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Prefeitura de Florianópolis anuncia pacote de ações para mobilidade no valor de R$ 300 milhões

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta segunda-feira (2) um pacote para a mobilidade da capital catarinense no valor de R$ 300 milhões. O "Mais Mobilidade" vai investir em ações de curto e longo prazo relacionadas ao transporte por ônibus, carro e bicicleta.

O prefeito Gean Loureiro afirmou ter verbas para o programa. "Com recurso próprios podemos ter um investimento de R$ 120 milhões. Fora isso, linhas de financiamento, a partir do momento que a prefeitura passou a ter todas as certidões, vamos ter um montante de R$ 300 milhões em toda as frentes", explica Loureiro.

A promessa da prefeitura é terminar 70% de todas as obras ainda neste ano.

Rodovias e vias
Segundo a prefeitura, será feita a duplicação da SC-404, a Rodovia Admar Gonzaga, no bairro Itacorubi." Tendo a autorização do governo de estado nesta semana nós queremos iniciar imediatamente e concluir antes da temporada de verão", disse o prefeito Gean Loureiro.

No sistema viário das demais regiões, o projeto prevê a revitalização de ruas com menos movimento nos bairros, para criar novos corredores de ligação entre eles. Será iniciado ainda o projeto chamado Desatando Nós que prevê um pacotão com 50 melhorias que vão atacar pontos formadores de gargalos. A implantação terá início pela região Central da cidade, em 20 pontos.

No Continente, a Avenida Governador Ivo Silveira também deve ser revitalizada.

Ponte Hercílio Luz
A prefeitura ainda anunciou o projeto Ponte Viva, com uma nova área de lazer e a priorização de linhas de ônibus na Ponte Hercílio Luz, assim que ela for inaugurada.

"Isso é um estudo que leva mais ou menos um mês e pouco. E a gente vai mostrar para a comunidade qual vai ser o processo de implementação gradativa", disse o secretário municipal de mobilidade urbana, Michel Mittmann.

Ônibus
O "Mais Mobilidade" também prevê modernizar o transporte coletivo. Em quatro anos, todos os pontos de ônibus serão trocados, segundo a prefeitura. Nos próximos meses, alguns já terão informações sobre as linhas.

Já o BRT do bairro Pantanal vai funcionar, por enquanto, apenas como corredor exclusivo. A prefeitura afirma que ainda não tem dinheiro para obras complementares.

"Quando a gente tem um processo de corredor exclusivo já é um elemento que a gente pode chamar de BRT. Mas como ele ainda não é ponto a ponto, necessita essa complementação mais para o futuro sim que teremos estações, embarque elevado", explica Mittmann.

A prefeitura também promete implantar até 2020 novos modelos de ônibus, incluindo veículos adaptados para atender a regiões de morro.

Ciclovias
Entre os anúncios para os ciclistas, a Avenida Mauro Ramos e a Avenida Madre Benvenuta ganharão ciclovias nos eixos centrais.

A prefeitura promete 150 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas na cidade. Os terminais de ônibus também devem ganhar bicicletários.

Pedestres
Segundo a prefeitura, calçadas serão padronizadas na cidade. A prefeitura ainda disse que realizará ações para reduzir a velocidade do trânsito perto das escolas.

Informações: G1 SC



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