Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte coletivo em BH tem redução de 40% dos usuários

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Enquanto o número de carros só aumenta nas ruas, com aumento de 51% na frota só nos últimos nove anos, a quantidade de passageiros no transporte público cai. É o que mostram os dados da BHTrans no período entre 2014 e 2022, quando houve uma queda de 40% no total de pessoas transportadas por ano pelos ônibus da capital mineira -- foram 448,3 milhões, contra 269,3 milhões no ano passado.

Os índices foram ainda mais impactados por conta da Covid-19 e o sistema ainda não conseguiu recuperar o valor pré-pandemia, em 2019, que foi de 353,1 milhões de passageiros no ano.

O especialista em trânsito Frederico Rodrigues ressalta que esse é um problema crônico que acompanha o transporte público há muito tempo, fenômeno que foi ainda mais potencializado por apps como Uber e 99.

“A cultura brasileira, aliada à qualidade do transporte coletivo, por mais que tenham sido feitos esforços, leva as pessoas a migrarem para um modo individual. E, sem dúvida, a Uber é mais um ponto que tirou várias pessoas do transporte coletivo, devido ao barateamento desses deslocamentos quando comparados aos táxis”, argumenta.

Insatisfação😞

Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no fim do ano passado apontou que 63,2% da população considera o transporte público urbano como ruim ou péssimo. Para Lorena Freitas, esse descontentamento é um reflexo de anos da falta de políticas públicas para o setor, aliado à facilidade trazida pelos aplicativos de mobilidade.
“As plataformas se tornaram uma alternativa de transporte mais barata que comprar um carro, e é acessível para uma parcela da população. Com isso, acaba cobrindo a falta que os coletivos deixam, seja pelo valor da tarifa ou pela falta de capilaridade para atender as demanda”, explica.

A especialista finaliza que são poucos os municípios brasileiros que conseguem subsidiar o transporte público em algum nível e, por isso, defende a criação de fundos geridos pela União para que o setor tenha repasses para investimentos.

“Sempre que a gente tem essa redução da demanda, que é uma tendência, temos uma série de problemas que estão ligados a precarização do serviço, da qualidade, a redução ou extinção de linhas, o aumento da tarifa, que vai fazendo com que ela fique cada vez mais inacessível”.

Informações: O Tempo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960