Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Santos, 30 ônibus terão ar-condicionado e internet sem fio até o mês de maio

terça-feira, 2 de abril de 2013

Até o final do mês, 30 novos ônibus, ou cerca de 10% da frota de coletivos municipais, estarão circulando pelas ruas de Santos com ar-condicionado e internet sem fio. A ideia, segundo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), é que a população avalie os novos serviços e, se der ok, eles sejam ampliados para toda a frota. Além disso, seis ônibus com piso rebaixado serão utilizados em período de testes.

As mudanças fazem parte de um pacote de medidas que visa, conforme o prefeito, melhorar o transporte coletivo em Santos e que, talvez, tenha como principal mudança o polêmico fim do pagamento de passagens com dinheiro, com início previsto para o dia 23. 

No entanto, parece desnecessário perguntar se o usuário de transporte numa cidade com o clima de Santos aceitaria ônibus com ar-condicionado. “É claro que é bom. Principalmente no verão”, responde prontamente o técnico em enfermagem Cláudio Silva.

Porém, só parece, explica o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Antonio Carlos Gonçalves. “É diferente a aceitação do usuário no ponto e no ônibus com o ar. É diferente o ônibus com ar-condicionado quando tem mais passageiros e quando está vazio. Além disso, todos os ônibus com este equipamento têm três portas de acesso, diferente dos veículos que a população está acostumada hoje. E também tem janelas que não podem ser abertas. Então, temos, sim, que avaliar a opinião dos usuários por conta do hábito”, explica.

Caso a análise seja positiva, o prefeito garante que os serviços serão ampliados. “Hoje, boa parte da população utiliza celulares com acesso a internet e essa (wi-fi) seria uma facilidade”, diz Paulo Alexandre. Facilidade que, de acordo com ele, pode colaborar com o usuário que quer solicitar ou recarregar o cartão. “Os serviços podem ser feitos pela internet e de dentro dos ônibus”, afirma o chefe do Executivo santista.

No caso dos veículos rebaixados, cujo objetivo é facilitar o acesso dos passageiros, os testes servirão para medir a eficiência dos coletivos. “O ônibus de piso baixo é mais frágil.  Então, vamos avaliar o desempenho deste veículo nas nossas rotas, principalmente em relação à manutenção”, diz Rogério Villani, diretor de transportes públicos da CET.

Apesar dos incrementos, o técnico em enfermagem Cláudio Silva não sabe se as mudanças compensariam caso a tarifa fosse reajustada. “Aí, já não sei”, afirma. Porém, de acordo com o prefeito, as novidades não estão vinculadas ao aumento nas passagens. “Não é isso que estamos discutindo agora e também não vamos discutir isso enquanto não avaliarmos e implementarmos essas mudanças”, garante. 

Apesar disso, a solicitação de aumento nas tarifas já é um pedido que, segundo o prefeito, está em sua mesa desde o primeiro dia do seu mandato. “Os reajustes têm um calendário. Tanto que outras cidades da região já reajustaram”.

As novidades para os coletivos municipais ainda não estão relacionadas a um possível reajuste das tarifas

Outros problemas

Para a funcionária pública Aline Menezes, a internet e o ar-condicionado são bem-vindos, mas o principal é colocar mais ônibus nas ruas. “Precisava mesmo é aumentar o número de veículos. Há linhas que no horário de pico são muito lotadas”, justifica.

A também funcionária pública Gisele da Silva concorda. Segundo ela, é preciso aumentar o número de coletivos para que a frequência com que eles passam nos pontos também seja maior.

O prefeito Paulo Alexandre não descarta a possibilidade de aumentar a frota. No entanto, afirma que neste momento está em curso um levantamento sobre linhas e itinerários. A ideia é avaliar possíveis mudanças que possam otimizar o serviço.

Por Tatiane Calixto

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960