Usuários do transporte coletivo de São José do Rio Preto, SP, estão reclamando do serviço na cidade. O contrato de concessão, que envolve duas empresas na cidade, garante o bom serviço ao usuário, mas na prática muita coisa ainda precisa melhorar.
A longa espera e os ônibus lotados estão entre as principais reclamações. Quem pega ônibus todos os dias sabe que nos horários de pico, o terminal rodoviário fica lotado. As filas são enormes e assim que o coletivo chega, os passageiros se amontoam. “Tem os horários de pico, que os ônibus saem lotado e o pior é que é micro-ônibus, é muito ruim porque vai em pé e é muito apertado”, afirma o publicitário Gilmar Soriano.
Os passageiros dizem que não sabem para quem reclamar. “O terminal está completamente abandonado. Quando para o ônibus todo mundo invade, ninguém respeita a fila e você não vê um fiscal no terminal”, diz Ana Maria Vieira, auxiliar de limpeza.
Há mais de um ano, a prefeitura fechou um contrato de concessão com duas empresas que tinha como objetivo melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários. A promessa era de mais linhas, ônibus melhores e mais equipados. Mas mesmo depois deste período de contrato a realidade para quem depende do transporte público em Rio Preto não mudou. “Todas as linhas chegam lotadas, não tem uma linha que não chega cheia. Acho que piorou muito o serviço”, afirma Sandra Regina Bandeira, empregada doméstica.
Foto: Reprodução / TV Tem |
Se já é complicado para a maioria dos passageiros para quem tem algum tipo de deficiência a dificuldade é ainda maior. Pelo contrato da prefeitura, todos os ônibus deveriam ter plataformas para transportar cadeirantes, mas não é o que acontece. “Não são todos os ônibus que são adaptados, como foi dito. Se foi combinado e foi feito uma campanha falando que todos os ônibus seriam adaptados, isso deveria ser posto em prática”, diz a atendente Renata de Souza Fernandes, que é cadeirante.
As empresas de ônibus informaram por meio de nota, que o número de veículos, os itinerários e os horários de partida e chegada são definidos pela Secretaria de Trânsito. A prefeitura informou que as linhas estão passando por adaptações e até o fim do ano será possível com a mudança evitar a lotação e as filas de espera.
Informações: G1 SP
0 comentários:
Postar um comentário