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Até o fim de abril Fortaleza chegará a 600.000 mil carros, motos, ônibus, caminhões e outras variedades de automotores que, diariamente, congestionam algumas das principais vias da cidade. Com 592.855 veículos até fevereiro deste ano, a Capital ganha uma média de quatro mil novos veículos por mês, incrementando a frota em 10% ao ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Números que se refletem diariamente no cotidiano de motoristas e pedestres, por meio de engarrafamentos, do estresse e de outros tipos de transtornos decorrentes do uma frota que cresce desproporcional a abertura de novas vias.
Carlos Henrique Pires, diretor de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), diz não haver nada que os órgãos públicos possam realizar em relação à venda de veículos. “Agora para retirar os veículos de circulação não existe segredo. É investir em metrô e ônibus para fazer com que as pessoas deixem de andar de carro e moto. É assim quem qualquer lugar do mundo”, explica Pires.
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Um novo modelo de ônibus coletivo irá circular em Belo Horizonte a partir de hoje. Um veículo da linha 4034 (Dom Bosco/Savassi), da Viação Euclásio, passa a rodar, em fase de teste, com um bagageiro acoplado no teto para que os passageiros que utilizam o transporte público da capital possam acomodar suas bolsas ou outros materiais. O projeto do bagageiro foi desenvolvido pelo estudante do quarto período de engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Igor Augusto Alves Batista, 19. Segundo o jovem, a ideia de desenvolver o equipamento e apresentá-lo à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) nasceu após muito desconforto dentro de coletivos. "O bagageiro é aberto, tem dois metros de extensão e está a uma altura de 1,75 m do piso do ônibus. Por ser vazado, as pessoas que o utilizarem poderão estar atentas aos seus objetos", afirmou Batista. Com isso, o estudante acredita que não há risco de esquecimento ou roubo das bagagens já que, normalmente, os usuários do transporte que usarem o bagageiro estarão de pé, de frente para o compartimento.O ônibus, que irá participar dos testes a partir de hoje, recebeu o equipamento no sábado de manhã. À tarde, o veículo foi vistoriado pela BHTrans. Conforme a empresa, ainda não há certeza sobre o uso do equipamento já que os testes na rua é que vão indicar a viabilidade do recurso. Segundo o autor do projeto, a expectativa é que a ideia dê certo. Benefício. "Já criei a patente e vamos testá-lo. Os cálculos de custo do bagageiro, a resposta do equipamento nas ruas e o interesse das montadores é que vão definir o uso, mas acredito que o benefício será muito grande para a população", avalia. Batista afirmou que irá acompanhar os testes com o equipamento pelas ruas da capital e a avaliar a reação dos usuários do transporte coletivo. O custo para colocar o bagageiro em um ônibus é, segundo Batista, de R$ 500.
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O estresse causado para os usuários e os motoristas do transporte coletivo a falta de cobrador de ônibus principalmente nos horários de pico coloca o setor em alerta. “O motorista foi pegar o vale transporte de uma passageira, perdeu o controle do ônibus e bateu no poste". O relato é do aposentado José Maria Meirelles, 58 anos, uma das vítimas do choque de um ônibus contra um poste entre as ruas Manoel da Costa Lima e Senador Felinto Miller, na Vila Progresso, em Campo Grande. Neste caso, o acidente aconteceu fora do horário de pico, no sábado às 18 horas, mas segundo os trabalhadores do setor, a tensão e o cansaço desencadeiam falta de atenção e o resultado pode ser acidentes ainda mais graves.
Nesta manhã, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) disse que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) já anunciou que mesmo com o cartão temporal as empresas não devem demitir os cobradores e sim, remanejá-los. Indagado sobre a falta do profissional nos horários mais estressantes como do rush, Trad Filho disse que as linhas mais movimentadas têm que ter a presença do cobrador para auxiliar os motoristas e que cabe a Agetran monitorar isso.
A Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande) informou que cumpre o que a Prefeitura preconiza. Sobre a substituição dos cobradores à medida que o cartão temporal é popularizado foi briga ganha na justiça trabalhista pelos empresários.
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A Mercedes-Benz fez uma venda expressiva para o sistema de transporte coletivo região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo a marc...