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Motoristas de ônibus lideram queixas de passageiros em São Paulo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As reclamações sobre o comportamento dos motoristas lideraram o ranking de queixas de passageiros à SPTrans, empresa que gerencia o transporte coletivo de São Paulo, no primeiro semestre deste ano.

Foram 40.547, que representaram 52% de um total de 77,4 mil queixas. Dos 15 problemas mais registrados, 12 eram culpa do motorista.

Os dados da SPTrans mostram que a principal queixa com relação à conduta dos motoristas e cobradores é não atender pedidos de embarque e desembarque.

Foram mais de 15 mil reclamações recebidas tanto no telefone 156 da prefeitura e como no site da SPTrans.

Logo depois vêm direção perigosa (8.978 queixas) e conduta inadequada (6.846).
Tratar mal os passageiros de ônibus aparece em quarto lugar. A falta de respeito com o idoso está na sétima posição, com um total de 948 reclamações.

Resposta
A SP-Urbanuss (sindicato das empresas) afirmou que é preciso "ponderar" sobre a quantidade de ueixas.

Segundo a entidade patronal, o número de reclamações, "se considerada a complexidade dos serviços de transporte" na cidade, está razoável.

O sindicato também diz que investe na reciclagem dos funcionários.
O Sindmotoristas (sindicato dos motoristas e dos cobradores) disse que as reclamações podem estar relacionadas com as lotações de cooperativas.

A SPTrans afirmou que as queixas são direcionadas para os fiscais. Caso a reclamação seja constatada, empresas e cooperativas são multadas.(RI)

Informações: Agora SP

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