O tráfego nos dois sentidos da faixa expressa do projeto do BRT, na avenida Almirante Barroso, em Belém, será liberado a partir das 7h desta sexta-feira (31). Durante coletiva, o prefeito da capital, Zenaldo Coutinho, afirma que a experiência é nova, e que os próprios usuários vão ter que se habituar à área segregada. Inicialmente, serão apenas 120 ônibus circulando na canaleta.
O objetivo da liberação das faixas é desafogar o trânsito. Haverá uma simulação na noite desta quinta-feira (30), com os ônibus rodando dentro da calha. Os 120 ônibus saem da área comum, e representam 30% do total de veículos das 19 linhas que vão trafegar nos corredores expressos. O número deve aumentar, já que para a prefeitura, a iniciativa ainda está em fase de teste.
De acordo com Zenaldo, a medida visa atender a população de imediato, visto que ainda não é possível implantar o BRT. Ainda segundo a prefeitura, o grande diferencial dos expressos para os que já trafegam na avenida Almirante Barroso é que os veículos que circularem na canaleta só irão parar nos sinais. "Por isso, não colocamos as paradas do BRT no trajeto, poderia gerar confusão", esclarece Zenaldo Coutinho. Os ônibus expressos estarão identificados com uma placa.
A fase experimental é curta, segundo o prefeito, mas deve gerar um transporte provisório até a implantação do projeto final do BRT que, segundo Zenaldo, seria inviável. "Em vez de ajudar o cidadão, o BRT hoje faria ele descer do ônibus duas vezes. O BRT não é só um ônibus articulado, é um sistema que tem controle e velocidade constante", explica.
Até o dia 15 de fevereiro, será feita a licitação do trecho da avenida Augusto Montenegro. "Para que se ponha BRT, a recomendação é ter um piso diferenciado, senão estraga as ruas".
Nesta sexta, 40 homens da Guarda Municipal de Belém, além de agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), vão estar no local para orientar os usuários de ônibus. O prefeito garante que haverá redução de tempo na viagem dos ônibus na canaleta, e também para quem estiver fora. "Esses 120 ônibus são 20% dos ônibus que circulam ate o Entroncamento", afirma Zenaldo.
Apesar da liberação das faixas, não haverá inauguração oficial nesta sexta-feira: o prefeito diz que deverá fazer a solenidade apenas com a presença da presidente Dilma Roussef, que depende de liberação na sua agenda para participar do evento em Belém.
Informações: G1 PA
0 comentários:
Postar um comentário