O soteropolitano que nunca contou com a ajuda do pedestre ao lado para se orientar sobre em qual ponto pegar determinada linha de ônibus possivelmente nunca precisou do transporte público. O fato de as 3.402 paradas da capital não oferecerem qualquer tipo de informação sobre linhas e, menos ainda, itinerários, de acordo com o prefeito ACM Neto, motivou a prefeitura a criar um mapa interativo para facilitar a vida do passageiro.
Para começar, os mapas que informam as linhas e todas as localidades pelas quais o ônibus vai passar, além do desenho de cada percurso, serão instalados, a partir desta quarta-feira (4), em locais como as avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Luiz Viana Filho (Paralela), além da Suburbana, ACM, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães, Vasco da Gama e região da Sete Portas.
Classificados como os “principais corredores de tráfego”, os locais foram eleitos, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), por concentrarem o maior número de usuários do transporte público. Além da informação, vai ser possível, ainda, conferir a previsão de chegada de cada coletivo por meio de QR Code - o que já é possível no app CittaMobi. Até novembro, de acordo com a pasta, 800 mapas devem ser instalados em 300 paradas de ônibus.
“É uma evolução do nosso aplicativo. Então, quem tiver um smartphone e colocar a câmera no QR Code vai conseguir visualizar todos os ônibus que vão passar por aquele ponto. Hoje, é um dos sistemas mais modernos do Brasil e, agora, ganha esse plus, com a possibilidade de as pessoas identificarem suas linhas em qualquer ponto da cidade”, explica Neto.
Os mapas, que distinguem as localidades por cores, são feitos com materiais resistentes à chuva, riscos e incidência de raios solares. Eles serão instalados pelo setor de Equipamentos Urbanos da Semob. O prefeito disse ainda que, além dos soteropolitanos, os turistas também ganham com a novidade, já que “não vão precisar interromper a viagem para perguntar ao motorista sobre o roteiro”.
A caminho da Barroquinha, a operadora de caixa Cíntia Batista, 32, disse que o principal interesse dela é pelo horário do ônibus. "A gente agora está meio perdido, por causa dos ônibus que saíram de linha. Então, a gente vai poder ficar melhor informado. Eu uso o aplicativo às vezes e tento vir sempre no mesmo horário", conta ela, que estava a caminho do trabalho.
Já a autônoma Aline Pitanga, embora saiba 'de cor' o itinerário dos ônibus que contemplam sua ida até o trabalho, contou que a informação do horário em tempo real, por meio do QR Code, pode ajudar ainda mais. "A espera no ponto acaba colocando a gente em risco. O aplicativo é importante, mas o mapa onde a gente pode ver vai funcionar bem e vai ajudar muito", torce.
Segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, o retorno positivo da população é o que interessa à prefeitura. “As pessoas reclamavam muito de não ter as informações sobre as linhas. O mapa dá uma explicação e nossa ideia é melhorar sempre, para atender às necessidades dos usuários”, garante.
Reclamar de ponto de ônibus é o que o técnico em Contabilidade Marcos Costa, 30, diz que não faz mais desde que as paradas da orla do bairro da Boca do Rio, onde mora, foram contempladas pela proteção, o que a prefeitura chama de "abrigo". Segundo o município, dos 3.402 pontos de ônibus da cidade, 2.902 já contam com cobertura que diminui a exposição do pedestre ao sol.
"Nossa, eu sofri horrores com aquilo. Às vezes, me sentia torrando. Quando mudaram isso, já me deixou bem feliz. O ônibus com ar, eu ainda não tive a oportunidade, porque uso mais o metrô atualmente. No entanto, acredito que vai ser muito importante para pessoas que conhecem pouco Salvador, que só circulam por determinadas áreas e ficam perdidas, sem saber o que fazer", pontua ele, ao observar a imagem representativa do mapa.
Informações: Correio 24 Horas
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