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Porto Alegre: Ônibus começam a circular com tabela horária de verão

terça-feira, 29 de dezembro de 2009


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa aos usuários de transporte coletivo que, a partir de hoje, 28, até 21 de fevereiro, domingo, a frota de ônibus da Capital opera com a tabela horária de verão. As linhas de ônibus urbanas terão sua freqüência de viagens reduzida em 10%, em razão da diminuição de usuários nos meses de férias.
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Governo Federal investe mais em incentivo na compra de carro do que em transporte público, resultado, caos nas grandes cidades


O aumento da renda da população, associado a um crescimento desordenado nas metrópoles, pode travar ainda mais a mobilidade nas cidades. Com dinheiro no bolso e incentivos à compra de automóveis, certamente a frota nas ruas aumentará. “O carro tem um atrativo forte, não é apenas um meio de locomoção. O carro representa o sucesso profissional, é uma questão de status, de individualidade”, diz o professor Carlos Alberto Guimarães, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Números do Denatran revelam esse crescimento. Até outubro de 2009, circulavam no País 58,5 milhões de veículos.

Em 1999, a frota existente era de 27,1 milhões. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em setembro, último mês de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de veículos tiveram recorde mensal, com 308.713 unidades. "Com esse estímulo dado à indústria automobilística, o número de carros cadastrados a mais por dia é da ordem de mil, apenas em São Paulo. Deste total, ¼ anda todo dia pelas ruas. Ou seja, são 250 carros a mais todo dia, em média. Se colocar esses carros em fila, em um ano, para os 600 mil veículos precisariam ser construídas 125 avenidas Paulistas. Isso para os carros parados. Andando precisaria ainda mais.

Não tem como atender essa demanda”, enfatiza Campos Filho.Culpar, porém, o crescimento do País ou a indústria automobilística pelo caos seria o mesmo que atribuir à natureza a responsabilidade pela enchente. Pensar em restringir a venda de carros seria abraçar o fracasso. Mas o aumento e o uso da frota dão a clareza da urgência em levar a população para o transporte coletivo. “Restringir a economia não seria inteligente, mas é preciso atuar na restrição do uso de automóveis e garantir um transporte de qualidade e confiável”, afirma Guimarães.
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Aracajú: SMTT monta esquema de transporte para Réveillon


O transporte coletivo funcionará com a frota completa para oferecer uma mobilidade tranquila a todos que vão participar do Réveillon na Orla de Atalaia, realizado pela Prefeitura de Aracaju. Linhas especiais criadas somente para quem vai à festa e linhas expandidas, além das regulares, vão atender a alta demanda de fluxo de passageiros que todos os anos participa das comemorações da virada do ano.

A operação especial do Réveillon será iniciada às 18h do dia 31, e encerrada às 5h do primeiro dia de janeiro de 2010. Nesse período será mantida a frota normal dos sábados até às 18h, quando logo depois passa a vigorar a programação determinada pela Diretoria de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O sistema de integração nos terminais funcionará normalmente até a zero hora do dia 31 e será reiniciado às 4h do dia seguinte. Apenas o Terminal Zona Sul deverá operar ininterruptamente, ou seja, em regime de plantão 24 horas.

A partir da meia noite do primeiro dia do ano, linhas especiais vão circular durante toda a madrugada para atender aqueles que se deslocam ao local da festa ou querem deixar a Orla de Atalaia.
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Curitiba inicia licitação do transporte coletivo


A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A publicou na última quarta-feira (23) em jornais de circulação nacional e estadual o aviso de licitação da operação do sistema de transporte coletivo de Curitiba. Edital e anexos estarão disponíveis no site da Urbs a partir do próximo dia 29.

A licitação será na modalidade Concorrência (005/2009) para seleção de empresas e ou consórcios de empresas para outorga de concessão para prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo público urbano de passageiros, com ônibus no município de Curitiba. A concorrência vai combinar os critérios de melhor técnica e menor custo quilométrico, visando a menor tarifa para a Rede Integrada de Transporte (RIT).Esta é a primeira licitação do transporte coletivo da história da cidade tornada possível com a elaboração de uma nova lei e um novo regulamento do transporte coletivo que representam um salto de qualidade no sistema.

Transparência - Referência internacional em transporte coletivo, Curitiba voltou, a partir de 2005, a ser exemplo de inovações no setor. Em janeiro de 2005, enquanto outras grandes cidades aumentavam sua tarifa de ônibus urbano, o preço da passagem era congelado em Curitiba para permitir uma análise detalhada de todo o sistema, feita não apenas pela Urbs, empresa que gerencia o transporte na cidade, mas também pela comunidade.
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No Rio, Jornal divulga ranking das empresas de ônibus que receberam mais reclamações de leitores

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Jornal o Globo - No ranking das dez empresas com mais reclamações, a Amigos Unidos foi a campeã, com 39 queixas contra suas linhas. Em segundo lugar ficou a Real Auto Ônibus, com 27 citações. A medalha de bronze foi para a Tijuquinha. Em seguida vieram, respectivamente, Transportes São Silvestre, Transurb, Transportes Pégaso, Braso Lisboa, Viação Verdun, Viação Saens Peña e Breda Rio.
Poucos carros na rua, problemas mecânicos constantes, excesso de velocidade, desconforto, demora no intervalo entre os ônibus, falta de higiene e superlotação foram os principais problemas apontados pelos leitores que fizeram queixas contra as linhas 107, 158, 175, 524, 546, 591, 592, 593, todas da Transportes Amigos Unidos. O diretor da empresa, Hélio Carvalho, informou que a manutenção dos carros ficou prejudicada em virtude da desapropriação das duas garagens na Estrada da Gávea (Rocinha). Carvalho ressaltou, no entanto, que a empresa está trabalhando para reverter esta situação. "Queremos prestar serviço de qualidade a nossos clientes", afirmou, em nota.
Já as 27 reclamações recebidas pela Real Auto Ônibus referem-se às linhas 121, 123, 127, 128, 132, 170, 172, 173, 178. As queixas mais recorrentes são com relação a baratas, falta de higiene nos bancos e vidros, assentos mal conservados, problemas mecânicos, excesso de velocidade, motoristas que não param nos pontos, falta de ar-condicionado e superlotação.
A Real Auto Ônibus informou que a empresa faz dedetizações periódicas em sua frota e que, em função do forte calor, tem intensificado a aplicação do produto. Segundo a viação, todos os veículos recebem diariamente lavagem especializada. "Esse é um assunto de extrema importância para a Real, tanto que hoje contamos com um equipe de 126 pessoas dedicadas exclusivamente a esse serviço", disse a nota da assessoria de imprensa da empresa. Em relação à má conservação dos veículos, a Real Auto Ônibus informou que todos os carros são revisados periodicamente.
No terceiro lugar do ranking ficou a empresa Tijuquinha, com 19 reclamações abrangendo as linhas 220, 225, 226, 229, 234. Segundo os leitores, os principais problemas são superlotação, motoristas que não param no ponto, falta de ar-condicionado e de manutenção. Três leitores da linha 226 se queixaram do fato de os ônibus não terem mais ar-condicionado. Já os passageiros das linhas 229 e 225 reclamaram de horário irregular e do grande intervalo entre um ônibus e outro. A Viação Tijuca informou que opera com a frota determinada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Sobre a demora, a empresa afirmou que, na linha 229, os veículos circulam com intervalos de cinco minutos. Já na linha 225, o espaço entre os veículos é de 15 minutos. A respeito da linha 226, a empresa informou que, devido a reclamações de usuários, somente tem ar-condicionado a linha que faz integração com o Metrô.
Os 16 leitores que fizeram com que a Transportes São Silvestre ficasse em quarto lugar no ranking apontaram problemas nas linhas 136, 154, 180, 184, 511, 512, 569, 570, 572, 573, 583, 584. Frota velha ou mal cuidada, espaço curto entre os assentos, superlotação e demora foram questões recorrentes. Nas linhas 136 e 154, os passageiros disseram ainda que os motoristas dirigem em alta velocidade, que faltam carros com ar-condicionado e que os veículos estão sujos e em péssimo estado de conservação. Já sobre a linha 180, os leitores afirmaram que, além de sujos, os vidros não abrem e as campainhas não funcionam.
Em quinto lugar na disputa ficou a Transurb, com 12 reclamações, A Expresso Pégaso recebeu 11 queixas, Já a Braso Lisboa recebeu dez reclamações, A Viação Verdun recebeu nove reclamações, Também com nove reclamações ficou a Viação Saens Peña e a Breda Rio ficou em décimo lugar no ranking, com 11 reclamações.
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São Paulo: O transporte no ABCD com VLT em breve


A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) assinou no dia 22, o Acordo de Cooperação para Elaboração do Projeto do Metrô Leve com as prefeituras de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O objetivo é ligar as duas cidades à estação Tamanduateí, que atende hoje a Linha 10-Turquesa da CPTM e, a partir do ano que vem, a Linha 2-Verde do Metrô. As duas prefeituras, em conjunto com a STM, vão elaborar os estudos técnicos de viabilidade e o projeto funcional. Na última sexta-feira, dia 18, o Ministério das Cidades liberou recursos da ordem de R$ 27,6 milhões para a elaboração do projeto básico do Metrô Leve.

O Metrô de São Paulo ficará responsável pela contratação do projeto básico e receberá os recursos através da CBTU. Caberá ao Metrô também a elaboração dos estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A obra será realizada pelo Estado e atenderá as cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano, tendo como ponto de conexão a Estação Tamanduateí, que a partir do ano que vem integrará Metrô e CPTM. O projeto funcional é que definirá a tecnologia mais adequada.

O governo do Estado de São Paulo investe maciçamente na área de transportes, desde que assumiu em 2007, porque sabe da importância que o cidadão dá para os seus deslocamentos, seja para o trabalho, estudo ou lazer. Prova disso são os investimentos no Plano de Expansão que hoje já alcançam R$ 21 bilhões. Agora o Governo dá mais um passo para melhorar o transporte na região do ABC.

Atualmente, a CPTM está ampliando a estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), para integrá-la à estação homônima do Metrô que está em construção, pelo plano de ampliação da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente).
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Curitiba vai ampliar o seu receptivo da Linha Turismo


A exemplo de Londres e outras cidades que utilizam o veículo como um dos principais motivadores dos city-tours, Curitiba vai ampliar o seu receptivo da Linha Turismo com a utilização de ônibus panorâmicos de dois andares. A partir de março de 2010 será colocada a versão double-deck com toldo retrátil, suporte para bicicletas e carrinhos de bebê, tudo para facilitar a presença dos turistas e dos próprios curitibanos.
A frota atual de cinco ônibus terá o aumento de mais quatro unidades. Será dobrada a capacidade de transporte dos turistas nos ônibus de dois andares com 65 passageiros sentados a mais por carro.

A utilização dos veículos de dois andares completou um ano no dia 15 de novembro passado e a presença do toldo evitará que nos dias de chuva o serviço fique ocioso. De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, da prefeitura de Curitiba, desde a entrada do ônibus foi registrado um crescimento de 54,5% no número de passageiros da Linha Turismo.
A Linha o circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de 2 horas e meia Da extensa lista de pontos turísticos em seu percurso, os mais visitados são o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Tangua e Praça Tiradentes, o ponto de partida. O dia de maior movimento é o sábado, e neste ano, de janeiro até novembro ocorreram 117.953 embarques nesse dia.
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Em Belo Horizonte, nova avenida Antônio Carlos prestes a ser entregue


Os belo-horizontinos estão prestes a receber uma das mais importantes obras de mobilidade já feitas na capital mineira. A duplicação da avenida Antônio Carlos, com data prevista de entrega em março de 2010, vai facilitar o trânsito em uma região com grande fluxo de pessoas e veículos. Além disso, vai funcionar como uma via de acesso facilitada ao estádio Mineirão, condição fundamental para a perfeita realização da Copa do Mundo de 2014 em Belo Horizonte.

No dia 9 de dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado de Minas Gerais entregaram à população da capital o viaduto na avenida Antônio Carlos, na esquina com a rua dos Operários, em um dos eventos que fez parte da programação do aniversário de 112 anos de Belo Horizonte. O elevado, em mão dupla, faz parte da segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos e vai ligar os bairros Cachoeirinha e Bom Jesus ao bairros São Cristóvão e Renascença, na região Noroeste da cidade.

Pela Antônio Carlos circulam diariamente 85 mil veículos. O alargamento vai beneficiar os usuários de transporte coletivo com a diminuição do tempo das viagens. Hoje, a avenida possui, no trecho em obras, apenas uma pista por sentido, com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passará a ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para o transporte coletivo.
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