Dentre as várias histórias contadas no Especial "Vida e Trabalho", os telespectadores foram conduzidos a uma viagem na história da evolução do transporte público de Teresina. Confira agora os detalhes dessa história.
Década de 20
Nesta década através de registros fotográficos é possível observar a implantação na antiga rua Grande, hoje conhecida como Álvaro Mendes, do primeiro transporte público da capital. As usinas existentes não tinham capacidade de suprir a demanda de energia elétrica provenientes do trem elétrico.
A Intendência Municipal providenciou então a compra de um motor para que fosse adaptado ao bonde que circularia entre o cais de Parnaíba até a Estação Ferroviária na avenida Miguel Rosa. Já havia carros de aluguel que ficavam na praça Uruguaiana atual praça Rio Branco.
Carros maiores eram utilizados para viagens ao interior, onde os passageiros se aventuravam em cima desses veículos sem nenhum conforto ou segurança. Tinham os chamados transportes mistos onde as pessoas tinham lugar separado durante as viagens.
Transportes apelidados de enxutos eram os únicos na época que protegiam os passageiros da chuva e do sol. Uma viagem para a cidade de União, por exemplo, chegava a durar um dia inteiro.
Década de 30
Já na década seguinte o poder público começava a regulamentar o trânsito. Os proprietários de transportes como automóveis de carga ou passageiros e até de carroças começavam a ser multados caso transitassem sem estarem emplacados.
Em 1941 do total de 40 ônibus existes no Piauí 20 eram destinados apenas para a capital, onde após um decreto foi definido o valor da passagem em 400 réis.
Ponto de táxi
Próximo à Agência dos Correios havia um telefone que era utilizado para chamar esses veículos que ficavam enfileirados na praça Aquidabã. O taxímetro também não existia a cobrança era feita de acordo com cada freguês.
Depois a cobrança passou a ser feita por meio uma tabela que vigorou até o final da década de 60 quando apareceu esse modelo conhecido como capelinha.
Evolução
Aos poucos os veículos foram se tornando mais acessíveis ao público. O passo seguinte foi à evolução na urbanização da cidade com largas e movimentas vias como era o caso da avenida Maranhão, onde o transporte público era um símbolo de modernidade.
Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
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