A tarifa do transporte metropolitano vai aumentar na segunda-feira . Os novos valores foram divulgados ontem pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), que autorizou um reajuste de 8,92% sobre o valor atual. O aumento afetará 146 linhas que circulam por Salvador e Região Metropolitana (RMS).
Segundo Eduardo Pessoa, diretor da Agerba, há três anos não tem reajuste. “A periodicidade do aumento é anual, mas a última vez que a passagem do transporte metropolitano sofreu reajuste foi em julho de 2012. Para chegar ao valor de 8,92%, usamos uma planilha de variação de custos, que leva em consideração os gastos com manutenção de veículos, mão de obra, combustível”, explicou.
Para Edmar Ribeiro, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), o reajuste é necessário. “O investimento na renovação de frotas vem da tarifa que é paga pelos passageiros. Se essa tarifa está limitada, é evidente que você não vai poder assumir todos os investimentos necessários. Em dezembro de 2014, quando apresentamos o pedido (de reajuste), essa defasagem já estava em torno de 20%. Então, ela foi concedida agora, seis meses após o pedido, no percentual de 8,92%”, avaliou.
Segundo Pessoa, a partir de setembro, a frota de veículos começará a ser renovada para atender à demanda e ofertar mais conforto ao usuário. Também em setembro, segundo Pessoa, os ônibus começarão a ser interligados com o sistema metroviário de Salvador.
Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas
0 comentários:
Postar um comentário