O sistema permitirá controlar, em tempo real, o trajeto das viagens, as paradas e o atraso de cada linha. Serão quatro centrais instaladas - uma na Transerp e as outras nas três empresas responsáveis pelo transporte.
"Teremos mais agilidade no serviço, já que poderemos resolver os problemas na hora", diz o gerente do transporte coletivo de Ribeirão, Reynaldo Lapate.
O monitoramento hoje é feito por fiscais que controlam manualmente o itinerário das 80 linhas da cidade. Apenas 12 profissionais contratados pelas empresas fazem esse trabalho, que entregam um relatório diário com as informações de atraso, veículos que tiveram problemas, entre outras observações.
"Se um ônibus quebrar, podemos mandar outro na hora. Se ocorrer um comboio também podemos desfazer", explicou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto (Sinfrepass), Luís Gustavo Vianna.
Para Lapate, as informações também serão mais precisas. "Chegam na hora e online. Nada de relatório manual mais", diz.
Esse sistema faz parte dos cinco investimentos que serão feitos pelas empresas, acertado na quarta-feira, através de um acordo com o Ministério Público Estadual.
O monitoramento via GPS custará às permissionárias R$ 430 mil. A manutenção mensal será de R$ 43 mil.
O sistema também permitirá monitorar a velocidade dos ônibus (60 km/hora) e a rotação do motor, o que pode trazer economia de combustível. "Havendo economia, a tarifa do transporte pode ter uma queda", afirma Vianna.
O modelo de monitoramento já existe nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo.
Atendimento
O monitoramento da frota por GPS também irá contribuir com a central de atendimento da Transerp - o número de telefone 118 informa as pessoas sobre horários e pontos dos ônibus.
Seis atendentes anotam reclamações, sugestões e informam a população. "Recebemos cerca de 800 ligações por dia", comentou Reynaldo Lapate.
Segundo ele os usuários do transporte público terão informações corretas dos horários, até mesmo se estiver ocorrendo atrasos.
"Hoje apenas passamos as informações de horário conforme a tabela de cada linha, sem saber se há atrasos", disse o diretor da Transerp.