Os nove prefeitos dos municípios da Baixada Santista se reuniram como vice-presidente da República, Michel Temer nesta semana. O assunto da reunião foi o projeto com foco regional que deverá receber verba oriunda do PAC Mobilidade Urbana, programa do Governo Federal.
Na ocasião, os prefeitos entregaram ofício ao vice-presidente reiterando o pedido de inclusão do projeto no programa federal. O prefeito de Praia Grande aproveitou para sugerir a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), no trecho que liga a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até o Bairro Caiçara, em Praia Grande, e dali até Peruíbe. Segundo ele,o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) podenão atender plenamente o sistema que será desenvolvido.Pela proposta inicial, o VLT seguiria até o Bairro Caiçara. “O BRT é mais barato e conseguiria atender a demanda, descomprimindo o tráfego de veículos circulando por Santos, por exemplo. Só de Praia Grande, seriam 15 linhas de ônibus a menos circulando em Santos”, disse o prefeito de Praia Grande
Mourão explicou que ele e o prefeito de São Vicente, Luis Claudio Bili, têm uma reunião agendada para a próxima semana com o objetivo de detalhar ainda mais essa possibilidade e apresentá-la à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, do governo do Estado, e também à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). “O prefeito Bili também compartilha da ideia de que o BRT pode ser mais vantajoso para as duas cidades. Queremos que isso aconteça o mais rápido possível”.
Caso a ideia do BRT seja implementada, ela pode ainda trazer outros benefícios além dos custos menores, segundo Mourão. “Isso possibilita a antecipação da vinda do VLT de 2020 para 2016. Agora temos de correr para transformar isso numa realidade”.
Informações: Santa Portal
Leia também sobre:
|
0 comentários:
Postar um comentário