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Tecnologia promete melhorar o trânsito de BH até a Copa do Mundo de 2014

quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Câmeras transmitem em tempo real o que ocorre nas ruas. Agentes adaptam o tráfego às informações visuais. Por meio do celular ou do computador, moradores saem de casa sabendo das condições de tráfego de Belo Horizonte. Até a Copa’2014, o trânsito da capital deverá ser completamente informatizado, com as pessoas abastecidas de dados sobre o tempo de espera do transporte coletivo, e, quem estiver de carro, correndo o risco de ser autuado eletronicamente.

A BHTrans publicou três editais para a contratação de empresas fornecedoras de equipamentos para ampliação da central de controle de tráfego e a compra de 140 computadores de mão para que os agentes repassem informações em tempo real para o banco de dados da empresa.

Por meio da central de videomonitoramento, equipes avisam aos técnicos, em campo, o que se passa e para onde devem se deslocar em casos de ocorrências de trânsito, como acidentes e quedas de árvores. Hoje, a central de controle de tráfego monitora 825 cruzamentos, com 24 câmeras. A ampliação prevê aquisição de outras 62. Além disso, a cidade ganhará o reforço de mais nove painéis de mensagens variadas para levar informações instantâneas ao motorista sobre a condição de tráfego nos principais corredores da cidade. Hoje, são 10 em operação.

Segundo o gerente de Coordenação de Operações da BHTrans, Fernando Pessoa, a intenção é facilitar o monitoramento do trânsito. A previsão é que todo o sistema seja implantado até abril de 2012. “Pontos que não têm câmeras ficam na dependência de um aviso de motoristas. O equipamento torna mais ágil o acionamento”, explica.

Os pontos de ônibus também deverão ser dotados de computador georeferenciado, o que possibilitará ao passageiro saber quanto tempo falta para a chegada do próximo coletivo. Em São Paulo, a implantação do sistema de posicionamento global (GPS, sigla em inglês) permitiu a redução de até 20% no tempo de espera no corredor rápido Expresso Tiradentes – similar ao que será implantado nas principais vias de BH. Por meio de sistema de som e vídeo, os usuários saberão o instante de chegada dos ônibus.

Fonte: Uai - Minas


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Novela do Metrô de Salvador em sua fase final


A prefeitura de Salvador promete colocar os trens do metrô nos trilhos até o próximo dia 14 de agosto e iniciar imediatamente a fase de testes do veículo. O compromisso do prefeito ocorreu durante a cerimônia de entrega dos veículos do Governo do Estado para o Município, ocorrida na Governadoria.

Segundo João Henrique, o início da fase de testes é fundamental para que outros processos, como a fase de treinamento e capacitação dos funcionários, e o período de testes e revisão dos trens, terão início mais rápido. “A idéia é que o metrô comece a servir a população o mais rápido possível, com 100% de segurança, fazendo a integração entre carros e ônibus, melhorando o trânsito da cidade”, explicou.

Fonte: Bahia Notícias

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Em Belém, Micro-ônibus regularizados circularão em setembro


A partir de setembro os micro-ônibus - que antes trafegavam de forma ilegal e agora foram regularizados pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) - começam a circular pelas ruas da cidade. O Distrito de Mosqueiro será o primeiro contemplado com 18 novas linhas.

Até o final deste ano, a previsão é que 150 micro-ônibus recebam autorização da CTBel para atuarem como um serviço complementar, com o intuito de garantir o transporte público em áreas não atendidas pelo transporte regular.

O presidente do Sistema Integrado das Cooperativas de Transporte Alternativo (Sicotrans), Francinaldo Barros, disse que motoristas e cobradores que irão trabalhar nos veículos já passaram por um curso de capacitação.

Os micro-ônibus também estão sendo padronizados com catraca eletrônica e acessibilidade para portadores de deficiência física. “Nossa meta será trabalhar na legalidade com responsabilidade”, ressaltou Barros.

ILEGALIDADE

O serviço será administrado pela empresa Transuni Transportes, formada por 22 cooperativas de transporte alternativo que possuem 980 cooperados. Segundo Barros, quatro cooperativas de Belém não quiseram aderir à legalização e pretendem continuar na ilegalidade. “Nós vamos cumprir com o acordo que fizemos com a prefeitura. Quem não quiser nos seguir, vai ter que ser retirado”.

O presidente do sindicato afirmou que a oportunidade para se legalizar foi dada a todos. Já a CTBel ressaltou que não irá interferir na “briga” das cooperativas. “Algumas cooperativas se autoexcluíram. Agora, o desafio será deles de saber como essa situação vai ficar”, disse Silas.

O diretor da CTBel também garantiu que os micro-ônibus que forem legalizados terão de cumprir horários e seguirem regras. “Eles terão que perceber que não poderão mais agir como antes. Não poderão parar em qualquer parada e fazer o itinerário que quiserem. Agora a coisa ficará mais rígida e organizada”.

Fonte: Diário do Pará


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Metrô Rio lança campanha para orientar clientes sobre benefícios dos cartões eletrônicos


O Metrô Rio coloca, nesta quarta-feira, cartazes explicativos em todas as 34 estações e no interior dos trens para mostrar a diversidade de uso e os benefícios dos cartões eletrônicos. O objetivo da concessionária é, além de transportar passageiros por toda a cidade, fazer com que eles conheçam e aproveitem ao máximo os benefícios dos cartões.

Facilitar o acesso à cultura é uma das vantagens, por exemplo, do cartão Pré-Pago, que dá descontos de até 50% em shows, peças e filmes exibidos na cidade. Este ano, o Metrô já realizou 27 parcerias culturais. Atualmente, há sete peças e dois filmes em cartaz com promoção para os clientes que possuem o cartão.

Ao todo, a concessionária oferece oito tipos de cartões eletrônicos, de acordo com a necessidade de viagem do usuário, incluindo serviços de integração com ônibus e trens: Pré-Pago, Unitário, Metrô Na Superfície, Integrações Expressa e Intermunicipal, Oeste Expressos 1 e 2 e Integração SuperVia. Mais informações no site http://www.metrorio.com.br/.



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Grande Vitória: Mais viagens para quem sai de shopping aos sábados à noite


Desde o dia 24/07, trabalhadores e clientes do Shopping Vitória que utilizam o Sistema Transcol têm mais viagens para voltar para casa aos sábados à noite. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) ampliou a programação especial do Terceiro Pico, viagens extras realizadas entre as 21h30 e 23h30, faixa de horário correspondente às saídas de estudantes de escolas e faculdades e fechamento de shoppings centers.
Três linhas com destino a terminais rodoviários localizados nos municípios de Vila Velha e Cariacica realizam mais 16 viagens que, em vez de partirem dos pontos originais, saem da frente do shopping, para ocupação dos veículos pelos usuários que estão nos pontos. O Terceiro Pico foi detectado pela Ceturb-GV por meio de pesquisas de campo, que identificam as demandas das linhas nas diferentes faixas horárias.
Com o crescimento do número de faculdades, escolas e estabelecimentos comerciais que funcionam à noite, aumentou o número de usuários que precisam voltar para casa mais tarde e que representam aproximadamente 10% da demanda de passageiros nos dias úteis.
  • Viagens extras do shopping para o Terminal Vila Velha (linha 550):21h40, 22h, 22h20, 22h40, 23h e 23h20.
  • Viagens extras do shopping para o Terminal São Torquato (linha 574):21h30, 22h, 22h25, 22h50, 23h15.
  • Viagens extras do shopping para o Terminal Campo Grande (linha 515):21h40, 22h20, 23h10, 22h, 22h45.

Fonte: CETURB

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Etufor reforça monitoramento operacional da Linha Central


Em virtude da implementação da Linha Central e das mudanças em determinados pontos de parada no Centro, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) intensifica o acompanhamento operacional dos ônibus na área. Além de supervisionar a operação pelo sistema de monitoramento via GPS instalado na sede do órgão e no Terminal da Parangaba, cerca de 30 agentes da Divisão de Operações da Etufor encontram-se nos principais pontos de embarque e desembarque do Centro orientando os passageiros.

Diariamente, a Linha Central deve atender a uma demanda de 800 usuários, que podem utilizar os microônibus para trafegar pela Rua Castro e Silva, Av. do Imperador, Rua Pedro Pereira, Rua Pinto Madeira, Rua 25 de Março, Rua Costa Barros, Rua São José, Rua Rufino de Alencar, Rua Dr. João Moreira e Rua 24 de Maio.

Fonte: ETUFOR


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EMTU cria linhas semiexpressas para Estação Berrini no Corredor Diadema-São Paulo


No primeiro dia útil de operação do Corredor Diadema-São Paulo, na segunda-feira, a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) identificou, no Terminal Diadema, maior demanda de passageiros na linha com destino à Estação Berrini da CPTM. Para melhor atendimento dos usuários, a empresa implantou viagens semiexpressas nesse trajeto, durante os horários de pico, que começaram a operar nesta terça-feira, 03.

As viagens são realizadas com ônibus articulados, circulando pelo Corredor. Durante a manhã, os usuários embarcam em Diadema e não há mais embarque ou desembarque até a Berrini. Com isso, a oferta de lugares para esse destino aumentou em 4%.

As linhas metropolitanas que circulam pelo Corredor são a 376M – Terminal Diadema-Morumbi; a 376 – Terminal Diadema-Berrini e a 044 Jd. Castelo – Itaim Bibi, via Diadema.

Essas linhas são atendidas por uma frota de 34 ônibus. Com os ônibus articulados, nos horários de pico, a frota será de 38 veículos.Em maio, as linhas metropolitanas que fazem o trajeto de Diadema ao Morumbi/Berrini transportavam a média diária de 9.800 passageiros.

No primeiro dia de operação do Corredor, houve aumento de 25,6% em relação a essa média, totalizando 12.304 passageiros transportados.

A empresa continuará estudando, durante esta semana, a necessidade de ajustes em número de linhas, frota, intervalos, adaptação de mais carros com porta à esquerda, de modo a atender a demanda da melhor maneira possível.

Fonte: EMTU-SP


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China projeta ônibus que anda sobre carros


Para combater o efeito estufa, a poluição e o consumo de energia, a China apresentou ao mundo, nesta terça-feira, um ônibus inovador que anda sobre os carros.
De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.
Somente carros com até dois metros de altura poderão trafegar por debaixo do ônibus. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões.

Fonte: Terra


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