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Curitiba busca soluções para desafogar o trânsito

terça-feira, 6 de outubro de 2009


Atualmente, Curitiba conta com 1,1 milhão de carros. A frota circulante - ou seja, aqueles veículos que transitam todos os dias - corresponde a aproximadamente 400 mil veículos.
De acordo com a Diretoria de Trânsito da prefeitura de Curitiba (Diretran), o número de carros na capital pulou de 684 mil, em 1999, para um milhão em 2008. Nesse mesmo período, a população estimada da cidade passou de 1,5 milhão para 1,8 milhão de habitantes.
Ou seja, em uma década a frota aumentou em 413.618 carros e a população, em apenas 249.696 habitantes. Com isso, a capital paranaense é hoje a cidade brasileira com maior índice de motorização do País: 1,67 habitante por veículo.Em vista desses números, a procura por soluções que tragam melhorias na qualidade de vida, bem como redução de veículos em circulação, é cada vez mais presente.
Exemplo disso foi o Dia Sem Carro, ao qual Curitiba aderiu em setembro passado. A mobilização incentivou 120 mil motoristas a deixar o carro em casa e partir para meios de locomoção menos poluentes, como a bicicleta e o transporte público.É esse caminho que a diretora de Tráfego da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rosangela Batistela, aposta como um meio de reduzir os engarrafamentos e o nível de estresse enfrentados pelos motoristas.
Segundo ela, a solução está na melhoria do transporte coletivo e nos caminhos da cidade, como a Linha Verde e a recente revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto, que permite ultrapassagem de ônibus, reduzindo o tempo de viagem até o centro - o que pode atrair mais usuários e ajudar a reduzir o número de veículos nas ruas.
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Transcol: passageiros com deficiência devem se recadastrar


Usuários que têm direito ao passe livre no TranscolDe acordo com o a Lei Complementar 213, que regulamenta o passe livre no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória, podem obter o benefício as pessoas que têm deficiência física, doença mental, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência renal crônica, pessoas ostomizadas, obesos mórbidos e pessoas com deficiências múltiplas.Quem tem doença ou deficiência mental tem direito a acompanhante. Os demais beneficiados que têm outros tipos de deficiência terão direito a acompanhante, desde que comprovem necessidade, por meio de laudo médico emitido pela rede pública.Além disso, é preciso comprovar renda familiar de valor igual ou inferior a um salário mínimo, no caso de pessoas que residem sozinhas; igual ou inferior a três salários mínimos; se a família for composta por até quatro pessoas; e igual ou inferior a seis salários mínimos, para famílias com mais de quatro pessoas.
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Estudantes protestam contra reajuste das passagens de ônibus em Criciúma


Durante uma hora na manhã desta segunda-feira, estudantes interromperam o tráfego de ônibus no Terminal Urbano Central, em Criciúma. Sob os olhos da Polícia Militar (PM), eles protestaram de forma pacífica contra o aumento da passagem do transporte coletivo. Cerca de 400 estudantes seguravam faixas e vestiram nariz de palhaço, além de fazer barulho com apitos. Das 8h30min às 9h30min algumas linhas de ônibus foram levadas para a Avenida Centenário e outras foram temporariamente suspensas, até que a manifestação fosse encerrada no pátio do terminal. O novo valor da passagem, R$ 2,50, passou a valer a partir de hoje. O valor foi reajustado em agosto deste ano, quando a passagem passou de R$ 2 para R$ 2,30 na catraca (em dinheiro). E a diferenciação para R$ 2,50 estava prevista quando o decreto municipal nº 632, de 31 de julho de 2009, foi aprovado pela prefeitura com base na planilha de custos apresentados pela Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). A tarifa diferenciada vale apenas para quem não utiliza os cartões Criciumacard, de bilhetagem eletrônica. Para quem já possui o sistema, com os cartões de estudante, professor ou o vale transporte não haverá qualquer mudança.
Todas as pessoas que utilizarem o cartão Criciumacard Cidadão continuarão a pagar o valor de R$ 2,30 pela passagem. Para quem optar pelo pagamento em dinheiro a passagem cobrada será de R$ 2,50, conforme determinou o decreto.
De acordo com o presidente da ACTU, David Tiscoski, a medida pretende reduzir o volume de dinheiro que circula dentro dos ônibus e consequentemente trazer mais segurança aos passageiros, além de incentivar o uso de cartões, o que torna o embarque mais ágil e a barateia os custos.
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Empresas de ônibus de Porto Velho tentam obter aumento de tarifa

O jornal Imprensa Popular divulgou em sua edição deste mês uma reportagem dizendo que as empresas de ônibus da capital tentam novamente reajustar o valor da passagem, apesar de Porto Velho ter a terceira maior tarifa do Brasil, perdendo apenas para Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS).
O jornal lembra que a capital que reajustou mais recentemente a tarifa do seu transporte coletivo foi Natal, no Rio Grande do Norte. Lá o usuário do transporte coletivo paga agora, com o reajuste, uma tarifa de R$ 2,00. Fazia tempo que a tarifa naquela capital não sofria reajuste.Em Porto Velho, prossegue o Imprensa Popular, a situação é completamente diferente. O jornal cita que os empresários que operam o sistema de transporte urbano agem com a força do disfarçado monopólio organizado por eles e, assim, conseguem falar novamente em reajuste da tarifa mesmo sendo Porto Velho a capital com uma das mais altas tarifas de ônibus coletivo do país.
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Prefeitura de São Gonçalo proíbe circulação de vans no município


Um decreto publicado na última sexta-feira (2) no Diário Oficial de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, suspende a autorização para circulação de vans que fazem transporte de passageiros no município. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, de acordo com a Lei 218, de 23 de setembro de 2009, promulgada pela Câmara de Vereadores do município, as vans que permanecerem circulando estarão irregulares. De acordo com a prefeitura, serão realizadas operações no município para fiscalizar o cumprimento do decreto. A nota diz ainda que o secretário municipal de Transportes, major Marcello Guimarães, pretende se reunir com os representantes de empresas de ônibus e pedir a expansão das linhas, para atender a demanda de passageiros.
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Comunidade conhece Sistema Integrado de Transportes no Pará

O programa Ação Metrópole reuniu na quinta-feira (1º) representantes de centros comunitários e associações de moradores, lideranças empresariais, coordenadores de cooperativas do transporte alternativo e integrantes da Comissão de Fiscalização (Cofis) das obras para uma apresentação técnica sobre o Sistema Integrado de Transportes da Região Metropolitana de Belém.
A apresentação visa capacitar agentes multiplicadores para apresentar o Ação Metrópole aos diferentes setores da sociedade, com o objetivo de fazer com que a população conheça as vantagens do Sistema Integrado de Transportes e se aproprie de uma ideia que finalmente sai do papel, após 20 anos de muito planejamento e poucas ações efetivas para viabilizá-la.
A apresentação foi feita na sede do Ação Metrópole, no bairro da Sacramenta, sob a responsabilidade da coordenação de Gestão e Planejamento. Os participantes obtiveram informações importantes, como a definição de transporte integrado, aquele que permite ao usuário pagar apenas uma tarifa para chegar ao seu destino, mesmo que ele precise apanhar mais de um ônibus.
Aprenderam também que a gestão será feita por um consórcio público, que reunirá representantes do governo do Estado e das prefeituras de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. Foram informados, ainda, de que o sistema será composto por "linhas troncais", formadas por ônibus articulados que circularão em vias ou faixas reservadas apenas para o transporte coletivo. Já as linhas que alimentarão o sistema troncal poderão ser operadas por ônibus convencionais ou microônibus.
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Redução tarifária do transporte e inclusão abrem Congresso ANTP

sábado, 3 de outubro de 2009

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, defendeu a desoneração tarifária para a inclusão social, que faz parte de sua política de governo, nesta terça-feira, 29 de setembro, quando foram instalados a 17º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos e a VI INTRANS na cidade. Ele relacionou ações de sua administração na área do trânsito e do transporte, e realçou a importância do futuro metrô para a cidade.
O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, falou sobre os objetivos do 17º Congresso, frisando que o papel da entidade é criar as condições para que os especialistas do setor discutam e apontem soluções para o futuro da mobilidade urbana. Os dois eventos, organziados pela ANTP, se estenderão até a próxma sexta, dia 2 de outubro, no Expo Unimed – Curitiba. A tarde da segunda-feira (28) e durante todo a terça-feira foram reservadas para programações de visitas técnicas a empresas e sistemas de transporte de Curitiba, com centenas de participantes.
Como parte da solenidade de abertura, houve a cerimônia de entrega do Prêmio ANTP de Qualidade 2009. Foram inicialmente homenageadas dez organizações finalistas do Prêmio, incluindo as que receberam o Certificado de Melhoria Contínua. Foram também homenageadas as organizações vencedoras do Prêmio ANTP de Qualidade e as empresas que receberam o Certificado de Referencial de Excelência.
Na cerimônia programada para a sequência da instalação do 17º Congresso da ANTP, ocorreu a premiação dos vencedores do Prêmio ANTP de Qualidade 2009. Os nomes dos premiados foram proclamados em 31 de agosto de 2009, logo após a Banca de Juízes do Prêmio ANTP de Qualidade concluir a análise dos resultados fornecidos pela Banca Examinadora. Três organizações foram apontadas como Referencial de Excelência: Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda, de Viamão/RS; Expresso Medianeira Ltda. de Santa Maria/RS e Viação Belém Novo Ltda. Porto Alegre/RS. Operadoras Rodoviárias.
Na categoria Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas, venceram a Medianeira Dourados Transportes Ltda, de Dourados/MS e a Viação Urbana , de Fortaleza/CE.
Na categoria Órgão Gestores de Transporte e Trânsito venceu a Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória – Ceturb-GV, de Vitória/ES. O Certificado de Melhoria Contínua foi concedido às seguintes organizações: Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória – Ceturb-GV, de Vitória/ES; Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A - BHTrans, de Belo Horizonte/MG, Medianeira Ponta Porã Transportes Ltda., de Ponta Porã/MS, e Viação Urbana, de Fortaleza/CE.


Rodoviária Metropolitana/ Recife-PE, uma das finalistas no prêmio qualidade em serviço

A relação de finalistas do Prêmio ANTP de Qualidade 2009 é a seguinte: Auto Viação Chapecó Ltda, de Chapecó/SC; Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A - Trensurb, de Porto Alegre/RS; Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A - BHTrans, de Belo Horizonte/MG; Leblon Transporte de Passageiros Ltda, de Fazenda Rio Grande/PR; Medianeira Transporte Ltda, de Ijuí/RS; Medianeira Ponta Porã Transportes Ltda, de Ponta Porã/MS; Rodoviária Metropolitana Ltda, de São Lourenço da Mata/PE; Santa Ignês Transportes Ltda, de São Borja/RS; Viação Nobel Ltda, de Fazenda Rio Grande/PR e Viação Urbana Ltda. Filial (Fantasia Dragão do Mar), de Fortaleza/CE.
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Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista terá VLT


O Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista – SIM é uma rede de transporte coletivo metropolitano estruturada por meio de uma linha principal (troncal), de média capacidade de transporte que será operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – Metrô Leve).
Esse sistema estruturador do transporte metropolitano será integrado às linhas de ônibus municipais e intermunicipais, que serão operadas por ônibus de maior capacidade.
Contará, ainda, com obras de infraestrutura como instalação de terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias.
O SIM é um dos projetos do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos que, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, investirá mais de R$ 20 bilhões no Metrô, na CPTM e na EMTU/SP até 2010.
O Plano de Expansão vai inovar com a adoção do Metrô Leve, que é muito mais barato e convive bem com a cidade, pois o trem é menor, confortável, corre em superfície sem a necessidade de muros e pode ter áreas de lazer ao longo do percurso.
O trecho principal (1ª etapa) de obras liga São Vicente (Terminal Barreiros) a Santos (Porto), com extensão de 11 km. Os primeiros testes com esse novo sistema de transporte estão previstos para o segundo semestre de 2010.
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