Trolebus em SP
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sexta-feira, 28 de maio de 2010Postado por Meu Transporte às 17:33 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Falta de segurança preocupa usuários do Terminal Rodoviário de Passageiros de Recife
Postado por Meu Transporte às 17:28 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Projeto prevê ambulatórios em terminais de ônibus em Campinas
O projeto segue agora para uma segunda votação e, se aprovado, deverá ir para a sanção do prefeito.
Postado por Meu Transporte às 17:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Prefeitura de Teresina anuncia integração de ônibus urbanos com oito terminais
Ele informou que está buscando junto ao Ministério das Cidades, em Brasília, uma audiência com o ministro Márcio Fortes para conseguir a liberação de recursos para todo o projeto. Férrer disse ainda que Teresina possui um Plano Diretor de Transporte Coletivo, o que pode facilitar a liberação imediata das verbas.
O Diretor da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Ricardo Freitas negou que a implantação do novo sistema de transporte pode elevar o preço da tarifa de ônibus. "A Prefeitura vai buscar recursos para ajudar a manter o sistema. Com isso, aumento da passagem está descartado", revelou.
Postado por Meu Transporte às 17:22 0 comentários
Marcadores: Piauí
Prefeitura de Caxias do Sul faz reparos em vias e corredor de ônibus
Postado por Meu Transporte às 17:17 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Terminais novos, problemas antigos
Postado por Meu Transporte às 17:13 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Fortaleza: Motoristas param atividades mesmo com termo assinado
Os veículos da empresa Ceará Grande foram impedidos por manifestantes de circular. Mesmo com multa prevista no valor de R$ 50 mil, em caso de descumprimento do acordo, motoristas e cobradores pararam as atividades e realizaram mais uma assembleia. Desde as 4h da manhã, pelo menos 80 ônibus ficaram parados.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará, Domingos Neto, o termo assinado estabelecia que os manifestantes não colocariam o carro de som para impedir o funcionário que quisesse trabalhar. "Quem trabalha nessa empresa optou por assistir a assembleia e depois ser liberado. A gente não está impedindo que o eles saiam para suas linhas", esclareceu o presidente.
Ainda segundo o Domingos Neto, os motoristas não serão punidos pela parada, durante a manhã. O que pode acontecer, de acordo com Domingos Neto, é que sejam descontadas as horas não trabalhadas.
Postado por Meu Transporte às 01:56 0 comentários
Marcadores: Ceára
O avanço do metrô em São Paulo
A avançada tecnologia na operação e nos equipamentos do novo ramal, a arquitetura das estações e as soluções para a redução do seu custo, principalmente de desapropriação, permitirão à Linha 4-Amarela oferecer, além do transporte, serviços como centros de convivência, lojas e bibliotecas, para facilitar a vida dos passageiros. Além do conforto, a segurança e a operação se apoiam no que há de mais moderno no mundo no setor metroviário para dar eficácia ao serviço ? item fundamental para estimular a mudança de hábito de grande parcela da população que reluta em trocar o transporte individual pelo público.
As plataformas têm portas de vidro, que separam os passageiros dos trilhos e se abrem simultaneamente com as portas dos trens; as composições trafegam sem condutores e os vagões interligados permitem aos passageiros andar de uma ponta a outra dos comboios, distribuindo-se melhor no seu interior. A comunicação entre os trens, feita por meio de transponders e por rede sem fio de alta velocidade, permite que as composições trafeguem com distância de até 15 metros entre uma e outra, o que reduzirá significativamente a espera dos passageiros nas plataformas. Hoje a distância entre trens é de 150 a 200 metros.
A construção da nova Linha do Metrô praticamente não interferiu na rotina da cidade. Como bem lembrou em entrevista ao Estado o arquiteto-chefe do Departamento de Concepção de Arquitetura da Companhia do Metropolitano, Ilvio Artioli, a implantação da Linha 4 afetou apenas 213 imóveis na região da Estação Faria Lima, a única construída seguindo padrões tradicionais, em vala e superficial. As demais foram planejadas em formato de fosso profundo e não foram necessárias desapropriações. A construção da primeira Linha 1-Azul do metrô exigiu quase 1,3 mil desapropriações a mais do que na Linha 4. Além disso, na construção da primeira linha houve a interdição, por mais de dez anos, do tráfego em grandes corredores, como a Avenida Jabaquara e as Ruas Vergueiro e Domingos de Morais. Na nova linha houve apenas algumas interdições pontuais e por curtos períodos.
A preocupação do governo em unir transporte, serviços públicos, comércio e lazer nas estações encontra resistência entre alguns urbanistas que defendem a ideia de que obras públicas não devem ser confundidas com centros de compra.
A cidade mudou desde que o metrô começou a ser construído e o passageiro também. Tradicionalmente, o metrô aparece em primeiro lugar nas pesquisas de satisfação dos usuários, entre todos os meios de transporte. A superlotação do sistema, provocada pela queda na qualidade dos serviços dos ônibus e pela adoção da integração entre os modais por meio do Bilhete Único, exige melhoria permanente no atendimento, assim como velocidade na ampliação da capacidade e expansão da rede.
A capital tem na sua malha viária sobrecarregada um dos seus principais problemas. E os próprios urbanistas e especialistas em transporte público concordam que o metrô é a única alternativa eficaz para o uso do transporte individual.
Portanto, a Companhia do Metropolitano precisa atrair os paulistanos para os novos ramais e estações. Quanto mais eficiente e funcional for o sistema, maior chance de os motoristas se transformarem em passageiros.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 01:49 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô