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Sem acordo entre partes, greve de ônibus entra no 2º dia em Uberlândia

terça-feira, 18 de maio de 2010


A greve dos trabalhadores do transporte coletivo em Uberlândia chega hoje ao segundo dia sem acordo entre os trabalhadores e as empresas que prestam serviço na cidade. Hoje, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Belo Horizonte, deve definir o porcentual da frota de veículos que vai atender a população durante a paralisação dos funcionários. Ontem entre as 5h e 7h, quando teve início o movimento grevista, 75 dos 359 ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) estavam rodando, o que representou 22% da frota. O índice não atende à recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que, em ata assinada pelos representantes dos trabalhadores e das empresas do transporte coletivo, na última sexta-feira, sugeriu que o mínimo de 40% da frota atendesse a população.
Ontem, o procurador do trabalho Eliaquim Queiroz, a pedido da Secretaria de Trânsito e Transporte (Settran), entrou com uma ação de dissídio coletivo e com uma liminar no TRT, pedindo que o Judiciário defina qual o porcentual da frota deve operar e ainda que a Justiça interfira para que haja negociações entre as empresas e os trabalhadores. “Solicitamos ao Tribunal uma frota mínima de 50%. Vamos esperar a decisão judicial e, após fixado o porcentual, sugeri multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento”, afirmou.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett), José Luiz Rissato, as concessionárias já chegaram ao limite e não vão negociar nada além do que constava nas propostas anteriores, rejeitadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Uberlândia (Sindtran). De acordo com Célio Moreira da Silva, presidente do Sindtran, a greve continua por tempo indeterminado até que as empresas cedam em algumas reivindicações da categoria. Pontos ficaram lotados desde a madrugada A greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Uberlândia começou às 5h de ontem e pegou muita gente de surpresa. Os pontos de ônibus, as plataformas dos terminais e as estações da avenida João Naves de Ávila ficaram lotados de passageiros em busca de alternativas para chegar ao destino. Apenas algumas linhas, por decisão dos motoristas, mantiveram os ônibus em circulação, mas o número não foi suficiente para atender à demanda. Por decisão da Settran, os portões do Terminal Central só abriram às 7h na tentativa de organizar o embarque dos passageiros.
Reivindicações
A classe reivindica aumento de salário de 7%, volta do plano odontológico, aumento de 10% sobre o valor do tíquete-alimentação, sistema de folga 6 por 1, pagamento de horas extras e padronização de cestas básicas. De acordo com Célio Moreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Uberlândia (Sindtran), as empresas propuseram o reajuste, porém, condicionado à extensão da dupla pegada de 3 para 6 horas, o que foi rejeitado pelos trabalhadores. “As empresas deveriam pagar ainda uma diferença salarial retroativa, mas optaram por um abono de R$ 120 para quem ganha até R$ 850 e R$ 200 para quem ganha acima desse valor. Os funcionários também não aceitaram.”
De acordo com o representante do Sindett, José Luiz Rissato, as negociações serão feitas depois que os trabalhadores cumprirem a determinação do Ministério Público de disponibilizar, no mínimo, 40% da frota para o atendimento da população. “Se for preciso, as negociações serão feitas judicialmente.”
Passageiros buscam alternativas
Depois de esperar por cerca de 40 minutos no ponto de ônibus do bairro Aparecida, o separador de mercadorias Valdeci Cândido Oliveira, que depende de quatro ônibus para chegar ao local onde trabalha, pensou em voltar para casa. “Ou vou perder o dia de trabalho ou tentar chegar ao Terminal Central e ver como está a situação lá, sem saber quanto tempo ainda vou levar para chegar à empresa.”
Para não perder o horário de trabalho, algumas pessoas conseguiram carona com amigos. Outras optaram pela corrida de táxi ou a viagem de mototáxi. “É um gasto que eu não estava esperando. Não posso me atrasar, por isso terei que tomar um táxi. Espero que a empresa entenda a situação e me reembolse”, disse a tesoureira Karina Gonçalves.
Por volta das 7h, o vendedor de churros já preparava o local no Terminal Central para atender a clientela. Acostumado a vender, em média, 200 unidades por dia, Paulo César Alves preferiu acreditar que a greve não duraria muito tempo. “Caso contrário espero vender pelo menos 60 churros para não ter meu orçamento mensal comprometido.”
Ao contrário dos comerciantes, quem apostou na greve como forma de aumentar a renda foram os mototaxistas e motoristas de táxi. Edinei Geraldo Silva, que faz em média 25 viagens de moto por dia, esperava fechar a segunda-feira com pelo menos 80 corridas. “Muito trabalho significa retorno financeiro, isso é bom.”



Fonte: Correio de Uberlândia
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Metrô de Fortaleza: Linha Sul vai beneficiar 350 mil passageiros por dia


A implantação da Linha Sul do Metrô vai beneficiar a população da Região Metropolitana, principalmente dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, onde estão concentrados dois terços da demanda de transporte público de passageiros da região. Com a integração plena entre os modais de transporte, o sistema terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. São 24 quilômetros de extensão divididos em 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

O ritmo de trabalho de construção do Metrô é intenso. Cerca de 1.900 operários trabalham em mais de 40 frentes de serviço ao longo dos 24 quilômetros de linha. Até abril deste ano, 76,9% das obras civis foram executados. A obra terá um investimento de R$ 1,705 bilhão. Em setembro, chegam ao Ceará os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs), de um total de 20, comprados da Itália para operar no sistema e será iniciada a fase de testes. Em 2011, o Metrô deve entrar em operação comercial.

Atualmente, na Linha Sul, estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe). O Governo do Estado está trabalhando para a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek (antiga Montese) e Padre Cícero.

O Metrô vai reformular o sistema de transporte de Fortaleza e da Região Metropolitana. A implantação do sistema de integração modal (com outros meios de transporte) facilitará o deslocamento da população com economia de tempo e de dinheiro. O serviço vai possibilitar ainda a redução da poluição ambiental, pois ele é dotado de sistemas elétricos.

No segundo estágio do Metrô de Fortaleza, está prevista a construção da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia. Nesse trecho, que é hoje operado pelo sistema diesel, estão sendo realizadas atualmente melhorias na via permanente, no material rodante e nas estações. As obras da linha metroviária, que serão feitas em uma etapa posterior, contemplarão 19 km, sendo 16.8 km em superfície e 2.2 km em elevado; a execução de 14 estações metroviárias; a construção de viadutos para eliminação das passagens de nível; e a eletrificação da linha. O empreendimento terá um investimento de R$ 847 milhões.

Fonte: Metrofor
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Metrô-SP: Simulador de trajeto do Metrô informa tempo e custo de viagem

O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar origem e destino entre estações do Metrô, dos trens da Companhia Paulista Metropolitana (CPTM) ou de ônibus da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU).

O programa fornece informações sobre o tempo de viagem (excluído o tempo de baldeação), traça a rota que o passageiro vai seguir dentro do sistema e estima o custo da viagem.Em uma viagem virtual entre o Metrô Armênia e o Terminal São Mateus, na Zona Leste, o passageiro fica informado do tempo da viagem (01h14m36s), orientado a comprar o bilhete integração Metrô/EMTU para economizarR$ 2,15, informado de que a baldeação de uma linha da CPTM para outra na Luz é gratuita e avisado de que o embarque no Metrô só é possível até meia-noite.
Blog Meu Transporte

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Ônibus de Ananindeua ampliam itinerário devido a greve

Cerca de 80 ônibus de oito linhas internas do município de Ananindeua, região metropolitana, vão ampliar a partir desta terça-feira (18) o itinerário para suprir a necessidade de transporte coletivo durante o período de greve dos rodoviários de Ananindeua e Marituba, deflagrada nesta segunda-feira (17). Os ônibus que circulam internamente em Ananindeua e vão até o shopping Castanheira agora farão o percurso até o bairro de São Brás, em Belém.
A ampliação de itinerário até a capital foi possível por meio da autorização que a Prefeitura de Ananindeua, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Ananindeua (Demutran), órgão que administra o transporte coletivo no município, cedeu às cooperativas de linhas internas no final da tarde desta segunda-feira (17), após aprovação da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel).
Segundo o Demutran, esta é uma decisão inédita em Ananindeua.As linhas municipais de Ananindeua envolvidas na ampliação da rota atendem aos bairros de Águas Lindas, Cidade Nova, Júlia Seffer, Icuí, 40 Horas, Jaderlândia, Guanabara e Anita Gerosa, antigo bairro do Aurá. "O prolongamento do itinerário desses ônibus vai permanecer até quando durar a greve.
Esta foi a forma encontrada pela Prefeitura, através do Demutran, de suprir a carência de transporte coletivo neste período, já que o papel do Departamento na greve é fiscalizar se as empresas metropolitanas estão cumprindo a circulação de 40% da frota", afirmou o Diretor Geral do Demutran, Bento Gouveia Jr. Apesar de terem o percurso alterado, o Demutran garante que será mantido o valor de R$1,60 da passagem dos coletivos.
Sobre fiscalização de veículos que fazem transporte clandestino de passageiros , o diretor informa que elas serão intensificadas em todo município. "Com a ampliação do percurso, garantimos que a população tenha acesso a um transporte regularizado, seguro e sem correr perigos no trânsito. Além disso, vamos intensificar as fiscalizações para coibir a proliferação de transportes coletivos clandestinos", concluiu Bento Gouveia Jr. (Diário Online com informação Ascom Prefeitura Municipal de Ananindeua)

Fonte: Diário do Pará

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Letreiros de ônibus serão padronizados em todo o país

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Os letreiros dos ônibus serão padronizados em todo o Brasil. Os novos modelos foram definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. A fiscalização deve começar em julho. Estão obrigados a seguir as regras os ônibus fabricados a partir de 2002.

Para pegar ônibus, em Goiânia, muitas vezes os passageiros precisam decifrar o destino. “O ônibus chega no ponto e não consigo entender bem o número. Ele pisca muito rápido, não dá para ler direito”, reclama a aposentada Junias da Silva Alves.

Em Porto Alegre, os letreiros estão desbotados, com informações em duas cores e com letras diferentes. A confusão se repete em Belo Horizonte. Nos painéis, aparecem abreviações e itinerários escritos em diversas cores. “É importante ajustar o tamanho de letra com o que cabe no letreiro, estabelecer algum tipo de padrão. Quando o destino tem o nome maior, diminui o tamanho e também a largura de cada letra, comprometendo a visibilidade”, disse a oftalmologista Márcia Guimarães.
De acordo com as novas normas, as letras terão que medir 15 centímetros de altura, o que deve permitir ao passageiro enxergar o destino do ônibus a pelo menos 50 metros de distância _o que significa mais ou menos meio quarteirão. Também foram definidas cores para os letreiros. “Para os letreiros de pano, as informações, os caracteres têm de estar na cor verde limão ou amarelo-limão, no fundo preto. Já os letreiros eletrônicos precisam ter os caracteres na cor amarelo âmbar ou branco”, afirma o supervisor de inspeção veicular da BHtrans, Rodrigo Pimenta.



Fonte: G1
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Rodoviários discutem amanhã fim de greve em Belém


A audiência de tentativa de conciliação entre trabalhadores e patrões das empresas de ônibus de Ananindeua e Marituba será para manhã (18), às 10h, pelo juiz da 4ª Vara do Trabalho de Ananindeua, Fernando Lobato Júnior.

O juiz recebeu o processo nesta segunda-feira (16), encaminhado pela presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho (TRT8), desembargadora Rosita Sidrim Nassar, que considerou que, como o dissídio e a greve acontecem em Ananindeua e Marituba, deve ficar sob jurisdição da 4ª Vara Trabalhista.

Caso não haja acordo, o processo retornará ao Tribunal e será distribuído para dois desembargadores, um relator e outro revisor, integrantes da Seção Especializada I, responsável por julgar casos de greve.

Na manhã de sexta-feira (14), a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (Fetranorte) entrou com pedido de dissídio coletivo junto ao TRT 8ª (PA/AP).

O processo foi autuado e distribuído à presidência do Tribunal para marcar a audiência de tentativa de conciliação entre trabalhadores e patrões das empresas de ônibus de Ananindeua e Marituba. (AL)

Fonte: Portalamazonia
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Cinco ônibus são depredados durante paralisação dos rodoviários em São Luís


Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira em São Luís. Cinco coletivos que faziam a linha Maiobão foram depredados nesta manhã. Por conta da greve, muitos usuários recorreram ao transporte alternativo para chegar ao trabalho.
Alguns coletivos das empresas Gonçalves, Primor, Maranhense, Taguatur Brasileiro e Menino Jesus Praga ainda tentaram circular pela ruas e avenidas da cidade, mas logo retornaram às garagens no início da manhã. Segundo determinação da Justiça do Trabalho, pelo menos 60% da frota de ônibus deveria estar nas ruas.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Silva, disse, em entrevista à rádio Mirante AM, que os ônibus não saíram das garagens por determinação dos empresários temendo quebra-quebra.
Representantes dos rodoviários e das empresas de transporte coletivo estão reunidos no Tribunal Regional do Trabalho(TRT), no bairro da Areinha. No fim da manhã desta segunda-feira, o TRT notificou os dois sindicatos para comparecerem à sede do tribunal para que se tente chegar a um acordo entre as partes. Segundo a Assessoria de Comunicação do TRT, a audiência de conciliação desta tarde é comandada pelo desembargador Américo Bedê Freire.

Fonte: O Globo
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Recife: Ponto de parada de quatro linhas é alterado no Terminal do Cais de Santa Rita


Em virtude de ajustes operacionais, o Grande Recife Consórcio de Transporte modificou, desde o início da operação de hoje (17/05), o ponto de embarque e desembarque de quatro linhas de ônibus que transitam diariamente no Terminal do Cais de Santa Rita.

As quatro linhas envolvidas na alteração fazem parte do grupo de 24 linhas que tiveram o seu ponto de parada modificados em decorrência da interdição parcial as plataformas A, B e C do Terminal do Cais de Santa Rita, no ultimo sábado (15/05).

As linhas envolvidas na mudança são 621-Alto Treze de Maio, 181-Cabo (Coahb), 183-Ponte dos Carvalhos e 185-Cabo.

O novo ponto de embarque e desembarque dessas linhas segue na lista abaixo. As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58.

Linhas que tiveram o seu ponto de parada modificado:

621-Alto Treze de Maio
Alteração de itinerário Sentido: Subúrbio/Cidade ...Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal do Cais de Santa Rita (Parada provisória – Plataforma C5), Av. Martins de Barros...

181-Cabo (COHAB)
183-Ponte dos Carvalhos
185-Cabo Alteração de itinerário:
Sentido: Cidade/Subúrbio ...Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Rua entre o armazém e o pátio da feira (Parada provisória 05- Abrigo de concreto existente ao lado da feira), Cais de Santa Rita, Travessa do Forte...

Fonte: CGRT
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