De acordo com as empresas, a solução Inteligent Tranportation System (ITS) permite a melhoria na eficiência da rede de transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade por meio de um sistema de gestão de tráfego e informação ao passageiro, gerado, processado e transmitido em tempo real.
“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma o presidente da Volvo Bus LatinAmerica, Luis Carlos Pimenta.
A Ericsson será responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução deverá ser desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação que a companhia mantém na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.
“A parceria evidencia as transformações que facilitam o dia-a-dia dos passageiros, à medida que conectamos a sociedade por meio das redes de comunicação. Tanto as operadoras dos ônibus em diversas cidades, quanto os usuários desses coletivos, podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, ressalta o presidente da Ericsson para a América Latina, Sérgio Quiroga.
A customização do sistema, além de atender às necessidades das cidades da América Latina, vai garantir mais agilidade no suporte aos operadores de transporte e gestores públicos. O sistema de gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.
Para os operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros por rota e horário.
Os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de espera.
por Amauri Vargas
Informações: Bitmag
0 comentários:
Postar um comentário