Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Conheça a história do transporte público de Teresina

sábado, 26 de maio de 2012

Dentre as várias histórias contadas no Especial "Vida e Trabalho", os telespectadores foram conduzidos a uma viagem na história da evolução do transporte público de Teresina. Confira agora os detalhes dessa história.
Década de 20


Nesta década através de registros fotográficos é possível observar a implantação na antiga rua Grande, hoje conhecida como Álvaro Mendes, do primeiro transporte público da capital. As usinas existentes não tinham capacidade de suprir a demanda de energia elétrica provenientes do trem elétrico.

A Intendência Municipal providenciou então a compra de um motor para que fosse adaptado ao bonde que circularia entre o cais de Parnaíba até a Estação Ferroviária na avenida Miguel Rosa. Já havia carros de aluguel que ficavam na praça Uruguaiana atual praça Rio Branco.

Carros maiores eram utilizados para viagens ao interior, onde os passageiros se aventuravam em cima desses veículos sem nenhum conforto ou segurança. Tinham os chamados transportes mistos onde as pessoas tinham lugar separado durante as viagens.

Transportes apelidados de enxutos eram os únicos na época que protegiam os passageiros da chuva e do sol. Uma viagem para a cidade de União, por exemplo, chegava a durar um dia inteiro.

Década de 30

Já na década seguinte o poder público começava a regulamentar o trânsito. Os proprietários de transportes como automóveis de carga ou passageiros e até de carroças começavam a ser multados caso transitassem sem estarem emplacados.

Em 1941 do total de 40 ônibus existes no Piauí 20 eram destinados apenas para a capital, onde após um decreto foi definido o valor da passagem em 400 réis.

Ponto de táxi

Próximo à Agência dos Correios havia um telefone que era utilizado para chamar esses veículos que ficavam enfileirados na praça Aquidabã. O taxímetro também não existia a cobrança era feita de acordo com cada freguês.

Depois a cobrança passou a ser feita por meio uma tabela que vigorou até o final da década de 60 quando apareceu esse modelo conhecido como capelinha.
Evolução


Aos poucos os veículos foram se tornando mais acessíveis ao público. O passo seguinte foi à evolução na urbanização da cidade com largas e movimentas vias como era o caso da avenida Maranhão, onde o transporte público era um símbolo de modernidade.

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960