Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Volvo e Ericsson firmam parceria para sistema de mobilidade urbana

sexta-feira, 22 de maio de 2015

De acordo com as empresas, a solução Inteligent Tranportation System (ITS) permite a melhoria na eficiência da rede de transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade por meio de um sistema de gestão de tráfego e informação ao passageiro, gerado, processado e transmitido em tempo real.
“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma o presidente da Volvo Bus LatinAmerica, Luis Carlos Pimenta.

A Ericsson será responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução deverá ser desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação que a companhia mantém na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

“A parceria evidencia as transformações que facilitam o dia-a-dia dos passageiros, à medida que conectamos a sociedade por meio das redes de comunicação. Tanto as operadoras dos ônibus em diversas cidades, quanto os usuários desses coletivos, podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, ressalta o presidente da Ericsson para a América Latina, Sérgio Quiroga.

A customização do sistema, além de atender às necessidades das cidades da América Latina, vai garantir mais agilidade no suporte aos operadores de transporte e gestores públicos. O sistema de gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.

Para os operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros por rota e horário.

Os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de espera.

por Amauri Vargas
Informações: Bitmag

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960