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Goiânia: Citybus sem data para começar a funcionar

quinta-feira, 26 de março de 2009


TARIFA EXPERIMENTAL R$ 4,00


O início do Serviço Especial de Transporte, o Citybus, foi adiado depois do anúncio de que três linhas começariam a operar às 6 horas de hoje. A nova data para a circulação dos micro-ônibus ainda não foi definida e depende ainda de homologação e publicação de decisão tomada na manhã de ontem pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). O presidente da câmara, Paulo Gonçalves de Castro, informa que o trâmite para publicação oficial da deliberação demora de três a oito dias. A informação do adiamento do serviço foi divulgada no final da tarde de ontem.
Antes da decisão de adiamento, os membros da CDTC definiram tarifa experimental de R$ 4 para aquele tipo de transporte. O valor vai vigorar durante seis meses. Após esse período, considerado como de análise, a CDTC volta a se reunir para estabelecer um valor definitivo, que pode ser mantido ou, até mesmo, reduzido. Amanhã, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) define outras três linhas que começariam a circular no domingo.

Gonçalves explica que alguns fatores, como o valor do combustível, podem fazer com que o valor da tarifa seja modificado. Durante esses seis meses, conforme Gonçalves, o serviço passará por estudos, inclusive de demanda, até que se chegue ao valor real. Ele observa que não é possível realizar uma análise para subsidiar a tarifa porque não existe esse tipo de serviço em outro lugar do País. “Demos uma carta de crédito para a CMTC e definimos a tarifa inicial em cima dos estudos feitos por eles”, diz.

CONVENCIONAL

A tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), que atualmente é de R$ 2, pode subir no próximo dia 19 de abril, um ano depois do último reajuste. O presidente da CDTC informa que na reunião de ontem os membros da câmara não entraram em acordo em relação ao valor. A reunião para definir a nova tarifa será no dia 14.
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Transporte coletivo: Mobilidade para todos

quarta-feira, 25 de março de 2009


Desde de outubro 2008, somente podem ser fabricados ônibus acessíveis a pessoas com deficiência ou outra dificuldade de locomoção.


O sistema de transporte coletivo brasileiro terá de passar por uma grande revolução a partir deste ano, quando deverá começar a ser colocada em prática uma lei federal de 2000 que visa promover a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida nas vias e nos espaços públicos, no mobiliário urbano, nos edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. No caso do transporte rodoviário, a Lei 10.098/2000, regulamentada pelo Decreto 5.296/2004, determina que, a partir de outubro deste ano, somente poderão ser fabricados ônibus que sejam acessíveis a pessoas com deficiência ou com outro problema de locomoção. Até julho de 2009, todos os veículos usados deverão também estar adaptados para os passageiros com necessidades especiais. Além disso, a legislação federal estabelece que, até 2014, todo o sistema de transporte coletivo - não apenas os veículos, mas também pontos de parada, terminais e o sistema viário - deve se tornar acessível para todos.
A lei deverá beneficiar um contingente expressivo da população. No Brasil, de acordo com o Censo 2000 do IBGE, 22,7% da população tem alguma dificuldade de locomoção, aí incluídos não somente os portadores de deficiência, mas também idosos, lactantes e pessoas com criança de colo. Isso representa, atualmente, mais de 42 milhões de brasileiros. No entanto, apesar de a lei ser bem-intencionada, há dúvidas se ela vai realmente sair do papel no cronograma estabelecido. Se depender dos fabricantes de ônibus, os prazos serão respeitados, segundo Roberto Ferreira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). "As encarroçadoras estão preparadas para produzir os ônibus acessíveis. O empresário hoje já encomenda o veículo acessível, mesmo que pague mais. E, pagando, nós fazemos", diz Ferreira.
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Video engraçado Sobre Transporte Público 3

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Campo Grande: Agetran pretende estimular uso de transporte coletivo na Capital

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Campo Grande: Série Ônibus - Problema Coletivo - Descontentamento dos usuários

Campo Grande tem a 2ª maior tarifa de transporte coletivo mais cara do País a partir deste domingo, 1º de março. O valor terá reajuste de 9,5% para quem usa o cartão, de R$ 2,10 para R$ 2,30, e de 8,8% para quem paga em dinheiro, de R$ 2,30 para R$ 2,50.


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Paraná: Problemas no transporte coletivo entre Londrina e Cambé

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Minas Gerais: SUFOCO NO TRANSPORTE COLETIVO

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Rio: Passageiros aprovam reforço nas linhas de ônibus da Zona Oeste após problemas com a Oriental


No primeiro dia do reforço programado pela Secretaria municipal de Transportes para as linhas de ônibus operadas pela Transportes Oriental, os passageiros aprovaram o serviço nas linhas que passaram para outras empresas. Porém, as pessoas que utilizam as linhas que continuam sob a responsabilidade da Oriental enfrentaram, ontem, os mesmos problemas ( assista: passageiros elogiam reforço e reclamam da Oriental ).
É o caso de quem procurou a S-14. A secretaria determinou que a Oriental operasse a linha, que vai de Campo Grande à Rua do Lavradio. No entanto, os passageiros continuaram amargando espera de 40 minutos a uma hora.
- É assim sempre. Já estou atrasada para o trabalho - desabafou a auxiliar de serviços gerais Rosângela da Silva, de 47 anos.
Em Vila Kennedy, os passageiros ficaram satisfeitos com as mudanças. A linha 394 (Vila Kennedy-Tiradentes) passou a ser operada pela Auto Viação Bangu. De uma rotina de senhas para viajar sentado, os moradores comemoraram, ontem, os intervalos de dez minutos.
- Adorei a mudança. Não teve aquela longa espera, e ainda fui sentada - disse Janaína Fagundes, de 45 anos.

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