O prefeito Fernando Haddad (PT) enviará nos próximos dias projeto de lei à Câmara Municipal que prevê a concessão dos terminais de ônibus da capital à iniciativa privada. Hoje, a cidade conta com 28 terminais municipais e um intermunicipal. A promessa da prefeitura é entregar, até 2016, mais 14.
Segundo o secretário Municipal dos Transportes, Jimar Tatto, a empresa interessada no projeto poderá explorar comercialmente os espaços, com a possibilidade da construção de shoppings, como ocorre em algumas estações do metrô. Como contrapartida, irá assumir os serviços de manutenção, limpeza e segurança.
De acordo com o secretário, os terminais custam, hoje, R$ 130 milhões por ano. “Com os novos terminais, esse custo tende a aumentar. O objetivo é cortar gastos para investir o dinheiro em outras áreas”. Tatto diz que, em uma consulta prévia, empresas mostraram interesse nos terminais Bandeira e PedroII, no centro, Grajaú, na zona sul, e Cachoeirinha, na zona norte.
A construção de 70 km de corredores, licitados ainda na gestão na Gilberto Kassab (PSD), deve começar nos próximos meses. No pacote estão as faixas exclusivas na Radial Leste (17km),Capão Redondo-Vila Sônia(12 km) e a reforma dos 14km do corredor na Inajar de Souza. Também serão construídos três novos terminais: Parelheiros, Perus e Itaquera.
Outros 80 km, que incluem a 23 de Maio e a Bandeirantes, serão licitados até o final do ano. Tatto diz que a meta é iniciar as obras em 2014. A prefeitura desistiu de usar o modelo de PPP (parceria público-privada) para construir corredores de ônibus. Segundo Tatto, a verba virá do governo federal.
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