Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus e BRTs circulam lotados mesmo com determinação para redução de passageiros

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Em tempos de pandemia, na cidade que já registrou 6.707 mortes por conta da Covid-19 e que vai abrir os shoppings no próximo dia 17, o transporte de pessoas como se fossem sardinhas em lata não é um problema pontual. Nesta segunda-feira, por exemplo, os coletivos do BRT da Transoeste podiam ser vistos circulando com excesso de passageiros, próximos à estação Mato Alto.

Para tentar garantir a validade do decreto do prefeito Marcelo Crivella, que baixou norma proibindo a circulação de ônibus com passageiros em pé para evitar a disseminação do novo coronavírus, fiscais da prefeitura do Rio e homens da Guarda Municipal até estiveram na estação. A presença deles pouco adiantou. Entre às 5h30 e às 8h, o que se viu no corredor expresso, que liga Santa Cruz ao Terminal Alvorada, foram coletivos abarrotados de gente e muito aperto. 

As filas podiam ser vistas nas plataformas de embarque, onde dezenas de pessoas aglomeradas aguardavam a chegada dos carros já com passageiros em pé, no sentido Alvorada. O único alento era a presença de um funcionário do consórcio BRT. Com um megafone nas mãos, ele oferecia máscaras para quem estava tentando embarcar.

Procurado para falar do problema da superlotação, o consórcio BRT informou que está operando com 100% de sua frota. E que o controle efetivo de acesso de passageiros aos ônibus cabe aos agentes públicos, já que controladores de estação e os motoristas não têm o poder de barrar passageiros que forçam a entrada nos ônibus, mesmo quando os assentos já estão ocupados. O consórcio afirmou ainda que seguirá com a distribuição de máscaras, que acontece desde o último dia 2, em suas estações de maior movimento. E que, com passageiros sentados, cada articulado levaria apenas 30% de sua capacidade de lotação.

Segundo dados divulgados neste domingo, já foram registrados 67.756 casos de Covid-19 em todo estado. De olho nas estatísticas da doença, e de uma possível queda, a prefeitura do Rio anunciou um plano de reabertura gradual, que está em vigor desde o último dia 2, e que prevê seis fases. A previsão é que cada fase tenha duração de 15 dias. Pelo planejado, bares e restaurantes irão reabrir dia 2 de julho. Já a previsão para funcionamento de pontos turísticos, assim mesmo com um terço de sua capacidade, é para o dia 17 de julho.

Procurado para falar sobre a superlotação dos ônibus municipais e do BRT, o município informou que "as ações de fiscalização e orientação da Secretaria Municipal de Transportes estão intensificadas, com fiscais atuando diariamente nos terminais e estações do BRT de maior demanda, inclusive, fazendo o controle de embarque dos passageiros".

Confira a nota da SMTR na íntegra:

"As ações de fiscalização e orientação da Secretaria Municipal de Transportes estão intensificadas, com fiscais atuando diariamente nos terminais e estações do BRT de maior demanda, inclusive, fazendo o controle de embarque dos passageiros. O reforço faz parte das medidas da Prefeitura do Rio na primeira fase de retomada das atividades, tendo em vista o aumento gradual de usuários do sistema.

Somente nas ações da última sexta e desta segunda, 337 multas foram aplicadas ao BRT. Durante a pandemia, 839 autuações foram registradas por diferentes irregularidades, principalmente por lotação no BRT e em ônibus convencionais. As linhas 315 e 348 já foram alvo de fiscalização da secretaria e o consórcio responsável foi autuado por transportar passageiros em pé.

A SMTR, como reguladora do serviço, tem cobrado o BRT e os consórcios atuantes na cidade para que reduzam os intervalos entre os coletivos e reforcem a frota em locais onde há maior demanda, e vai cobrar que o BRT e os consórcios informem a frota diária de ônibus em circulação.

É importante que os consórcios tenham o entendimento que, com a retomada gradual das atividades, será necessário empenhar esforços para que a população não sofra com irregularidades nos serviços.

Como medida complementar às ações de fiscalização realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes no sistema BRT, a Guarda Municipal orienta passageiros nas estações do sistema para evitar aglomeração e também para impedir que as pessoas sejam transportadas em pé nos ônibus desde o dia 22 de março. Durante o patrulhamento de rotina, os agentes também orientam passageiros sobre a importância da utilização do equipamento individual como forma de minimizar os riscos de transmissão e contaminação do novo coronavírus. Além disso, as equipes utilizam os carros para transmitir mensagens sonoras de conscientização, a fim de reduzir o risco de disseminação do vírus na cidade."

Informações: EXTRA GLOBO

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960