quinta, 5, antecipando reajuste de 5%, quando a categoria exige a concessão de 11%.
Alheios à briga interna, mas afetados diretamente pelo protesto, os usuários estão sendo obrigados a descer dos coletivos.
A paralisação dos rodoviários terminou por volta das 14h.

Fonte: Alagoas 24 Horas


READ MORE - Paralisação e confusão no Transporte Público de Maceió

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960