Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governo de SP tenta convencer governo federal sobre a importância do monotrilho para capital e obter nova linha de financiamento

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O governo de São Paulo terá de correr atrás do prejuízo para concluir as obras da linha 17-Ouro, o monotrilho que ligará a região do Jabaquara, na zona sul, ao bairro do Morumbi. Como a primeira etapa do trecho só será entregue após a Copa de 2014, prazo anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o projeto foi retirado da lista de prioridades do governo federal, o que significa a perda do financiamento de R$ 1 bilhão, cerca de um terço do custo total (R$ 3,2 bilhões).

Os recursos estavam garantidos enquanto a linha-17 fez parte da chamada matriz de responsabilidades das cidades que irão sediar jogos do mundial. A Caixa é a responsável pelo repasse dos recursos.

Ontem, a STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos) confirmou que o projeto foi retirado da matriz. Segundo a Pasta, a medida ocorreu não por causa do prazo de entrega, mas devido à escolha do estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste, para abrigar os jogos em São Paulo. A região, segundo a STM, já é atendida pelas linhas 3-Vermelha, do metrô, e 11-Coral, da CPTM.

De acordo com o governo estadual, a inclusão do monotrilho era justificada enquanto se cogitou o estádio do Morumbi, na zona sul, como sede dos jogos.

O Estado agora tenta convencer o governo federal sobre a importância da obra e, como consequência, obter outra linha de financiamento para manter o cronograma de execução, que prevê a entrega dos primeiros 7,7 quilômetros, que ligarão o aeroporto de Congonhas à região do Morumbi, no segundo semestre de 2014. O trecho prevê uma estação a 100 metros do terminal.

O governo ressalta que, somente com a primeira etapa em operação, será possível transportar 100 mil pessoas por dia. No total, o monotrilho terá 17,7 quilômetros até 2016.

Informações: Band

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960