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Transporte para Copa terá R$ 8 bilhões da União

domingo, 13 de dezembro de 2009


A maratona do ministro do Esporte, Orlando Silva, já começou muito antes da Olimpíada de 2016. Com a agenda lotada por compromissos, que na semana passada incluíram encontro com Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, para conversar sobre segurança, Silva deve apresentar hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as propostas para financiamento de modais de transporte nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O governo deverá financiar esses projetos com cerca de R$ 8 bilhões do Pró-Transporte, programa de estímulo ao transporte urbano formado por recursos do FGTS. Conforme as regras do programa, o financiamento exige contrapartida de 5% do governo. Os financiamentos serão feitos em 30 anos, para veículos sobre trilhos, e 20 anos para veículos que correm sobre pneus. Muitas operações contam também com dinheiro de Estados e até recursos privados, porque eles podem ser alvo de concessões, diz Silva.
Serão um ou dois projetos de transporte por município que sediará a Copa, que esperam o aval da Presidência e últimos ajustes com as prefeituras. Restam poucas dúvidas sobre o meios de transporte nas 12 cidades.

Segundo Silva, os projetos foram escolhidos conforme a ligação direta com a Copa (conexão entre aeroporto, hotéis e estádios), o modelo mais eficiente tendo em vista os meios de transporte já existentes e o prazo para ficar pronto. Por este último motivo, ainda é dúvida a aceitação de proposta da prefeitura de Curitiba para investimentos no metrô. Obviamente, as obras para a Copa precisam ficar prontas em 2014. Algumas até antes, porque há sedes que terão jogos da Copa das Confederações, em 2013.
Segundo o ministro, a escolha dos modais não foi simples. " Houve Estado que apresentou 72 intervenções. Mas, em três anos para se fazer as obras, isso pararia a cidade. " Segundo ele, foram eliminadas todas as obras viárias para automóveis. " Queríamos inibir intervenções de transporte individual, porque a intenção era estimular o transporte coletivo de massa. " Entre os projetos aprovados estão Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), BRT, trens urbanos e metrôs.
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Cálculo da tarifa de ônibus em Florianópolis é apresentado ao Ministério Público


O assessor técnico da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, Jorge Cruz, esclareceu na tarde desta sexta-feira ao promotor do Ministério Público, Aor Steffens Miranda, como é feito o cálculo da tarifa de R$ 2,20 de ônibus em Florianópolis. Segundo ele, apenas o custo de manutenção seria de R$ 2,74 por passageiro. O promotor afirmou que, a partir dessa apresentação, deve-se pensar em uma maneira de auditar os custos, para então melhorar o modelo de transporte coletivo. Uma das questões levantadas por Miranda foi como os empresários continuam trabalhando no setor, mesmo alegando que estão no prejuízo desde 2006, quando a tarifa única entrou em vigor.
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No Rio: Passageiros do Terminal de Ônibus João Goulart ganham presente de Natal

A Camerata Natalina apresentou músicas clássicas das festas de fim de ano no local, que fica em Niterói. No grupo, solistas do Teatro Municipal se apresentaram.

Os passageiros do terminal de ônibus João Goulart, em Niterói, ganharam ontem um presente antecipado de Natal. A camerata natalina apresentou músicas clássicas das festas de fim de ano. No grupo, solistas do Teatro Municipal. Um presente para as pessoas que pegaram ônibus, depois de um dia inteiro de trabalho. Na semana que vem, a camerata natalina estará na Praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu, e no dia 17, na Central do Brasil, no Rio.
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Em Uberaba, empresas de ônibus coletivos só irão reduzir a frota após dia 24


Definido o esquema de funcionamento do transporte coletivo em Uberaba no fim do ano e no período das férias em janeiro de 2010. A tabela foi anunciada ontem pelo diretor de Transportes, Claudinei Nunes.
Segundo ele, até o dia 24 as empresas Líder e Piracicabana vão operar com as frotas quase completas. Serão 126 ônibus nas ruas da cidade nos horários de pico. “Apesar de muitos adotarem regime de feriado na véspera do Natal, nesta data manteremos esquema especial de atendimento para não prejudicar o comércio. Portanto, os carros extras estarão disponíveis”, explica.
Ainda de acordo com Claudinei, a redução das frotas acontecerá somente a partir do dia 28. “Como há diminuição de 30 a 40% de passageiros, devido às férias escolares, universitárias e até de trabalho, deixaremos de colocar 16 carros nas vias do município e estarão presentes 110 nos horários de pico”, informa. “Mesmo assim será mais que a Transmil oferecia”, completa. Nos horários de pico, a operadora do transporte coletivo anterior contava com 98 veículos em ação. Claudinei lembra que esta redução durante as férias é praticada em muitas outras cidades brasileiras. “Somente nas turísticas isso não ocorre”, observa.
Ele revela que os carros extras deixarão de atuar até o dia 29 de janeiro do ano que vem. “No entanto, manteremos a atenção aos horários de pico para não prejudicar os trabalhadores que não vão ter férias neste período e, se houver necessidade, serão enviados de volta às ruas os carros extras. Já passamos esta ordem de serviço”, garante. Os horários de pico vão entre 6h e 8h30, 11h às 13h e 16h e 19h.
Já nas férias, quando não for o horário de pico, os uberabenses contarão com 80 a 90 carros. E, em fevereiro, com o retorno das aulas, as tabelas de horários dos coletivos voltam ao normal, com a frota máxima.
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Tarifa mais barata faz crescer procura por cartão eletrônico em Votorantim


A redução da tarifa de ônibus em Votorantim, de R$ 2,30 para R$ 2, é válida desde terça-feira somente para os usuários do cartão eletrônico. Em busca de uma passagem mais barata no transporte coletivo, os passageiros têm optado pelo cartão eletrônico ao bilhete único. Consequência disto foi o aumento de 63,4% no número de cadastros diários para a emissão de bilhetes.
Durante todo o mês de novembro foram emitidos 265 novas unidades do cartão, com média diária de 13,9 solicitações por dia. Durante os dias 9 e 10 de dezembro, o número saltou para 22 pedidos diários, somando 44 novas emissões. A medida foi adotada pela concessionária de transporte da cidade, Auto Ônibus São João.
Os interessados em usar o cartão eletrônico devem fazer a inscrição gratuita no Terminal Urbano, tendo em mãos o documento de identidade e o CPF. O gerente administrativo da empresa São João, Reinaldo Manoel da Silva, informa que atualmente há 40.800 cadastros ativos para uso do cartão e a tendência é que seja registrado aumento nas próximas semanas. “Por enquanto ainda está cedo para saber como será o mês, mas nós nos preparamos e reforçamos o número de cartões”, comentou. O gerente afirma que ainda há muitas pessoas que desconhecem o benefício e informa que a divulgação será intensificada.
O barateamento da tarifa é devido ao subsídio da Prefeitura ao setor. “O passe escolar e o vale transporte já têm subsídios, faltava mesmo só para o cartão comum”, comentou Silva. Entre os que ainda não sabiam da novidade está a dona-de-casa Vânia Maracajá, 49 anos. Ela contou que pouco usa ônibus e por isto, não presta muita atenção nas notícias relacionadas a transporte coletivo. “Agora que eu sei, vou pedir o cartão também. É uma coisa boa para a gente. Pode parecer pouco mas R$ 0,30 por viagem faz uma grande diferença no fim do mês”, afirmou.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
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Comissão de perueiros e advogados da Prefeitura de Cubatão vão discutir sobreposição de linhas


Os perueiros que atuam no transporte alternativo de Cubatão e os procuradores municipais irão se reunir na próxima semana para acertar a sobreposição das linhas do transporte coletivo que consta no edital para a contratação da empresa que explorará o transporte coletivo no Município. O objetivo é adequar o edital para que não haja prejuízos para a empresa vencedora da licitação e nem para os alternativos. A decisão proposta pela prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva foi aceita pelos perueiros, que até marcaram reunião para a noite desta sexta-feira, dia 11, em sua sede, para montar a comissão.
A reunião da prefeita com os perueiros, que começou tensa devido à onda de boatos que circula pela cidade, de que haveria o objetivo de acabar com o transporte coletivo, acalmou-se quando a prefeita, mais uma vez, desmentiu esses comentários, deixando claro que nunca quis terminar com o transporte alternativo. “Nosso objetivo é aperfeiçoar o sistema de transporte da cidade, para que atenda a todos, principalmente aos usuários”, afirmou.
Para reforçar sua tese, a prefeita mandou que fosse distribuído entre os presentes o texto integral da sentença do juiz Frederico dos Santos Messias, expedida em 12 de dezembro de 2008, sobre o processo 141/04, que trata de indenização proposta pela Viação Piracicabana contra a Prefeitura de Cubatão. Em uma dos trechos a sentença diz ser “irrelevante que o sistema de transporte dito alternativo” tenha existência anterior ao contrato de concessão. Em outro trecho destaca: “É claro que o sistema de transporte com utilização de veículos tipo perua ou similar, como o próprio nome 'alternativo' está a indicar, não é substitutivo do sistema de transporte convencional, aquele operado por linhas regulares de ônibus com maior capacidade, até mesmo porque o sistema viário do Município não suportaria um sistema de transporte exclusivamente prestado por peruas de lotação”.
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Realizado mais um estudo do transporte e do trânsito em Cascavel


A empresa contratada para realizar um estudo do transporte e do trânsito em Cascavel entregou à Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) o segundo relatório parcial com o andamento das atividades. O relatório dá conta do trabalho realizado durante o último mês, o segundo de atuação da empresa. Entre os principais pontos está o resultado da pesquisa de origem e destino, realizada junto aos usuários do transporte coletivo do município. Segundo o presidente da Cettrans, Jorge Lange, a previsão era que a pesquisa atingisse entre 12% e 15% dos usuários, “a empresa conseguiu ser ainda mais abrangente, chegando a 17,4% do índice de passageiros”, comentou.

Os dados obtidos serão submetidos à análise e o próximo passo é propor soluções para os problemas diagnosticados. Lange comenta que a contagem trouxe algumas surpresas. “Alguns pontos nós já sabíamos que haveria grande incidência de embarque ou prevíamos quais seriam os principais destinos, mas mesmo nestes pontos, onde já havia previsão, o percentual foi acima do esperado. Os bairros da região norte da cidade, por exemplo, tiveram um percentual acima do que esperávamos. Quanto ao destino, o Centro foi o mais buscado, mas em percentual acima do que esperávamos”, esse diagnóstico exige mudanças na forma com que o transporte coletivo é realizado para que não haja superlotação dos ônibus e nem carros circulando vazios.

Por outro lado, Jorge comentou que algumas linhas onde não se esperava grande fluxo de passageiros apresentaram um número expressivo, é o caso, por exemplo da linha do Santa Felicidade, que obteve alto número de embarques. Deve acontecer também uma reestruturação das linhas que fazem o transporte para os pólos industriais, pois nessa região foi detectado um grande número de passageiros, que exigiria maior quantidade de ônibus, principalmente em determinados horários. “As mudanças são lentas, porque serão definitivas.

Hoje eu tenho certeza que a satisfação com o transporte coletivo é zero, mas pretendemos trazer grandes mudanças que farão a diferença ao usuário”, garantiu Jorge. A empresa tem mais quatro meses para terminar o estudo e propor soluções para todos os problemas diagnosticados, segundo Jorge não será necessário esperar o fim do estudo para iniciar as modificações, o objetivo é que o trabalho de adaptação seja realizado também dentro do período de seis meses.
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Aracajú: Estacionamento será proibido na Av. Francisco Porto a partir de segunda-feira


Um dos principais corredores do transporte coletivo da cidade, a avenida Francisco Porto será fechada para estacionamento a partir desta segunda-feira, 14, no horário das 6 às 20 horas, desde o elevado Wellington Paixão até a avenida Beira Mar, nos dois sentidos da via. Medida semelhante ocorreu semana passada na avenida Hermes Fontes e em outras áreas de intensa circulação de veículos.
A cada três minutos circula um ônibus na Francisco Porto. São 30 viagens por hora, nos dois sentidos, por isso é que os corredores do transporte coletivo são os pontos que estão sendo priorizados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju.
Com a retirada dos carros, os ônibus terão mais espaços para cumprirem os horários fixados pelo gestor do sistema de transporte, beneficiando o usuário que chega ao destino dentro do previsto.
A população tem recebido essas ações da SMTT com um índice de aprovação bastante expressivo, analisa o superintendente Antônio Samarone. Sabe a comunidade que, se medidas pontuais não forem tomadas, a situação vai se complicar para todos nós, pedestre e motorista, disse.
Para o superintendente, nos locais onde a proibição está em curso, o trânsito de veículos obteve boa melhora e a fluídez é visível. Algumas vozes se levantam e reprovam, mais são casos isolados. Esses estão apenas olhando a sua parte, o individual. A prefeitura vê o coletivo, o plural, a satisfação da maioria e é nessa linha que nos estamos avançando com a maioria que quer a cidade com qualidade de vida, observou Samarone.
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