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Após pesquisa, Taubaté planeja mudar ônibus

segunda-feira, 12 de julho de 2010


A IPK Projetos concluiu na última semana a pesquisa do Transporte Coletivo em Taubaté. O levantamento apontou a necessidade de redimensionar o sistema de transporte público.

A empresa de consultoria foi contratada neste ano pela administração para analisar o perfil dos usuários e demanda de deslocamentos viários no município para apontar soluções para o sistema, que atualmente é operado pelas permissionárias ABC Transportes e Tctau (Transporte Complementar de Taubaté).

Juntas, as duas empresas são responsáveis pelo transporte diário de em média 40 mil passageiros e um volume de 1,2 milhõ es de deslocamentos ao mês. Método. Para elaborar a pesquisa, a IPK consultou 4.242 pessoas em 1.084 residências de 18 áreas administrativas consideradas pelo estudo.

Os dados apresentados dão conta do volume de deslocamentos -- origem e destino --, horários de maior demanda e motivo da viagem.Também constam no relatório informações socioeconômicas como o perfil das famílias, faixa de renda e ocupação.Deslocamentos.

O levantamento mostrou que a maioria dos deslocamentos em Taubaté ocorre por motivo de trabalho, seguido por estudo, compras e lazer.

Para obter índices aproximados do quadro real, o percentual de viagens foi expandido por meio do quociente entre a população residente na zona administrativa (dados do IBGE) e o número de residentes entrevistados na região.

Em um universo considerado de 91.149 usuários, 27% tem o trabalho como motivação da viagem, enquanto 14,8% em função dos estudos. Ação. Com base nos dados, a IPK deve entregar até o final deste mês ao Detra a tabela sugerida de horários e rotas do transporte coletivo. Os resultados devem ser apresentados aos operadores do sistema e à Câmara no próximo mês de agosto.

O diretor do Detra (Departamento de Trânsito), Carlos Eugênio Monteclaro César Junior, afirma que a oferta do transporte coletivo é adequada, mas reconhece falhas no dimensionamento do sistema.

"Existem linhas extensas demais e sub utilizadas, ao passo que outras precisam de uma oferta maior em horários específicos", explicou .Mapeamento. A entrega do mapeamento completo está vinculada ao início das discussões sobre a integração do sistema coletivo por meio do bilhete único e o plano de transporte, que contempla projeto de repavimentação e realocação dos principais corredores de ônibus.

A meta é ampliar em um ano a demanda de usuários do transporte coletivo em 10% e reduzir os problemas de tráfego gerados pelo excesso de automóveis.

Fonte: O Vale
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CriciúmaCard: Chamada para estudantes que usam transporte coletivo

Para utilizar normalmente o transporte coletivo para o segundo semestre, os estudantes precisam fazer o recadastramento do cartão CriciúmaCard Estudante. O atendimento inicia nesta segunda-feira, das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia, na sede da ACTU, no terminal central de passageiros.
Os alunos devem levar os seguintes documentos: atestado de matrícula referente a 2010, comprovante de residência recente ( três meses) em nome próprio, dos pais, responsáveis ou declaração do proprietário do imóvel, com modelo na ACTU, e o cartão CriciumaCard Estudante.
Já aqueles que ainda não têm o cartão, além desses documentos, também devem levam a carteira de identidade ou certidão de nascimento, foto digital (gratuita) feita na ACTU. Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de pai, mãe ou responsável legal.
Mais informações pelo telefone 3431-7777 ou no site da ACTU.

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Jundiaí estuda integração de intermunicipais ao Situ


O secretário de Transportes, Roberto Scaringela, afirmou ao BOM DIA que a integração do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano) com as linhas intermunicipais enfrentará um longo prazo de negociações.

O tema envolve a cone-xão de linhas como as de Jarinu ao terminal Colônia, de Itupeva e Cabreúva ao ter-minal Eloy Chaves e de Várzea e Campo Limpo ao terminal Vila Arens. “Foi um dos assuntos abordados na reunião dos empresários do Forcis, mas envolve muita negociação”, afirma Scaringela. Entre os aspectos a serem resolvidos está a prevenção do gasto extra dos moradores de cidades vizinhas e o formato da parceria entre empresas do transporte intermunicipal e o sistema urbano de Jundiaí.

Além das cidades citadas existem outras linhas intermunicipais, como de Cajamar, Itatiba, Bragança Paulista e Franco da Rocha. O secretário elogiou a iniciativa dos empresários e profissionais liberais de buscar ideias para a melhoria do transporte coletivo, assim como do trânsito da cidade. “Essa integração está no horizonte”, diz.

Fonte: Diário de S. Paulo
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Usuários do transporte coletivo de Curitiba reclamam da integração dos ônibus

domingo, 11 de julho de 2010


Segundo a URBS, em Curitiba e Região Metropolitana 2,3 milhões de passageiros utilizam o transporte público diariamente. Porque a troca de linhas só pode ser feita em terminais e estações-tubo, passageiros acabam tendo que ficar mais tempo nos ônibus, o que contribui para a lotação dos ônibus.




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Fortaleza: Avenida Alberto Craveiro terá o sistema BRT


Segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE), o projeto BRT (Bus Rapid Transit) para a Avenida Alberto Craveiro irá abranger a complementação da ligação viária entre o setor hoteleiro principal da cidade ao Estádio Castelão, com o objetivo de melhorar o trânsito das pessoas durante a Copa 2014. Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, entre outros. Estão inseridas, no custo do projeto, as ações necessárias ao alargamento da via, que ficará com quatro faixas de trânsito até o Castelão.
O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.
Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.

Fonte: Portal da Transparência
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VLT para a Copa do Mundo em Brasília


Em Brasília, a obra de mobilidade urbana prevista para melhorar o tráfego de pessoas durante a Copa 2014 é implementação de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O primeiro trecho já projetado para ser construído, chamado de Linha 1/Trecho 1 (Aeroporto/Terminal da Asa Sul), vai ligar a Estação Sul, no Setor Policial Sul, ao início da W3 Sul, com a extensão de 6 km, segundo o Ministério das Cidades.
O VLT é um trem urbano de passageiros cujo tamanho permite que sua estrutura de trilhos se encaixe no meio urbano existente. Tem menor capacidade e velocidade que os trens de metrô, porém produz menos poluição e barulho.

Fonte: Portal da Transparência
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Ônibus a hidrogênio começa a rodar em até três meses


Um ônibus movido a hidrogênio começa a circular com passageiros antes do final do ano em várias linhas do corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Paulo. A expectativa é a de que, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, o Brasil já utilize esse tipo de veículo, que é capaz de reduzir a poluição do ar nas grandes cidades.

Segundo Ivan Carlos Regina, da gerência de planejamento da EMTU, não existem diferenças significativas de desempenho operacional entre esse ônibus e os convencionais. A diferença se dá no aspecto da poluição ambiental, pois o ônibus movido a hidrogênio não apresenta nenhuma emissão de material particulado (mistura de poeira e fumaça) ou gases de efeito estufa.

Ônibus semelhantes aos modelos paulistanos já estiveram em uso nos Jogos de Inverno de Vancouver. Mas, de acordo com especialistas, por conta do custo mais alto na fabricação, a popularização desse tipo de veículo ainda deve demorar algumas décadas.

Em São Paulo, por exemplo, o projeto do ônibus a hidrogênio que agora está sendo testado pela EMTU já tem mais de dez anos.

Fonte: Gazetaweb
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Recife: Investimentos proporcionarão maior fluidez, qualidade e segurança

sábado, 10 de julho de 2010


Em 2014, o Brasil sediará, pela segunda vez em sua história, uma Copa do Mundo. Embora ainda faltem quatro anos para o início do campeonato, o Grande Recife Consórcio de Transporte já deu início aos preparativos para o evento. Com projetos prontos e investimentos garantidos, o órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) irá construir quatro corredores exclusivos de ônibus e um Terminal Integrado de ônibus para atender à Cidade da Copa.

A requalificação da BR-101 também será executada, somando-se aos projetos na área de mobilidade. A execução desta obra será de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para garantir que os projetos voltados para o mundial de futebol saiam do papel, os governos estadual e federal estão investindo cerca de R$ 3,7 bilhões, incluindo recursos obtidos através do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Caixa Econômica Federal (PAC da Copa) e tesouro estadual. Desse total, cerca de R$ 600 milhões estão garantidos para o setor de transporte. Ao Grande Recife, cabe a execução dos seguintes projetos: construção dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e da Avenida Norte, além do Terminal de Integração da Cidade da Copa, no município de São Lourenço.

Projetos
O investimento para os projetos dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e da Avenida Norte será de aproximadamente R$ 475 milhões. Os recursos serão aplicados para colocar em operação um equipamento de vias e faixas exclusivas e segregadas para o tráfego dos coletivos e implantação de estações de embarque/ desembarque modernas e adequadas aos padrões internacionais de mobilidade e segurança. Os três corredores irão possibilitar a criação de aproximadamente 63 quilômetros de vias exclusivas para o transporte coletivo. A expectativa é que o edital de licitação das obras dos corredores seja publicado em julho deste ano.

Uma atenção especial também será dada aos trechos da RMR cortados por rodovias federais. O primeiro diz respeito à requalificação da BR-101 - que será executada pelo DNIT, com a construção de uma faixa exclusiva para ônibus que terá início em Abreu e Lima, seguindo pelo município de Paulista, passando pela Macaxeira e chegando à cidade de Jaboatão dos Guararapes. A previsão é de que a obra seja concluída em 2012.

A BR-408, um dos principais eixos de ligação com o município de São Preparativos para a Copa de 2014 Investimentos proporcionarão maior fluidez, qualidade e segurança para o transporte público Lourenço da Mata, onde será construída a Cidade da Copa, também ganhará atenção especial. Lá será implantado um corredor exclusivo de ônibus, nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), projeto semelhante ao dos corredores Norte/ Sul, Leste/Oeste e da Avenida Norte. Orçado em cerca de R$ 99 milhões, o equipamento irá permitir a ligação entre a Avenida Caxangá e a BR-408.

Para que os torcedores possam chegar o mais próximo possível do local do evento, o Grande Recife irá construir o Terminal de Integração Cidade da Copa - Cosme Damião, que será interligado a uma estação do metrô - que também será erguido dentro do pacote de obras de infra-estrutura para a Copa. O projeto para a construção do complexo está sendo planejado e a previsão de conclusão da obra é 2012. O investimento para a construção do terminal é de R$ 16 milhões.
Estrutura
Para o secretário das Cidades e presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, a estrutura planejada vai oferecer conforto e segurança para moradores, visitantes e turistas. “Estamos pensando na mobilidade das pessoas. Os usuários terão à disposição um serviço com equipamentos que permitirão o pagamento das tarifas nas estações, agilizando o processo de embarque. O piso das estações será elevado, possibilitando o embarque no mesmo nível da entrada dos coletivos”, ressaltou.

Na visão do governador Eduardo Campos, os investimentos trarão uma mudança radical em relação ao modelo atual. “A Copa do Mundo deixará um legado de modernidade e melhorias significativas para o sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife”, afirmou.



Fonte: Consórcio Grande Recife
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