Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Maceió, Faixa exclusiva para ônibus entra em vigor

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A partir da próxima segunda-feira (17), condutores de veículos que trafegam pelas Avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima começarão o período de adaptação à faixa exclusiva de ônibus, implantada para dar mais velocidade aos coletivos. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), a adaptação serve para que motoristas de ônibus e condutores dos demais veículos comecem de fato a fazer o correto uso do corredor exclusivo, sem ainda receberem a autuação pela infração prevista no inciso I, artigo 184, do Código de Trânsito Brasileiro.

“Durante este período, os condutores flagrados na fiscalização receberão uma advertência por escrito pelo cometimento da infração. Porém, esta advertência não terá validade como multa e o condutor não perderá pontos na carteira de habilitação”, explicou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

O período de adaptação se estenderá até o dia 09 de março. A partir do dia 10, as autuações começarão e o condutor flagrado indevidamente pela faixa exclusiva será autuado pelos agentes de fiscalização de trânsito, que contarão com o apoio de 292 câmeras da Central de Videomonitoramento da SMTT para chegar até o condutor infrator. Além das viaturas que circulam pelas avenidas, agentes de trânsito estarão fazendo a fiscalização em cabines fixadas em cinco pontos da Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima.

Como funciona a faixa exclusiva?
Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Já os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando  as faixas à esquerda, podendo transitar na faixa exclusiva somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Os táxis e os transportes complementares somente podem usar a faixa exclusiva para acesso aos pontos de embarque e desembarque de passageiros, nunca utilizando os pontos de ônibus. Os ciclistas continuarão com a preferência pela direita, mantendo a distância de segurança que é de 1,5m.

Informações: Tribuna Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960