O Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou mais um projeto inovador para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR): o primeiro Corredor Inteligente de Transporte do Nordeste. O projeto ligará a Zona Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao Centro, através de um Sistema de Gestão Inteligente, chamado de Transporte Rápido por Ônibus (TRO). A novidade foi divulgada no último dia 30 de agosto, pelo presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, na sede da empresa. Um dos destaques do TRO será o monitoramento em tempo real da chegada e da saída dos coletivos das paradas. As obras do Corredor Inteligente serão iniciadas em junho de 2009, a expectativa é que até o fim de 2010 o trabalho esteja concluído.No último dia 29 de setembro, as propostas das empresas interessadas em participar do estudo técnico para a implementação do TRO foram abertas. Três consórcios - formados por empresas locais e companhias do Sul e Sudeste do País estão na disputa.
INOVAÇÃO
Os pontos de embarque e desembarque do Corredor Inteligente terão um novo formato: serão estações cobertas e catracadas, niveladas a altura da porta de embarque e desembarque dos veículos, dando maior acessibilidade aos usuários. De acordo com Dilson Peixoto, o TRO, além de proporcionar maior rapidez nas viagens, haverá melhoria no acesso de idosos e pessoas com deficiência. “Uma das nossas preocupações foi com a acessibilidade. Nosso projeto prevê o que há de mais moderno no setor de transporte público em todo o mundo”, ressaltou. Graças à presença de catracas nas estações, os usuários poderão fazer o pagamento das tarifas (seja em bilhete eletrônico ou em dinheiro) no próprio local, agilizando o processo de embarque. O TRO terá início na rodovia BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo pela PE-15, Complexo Salgadinho até a bifurcação com a avenida Cruz Cabugá. A iniciativa beneficiará diretamente os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Itamaracá, além de ligar as demais cidades da RMR interligadas ao Sistema Estrutural Integrado (SEI), que possibilita ao passageiro o deslocamento para diversos pontos da RMR com o pagamento de uma única passagem por sentido. O Corredor Inteligente deverá apresentar características parecidas com as do Transmilênio, implantado em Bogotá, na Colômbia, mas sofrerá adaptações para se adequar à realidade da malha viária e os deslocamentos locais. No Brasil, a única cidade a ter um projeto similar implantado é Curitiba. Os recursos para o desenvolvimento do projeto virão do fundo de aplicações dos resíduos das vendas de créditos do Vale-transporte Eletrônico e Passe Fácil. Além de incentivos dos governos Federal e Estadual.